[Sociedade] Explosão em Beirute/Líbano

meu Deus, eu nem sei se a maior bomba convencional faria tamanha explosão, até o choque se propagou por centenas de metros

como é que podem guardar tantas toneladas num só sítio ?

a primeira pessoa que mostrou a explosão estava bem perto....

Última edição:
A imagem da onda de choque a chegar é impressionante, bem como a do interior do carro em andamento...
Que brutalidade.
Paz às almas dos que morreram e a todos os libaneses.
Milhões de prejuízos, tarefa árdua pela frente.

Esquece o termo “estequiométrica”.

A mistura dos componentes deve situar-se entre os Limites Inferiores e Superiores de Explosividade.

As imagens dos vários ângulos não indiciam explosão com origem no interior dos silos. Aliás, olhando para imagens da CNN, os silos aguentaram-se de pé, o que também tem o seu significado.
Em alguns ângulos parece ter sido uma explosão para cima...faz algum sentido?

r

r

r

r

Em alguns ângulos parece ter sido uma explosão para cima...faz algum sentido?

Maioritariamente gases resultantes da combustão... a zona superior está desprovida de barreiras arquitectónicas, e já tens correntes de convecção no local, devido à combustão em curso.

Tipicamente estes complexos guardam diversos tipos de materiais, servindo como ponto de armazenamento antes ou depois do navio. É difícil saber exactamente o que vais ter, normalmente as condições de segurança devem ser pensadas para um leque de produtos. Por isso terás ali vários tipos de materiais em combustão.

Agora, a ser verdade, guardarem durante 6 anos 2700 toneladas de nitrato de amónia... ganham a taça. Não que a ignição comece por aí, mas ele está lá para ser afectado e afectar.

Não é tão difícil de imaginar isto a acontecer no Porto de Lisboa, ali juntinho aos silos do Beato... basta um idiota tomar uma má decisão, não haver inspeção ou fiscalização, e está a armadilha montada.

A zona do epicentro e circundante parece ser uma zona "rica" da cidade.

E relação ao que o Omego escreveu aí atrás, ja me tinha lembrado que o Ghosn fugiu precisamente para Beirute, mas claro, desconheço em que zona mora ou morava.

meu Deus, eu nem sei se a maior bomba convencional faria tamanha explosão

Não, nem pensar.

A maior bomba convencional é a MOAB que tem uma potência de cerca de 11 ton TNT.

Esta explosão teve uma potência de centenas de toneladas de TNT !

Última edição:
Não é tão difícil de imaginar isto a acontecer no Porto de Lisboa, ali juntinho aos silos do Beato... basta um idiota tomar uma má decisão, não haver inspeção ou fiscalização, e está a armadilha montada.

Não tens nem perto desses volumes a ser manuseados na zona que referes.

Quanto aos silos do Beato, têm uma equipa muito experiente. Mas obviamente que o
Murphy é tramado, e aquilo é do estado...

O pormenor dos cereais nos silos, e a inexistência de sinais de combustão no seu interior.

A ideia que tenho é que o local onde os helis combatem o incêndio, é um armazém do outro lado dos silos. Ou seja, nada terá a ver com a localização das duas primeiras explosões.

Mas o que supostamente provocou a explosão foi nitrato de amónio...que é um fertilizante...tal nunca estaria armazenado em silos de cereais...seria uma instalação separada...mas para serem 2750 toneladas ainda tinha de ser um armazém de dimensão considerável.

"vai ser casa roubada trancas nas portas"...todos os portos que possuirem quantidades massivas de nitrato de amónio vão diminuir as quantidades acumuladas e aumentar as medidas de segurança das instalações.

É por isso que não é boa política ter grandes portos de carga junto ao centro de grandes zonas urbanas.

É claro que é muito fácil dizer isto, existem sempre limitações de infraestrutura e nem sempre é possível.

Dá para ter uma ínfima ideia das bombas de Hiroshima e Nagazaki e tambem uma aínda mais ínfima ideia do power das bombas nucleares actuais :sh)
É sempre agridoce, são uma ameaça autêntica á existência humana mas por outro lado , o facto de haver em vários países é o que nos afasta de uma guerra militar inimaginável :sh)

Explosão em Beirute/Líbano

Mas o que supostamente provocou a explosão foi nitrato de amónio...que é um fertilizante...tal nunca estaria armazenado em silos de cereais...seria uma instalação separada...mas para serem 2750 toneladas ainda tinha de ser um armazém de dimensão considerável.

"vai ser casa roubada trancas nas portas"...todos os portos que possuirem quantidades massivas de nitrato de amónio vão diminuir as quantidades acumuladas e aumentar as medidas de segurança das instalações.

Não vês isso escrito no meu post.

Os portos dificilmente têm quantidades destas armazenadas por longos períodos. Só por diferendos fiscais/jurídicos. De resto é expedido em horas/dias.

Última edição:
Não tens nem perto desses volumes a ser manuseados na zona que referes.

Quanto aos silos do Beato, têm uma equipa muito experiente. Mas obviamente que o
Murphy é tramado, e aquilo é do estado...

Disseste tudo... se for como as florestas ou os armazéns de armas do exército (só para citar 2 exemplos recentes) estamos bem fdds... :sh)

Voltar
Superior