luisslb1994
New member
Por principio sou contra, sempre fui contra.
Nunca mais olharemos para a vida e para a morte da mesma forma no dia em que autorizarmos a eutanásia, será como abrirmos a caixa de Pandora. E autorizá-la a quem? Ao Estado, aos familiares directos? Pessoalmente entendo que o Estado não é pessoa de bem, e como tal em circunstância alguma devemos dar-lhe o poder de vida ou de morte sobre seja quem for. Porque vai usa-lo. De resto, Kafka explica isso muito bem.
Esta é uma lei que sabemos, porque tem sido assim em todos os países que legalizaram a eutanásia, acabará a tirar a vida de quem não o decidiu, e para mim isto é uma barreira intransponível. Depois, e até pela minha formação de eterno aprendente tenho sempre em consideração o valor do conhecimento cientifico, e vejo que a ordem dos médicos e a ordem dos enfermeiros, aqueles que lidam mais de perto com as situações de fim de vida e os profundos dramas humanos associados, são contra a eutanásia. Porque será?
Autorizá-la a quem? Mas que raio de pergunta? Ao doente. Qual é mesmo a dúvida? Não é o Estado que diz "vamos eutanasiar" o doente Y, porque nos assim o entendemos. Quanto muito, o que acontece, e ainda bem, é a ortotanásia.
Como é lógico, a eutanásia tem de partir do próprio doente. Posteriormente, esse doente, tem de ser avaliado por um conjunto de médicos, de várias especialidades, porque apenas o profissional médico consegue dar o aval e o parecer referente ao mesmo, como facilmente se entende.
Já agora, a Ordem dos enfermeiros não é contra a eutanásia.
Já agora, o que tens a dizer caso, e esperemos que não, porque não o desejo nem ao meu pior inimigo, se ficasses tetraplégico numa cama, onde só mexes os olhos e a lingua? Com um corte na garganta que permite a colocação de um tubo para respirares, outro tubo do nariz até ao estòmago para te alimentares, e outro tubo pelo pénis dentro para urinares? Cheio de feridas de pressão, e com dor 24h/dia? Sem conseguir movimentar mais nada, a não ser os olhos e a lingua? Dependendo de terceiros para todas as tarefas mais basicas? Até para coçar o nariz?
Imaginas-te nesta situação durante 10? 20? 40? anos? Eu não. Se me acontecer, porque raio é que eu não posso pedir para acabarem com o meu sofrimento?