Exames de condução - Caixa Automática

O carro automático deve ser para deficientes. [;)]

Os carros para deficientes para além do dístico obrigatório a verde com a velocidade máxima (n me lembro qual é) e dos dísticos com símbolo de deficiente normalmente têm os adaptadores do travão e acelerador junto ao volante, aquele não tinha, a rapariga que ia a conduzir tinha as duas mãos livres em cima do volante. Para além disso não mencionava em lado nenhum ensino especial, era um carro perfeitamente normal, mas com caixa automática.

Luís é claro que um carro automático não dá tanta pica como um manual (nem mesmo em sequêncial nem em S) mas tudo depende da caixa, poe exemplo conduzo Sharans e afins a caixa é um [:vm)] mas a DSG já é um mimo! Mas sou da opinião que deviamos aprender a conduzir em carros manuais pois sempre conduzimos tudo (no caso de uma emergência e ter de conduzir um carro qualquer tipo do pai vizinho etc...) já o contrário deve ser uma aventura... [;)]

Conheço o caso de uma pessoa que teve que tirar a carta num carro de caixa automática, pois tinha uma deficiência na perna esquerda que não lhe permitia manobrar com o pedal da embraiagem.

Este caso pode ser idêntico. Não estou a ver, em situações normais, ensinarem a conduzir em carros com caixa automática, quando no nosso País a percentagem de carros vendidos com caixa automática situa-se muito abaixo de 10%, ao contrário dos EUA, por exemplo.

qual é o problema? já viste pessoal americano a tentar conduzir carros manuais? são um perigo! quem tira carta num automático apenas deveria poder conduzir automáticos!
nem mais!

e apenas mais um dos pontos a rever no nosso codigo. faz falta uma grande modernizacao (ou mesmo revolucao) no dito...e na atitude dos condutores perante o codigo tambem.

noutros paises ja se faz a diferenca, ja e raro haverem escolas so com um tipo de transmissao, havendo distincao no tipo de carta que se obtem. a percentagem de carros automaticos tb e diferente (em portugal ainda e algo novo), dai tb se ter criado essa distincao mais cedo

o caso dos EUA e diferente, pois la os carros manuais sao uma minoria mt pequena mesmo. a fama deles serem perigosos com as caixas manuais ja e tao conhecido que ja se esta a pensar implementar essa diferenca na carta, criar um exame especifico para quem quer conduzir manual.

Luís é claro que um carro automático não dá tanta pica como um manual (nem mesmo em sequêncial nem em S) mas tudo depende da caixa, poe exemplo conduzo Sharans e afins a caixa é um [:vm)] mas a DSG já é um mimo! Mas sou da opinião que deviamos aprender a conduzir em carros manuais pois sempre conduzimos tudo (no caso de uma emergência e ter de conduzir um carro qualquer tipo do pai vizinho etc...) já o contrário deve ser uma aventura... [;)]

Eu sei isso tudo! Já guiei vários carros automáticos, entre eles uma Alfa 159 2.4 JTDM... [br:)] [br:)] [br:)] O que eu quis dizer, é que o carro de instrução automático deve ser para os deficientes tirarem a carta. [;)]

Quanto a tirar a carta em carro automático ou manual, eu acho isso relativo. Imagina que o carro do tio ou do vizinho, para a tal emergência, é um Willys. Quantos de nós já guiaram um carro sem caixa sincronizada? Então devíamos ir todos tirar a carta em veículos com caixas não sincronizadas?

Eu sei isso tudo! Já guiei vários carros automáticos, entre eles uma Alfa 159 2.4 JTDM... [br:)] [br:)] [br:)] O que eu quis dizer, é que o carro de instrução automático deve ser para os deficientes tirarem a carta. [;)]

Quanto a tirar a carta em carro automático ou manual, eu acho isso relativo. Imagina que o carro do tio ou do vizinho, para a tal emergência, é um Willys. Quantos de nós já guiaram um carro sem caixa sincronizada? Então devíamos ir todos tirar a carta em veículos com caixas não sincronizadas?

Sabendo usar a embraiagem, tu arrancas tão bem num carro com caixa sincronizada como arrancas num carro sem caixa sincronizada.
Se nunca tiveres conduzido um carro com caixa manual, queria ver-te numa rua ligeiramente inclinada a tentar arrancar no meio do trânsito! Se já assim se vê cada maçarico, se nem chegassem a ter aulas de condução em carros de caixa manual haveria de ser lindo!

A confusão cada vez aumenta mais.

Os carro de deficientes não têm nehum sinal exterior de identificação. O tipo de caixa ou acessórios depende da deficiência e consta do livrete do carro e as restrições à condução constam da carta.

O carro que foi visto e que pertence à Escola Radical é mesmo para quem quer tirar a carta em carros automáticos. Para os deficientes eles têm um Golf.

Tive durante muitos anos um carro com caixa automática e em simultâneo outro carro de caixa manual e nunca tive problemas de adaptação quando mudava de um para o outro.

Mas isso foi porque provavelmente aprendeste num manual. De todas as maneiras tinhas um manual para treinar..

Imagina que nunca viu uma caixa manual a frente, ups.

Um cunhado meu que é deficiente tem um jipe Mercedes com caixa automática e acelerador do lado esquerdo.

Já o tenho guiado por várias vezes e não tenho problema nenhum em acelerar com o pé esquerdo, travo é com o pé esquerdo também porque com o direito é uma desgraça.

O primeiro carro automático que guiei foi um Citroen "Boca de Sapo". Houve uma altura da minha vida que proporcionou ter de guiar vários carros diferentes com frequência e guiei desde o Diane até a um Crysler enorme também automático e que gastava gasolina que era um disparate.

