Exercício do Poder Paternal

A questão aqui é que ele até pode chegar lá a mandar a sogra para o C@r@*** que ela não tem nada haver com a presença do pai na vida da criança... é APENAS a avó, simples... Não há cá resolver coisas a bem, quando é exactamente o mesmo que um estranho pegar no teu filho e dizer "ah e tal porque agora não te quero deixar ver o teu filho"...

Isso vai agravar o problema, porque a mãe da criança não tem capacidades para criar a criança sozinha, o pai entende que a criança deve estar com a mãe e a avó com um pouco de sorte até arranja maneira de ficar com a guarda da criança...
Com um "jeitinho" acaba a mãe na rua e a criança com a avó.
Além do mais, não há policia nenhum que obrigue a sr.ª a entregar a criança se ela estiver dentro de casa.
Na casa dela entra quem ela quer.
Pode recusar a entrada do genro e do polícia sem que daí tenha qualquer problema.

Última edição:
Desculpa, mas fazes um filho, e não és capaz de dar um teto a ele? Mas que raio de homem és, em 1° lugar???
Se a avó poe a tua namorada à rua, dás abrigo à ela, e vá lá pegar teu filho, nem que tenhas que arrombar a porta e buscá-lo, oras, pois polícia nenhuma vai prender-te por ir buscar um filho que está a ser feito refém pela avó...

Tenho é dó desta criança, que vai crescer com um pai tão frouxo assim... Eu, pelos meus, viro o mundo de pernas pro ar, se preciso, e vens aqui aconselhar-te sobre o que tens que fazer pela criança que puseste no mundo???? Oras, dai-me mais é paciência...

[8b][8b][8b]

Desculpa, mas fazes um filho, e não és capaz de dar um teto a ele? Mas que raio de homem és, em 1° lugar???
Se a avó poe a tua namorada à rua, dás abrigo à ela, e vá lá pegar teu filho, nem que tenhas que arrombar a porta e buscá-lo, oras, pois polícia nenhuma vai prender-te por ir buscar um filho que está a ser feito refém pela avó...

Tenho é dó desta criança, que vai crescer com um pai tão frouxo assim... Eu, pelos meus, viro o mundo de pernas pro ar, se preciso, e vens aqui aconselhar-te sobre o que tens que fazer pela criança que puseste no mundo???? Oras, dai-me mais é paciência...

[8b][8b][8b]

Embora isto soe agressivo, é a opinião com que mais me identifico. Estás a estudar e tens um part-time?! Lamento meu amigo, mas fizeste uma filha, agora arca com as consequências. É uma ***** ter que deixar de estudar, mas já não és responsável só por ti. Vais trabalhar, arranjas um ou até dois empregos em simultâneo, se necessário for. Mas a tua prioridade neste momento é só uma: dinheiro para despesas e para um tecto para ti, para a tua filha e para a tua namorada. E se ela quiser partilhar essa vida contigo, também tem que ir vergar a mola. Estudar fica para quando tiveres a vida mais organizada. [;)]

Se só com diálogo o acordo é impossível, então sendo isto um caso de Responsabilidade Parental, podes requerer o Serviço de Mediação Familiar. Se não puderem ajudar na tua situação, podem indicar-te o caminho a seguir. Mais detalhes neste endereço.

Portal do Cidadão - Mediação Familiar

Depois, se quiseres interpor uma acção sobre responsabilidade parental deverá ser num Tribunal de Família e Menores onde penso que já foste.

Deverá ser apresentado um requerimento inicial, que não carece de ser articulado, no qual se identificam as partes, se descrevem os factos, se formula um pedido e se apresentam os meios de prova. Tal requerimento pode ser assinado pelos progenitores, uma vez que não é obrigatória a constituição de advogado senão na fase de recurso. Os únicos documentos indispensáveis nesta fase inicial são o assento de registo de nascimento do menor.

Se necessitares de Apoio Judiciário aqui tens toda a informação.

Apoio Judiciário

O post mais sensato, só faltou a referência à CPCJ

Isto quem paga manda !

Se a tua namorada e a tua filha vivem com a mãe ela tem necesariamente algum poder.

