Exames de condução - Caixa Automática

outro...

outro...

tambem já vi esse carro e a coisa deixou me a pensar...

O unico caso que conheço é um portugues imigrante nos EUA que simplesmente nao consegue guiar carros manuais.

Não se esqueçam que aqui no forum todos saltamos de automatico para manual com a maior da facilidades (somos uns herois... [:D] ), mas infelizmente não há só condutores do forum AH!

Se é assim tao facil salta de automatico para manual e vice versa, pq razao é que a escola tem um carro automatico?

Consegues "saltar" de um automático para um carro de caixa manual, porque...aprendeste ou ensinaram-te a conduzir um/num carro de caixa manual. De outra forma, saltavas mas não andavas! [:D]

Por falar em caixas automáticas...

Por falar em caixas automáticas...

Lembrei-me de uma cena deliciosa do filme Buffalo´66, em que o Vincent Gallo "rapta" uma rapariga (C.Ricci), levando-a até ao carro da mesma, contudo, depara-se com um pequeno problema! [:)]

Fiz o upload desta cena através do youtube. Aqui fica o link:
http://www.youtube.com/watch?v=QBnMKEzwAtM

Isto é exactamente o que acontece quando alguém que só conduziu carros de caixa automática, se senta ao volante de um carro com caixa manual.[:D]

Errado!!!
A premissa correcta é: Quem conduz manuais também conduz automáticos. A única preocupação será a tendência de utilizar o pé esquerdo no pedal do travão, quando o aconselhável é só utilizar o pé direito, bem como dosear correctamente o pedal do acelerador, já que algumas caixas automáticas são mais "bruscas" que outras, mexendo literalmente com os ocupantes.

Relativamente ao exemplo que mencionaste, ou o teu padrinho já tinha conduzido anteriormente um carro de caixa manual, ou então é um caso num milhão, porque quem nunca conduziu um carro de caixa manual, não é à 1ª, 2ª ou 3ª tentativa que o irá conseguir. Neste caso, requer lições/ aprendizagem, não habituação. A palavra habituação, pode sim, ser utilizada no caso de um condutor de caixa manual conduzir um carro de caixa automática, não no exemplo inverso.

Dissestes tudo e quem disser que quem nunca conduziu e aprende num automatico,depois nao será dificil andar num manual nao sabe conduzir.[:cool:]

ja agora quando tiras a carta tiras num carro a DIESEL (GASOLIO) por essa ordem de ideias NAO devias poder conduzir carros a GASOLINA pois o arranque é mais dificil para que tem carta a pouco tempo
e quando as escolas tiverem carros com sensores de estacionamento ou camaras?
meu amigo ha que inovar

Nao queiras comparar as 2 coisas.Na passagem de automatica para manual requer aprendizagem,na passagem de carro a gasoleo para gasolina requer habituaçao[;)]
Quando as escolas tiverem sensores de estacionamento ou camaras tambem acho mal pois de certeza muitos quando tirarem a carta nao vao ter carros com essas coisas e depois?Vao deixar o carro no meio da rua,ou ocupar 2 lugares para estacionar o carro e com sorte nao batem em nenhum carro.
Primeiro aprende-se pelo modo + dificil pois nao se sabe quando se pode vir a precisar e depois é que se passa para o modo mais facil quando a pessoa tiver carro proprio e nao o contrario.Se todos os carros fossem assim era uma coisa o que ainda nao acontece.Quando a maioria dos carros forwem vendidos assim aí sim as escolas devem modernizar.

Última edição:
Vinha agora ao almoço à minha frente um carro da condução que dizia:

"Agora é ainda mais fácil tirar a carta"

e em baixo a letras garrafais dizia: "Automático"

Isto é permitido? É permitido o exame de condução num carro com caixa automática? Se for fica-se com carta da cat B sem restrições?

Nota: Não era carro de instrução para deficientes, verifiquei isso quando o ultrapassei, era um carro normalíssimo sem as adaptações junto ao voltante e sem as indicações normais nestes casos.

Na Suiça se tirares carta num carro automatico,depois nao podes conduzir num manual.

