Exorcismo

Mas a desculpa para o mal e para os problemas etc é o livre arbitrio que deus nos deu.

Ou seja no fundo tens um deus que não faz nada e que se arranja desculpas para isso[:D]

Não é mal visto [:D]

Há muito a entender, e nada bate certo para já.

O que me faz mais sentido, é que o "Demonio" não é mais que um "Mourinho" com o qual vas aprender a vencer os desafios, não a fugir deles. [:D]

A vida tem sabor quando vencemos todas as dificuldades, não quando fugimos deles, quando vencemos ganhamos pericia.

Mas a desculpa para o mal e para os problemas etc é o livre arbitrio que deus nos deu.

Ou seja no fundo tens um deus que não faz nada e que se arranja desculpas para isso[:D]

Essa então é 1 das minhas preferidas da religião:

Se és bem sucedido em algo, foi porque Deus assim quis.

Se fracassas...foi porque não fizeste tudo direitinho, e vais ser castigado que até te lixas.

Ou seja...na pratica, a Vitória é Nossa...a derrota, é TUA!:confused:

Atenção que o que as pessoas procuram nesses Karambas raramente está associado a doenças reais.

Macumbas, maus olhados, amarrações e outros que tais não são doenças.

O que me parece é que, quando efectivamente se tratam de doenças reais, as pessoas não recorrem a estas figuras como ponto de partida, mas antes em desespero de causa, quando já esgotaram as outras opções.

Isto tem a ver com a grande evolução na saúde pública que tem ocorrido nos últimos anos. Refiro-me quer à facilidade de acesso à medicina e aos fármacos, quer à maior consciencialização das pessoas para certo tipo de doenças, passando pela criação da figura dos internamentos compulsivos, o papel pedagógico que a Igreja tem tido nesta matéria, até à própria evolução das mentalidades em geral.

Há uns tempos atrás as pessoas simplesmente não tinham outro remédio senão recorrer a este tipo crenças. Hoje quando as pessoas se sentem mal, vão ou são levadas ao médico e só em desespero de causa procuram outras vias.

Sem duvida.

Quando é doença, ou pelo menos parece, acho que todo o mundo vai primeiro ao medico.

Mas, pelo que venho a perceber, o maior motivo é a manipulação de situações, seja por motivos de inveja, amor forçado, ou quando a vida começa a ter "jogo viciado", quer dizer algo não bate certo...

Se fracassas...foi porque não fizeste tudo direitinho, e vais ser castigado que até te lixas.

É uma fabrica de fantoches. lamentavelmente pouco se aproveita.

Moral disfarçada de religião. Moral envolvida em historias de plasticina que se adaptam a tudo o que cliente necessite.

Uma religião de verdade, só pode ser uma especie de ciencia divina, que explique os motivos pelo qual acontecem as coisas na vida das pessoas, a mecanica da vida, quais são as leis as quais estamos submetidos (uma especie de compreensão de fenomenos como se fosse uma engenharia)
Coisas de verdade, experimentaveis, utilizaveis...

Enfim, vidas orientadas e "iluminadas"

Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo... Quem raio é esse cordeiro?

Mas não... Não mintas, bla bla bla... o sexo é mau [:D]

Tomando o exemplo da mentira.é muito diferente o gajo que não é mentiroso de raiz, que aquele que não é mentiroso porque a igreja diz...

No fundo neste tema nunca ganhas, porque deus quis assim, tão mas deus não deu o livre arbitrio? Deu, mas quis assim[:D].

E há coisas que nunca tens explicação e é atribuido com algo divino, tal como os povos antigo agradeciam ao sol ou chuva etc.
O culto em deus não é menos primitivo que eu "rezar" ao sol, aliás sempre é algo que vejo[:D].

Ah mas espera... foi deus que fez o sol...:sh)[:D].

É uma fabrica de fantoches. lamentavelmente pouco se aproveita.

Moral disfarçada de religião. Moral envolvida em historias de plasticina que se adaptam a tudo o que cliente necessite.

Uma religião de verdade, só pode ser uma especie de ciencia divina, que explique os motivos pelo qual acontecem as coisas na vida das pessoas, a mecanica da vida, quais são as leis as quais estamos submetidos (uma especie de compreensão de fenomenos como se fosse uma engenharia)
Coisas de verdade, experimentaveis, utilizaveis...

Enfim, vidas orientadas e "iluminadas"

Cordeiro de Deus que tiras o pecado do mundo... Quem raio é esse cordeiro?