Pelo que percebo voçês são muito novos (crianças quase) e ainda não têm meios de subsistência que vos permitam ser independentes !?

Porque é que a tua sogra "embirra contigo" ? tens ideia ? tens que tentar perceber isso, não deves alimentar guerras familiares e deves tentar resolver as coisas pela diplomacia.

Parece-me que estás numa situação que não planeaste e previste, agora tens que tentar geri-la o melhor possível, tenho dúvidas que seja bom ires para situações de ruptura.

Ser pai implica direitos, mas principalmente deveres [;)]

Isso vai agravar o problema, porque a mãe da criança não tem capacidades para criar a criança sozinha, o pai entende que a criança deve estar com a mãe e a avó com um pouco de sorte até arranja maneira de ficar com a guarda da criança...
Com um "jeitinho" acaba a mãe na rua e a criança com a avó.
Além do mais, não há policia nenhum que obrigue a sr.ª a entregar a criança se ela estiver dentro de casa.
Na casa dela entra quem ela quer.
Pode recusar a entrada do genro e do polícia sem que daí tenha qualquer problema.

Estás completamente enganado. Isso tem contornos de sequestro. Se a mãe da criança disser que o pai pode ver a filha, essa senhora não o pode impedir, esteja ou não a criança dentro da casa dela. Também era só o que faltava...

Disseste aí atrás que não valia a pena apresentar queixa na PSP...VALE! Se mais tarde surgirem mais problemas, estará uma queixa na polícia que ajudará a balançar as coisas, por exemplo, em tribunal.

Isto quem paga manda !

Se a tua namorada e a tua filha vivem com a mãe ela tem necesariamente algum poder.

Pelo que percebo voçês são muito novos (crianças quase) e ainda não têm meios de subsistência que vos permitam ser independentes !?

Porque é que a tua sogra "embirra contigo" ? tens ideia ? tens que tentar perceber isso, não deves alimentar guerras familiares e deves tentar resolver as coisas pela diplomacia.

Parece-me que estás numa situação que não planeaste e previste, agora tens que tentar geri-la o melhor possível, tenho dúvidas que seja bom ires para situações de ruptura.

Ser pai implica direitos, mas principalmente deveres [;)]

Sim pois, é muito bonito não arranjar conflitos. Situações de roptura são más e tal...

Leste bem o tópico? Não o deixam ver a filha! Acho que qualquer um se passava da marmita (tu incluído). Há situações em que de facto se deve manter a calma...esta não me parece uma delas.

Em primeiro lugar, parabéns pela menina!

A opinião do zMax é bastante ilucidativa daquilo que podes fazer. Embora a tua namorada já saiba e tenham que viver com este problema, o melhor é falares com ela e expor-lhe o que tencionas fazer.

Pelo o que percebi, tens sorte .. Os teus pais apoiam-te o que ajuda em 200%.

A polícia é o melhor caminho que tens a seguir. Vai a uma esquadra informa-te.

Se realmente amas a tua filha e queres vê-la, não pares rapaz. Chama a polícia, mete processos e etc mas sê racional e discute o que deves fazer com quem está ao teu lado e te apoia.

Não alimentes a tua sogra, não lhe passes troco. Não vale a pena estares a criar ainda mais atrito. Dela só queres ver a bebé.
A policia ou o advogado que trate da conversa com ela.

Boa sorte.

Não imaginam o quanto aprendi com estes posts todos, muito obrigado antes de mais!

Quanto ao fazer com que a minha namorada assine isso é impossivel, pois se a minha namorada apoiar-me de alguma forma a mãe dela mete-a fora de casa. É sempre a mesma lenga-lenga, argumentos tais como:

"Se saires de casa para ires ter com ele, ponho-te na rua!"
"Se levares a menina contigo, tiro-te a menina e ponho-te na rua!"
"Ele não vê mais a menina, e se a vir é só em tribunal!" - Neste ponto até tenho uma mensagem dela a dizer-me isto.

Já chegou ao ponto de à 2 semanas atrás eu e a minha namorada combinarmos estar juntos, e a mulher, de manhã, pega na menina e leva-a com ela a um sitio qualquer! Propositadamente para a minha namorada não poder sair de casa e eu não estar com a minha filha.

