Eutanásia

Eu por acaso fiquei aliviado. Não é uma questão nada fácil. Deve haver um debate alargado, seguido de referendo. Há questões éticas, jurídicas e de fronteiras muito delicadas para resolver. Pessoalmente não tenho posição neste momento porque não é mesmo a preto e branco.

Agora sim foi um Retrocesso Civilizacional, tal como diz o CDU... [8b]
Espanta-me o egoísmo que o ser humano tem, cada um acha o que é melhor para os outros, será assim tão difícil deixar cada um decidir em consciência o que quer fazer? :(

Espero agora uma análise e medidas urgentes para a criação de condições para que todos vivam com dignidade até ao fim, e nunca mais de pense na eutanásia...

Espero agora uma análise e medidas urgentes para a criação de condições para que todos vivam com dignidade até ao fim, e nunca mais de pense na eutanásia...

Uma coisa não implica a outra.

O que é para ti condições e dignidade para ti pode não ser para mim, a diferença é que eu não posso escolher o meu fim mas tu podes decidir o meu.

Como é que uma pessoa acamada que só mexe os olhos, alimentada por uma sonda, não fala, não ouve, tem condições para viver com dignidade até ao fim?

Dignidade é acabar com o sofrimento dessa pessoa e dos que estão à volta.

E uma pessoa que viva com dor crónica, sem cura, em vez de andar a sofrer e a submeter-se a tratamentos que apenas adiam o inadiável, que dignidade é essa?

Como é que uma pessoa acamada que só mexe os olhos, alimentada por uma sonda, não fala, não ouve, tem condições para viver com dignidade até ao fim?

E uma pessoa que viva com dor crónica, sem cura, em vez de andar a sofrer e a submeter-se a tratamentos que apenas adiam o inadiável, que dignidade é essa?

basicamente é isto, é melhor estar ali a sofrer, em que não á mais nada a fazer, do que acabar logo com o sofrimento de uma só vez...

Durante a próxima campanha eleitoral a campanha deve incluir este tema e os eleitores devem ser esclarecidos em relação a ele e às posições dos vários partidos. Os debates deverão ter também perguntas sobre este tema.

Se os partidos não quiserem a responsabilidade de escolher há sempre uma boa alternativa, faz-se um referendo.

percebo a alegada legitimidade de um referendo pois não estava no programa de nenhum partido mas.. debate alargado consiste em quê? mil e uma horas de tv a falar no mesmo? comícios na rua?

as medidas para avançar com uma eutanásia são a meu ver bastante razoáveis e rigorosas. alguns parece que acham que se faz uma cruz num formulário e está resolvido. não percebo tanta dificuldade em deixar cada um decidir por si.

Eu por acaso fiquei aliviado. Não é uma questão nada fácil. Deve haver um debate alargado, seguido de referendo. Há questões éticas, jurídicas e de fronteiras muito delicadas para resolver. Pessoalmente não tenho posição neste momento porque não é mesmo a preto e branco.

percebo a alegada legitimidade de um referendo pois não estava no programa de nenhum partido mas.. debate alargado consiste em quê? mil e uma horas de tv a falar no mesmo? comícios na rua?

as medidas para avançar com uma eutanásia são a meu ver bastante razoáveis e rigorosas. alguns parece que acham que se faz uma cruz num formulário e está resolvido. não percebo tanta dificuldade em deixar cada um decidir por si.
Ora aí está. Este é um acto que em nada põem em causa a liberdade de outro. É uma decisão puramente pessoal. Quem quer fazer em nada vai prejudicar alguém...

O debate deve ser feito quando alguém o decide fazer e com um psicólogo e um médico, apenas por aconselhamento. Agora massacrar o pessoal com horas de debates para quê?

Eu só vejo isto como egoísmo.

Última edição:
Uma coisa não implica a outra.

O que é para ti condições e dignidade para ti pode não ser para mim, a diferença é que eu não posso escolher o meu fim mas tu podes decidir o meu.

Antes de mais, quero dizer que sou completamente a favor da eutanásia.

O que quis dizer (e não o consegui explicar) é que como o parlamento chumbou essa hipótese, terá agora de investir no que falta.

Porque mesmo com a eutanásia em vigor é preciso uma boa rede de cuidados paliativos, apoio a "tratadores", apoio na medicação.