Mas não... Não mintas, bla bla bla... o sexo é mau [:D]

Tomando o exemplo da mentira.é muito diferente o gajo que não é mentiroso de raiz, que aquele que não é mentiroso porque a igreja diz...
O objectivo não era bem seres um cordeiro de deus mas sim da igreja, através de deus(ou vice-versa vá[:D]).

Assim tinham o controlo das pessoas, riqueza, e até foram espalhar a fé, violando, espancando, escravizando etc os que não eram cristãos.
Como não eram deus perdoava e até achava bem, esse sacanas sul-americanos que não eram cristãos[:D], mas aprenderam e ficou na memória já que actualmente é uma região muito devota e religiosa.
Mas claro que isto não serve só para a igreja católica mas é usado desde sempre, por muitas civilizações e reis, imperadores etc etc..

E já sai um pouco do tema[:p]

Última edição:
Por outras palavras, num efeito placebo da fé. Bem visto... é isto que está na génese de várias supostas curas milagrosas e afins.

Espera ai.

Tas a dizer algo que partilho e rejeito ao mesmo tempo.

Cada vez que aprendo mais sobre o assunto, dou conta que ainda falta tanto por saber, por isso, tenho precaução em muita coisa.

Quando falas de efeito placebo de fé, de duas uma: Ou de facto a coisa funcionou pelo que pensamos que era, ou então foi jogo de subconsciente.

Só que nunca podemos dizer que a pessoa esteve a imaginar que estava mal, e agora está a imaginar que está bem.

Isso do placebo é ridiculo, em qualquer situação. O termo placebo é muito uitlizado para arranjar uma tentativa desesperada de deitar uma explicação aparentemente supersticiosa

Não sabemos como, ok. Mas se a tal cura existiu, existiu. Se não estamos a brincar uns com os outros.

Espera ai.

Tas a dizer algo que partilho e rejeito ao mesmo tempo.

Cada vez que aprendo mais sobre o assunto, dou conta que ainda falta tanto por saber, por isso, tenho precaução em muita coisa.

Quando falas de efeito placebo de fé, de duas uma: Ou de facto a coisa funcionou pelo que pensamos que era, ou então foi jogo de subconsciente.

Só que nunca podemos dizer que a pessoa esteve a imaginar que estava mal, e agora está a imaginar que está bem.

Isso do placebo é ridiculo, em qualquer situação. O termo placebo é muito uitlizado para arranjar uma tentativa desesperada de deitar uma explicação aparentemente supersticiosa

Não sabemos como, ok. Mas se a tal cura existiu, existiu. Se não estamos a brincar uns com os outros.
O placebo é forte.
Quando acreditas muito numa coisa, mas acho que só resulta se não for um problema grave, uma dor ocasional uma coisa assim, acaba por ser algo que quase te faz distrair da dor.

Se for uma doença grave, podem pedir muito a deus..

Como dizia o António Feio, mais ou menos com estas palavras se Ele existe muito distraído...

E ele não se referia por ser ele a ter a doença, falava do que via do mundo..
Para os interessados recomendo:

"deus Não é Grande". Christopher Hitchens
Já foi recomendado, e agora estou muito curioso[kiss].

O placebo é forte.
Quando acreditas muito numa coisa, mas acho que só resulta se não for um problema grave, uma dor ocasional uma coisa assim, acaba por ser algo que quase te faz distrair da dor.

Se for uma doença grave, podem pedir muito a deus..

Como dizia o António Feio, mais ou menos com estas palavras se Ele existe muito distraído...

E ele não se referia por ser ele a ter a doença, falava do que via do mundo..

Já foi recomendado, e agora estou muito curioso[kiss].

Sim, mas isso é auto-engano, é como dizes, distracção.

Não se pode meter tudo no mesmo saco.

Idem. Até pensei que estava a brincar, ao início.

Mas muitos homens da ciência acreditam, e acreditavam, no "inexplicável" (leia-se, sobrenatural). O mais famoso talvez seja mesmo Einstein, que acreditava em Deus.

É lógico acreditar em algo, porque tudo, incluindo nós próprios, tem uma tecnologia inerente, tudo está cheio de leis, a governar o funcionamento de tudo.

O nosso nascimento, o crescimento das plantas, tanta coisa... da para pensar, a questão é saber exactamente como.

Dizem que Einstein "sonhou" com a teoria da relatividade [:D] mas a verdade é que ele a desenvolveu matematicamente, porque essa teoria é um antigo postulado oriental.

Kalachakras ou rodas do tempo, se não me engano.

É lógico acreditar em algo, porque tudo, incluindo nós próprios, tem uma tecnologia inerente, tudo está cheio de leis, a governar o funcionamento de tudo.

