Eutanásia

Querem ver que agora só se pode ter opinião, se esta for favorável àquilo que eu penso.

Desculpem, mas não estou para isso.

As democracias não funcionam assim. Todos têm direito a exprimir opinião e a serem ouvidos.

Mas podes exprimir a tua opinião, tal como eu o posso fazer. No entanto as nossas opiniões não devem influenciar um factor que diz respeito apenas a outro individuo. Não temos o direito de controlar a vida dos outros, desde que os efeitos dos seus actos não colidam com os nossos... Isto parece-me um principio básico para viver em sociedade e respeitar o próximo.

Lá por eu concordar com a legalização, não quer dizer que vá recorrer à mesma.

Mas podes exprimir a tua opinião, tal como eu o posso fazer. No entanto as nossas opiniões não devem influenciar um factor que diz respeito apenas a outro individuo. Não temos o direito de controlar a vida dos outros, desde que os efeitos dos seus actos não colidam com os nossos... Isto parece-me um principio básico para viver em sociedade e respeitar o próximo.

Lá por eu concordar com a legalização, não quer dizer que vá recorrer à mesma.

No caso da eutanásia isso não é verdade porque não é um acto individual. [;)]

Mas para isso já existe o suicídio...

Quanto à equipa, achas mesmo que o MP se vai opor a situações onde uma equipa médica atesta que tecnicamente é uma solução viável, mesmo que tenham sido pagos para isso?

Não, eu disse é que em situações em que há decisões a tomar, entra até o MP em casos que tais, só quis dar o exemplo que estas coisas são feitas com pés e cabeça.

Nem sequer no serviço militar isso acontecia, sendo que poderias ser objector de consciência no uso de armas, e queres convencer o pessoal que cumpra ordens que vão contra os seus princípios, de forma justificada?

Aqui falamos de uma coisa séria, não do SMO. De qualquer forma, até aí ficavas com algumas limitações até ao fim da vida.

Não precisas de cumprir ordens que vão contra os teus princípios. Simplesmente estás na profissão/empresa errada.

E na verdade esses 6 meses se transformarem em 6 anos e a condição de saúde até melhorar? São meras estimativas...

Qualquer pessoa pode acabar com o seu sofrimento...basta cometer suicídio.

Ó camarada há situações que pode variar mais mês menos mês mas que o fim é certo.

Se 6 meses se transformarem em 6 anos os médicos avisam logo que existe sempre essa possibilidade.

Falo de casos que já é sabido que não.

O problema não é opinar-se levianamente ou não. É querer emitir opinião sobre algo que é domínio exclusivo de outro individuo... Um pouco como o aborto, não concordam, não façam, mas deixem os outros em paz.

PS: Apesar de ser a favor, obviamente que deverá ser acautelada a continuidade de investimento nos cuidados paliativos por exemplo.

É isto.

Só espero de quem é favor da eutanásia, que utilize argumentos válidos que possam enriquecer o debate.

Já tive um caso de cancro terminal na família, que não decorreu como o descreves. Pois, teve acesso a cuidados paliativos.

óbvio que cada caso é um caso, mas mesmo com cuidados paliativos a pessoa deve ter o direito a decidir....

Querem ver que agora só se pode ter opinião, se esta for favorável àquilo que eu penso.

Desculpem, mas não estou para isso.

As democracias não funcionam assim. Todos têm direito a exprimir opinião e a serem ouvidos.

Certíssimo, cada um com a sua opinião, certamente nota-se que em alguns casos há opiniões muito pouco fundamentadas.

Não, eu disse é que em situações em que há decisões a tomar, entra até o MP em casos que tais, só quis dar o exemplo que estas coisas são feitas com pés e cabeça.

Isso é a "teoria", na prática não é assim. Todos os médicos que conheço assumem que é um processo com muitas incertezas e que existem enormes riscos, mesmo fazendo um processo com pés e cabeça que se cometam erros, e se procedam a eutanásias desnecessárias. Face a isso, todos assumem dificuldade em tomar decisões, mesmo em casos supostamente terminais. Se tens dificuldade em tomar uma decisão, é muito mais difícil optares por uma decisão com consequências sem possibilidade de correcção.

É um pouco como defenderes a pena de morte. Mesmo que haja muitos casos que serão "reais" haverão muitos outros em que existirão dúvidas, e em que o procedimento será errado e sem retorno. E é por estes últimos que a pena não deve sequer existir.

Isso é a "teoria", na prática não é assim. Todos os médicos que conheço assumem que é um processo com muitas incertezas e que existem enormes riscos, mesmo fazendo um processo com pés e cabeça que se cometam erros, e se procedam a eutanásias desnecessárias. Face a isso, todos assumem dificuldade em tomar decisões, mesmo em casos supostamente terminais. Se tens dificuldade em tomar uma decisão, é muito mais difícil optares por uma decisão com consequências sem possibilidade de correcção.

É um pouco como defenderes a pena de morte. Mesmo que haja muitos casos que serão "reais" haverão muitos outros em que existirão dúvidas, e em que o procedimento será errado e sem retorno. E é por estes últimos que a pena não deve sequer existir.
Eu percebo onde queres chegar mas acho que aqui todos defendem que a eutanásia teria de ser muito bem analisada em cada caso. Mas não acho que seja por isso que se deve evitar.

Aqui falamos de uma coisa séria, não do SMO. De qualquer forma, até aí ficavas com algumas limitações até ao fim da vida.

Não precisas de cumprir ordens que vão contra os teus princípios. Simplesmente estás na profissão/empresa errada.

E queres dizer isso a um médico com 40 anos de experiência, altamente especializado, que até salva imensas vidas com cirurgias complexas, e que ele deve deixar a profissão porque não "cumpre" uma situação de eutanásia?

[:D]

Ó camarada há situações que pode variar mais mês menos mês mas que o fim é certo.

Se 6 meses se transformarem em 6 anos os médicos avisam logo que existe sempre essa possibilidade.

Falo de casos que já é sabido que não.

O fim pode ser certo, mas a decisão nem sempre é certa. Falo de casos de pessoas que voltaram atrás na decisão de cometer eutanásia, acompanhados por médicos portugueses a trabalhar no estrangeiro.

Eu percebo onde queres chegar mas acho que aqui todos defendem que a eutanásia teria de ser muito bem analisada em cada caso. Mas não acho que seja por isso que se deve evitar.

É exactamente por isso que se deve evitar. Nunca haverá certeza de nada. E facilmente existirão equipas de médicos que terão sempre certezas, mesmo quando as incertezas existem. A própria comunidade médica tem noção disto.

Voltar
Superior