F1 - 2012

untitled-25giuz3.gif

Aqui há uns valentes anos atrás houve um ultrapassagem exactamente igual... porém, na altura, de consequências fatais.

O Schumi foi um senhor! Deixando o espaço ao Kimi.

Cumprimentos

Aqui há uns valentes anos atrás houve um ultrapassagem exactamente igual... porém, na altura, de consequências fatais.

O Schumi foi um senhor! Deixando o espaço ao Kimi.

Cumprimentos

Nesta fase o Schumi não podia defender-se, estava sem 6ª velocidade e por isso não dificultou, naquela zona se corresse mal iria correr mesmo muito mal...

Esta ultrapassagem do Kimi vai sempre ficar nos melhores momentos deste GP, até porque as individualidades envolvidas são dos melhores pilotos do pelotão. Ali estavam 8 títulos de campeão!

Claro está que a mesma só ocorreu porque a 6ª velocidade do Mercedes "não estava lá" e o carro perdia muito quando tinha de passar de 5ª para 7ª. Mas isso são "tecniladidades" pois para o público em geral valem as imagens. Mas ficou uma ultrapassagem bonitinha e que é daquelas que, ali e de igual para igual, é "no braço"[:cool:].

E digo isto sendo um enorme fã do Kimi! De facto gosto ali daquela mistura de gajo com um imenso talento e que se está nas tintas para o circo. É assim um género de James Hunt mas em ponto pequeno (no mau comportamento). Em talento puro acho que tem mais que o inglês.

Já meteram aqui a ultrapassagem do Webber, no mesmo local mas o ano passado, que dá bem para ver que ali é para quem os tem "grandes" e tem sempre, ainda assim, de contar com alguma boa vontade do tipo que vai a ser ultrapassado.

Nesta fase o Schumi não podia defender-se, estava sem 6ª velocidade e por isso não dificultou, naquela zona se corresse mal iria correr mesmo muito mal...

Como é que estava sem sexta? O andamento dele não era assim tão mau... Até acho que era dos pneus, uma vez que umas voltas depois entrou.

Sou só eu a achar as penalizações demasiado severas?

O Grosjean apertou o Hamilton, acredito eu, devido à confusão normal do início de corrida. Passa-se tudo muito depressa e a pista torna-se facilmente, estreita de mais para todos. À uns anos não me lembro do Coulthard ter sido banido por ter provocado um acidente enorme também em Spa e mesmo Irvine quando empurrou a alta velocidade Burti para fora, penso que não foi penalizado...

O Maldonado, não percebo a lógica de ter sido penalizado por falsa partida. Já não foi suficientemente penalizado por ter abandonado a corrida que fez falsa partida? Acho que tinha de levar uma ida obrigatória à box. Como já tinha abandonado, paciência.

Não acho a penalização demasiado severa, pois ele tinha muito espaço, não tinha motivo nenhum para fechar o hamilton. Por vezes um toque com o pneu trazeiro na asa ainda se percebe, mas ele bateu com a roda traseira dele antes da roda dianteira do hamilton, o que é uma ultrapassagem muito muito muito mal calculada.

Quanto ao maldonado, não percebi porque que não foi logo penalizado com uma passagem pelas boxes, antigamente acho que era assim.

"Schumi" está com o um perfil diferente nestas coisas, já não tem nada a provar ao Mundo da F1.

Acredito que noutro tempo esta manobra dava toque entre os dois carros.

Pessoalmente acho que o Alemão é uma adição ao circo da F1 mesmo já não sendo o mau feitio hipercompetitivo de outros tempos.

Como é que estava sem sexta? O andamento dele não era assim tão mau... Até acho que era dos pneus, uma vez que umas voltas depois entrou.

Acho que parara antes e não depois. Os tempos por volta naquela altura eram estáveis, bem mais altos que antes de parar.

Os próprios comentadores da Sky ficaram espantados com a quebra de velocidade do mercedes, quando era precisamente o seu ponto forte. O mercedes papava à vontade o lotus em velocidade de ponta, mesmo que naquela zona fosse atrás conseguia "sempre" ultrapassar na reta.

Ninguém na altura percebeu o que se passou, só se soube mais tarde que desde que parara para mudar de pneus, mudando a estratégia de 1 para 2 paragens, que ele estava sem 6ª velocidade.

"Michael also had a problem with his gearbox towards the end which prevented him from challenging after his second stop."

O Kimi passou porque usou o KERS todo na descida.

Não sei se nesta altura o Schumacher já tinha o problema.. Quando falou da luta com o Kimi não referiu nenhuma vez o problema (que eu tivesse lido)

Já tinha, as lutas foram antes quando não tinha o problema e o Kimi o ultrapassou conseguindo ele recuperar a posição na reta pela muito maior velocidade do mercedes. Falta de velocidade aliás que o Kimi fez questão de reclamar.

Nesta altura já não estava em luta, o carro estava "ferido".

A penalização do Grosjean parece-me perfeitamente acertada.

Em primeiro lugar temos o histórico do piloto quer, a ter como boa a informação aqui colocado, já viu-se envolvidos em incidentes na partida em quase 70% dos Gps até agora realizados.

Por outro lado, neste embate em concreto, é preciso ver que na partida, as tranjectórias dos pilotos têm que ser mto mais "pensados" dado que circulam todos mto próximos. Por essa razão uma manobra em que um piloto se atira para cima de outro na partida, tem sp que ser mais severamente punida.

Falando no problema com a caixa de velocidades do Mercedes do Schumi, há que dizer que o kers do Kimi também não estava famoso, pois houve várias transmissões da boxe para ele a dar vários settings de capacidade. Aliás, houve ali uma fase em que o Kimi gritava "give more power!".

Dado que a gestão do motor não devia estar em modo "poupança de mecânica", nem foi feita referência nenhuma a isso, aquele "give me more power" devia estar relacionado com o kers, pois os tipos da Sky alertaram que ele estava com um "kers issue" com base nas transmissões boxe-Kimi.

No entanto, mesmo estando o Schumi com problemas, há uns anos atrás ele, quase na certa, teria feito aquela recta, entre La Source e o Radillon, do lado esquerdo, dando o direito, bem juntinho ao muro, ao Kimi, para que depois a trajectória favorável à entrada do Radillon ficasse com o alemão. Dava-lhe ali uma "espremidela", mesmo junto ao muro das boxes secundárias e depois, com o tempo que faria o finlandês perder nesse "roda-com-roda", teria margem para se defender na recta de Kemmel (recta que em que teve lugar uma famosa ultrapassagem do Hakinen precisamente ao Schumi: M. Hakkinen vs M. Schumacher - Spa 2000 - YouTube ). O Zonta ainda hoje não deve saber o que o passou[:D].

Voltar
Superior