Não acreditam quantas vezes eu já disse: "A filha é minha e da sua filha, deixe de se meter no meio de nós os 3! Também gostava que quando foi mãe proibissem-a de estar com os seus filhos?!"
E ela responde: "A tua namorada está debaixo do meu teto, por isso eu é que mando nela e na tua filha! Já fui à segurança social e lá disseram o mesmo."

Resumindo, não podendo ter a assinatura da minha namorada, como poderei fazer então?

Movyk: o meu medo é esse... É meter-me em advogados, e o meu caso demorar meses... Eu não aguentaria estar meses sem a minha filha...
paulo14: "Se ela ainda é tua namorada e deixa a mãe fazer o que quer algo está mal." - Se tu soubesses quantas vezes já lhe disse isso... Mas enfim, as ameaças e o medo falam mais alto.
mcabral: a minha namorada tem 21 anos.
PowerSlide: um grande obrigado pelos links!

Diriges-te ao tribunal e pedes a regulação do poder paternal. Não te metas em advogados. O tribunal trata disso. Boa sorte.
Se tu e a namorada gostam mesmo um do outro, ela que venha morar contigo e largue a mãe.

E os teus pais no meio disto tudo pq não acatam a tua namorada em casa ? Vocês são novos e precisam de ajuda por enquanto. Conheço casos assim. Quando os pais ajudam temporariamente, muitos tiram cursos superiores e depois têm boas vidas. Aqui a ajuda dos pais é fundamental.

Lido com muitos casos desses e aconselho-te o seguinte:

O Ministério Público de cada Comarca tem horário de atendimento ao público para resolução desses casos.
A maneira, mais fácil para ti, é saberes desse horário e ires lá falar com o magistrado. Este "falar" poderá ser eventualmente em algumas comarcas deixar o assunto por escrito.

Isto para ser instaurada um Regulação das Responsabilidades Parentais, que por acção do Ministério Público não paga taxa de justiça. A ti com recurso a um advogado vai pedir-te cerca de 70 euros, além do custo com o Advogado.

Em todo este processo NUNCA vais precisar de advogado.

A tua sogra terá uma ponta de razão pelo seguinte facto:
as pensões de alimentos são fixadas de acordo com as possibilidades financeiras do pai;
os valores oscilam em média por volta dos 150 euros!
se os bens que compras não atingem esse valor "estás a dever" o resto!

quando a regulação das Responsabilidades (RRP) estiver resolvida vais ficar apenas obrigado à contribuição monetária e nada mais.
nem mais fraldas nem mais medicamentos e ou outros.

Apresentar queixa na policia não vale de nada: como não há decisão em processo de RRP não há incuprimento algum por parte da mãe.

Mediação familiar é paga! pagas aí e ainda tens de levar isso para homologação do tribunal (mais 70 euros de taxa de justiça);

Apoio judiciário: sim, podes sempre pedir. apesar do processo ser interposto pelo Ministério Público existem sempre custas pelo que apoio judiciário sendo diferido, não as pagas.

E ela responde: "A tua namorada está debaixo do meu teto, por isso eu é que mando nela e na tua filha! Já fui à segurança social e lá disseram o mesmo."

mas queres ou não fazer vida com a mãe da criança??

se sim tira-a de casa dessa velha!

NUNCA a SS ou o Tribunal vai tirar a criança aos pais; exceptuando raros casos de vidas MUITO erráticas dos pais.

boa sorte!

Lido com muitos casos desses e aconselho-te o seguinte:

O Ministério Público de cada Comarca tem horário de atendimento ao público para resolução desses casos.
A maneira, mais fácil para ti, é saberes desse horário e ires lá falar com o magistrado. Este "falar" poderá ser eventualmente em algumas comarcas deixar o assunto por escrito.

Isto para ser instaurada um Regulação das Responsabilidades Parentais, que por acção do Ministério Público não paga taxa de justiça. A ti com recurso a um advogado vai pedir-te cerca de 70 euros, além do custo com o Advogado.

Em todo este processo NUNCA vais precisar de advogado.