Boas,

Em concordância com o que já foi referido por alguns membros do fórum, também eu afirmo que quem aprende a conduzir em carros de caixa manual consegue sem problemas de maior conduzir um automóvel com caixa automática, o inverso já não é verdade. Tenho amigos americanos e canadianos e eles só sabem conduzir automóveis de caixa automática... um carro de caixa manual nas mãos deles é um desastre autêntico.. se alguns que tiram carta em carro de caixa manual não sabem (mesmo depois de tirarem a carta) como fazer um ponto de embraiagem em condições imaginem quem nunca dirigiu um carro de caixa manual!

Deixo aqui alguns exemplos do que acontece quando alguém que NUNCA conduziu um automovel de caixa manual TENTA conduzir um automovel de caixa manual:

Noticia bizarra sobre um assaltante que desistiu de roubar um carro porque não sabia utilizar a caixa de velocidades manual:

http://www.autohoje.com/bizarras.aspx?ct=994644a7

Um famoso jogador de futebol americano ao ser entrevistado na televisão admitiu que não conduzia o corvette novo que lhe tinham oferecido por não saber dirigir com caixa manual.
(não tenho link)

Um jovem de 14 anos que "TENTOU" ligar o mustang novo do pai (que obviamente era de transmissão manual e penso que devia estar engatado)...

http://www.youtube.com/watch?v=-ZT5mQLy5C4

Dois manos americanos a tentarem ARRANCAR com um carro com transmissão manual

http://www.youtube.com/watch?v=09R7RU3HpVo

Outro perigo ao volante de um carro com transmissão manual...

http://www.youtube.com/watch?v=EtB8F3ieHMM

Aqui quando ela diz que vai em 2ª se reparem bem parece que engatou a 3ª... heheh..

http://www.youtube.com/watch?v=CSmCU6ZI4Ts

Se fizerem uma pesquisa no youtube vão ver que em todos os videos que aparece alguém a TENTAR conduzir um carro com transmissão manual há sempre alguém do lado a ENSINAR como dirigir com transmissão manual.

Imaginem agora alguém que NUNCA dirigiu um automovel de transmissão manual, que nem noção tem do que é embraiagem, conduzir logo um carro de transmissão manual! E vejam que com este nível de inexperiência como estes condutores podem ser perigosos!

Resumindo... é necessário APRENDER a dirigir um carro de transmissão manual, e quem conduz um carro de transmissão automática não sabe dirigir um de transmissão manual sem ter primeiro APRENDIDO!

ja agora quando tiras a carta tiras num carro a DIESEL (GASOLIO) por essa ordem de ideias NAO devias poder conduzir carros a GASOLINA pois o arranque é mais dificil para que tem carta a pouco tempo
e quando as escolas tiverem carros com sensores de estacionamento ou camaras?
meu amigo ha que inovar

Gasóleo para gasolina requer apenas habituação.

Já automático para manual não. É quase como aprender a conduzir de novo.

A prova disso está aí nos vídeos.

Sim. Já vi sim. O meu padrinho só conduz carros automáticos, mas quando chegou a Porugal e se deparou com um carro manual, conduziu-o na boa. Depois voltou para os EUA e tava tudo ok. Quem conduz automáticos também conduz manuais. Há que se habituar....

Eu automáicos já conduzi, ok, estacionei. Mas manuais...... já tentei. Nunca mais.

Se aprenderes em manuais depois passas para automáticos sem problemas. Se "aprenderes" em automático quando te deparares com um manual vai-te custar.

Última edição:
Ando tanto com caixa manual como com automática pois temos por cá um 190d 2.5 turbo automático e já não me faz diferença e até é volante a direita por isso conduzo qualquer coisa, a única diferença e para ultrapassar que e precisodeixar alguma distancia do carro da frente e saíres um cadinho, mas nada de grave, tem rodas? Então conduzo [:)]

Sim. Já vi sim. O meu padrinho só conduz carros automáticos, mas quando chegou a Porugal e se deparou com um carro manual, conduziu-o na boa. Depois voltou para os EUA e tava tudo ok. Quem conduz automáticos também conduz manuais. Há que se habituar....

Eu automáicos já conduzi, ok, estacionei. Mas manuais...... já tentei. Nunca mais.
'tá bem 'tá...

Veio família da minha mãe dos EUA, alugaram um A4 TDI novinho com 6 velocidades e vieram a AE toda em 4ª às 4000rpm! :sh) Até deitava chispas. [:D]

Voltar
Superior