O nosso nascimento, o crescimento das plantas, tanta coisa... da para pensar, a questão é saber exactamente como.

Dizem que Einstein "sonhou" com a teoria da relatividade [:D] mas a verdade é que ele a desenvolveu matematicamente, porque essa teoria é um antigo postulado oriental.

Kalachakras ou rodas do tempo, se não me engano.
O aparecimento das especies e a sua evolução, contrariada pela igreja e parece que proibida nos EUA de ser dada na escola, não sei se é verdade se não, desmentem logo a existencia de algo superior, ou pelo menos de algo que valha a pena perder tempo a pedir coisas.

Muito tempo antes de nós já existiam animais, 99,9% das especies de todas as que já existiram hoje já não existem, o que significa que hoje em dia apesar de tanto bicho a maior parte já não existe.
O que faz de nós pouco importantes, de certa forma, para alem que se existe um deus justo e tudo mais, que mesmo que não tenha a forma humana já que aparecemos há pouco tempo, ele foi eliminando especie por estas não serem fortes ou adaptadas, de fome, frio, calor do que fosse muito animal sofreu e morreu por não se adaptar.
Portanto o tal deus justo é relativo, a não ser que me saia o €uromilhões aí, talvez comece a achar que existe mesmo qualquer coisa[:)].

Mas isto já está muito longe do tema inicial.

No fundo, acho que é mentira todas aquelas coisas e são fruto de imaginação e de crenças..

O aparecimento das especies e a sua evolução, contrariada pela igreja e parece que proibida nos EUA de ser dada na escola, não sei se é verdade se não, desmentem logo a existencia de algo superior, ou pelo menos de algo que valha a pena perder tempo a pedir coisas.

Muito tempo antes de nós já existiam animais, 99,9% das especies de todas as que já existiram hoje já não existem, o que significa que hoje em dia apesar de tanto bicho a maior parte já não existe.
O que faz de nós pouco importantes, de certa forma, para alem que se existe um deus justo e tudo mais, que mesmo que não tenha a forma humana já que aparecemos há pouco tempo, ele foi eliminando especie por estas não serem fortes ou adaptadas, de fome, frio, calor do que fosse muito animal sofreu e morreu por não se adaptar.
Portanto o tal deus justo é relativo, a não ser que me saia o €uromilhões aí, talvez comece a achar que existe mesmo qualquer coisa[:)].

Mas isto já está muito longe do tema inicial.

No fundo, acho que é mentira todas aquelas coisas e são fruto de imaginação e de crenças..

Exacto. Desmente como a Igreja pintou as coisas.

Evolução, a natureza a funcionar, etc, tudo isso ultrapassa o ser humano.

Eu nunca disse que é verdade o que a Biblia diz, pelo contrario!

Eu não acredito no Deus Bíblico. O que eu quero dizer é que algo será, não sabemos é como.

Exacto. Desmente como a Igreja pintou as coisas.

Evolução, a natureza a funcionar, etc, tudo isso ultrapassa o ser humano.

Eu nunca disse que é verdade o que a Biblia diz, pelo contrario!

Eu não acredito no Deus Bíblico. O que eu quero dizer é que algo será, não sabemos é como.
Sim eu percebo o teu ponto de vista, e é perfeitamente compreensivel.
Como disse o Neph acreditas na natureza vá, ou numa lei enfim é dificil explicar..

Para mim o que não faz sentido é o deus bíblico com figura de homem por exemplo, que deixa de lado todos os animais que por acaso apareceram muito primeiro que nós, para alem de vingativo(como dizia o Saramago[:D]), mas isto é para mim.

Última edição:
Antes de fazer o comentário seguinte vou afirmar uma vez mais que eu não acredito em Deus, no entanto estou a acabar um livro que me deram, onde há uma questão muito pertinente do ponto de vista lógico. É o seguinte: Nós como seres humanos queremos independência, livre-arbítrio, sermos donos do nosso próprio destino e tomarmos as nossas próprias decisões, mas depois quando já não dá jeito pedimos (quem acredita) a Deus que esqueça isso tudo e faça as coisas por nós.
Como é natural e penso que como toda a gente, também já me perguntei muitas vezes porque é que Deus, se existe deixa certas coisas acontecerem. Mas também é verdade que muitas dessas coisas são provocadas por seres humanos, e lá está, por decisões que tomam. Quando acontece algo extraordinário - milagroso - também não é Deus que levanta o dedo e diz "Viram?! Fui eu". São as pessoas que atribuem logo ao divino. Uma vez mais, acção livre.
Se calhar Deus, se existe não faz bem nem mal...

Voltar
Superior