A tua sogra terá uma ponta de razão pelo seguinte facto:
as pensões de alimentos são fixadas de acordo com as possibilidades financeiras do pai;
os valores oscilam em média por volta dos 150 euros!
se os bens que compras não atingem esse valor "estás a dever" o resto!

quando a regulação das Responsabilidades (RRP) estiver resolvida vais ficar apenas obrigado à contribuição monetária e nada mais.
nem mais fraldas nem mais medicamentos e ou outros.

Apresentar queixa na policia não vale de nada: como não há decisão em processo de RRP não há incuprimento algum por parte da mãe.

Mediação familiar é paga! pagas aí e ainda tens de levar isso para homologação do tribunal (mais 70 euros de taxa de justiça);

Apoio judiciário: sim, podes sempre pedir. apesar do processo ser interposto pelo Ministério Público existem sempre custas pelo que apoio judiciário sendo diferido, não as pagas.

Não serve de nada chamar a polícia? Estás enganado porque quem está a agir mal não é a mãe mas sim a sogra, que precisamente por não haver qualquer processo RRP não pode de forma alguma impedir o pai de ver a filha. Por muito que ela viva em casa dela.

Muito obrigado por todas as opiniões fundamentadas, até aquelas mais agressivas, respeito todas as opiniões.
Vou meter em prática algumas delas, já hoje!

Em primeiro lugar, tenho muita pena que te tenha saída na rifa uma sogra execrável.

Acho que a primeira coisa que tens de fazer agora é baixar a garipa dessa bruxa, ela não te pode proibir de ver a tua filha.

A custódia e isso tudo tens de negociar isso com a tua namorada, ou em último caso no tribunal. E chamas a polícia quando ela não te deixar ver.

Não serve de nada chamar a polícia? Estás enganado porque quem está a agir mal não é a mãe mas sim a sogra, que precisamente por não haver qualquer processo RRP não pode de forma alguma impedir o pai de ver a filha. Por muito que ela viva em casa dela.

Tu podes meter-te em advogados mas aviso-te já que isso vai-te demorar ANOS.

Dito isto, vais ter de resolver de outra forma. E eu sei bem como era...

De facto podes chamar a polícia quando estiveres à porta de casa dela, será a melhor opção. Dizes que a tua filha está dentro daquela casa e que não a consegues ver. Vão-te perguntar se há papéis assinados, divisão de custódia, etc., tens de dizer que não, que até namoras com a mãe da bebé, terão de fornecer os documentos de identificação dos 3 envolvidos (pai, mãe e filha) e a partir deste momento e com o consentimento da mãe não haverá outra forma senão conseguires ver a tua filha, mesmo que fora de casa. Nesse momento deverás também (ou deverias) apresentar queixa em como aquela senhora não te queria permitir ver a tua filha. Isto é extremamente importante para que fique uma queixa registada. Obviamente será arquivada mas, para o futuro, poderá vir a dar jeito.

Boa sorte.

respondeste-te a ti próprio(a).....
quanto a mim é uma perda de tempo, em deslocação a policia a tribunal e afins!
quanto ao dar jeito... a sogra é carta fora do baralho na RRP....

ao autor do tópico só mais um conselho:

se a criança ainda só tem três meses, ainda tens todo o tempo do mundo à tua frente!
calma e paciência serão precisos e serão sempre uma mais valia para ti!

Sim pois, é muito bonito não arranjar conflitos. Situações de roptura são más e tal...

Leste bem o tópico? Não o deixam ver a filha! Acho que qualquer um se passava da marmita (tu incluído). Há situações em que de facto se deve manter a calma...esta não me parece uma delas
.

Reli o post inicial e compreendo o que queres dizer. [;)]

Resta saber o "resto" é que estamos aqui com uma versão dos acontecimentos, que é não "dou dinheiro, mas dou tudo o que é preciso ......"

Atendendo a que falamos de garotos já com filhos mas sem autonomia financeira, não sei bem o que pensar, se calhar a Sra. receia que ele leve a menina por exemplo !? estas coisas raramente são simples e o que parecem à primeira vista [:cool:]

Voltar
Superior