Eutanásia

Turboyoda
Não convives com muitas pessoas nessas situações

De qualquer modo recomendo a leitura do livro "o escafandro e a borboleta"
Também há um filme baseado no livro

Se queres saber em que são baseados os números que apresentei lê as mensagens anteriores do tópico

E continuas a laborar sobre a ideia de que toda gente é muito boa gente, antes fosse verdade, mas não é

Sobre o aborto, sem desenvolver i assunto que não é o tema do tópico , lembro que desde a legalização deste se vulgarizou muito o recurso à pílula do dia seguinte

Sobre a liberdade de ser homossexual, também não é o tema do tópico, mas no meio homossexual uns têm liberdade para o serem outros não, mas não vais compreender isto

Não sabes se lido ou não, mas fosse de que forma fosse, não é isso que fazia com que soubesse mais, até porque aqui estamos a falar de uma liberdade individual, ninguém é ou vai ser obrigado a eutanásia, haverá sempre muita gente que quer continuar a viver independentemente das condições e outras que não querem.

Percebo que tenhas algum receio que sejam te tentem persuadir a fazeres, lembra que é uma escolha tua, não é de mais ninguém.

Aborto,
Não me digas que também és contra os contraceptivos, as pessoas usarem os mesmos e não recorrerem ao aborto, mostra perfeitamente que a legalização não implica que todos passem a usar e abusar.
Um bom exemplo disso, é a Holanda e as drogas... Ou mesmo Portugal e as drogas...

Dar liberdade às pessoas torna as mesmas mais responsáveis.

Sobre a liberdade da homossexualidade, todos têm a liberdade de o serem, se não o assumem por medo, apenas mostra como ainda vivemos numa sociedade retrógrada e cheia de complexos.

não percebes, eu até estou a salvo de pressões porque sabendo todos os que me rodeiam as minhas convições religiosas, que até são partilhadas pelos meus familiares mais proximas, estou a salvo desse tipo de pressões

mas assim como os pais nalguns paises islamicos mais fundamentalistas não estão a salvo da pressão social e por vezes os pais matam as filhas por crimes de honra, por causa da pressão social, muito menos um doente muito fragilizado está a salvo da pressão dos filhos e da sociedade muitas vezes o pressionarão fortemente no sentido da eutanásia

outro exemplo, sati,

era uma pratica, principalmente nas castas superiores de algumas regiões da india e antes da colonização inglesa, embora ainda existam casos atualmente, que pressionava fortemente as viuvas indianas a cometer suicidio, atirando-se para as piras funerarias dos maridos falecidos, em teoria faziam-no livremente, na prática a pressão social era grande nas castas mais elevadas

se as mulheres eram livres de não o fazer? eram, mas nas classes mais elevadas a pressão nesse sentido era grande e muitas suicidavam-se dessa forma depois da morte do marido

lembra alguma coisa?

quanto aos restantes temas, não são o tema do topico e também não os conheces bem

não percebes, eu até estou a salvo de pressões porque sabendo todos os que me rodeiam as minhas convições religiosas, que até são partilhadas pelos meus familiares mais proximas, estou a salvo desse tipo de pressões

mas assim como os pais nalguns paises islamicos mais fundamentalistas não estão a salvo da pressão social e por vezes os pais matam as filhas por crimes de honra, por causa da pressão social, muito menos um doente muito fragilizado está a salvo da pressão dos filhos e da sociedade muitas vezes o pressionarão fortemente no sentido da eutanásia

outro exemplo, sati,

era uma pratica, principalmente nas castas superiores de algumas regiões da india e antes da colonização inglesa, embora ainda existam casos atualmente, que pressionava fortemente as viuvas indianas a cometer suicidio, atirando-se para as piras funerarias dos maridos falecidos, em teoria faziam-no livremente, na prática a pressão social era grande nas castas mais elevadas

se as mulheres eram livres de não o fazer? eram, mas nas classes mais elevadas a pressão nesse sentido era grande e muitas suicidavam-se dessa forma depois da morte do marido

lembra alguma coisa?

quanto aos restantes temas, não são o tema do topico e também não os conheces bem

Ja reparaste que todos os teus argumentos são que os outros não conhecem, não sabem, são desconhecedores? Mas tu, senhor do conhecimento absoluto sabes de tudo e és conhecedor absoluto de todas as questões sociais e maleitas.

As tuas convicções religiosas? Achas mesmo que estás a salvo por causa disso?
Meu caro, quando se trata da sobrevivência e obter vantagem até serão eles os primeiros a voluntáriar para a rica injecção letal.

Mas percebo... Percebo perfeitamente a única justificação válida para se querer que os outros não tenham a liberdade de fazer aquilo que quiserem é defacto a religião.

