F1 - 2012

É de mim ou o Kimi tem vindo a decepcionar? Não sei, mas eu em todas as corridas espero sempre um pouco mais da parte dele...
O Kimi e o Lotus parece que lhe faltam sempre aquele extra na recta final das corridas. Já há uns GP's para cá que vêm a dizer que "esta é do Kimi, esta é que vai ser..", e no entanto mesmo a terem excelentes qualificações, em corrida no final parece que falta algo, até mesmo o bom senso da box, se tivermos em conta as comunicações via rádio.

5 lugares + 5 lugares, não sei porquê mas quando se trata do Pastor as penalizações parecem ser sempre curtas. Nunca vi uma penalização de 5 lugares, apenas de 10. Talvez ande distraído.

Acho a penalização bastante justa, apesar de não ter nada contra o Grosjean, parece-me ser um bom miúdo e piloto, mas tal como os Stewards disseram, poderia ter sido pior a situação que ele provocou.

Última edição:
554798_10152084914440201_492303682_n.jpg

301191_408498705864624_843431836_n.jpg

Esta primeira foto, com o Grosjean a subir o Sauber do Perez, é absolutamente impressionante. Ainda assim este acidente é daqueles em que as fotos não lhe fazem justiça, pois em andamento normal aquilo mais parece um acidente de aviação.

O Alonso deve ter tirado as medidas todas ao flanco do Lotus!

PS: Ainda que a qualidade das imagens não seja a melhor (a fonte provém de uma filmagem da imagem da tv), este vídeo está editado de modo a mostrar os ângulos todos que foram disponibilizados na tv. Apesar da citada (falta) de qualidade da imagem, dá para perceber bem a dinâmica e o papel dos envolvidos.
http://www.youtube.com/watch?v=2AZpPJuiljQ&feature=share

Última edição:
O Schumi fez uma corrida de faca nos dentes, demonstrando aquela combatividade que sempre lhe foi associada. O maior problema dele foi o consumo de pneus do seu Mercedes, coisa que vem sendo recorrente desde o início do campeonato. Aliás, também como já foi aqui dito, tem muito a ver com a entrega de binário do motor Mercedes, sendo algo que o próprio Haug reconheceu antes do defeso.

No entanto, e para mal dos pecados do Nico e do Schumi, a Mercedes parece lidar pior com isso do que a McLaren e a Force India.

Quanto ao problema de caixa do Schumi, que foi visível com a "lentidão" dele em algumas situações, ninguém como ele para "contornar" esse tipo de situação. Ao longo da carreira aconteceram-lhe problemas semelhantes e situações / corridas houve em que quase ninguém teria dado por isso caso ele não o desse a conhecer no final.

Apesar de não ser apreciador dele (mas respeito-o pelo seu talento e pelo que alcançou), acho que merecia um pouco mais no 300º grande prémio. Por vezes ainda tem a sua graça vê-lo lutar com os mais novos, pois em certas situações o tipo saca do livro e espalha experiência e race craft pelas pistas. Talvez eu agora o tolere melhor dado ele ter uma postura mais cool e bem mais descontraída dentro e fora de pista.

Sou só eu a achar as penalizações demasiado severas?

O Grosjean apertou o Hamilton, acredito eu, devido à confusão normal do início de corrida. Passa-se tudo muito depressa e a pista torna-se facilmente, estreita de mais para todos. À uns anos não me lembro do Coulthard ter sido banido por ter provocado um acidente enorme também em Spa e mesmo Irvine quando empurrou a alta velocidade Burti para fora, penso que não foi penalizado...

O Maldonado, não percebo a lógica de ter sido penalizado por falsa partida. Já não foi suficientemente penalizado por ter abandonado a corrida que fez falsa partida? Acho que tinha de levar uma ida obrigatória à box. Como já tinha abandonado, paciência.

Também concordo, a penalização dos grosjas, principalmente, parece-me exagerada...