Talvez seja por isso que me adapto com facilidade a diferentes carros.

n generalizar, por favor!

mclaren06.jpg

olha que este n tem distico [:D]

n generalizar, por favor!

mclaren06.jpg

olha que este n tem distico [:D]

Importam-se de ler os posts TODOS, sff? [8b]

tambem já vi esse carro e a coisa deixou me a pensar...

O unico caso que conheço é um portugues imigrante nos EUA que simplesmente nao consegue guiar carros manuais.

Não se esqueçam que aqui no forum todos saltamos de automatico para manual com a maior da facilidades (somos uns herois... [:D] ), mas infelizmente não há só condutores do forum AH!

Se é assim tao facil salta de automatico para manual e vice versa, pq razao é que a escola tem um carro automatico?

Eu acho que quem conduz com caixa manual consegue conduzir com caixa automática, a única dificuldade a ultrapassar é a tendência do pé esquerdo ir ao travão por causa de estar habituado à embraiagem.

Já estar habituado a automática e passar para manual parece-me muito mais complicado.

O meu carro do dia a dia é automático assim como o da minha mulher, mas tenho uns "clássicos" que são manuais. Antes de arrancar com um deles tenho sempre de observar um curto período de "meditação" para evitar desde logo meter a 1ª sem carregar na embraiagem. [:D] Aqui há uns tempos, com um carro de aluguer, distrai-me e fiz isso. :sh)

Pessoal, não era um carro para deficientes, tenho um familiar que tem um carro adaptado para deficientes, eu conheço bem esses carros.

Está aqui a prova.

Foi exactamente este smart que vi:

Ligeiros c/ Mudanças Automáticas

• 1 Smart Forfour CDI
c/ Mudanças Automáticas
O futuro já chegou à Radical!

Não encontrei foi mais info acerca desta carta.

A confusão cada vez aumenta mais.

Os carro de deficientes não têm nehum sinal exterior de identificação. O tipo de caixa ou acessórios depende da deficiência e consta do livrete do carro e as restrições à condução constam da carta.

Tens razão. Há uns anos atrás usava-se um dístico verde com a velocidade máxima permitida (semelhante ao ovo estrelado mas era verde), mas isso parece que deixou de ser obrigatório (ou se calhar sempre foi opcional). Quanto aos símbolos exteriores, quem tem lugar reservado tem que o ter junto ao selo do carro (para além de possuir um cartão), só não tem se a pessoa em causa não tiver nenhum lugar de estacionamento atribuído.

Eu acho que quem conduz com caixa manual consegue conduzir com caixa automática, a única dificuldade a ultrapassar é a tendência do pé esquerdo ir ao travão por causa de estar habituado à embraiagem.

Já estar habituado a automática e passar para manual parece-me muito mais complicado.

O meu carro do dia a dia é automático assim como o da minha mulher, mas tenho uns "clássicos" que são manuais. Antes de arrancar com um deles tenho sempre de observar um curto período de "meditação" para evitar desde logo meter a 1ª sem carregar na embraiagem. [:D] Aqui há uns tempos, com um carro de aluguer, distrai-me e fiz isso. :sh)

A mim por acaso não acontece isso é mais parar com a mudança engatada e... MAÇARICO [:D]

Vinha agora ao almoço à minha frente um carro da condução que dizia:

"Agora é ainda mais fácil tirar a carta"

e em baixo a letras garrafais dizia: "Automático"

Isto é permitido? É permitido o exame de condução num carro com caixa automática? Se for fica-se com carta da cat B sem restrições?

Nota: Não era carro de instrução para deficientes, verifiquei isso quando o ultrapassei, era um carro normalíssimo sem as adaptações junto ao voltante e sem as indicações normais nestes casos.

ja agora quando tiras a carta tiras num carro a DIESEL (GASOLIO) por essa ordem de ideias NAO devias poder conduzir carros a GASOLINA pois o arranque é mais dificil para que tem carta a pouco tempo
e quando as escolas tiverem carros com sensores de estacionamento ou camaras?
meu amigo ha que inovar

ja agora quando tiras a carta tiras num carro a DIESEL (GASOLIO) por essa ordem de ideias NAO devias poder conduzir carros a GASOLINA pois o arranque é mais dificil para que tem carta a pouco tempo
e quando as escolas tiverem carros com sensores de estacionamento ou camaras?
meu amigo ha que inovar

A diferença não é assim tanta, eu pelo menos em vários carros que andei nunca notei grande diferença.

Sim. Já vi sim. O meu padrinho só conduz carros automáticos, mas quando chegou a Porugal e se deparou com um carro manual, conduziu-o na boa. Depois voltou para os EUA e tava tudo ok. Quem conduz automáticos também conduz manuais. Há que se habituar....

Eu automáicos já conduzi, ok, estacionei. Mas manuais...... já tentei. Nunca mais.

Errado!!!
A premissa correcta é: Quem conduz manuais também conduz automáticos. A única preocupação será a tendência de utilizar o pé esquerdo no pedal do travão, quando o aconselhável é só utilizar o pé direito, bem como dosear correctamente o pedal do acelerador, já que algumas caixas automáticas são mais "bruscas" que outras, mexendo literalmente com os ocupantes.

Relativamente ao exemplo que mencionaste, ou o teu padrinho já tinha conduzido anteriormente um carro de caixa manual, ou então é um caso num milhão, porque quem nunca conduziu um carro de caixa manual, não é à 1ª, 2ª ou 3ª tentativa que o irá conseguir. Neste caso, requer lições/ aprendizagem, não habituação. A palavra habituação, pode sim, ser utilizada no caso de um condutor de caixa manual conduzir um carro de caixa automática, não no exemplo inverso.

Voltar
Superior