Basta ver pelos teus argumentos que és sofredor, mesmo que passivo

a religião em si não pode servir de base para rejeitar ou aceitar a eutanásia, porque as pessoas têm religiões variadas ou até nenhuma e um dos fundamentos da religião cristã é que a adesão das pessoas a Jesus Cristo deve ser feita em liberdade

fundamento muitas vezes não respeitado porque outro ensinamento de Jesus também não foi respeitado, guardai-vos do fermento de herodes e dos fariseus

mas se virmos paises de todas as religiões ou até oficialmente ateus, como a china, era não sei se ainda é, rejeitam a eutanásia

curiosamente a eutanasia só tem sido aprovada em paises que culturalmente são cristãos, de maioria cristã ou que historicamente assim o eram

quanto a ver nos meus argumentos que sou sofredor... estamos num país livre, até para dizer coisas totalmente descabidas

a religião em si não pode servir de base para rejeitar ou aceitar a eutanásia, porque as pessoas têm religiões variadas ou até nenhuma e um dos fundamentos da religião cristã é que a adesão das pessoas a Jesus Cristo deve ser feita em liberdade

fundamento muitas vezes não respeitado porque outro ensinamento de Jesus também não foi respeitado, guardai-vos do fermento de herodes e dos fariseus

mas se virmos paises de todas as religiões ou até oficialmente ateus, como a china, era não sei se ainda é, rejeitam a eutanásia

curiosamente a eutanasia só tem sido aprovada em paises que culturalmente são cristãos, de maioria cristã ou que historicamente assim o eram

quanto a ver nos meus argumentos que sou sofredor... estamos num país livre, até para dizer coisas totalmente descabidas

Tu é que invocaste a questão de religiosidade no que diz respeito a os teus familiares saberem as tuas convicções religiosas, no contexto de não estares com medo que te tentassem convencer que era boa ideia optares por eutanásia caso estivesses na situação.

Até foste mais longe ao dizer que essas mesmas convicções religiosas são partilhadas pelos teus familiares mais próximos, pelo que estarias convencido estar a salvo desse tipo de coisas.

Se reparares, Portugal não é um país cristão, da mesma forma que a maioria dos países não o são.

Tu é que invocaste a questão de religiosidade no que diz respeito a os teus familiares saberem as tuas convicções religiosas, no contexto de não estares com medo que te tentassem convencer que era boa ideia optares por eutanásia caso estivesses na situação.

Até foste mais longe ao dizer que essas mesmas convicções religiosas são partilhadas pelos teus familiares mais próximos, pelo que estarias convencido estar a salvo desse tipo de coisas.

Se reparares, Portugal não é um país cristão, da mesma forma que a maioria dos países não o são.

se hoje portugal não é um país oficialmente cristão, a maior parte das pessoas declara-se, bem ou mal, cristã e nem que seja por razões historicas a cultura portuguesa, assim como a de quase todos os paises europeus tem uma profunda influencia cristã

de qualquer modo a situação de uma pessoa não deve servir de guia para a legislação, para sustentar a aceitação ou não de legislação que permita e regule a eutanasia não deve ser usado qualquer argumento religioso e eu não o usei

se hoje portugal não é um país oficialmente cristão, a maior parte das pessoas declara-se, bem ou mal, cristã e nem que seja por razões historicas a cultura portuguesa, assim como a de quase todos os paises europeus tem uma profunda influencia cristã

de qualquer modo a situação de uma pessoa não deve servir de guia para a legislação, para sustentar a aceitação ou não de legislação que permita e regule a eutanasia não deve ser usado qualquer argumento religioso e eu não o usei

Como disse tu é que invocaste a religião, não fui eu, pelo que sim concordo plenamente que questões religiosas, sejam elas de que natureza forem, não podem nem devem de ser usadas para aprovação de qualquer tipo de lei.

Desta forma, é irrelevante que em Portugal haja muitos cristãos ou não.

Não há muita volta a dar na questão eutanásia, somos um país livre pelo que essa liberdade deve de ser dada a quem dela quiser usufruir.
És contra? Não uses mas respeita e acima de tudo permite que aqueles que querem a possam ter.

deve ser então por motivos religiosos que a China comunista, ideologia ateia, proíbe a eutanásia

ou então porque o direito à eutanásia e o dever à eutanásia são gémeos siameses

E a liberdade de um doente extremamente fragilizado e totalmente dependente é uma utopia irrealista muito duvidosa

deve ser então por motivos religiosos que a China comunista, ideologia ateia, proíbe a eutanásia

ou então porque o direito à eutanásia e o dever à eutanásia são gémeos siameses

E a liberdade de um doente extremamente fragilizado e totalmente dependente é uma utopia irrealista muito duvidosa

Tu tens mesmo muitos problemas em interpretar o que os outros dizem e pior, saber aquilo que tu próprio dizes.

Volto a referir que tu é que invocaste a questão religiosa, quando eu disse que devias de estar com medo que caso te visses numa situação de saúde terminal, que a tua família te fosse pressionar.
Tu remataste dizendo que não, porque toda a tua família para além de serem religiosos como tu, sabem bem das tuas convicções religiosas.

Dando a entender que quem tiver convicções religiosas como tu, que será contra a eutanásia.

A questão da liberdade de um doente fragilizado é para ser avaliada por quem de tiver qualificações para tal, como não tenho e podendo estar enganado, tu também não... Parece que a única hipótese que restaria seria dar essa liberdade às pessoas.