Eu acho que cada processo de eutanásia deve ser decidido o mais tarde possível, porque o primeiro objetivo deverá ser a vida, mas há momentos em que tem que ser feito.

É claro que não há dignidade em definhar durante anos, sofrer e fazer sofrer, quando se sabe que "já não deve passar de amanhã".

Acho que agora já fui mais claro.

Eu sei que a minha opinião pode ser isolada, mas acho completamente parvo fazer-se um referendo, tal como achei parvo no caso do aborto.

Mas quanto à eutanásia ainda acho mais parvo porque vejamos, quem é o povo para votar e decidir a vontade do vizinho do lado?

A vida de cada um e a forma como termina deve ser decidida por ele próprio e não por terceiros.

Se alguém já não se consegue mexer, está em idade muito avançada ou etc, porque raio há-de andar a sofrer constantemente, triste, deprimido, dependente de terceiros para tudo, porque raio não há-de querer decidir se vive ou morre ?

Triste o ser humano que acha que deve decidir tudo pelos outros....[s)]

Ora aí está. Este é um acto que em nada põem em causa a liberdade de outro. É uma decisão puramente pessoal. Quem quer fazer em nada vai prejudicar alguém...

O debate deve ser feito quando alguém o decide fazer e com um psicólogo e um médico, apenas por aconselhamento. Agora massacrar o pessoal com horas de debates para quê?

Só vês isto como egoísmo porque efectivamente é egoismo......e é triste.

E o CDU ainda chama à eutanásia de suicídio...epá tenham vergonha...

Agora sim foi um Retrocesso Civilizacional, tal como diz o CDU... [8b]
Espanta-me o egoísmo que o ser humano tem, cada um acha o que é melhor para os outros, será assim tão difícil deixar cada um decidir em consciência o que quer fazer? :(

O problema é que cada um, que quer decidir por si, tem de meter ao barulho médicos e outros profissionais, que também querem decidir por si. E o problema é que depois haverá médicos com consciência e outros não.

Afinal, como é que um médico pode ter certeza que a vontade do paciente é genuína e verdadeira e que não está a ser "afectada" pela doença? As respostas não são simples.

Exactamente. É importante investir nos cuidados paliativos, que a ordem dos médicos crie um colégio da especialidade. E só quando estiverem maduros é que fará sentido pensar na eutanásia.

O problema é que cada um, que quer decidir por si, tem de meter ao barulho médicos e outros profissionais, que também querem decidir por si. E o problema é que depois haverá médicos com consciência e outros não.

Afinal, como é que um médico pode ter certeza que a vontade do paciente é genuína e verdadeira e que não está a ser "afectada" pela doença? As respostas não são simples.
Então mas quem trabalha na saúde não toma diariamente decisões que mexem com a vida das pessoas? Eu percebo a confusão que pode fazer mas será assim tão dramático tão eticamente complicado?

Desculpem lá mas vejo gente da área da saúde que não tem qualquer respeito pelo doente mas depois parecem todos melindrados com este tema

Para isso terias de pedir a médicos que acabassem com a tua vida. Qual é mesmo o juramento deles?

É que uma coisa é não receberes tratamentos e morreres "naturalmente" e outra bem diferente é o médico ser parte activa na tua morte.

Durante a próxima campanha eleitoral a campanha deve incluir este tema e os eleitores devem ser esclarecidos em relação a ele e às posições dos vários partidos. Os debates deverão ter também perguntas sobre este tema.

Se os partidos não quiserem a responsabilidade de escolher há sempre uma boa alternativa, faz-se um referendo.

Mais do posições políticas ou afins, eu vejo a eutanásia com uma enorme delicadeza ética, no mínimo.

Talvez porque existam dúvidas se uma pessoa que está debilitada na saúde tem realmente condições de decidir por si. [;)]

O debate deve ser feito quando alguém o decide fazer e com um psicólogo e um médico, apenas por aconselhamento.
Agora massacrar o pessoal com horas de debates para quê?

Vai obrigatoriamente colocar médicos numa posição de ter de decidir aceitar ou não o pedido. Ter de decidir se a pessoa está ou não capaz. Decidir sobre a vida e morte de terceiros. E por fim executar a decisão.

Se isto fosse uma decisão meramente pessoal, seria um suicídio.

Voltar
Superior