Quando ele começa a "encostar" o Hamilton já a sua roda da frente está atrás do side pot do grosjas. Num F1, onde a visibilidade é escassa, torna-se difícil de perceber se a manobra dele é realmente evasiva, isto na minha ótima de tele-espectador.

Cumprimentos

Concordo que ele fosse penalizado mas este ban por uma corrida é capaz de ser severo demais. Tudo bem que ele tem tido os seus incidentes e alguns na partida (de repente lembro-me no Mónaco, com o Schumacher, em que o que ele fez foi parecido mas aí em vez de vir para a direita, foi para a esquerda), mas acho que isto foi mais uma forma de "colocarem mão" no pelotão.

As decisões do campeonato vêem aí e atendendo a algumas manobras que já vimos este ano, alguém, em desespero de causa, era bem capaz de abusar. Assim, e como o Grosjean não está no lote dos potenciais campeões, talvez tenha servido de exemplo. Há quantos anos um piloto não levava um ban?! Segundo já li algures na net (na porrada de sites de F1 e desporto automóvel que visitei nas últimas horas à procura disso), o último a ser penalizado tinha sido o Schumacher e já lá vai uma porrada de anos.

Se formos a ver este campeonato, o Maldonado está farto de se colocar a jeito, assim como o Hamilton (ainda que bastante menos), e não levaram nenhum ban. Ok, o Maldonado desta vez também levou pela medida grande, pois levou 5 + 5 de penalização, sendo que é raro o gp em que ele não leva com algum castigo.

Voltando ao Grosjean, já o disse. Acho demasiado duro. Mas lá está, é como em tudo. Tantos se esticam tanto, que há-de haver um dia que alguém acaba por pagar pelo que fez e pelo que outros fizeram, só naquela de servir de exemplo.

Em termos de espectáculo para Monza, é uma perda importante pois se há coisa que o Grosjean dá é espectáculo. Bem, destes de Spa é melhor não repetir a graça. [;)]

Grosjean foi bem penalizado, porque foi um acidente que podia ter sido evitado e que não teve consequências graves, por sorte. O piloto francês tinha espaço à esquerda e sabia que estava a ultrapassar o Hamilton.

Grosjean foi bem penalizado, porque foi um acidente que podia ter sido evitado e que não teve consequências graves, por sorte. O piloto francês tinha espaço à esquerda e sabia que estava a ultrapassar o Hamilton.
Sim, apesar da minha opinião ir no sentido de que foi severo demais, a penalização dele é mais para mostrar que aquilo não se deve fazer e que o acidente em si só não redundou numa tragédia por mero acaso. E como nessas coisas a FIA prefere prevenir do remediar, colocou "água na fervura" e baniu-o para Monza.

Lá está, achando duro demais perante coisas que já se viram este ano, aceita-se como forma de evitar males maiores. Como já disse, aproxima-se a fase crucial do campeonato e ninguém vai querer ver manobras kamikaze ou algum candidato ficar pelo caminho devido a uma. Ou até alguém magoar-se.

Além disso, com todos em pista, o espectáculo ganha, pois aquilo é quase sempre um festival de ultrapassagens e lutas (DRS, kers e pneus), pelo que a FIA esfrega, com isso, as mãos de contente.

O Maldonado, não percebo a lógica de ter sido penalizado por falsa partida. Já não foi suficientemente penalizado por ter abandonado a corrida que fez falsa partida? Acho que tinha de levar uma ida obrigatória à box. Como já tinha abandonado, paciência.
Levou duas penalizações, falsa partida e para variar penalizou outro piloto em corrida, o Glock.

Isso é só para quem os tem no sítio [:cool:]

------------------------

Quanto à penalização do Grosjean também me parece excessiva. Sei que não é o primeiro nem o segundo toque na partida em que se envolve mas parece-me um incidente de corrida. Uma penalização de 10 lugares na grelha parecia-me mais adequado. Já vimos comportamentos bem mais irresponsáveis do Maldonado e não houve nada disto.

Voltar
Superior