Posso mais uma vez estar enganado mas estou em acreditar que alguém nessa situação, estando consciente da sua decisão, merece ter esse direito.

Terás esse direito, tudo indica que sim

Terás esse dever, tudo indica que sim

A blasfémia de que terás a obrigação é precisamente isso, uma mentira e é uma teoria tua baseada possivelmente nos teus medos daquilo que te poderá acontecer caso caias numa situação terminal.

Não vejo, nem ninguém ainda me conseguiu dar algum argumento válido que me venha faça dizer que a eutanásia não deveria de ser algo legal.

As pessoas têm tanto direito de querer viver como de querer morrer, nem um nem outro tem implicações na vida de terceiros, logo é deixar as pessoas fazerem aquilo que quiserem.

Nunca viste um argumentos válido na opinião diferente da tua?

Normal, eu vejo argumentos válidos a favor e contra

E é isto que ocorre quando se tomam posições com base na razão

Ponderam-se os pros e os contras, e depois opta-se

Quando se toma uma opção emocional não se vêem argumentos válidos na opção oposta à que tomamos

Nunca viste nem verás, não porque não existam, porque existem, mas porque tomaste a tua opção de forma emocional

Nunca viste um argumentos válido na opinião diferente da tua?

Normal, eu vejo argumentos válidos a favor e contra

E é isto que ocorre quando se tomam posições com base na razão

Ponderam-se os pros e os contras, e depois opta-se

Quando se toma uma opção emocional não se vêem argumentos válidos na opção oposta à que tomamos

Nunca viste nem verás, não porque não existam, porque existem, mas porque tomaste a tua opção de forma emocional

Ja já vi, não neste caso.

Acho que tu é que estás a tomar uma opção baseada na emoção, que neste caso é o medo de te quererem obrigar a optar pela eutanásia contra a tua vontade.

Repara que eu não estou a dizer que não há argumentos válidos contra, apenas não me deste nenhum, baseado na realidade e não nos teus medos para que alguém que queira naquelas condições colocar termo a sua vida seja privado de ter essa mesma liberdade de decidir o a sua vida.

[h=1]Supremo tribunal holandês esclarece que eutanásia é legal em casos de demência grave[/h]
Acórdão esclarece que a eutanásia pode ser aplicada também nos casos de demência grave, mesmo que o paciente não o expresse. Tem é de o solicitar quando ainda está em condições de decidir.

Os médicos holandeses já podem praticar a eutanásia em pacientes com um grau de demência grave sem temerem ser processados, mesmo que não haja uma vontade expressa do doente. De acordo com o The Guardian, há agora uma sentença do tribunal de última instância no país — o equivalente ao Supremo Tribunal de Justiça — que fixa a jurisprudência sobre estes casos.

A decisão do Supremo Tribunal de Justiça holandês vem no seguimento de uma outra decisão em 2019, também ela histórica, quando uma médica foi ilibada numa instância inferior após ter praticado a eutanásia numa mulher de 74 anos com Alzheimer. A paciente teria solicitado à clínica, ainda antes de ver a sua demência agravada, esse desejo. O caso foi polémico nos Países Baixos porque o Ministério Público considerou que a mulher poderia ter mudado de ideias sobre a morte.
Os tribunais de primeira e segunda instância já tinham absolvido a médica, mas o caso seguiu para o Supremo para um esclarecimento jurídico no “interesse da lei” — uma figura jurídica no direito holandês que permite a revisão da decisão. Aquele tribunal superior, localizado em Haia, acabou por decidir que “um médico pode executar um pedido de eutanásia, feito previamente por escrito, de pessoas com demência avançada”. No entanto, os juízes conselheiros destacam que só pode ser feito seguindo as leis da eutanásia, que preveem que esta prática só se aplique a pacientes com um “sofrimento insuportável e infindável”. Além disso, é necessário que pelo menos mais dois médicos concordem com o procedimento. O pedido do paciente também deve ser feito antes de entrar na fase em que está demente.
O caso está a ser visto como importante para definir quais são os limites da lei, que assim passa a incluir como prática legal de eutanásia as pessoas com demência avançada.

Em Portugal, no dia 20 de fevereiro foi aprovada, na generalidade, a lei que legaliza a prática da eutanásia. Devido à pandemia criada pelo novo coronavírus a discussão na especialidade foi adiada, o que fez com que a lei ainda não tenha entrado em vigor. Entre os argumentos dos que estavam contra estavam as chamadas “rampas deslizantes”, exemplos de países em que a lei foi sendo progressivamente alargada a casos que não estavam no espírito da lei. A Holanda — que foi o primeiro país a legalizar a morte assistida em 2002 — era um dos países referido no argumentário do “não” à eutanásia.

A eufrásia, como diz um amigo meu já velhote, agora tinha campo aberto: era só deixar o vírus atuar à vontade! Nos lares então seria uma razia!

A parte chata é que seria contra a vontade de muita gente, mas quando for "implementada" por cá também vai ser assim!

Já estou a ver a pressão da sociedade, da família, o argumento dos custos, da demência, da depressão...

Voltar
Superior