Eutanásia

E teremos serviços públicos a criarem também era pressão...

Basta incluírem a informação sobre eutanásia no direito de informação do doente, e passa a ser opção. Daí até ser a melhor opção será um passo, especialmente nas pessoas psicologicamente mais frágeis...

claro que teremos, os diretores dos hospitais já hoje são avaliados pelo dinheiro que poupam e o dinheiro gasto numa pessoa irreversivelmente incapaz será cada vez mais visto como um desperdicio

Gostava de perceber um pouco mais, por exemplo, qual a posição das companhias de seguros em relação a este assunto. Seguros de saúde vs. seguros de vida.

Se a lei não mudar, as pessoas que morrerem de eutanásia recebem zero.
O Governo terá que alterar a lei.
Até neste pormenor a eutanásia pode ser subversiva. Tenho um cliente cuja esposa esteve a lutar contra vários cancros durante +- 15 anos, o último durou 3/4 em que o marido gastava 1000€ por mês com ela só em suplementos e medicação. Imagina que tinham um empréstimo de 150mil euros de habitação... a decisão seria mesma durante estes anos todos?
Falo neste caso porque de todos os casos que conheci este seria sem duvida a pessoa em que para mim a eutanásia mais faria sentido pelo menos nas últimas semanas/meses. Mas não tenho duvidas que 2 ou 3 anos antes se houvesse eutanásia ela teria acesso a ela, nenhum médico teria coragem de rejeitar. Foi um caso extremo, mas mesmo extremo de luta pela vida.

Não tenho duvidas que a parte psicológica associada à parte financeira e associada ao peso/fardo que a pessoa poderá ser irá ser um fator determinante nestas situações. Ninguém quer ser um fardo para ninguém, mesmo gostando da vida. (digamos que é o dar a vida pelo bem dos outros)

claro que teremos, os diretores dos hospitais já hoje são avaliados pelo dinheiro que poupam e o dinheiro gasto numa pessoa irreversivelmente incapaz será cada vez mais visto como um desperdicio
Se actualmente já existe abordagem diferente em função da idade, imagino quando for possível fazer abordagens diferentes em função de ser ou não uma vida descartável...

Julgo que as contas devem ser feitas pelo número de mortes, e não em relação à população toda.
Estava aqui a consultar uns números que apontam para 3,5% do total de mortes.

Estava a referir-me ao impacto da eutanásia na população (devia ter escrito 0,03%) porque, segundo alguns, são assassínios (de pessoas que, noutro contexto, estariam vivas) e não falecimentos.

Última edição:
Gostava de perceber um pouco mais, por exemplo, qual a posição das companhias de seguros em relação a este assunto. Seguros de saúde vs. seguros de vida.
Esquerda mode
Esses capitalistas não podem ter voz
Esquerda mode

Excelente ponto de vista[;)]
Sinceramente, ainda não me tinha passado pela cabeça essa questão dos seguros de vida, mas é de facto importante. Até porque há aquela ideia que: Pessoas com graves doenças não podem ter seguros, ou têm um seguro mais agravado.
A esquerda diz que houve já um grande debate e que estava na hora de legislar, mas realmente, de todos os debates que ouvi (e foram muitos e postados aqui por mim), nunca ouvi alguém de uma seguradora falar sobre o assunto.

Claro. As seguradoras vão ficar muito chateadas por pagarem indemnizações à família de um eutanasiado quando poderiam ter pago o mesmo, mais o prolongamento de tratamentos, a um falecido 'natural'.
Devem estar preocupadíssimos[:D]

Claro. As seguradoras vão ficar muito chateadas por pagarem indemnizações à família de um eutanasiado quando poderiam ter pago o mesmo, mais o prolongamento de tratamentos, a um falecido 'natural'.

Estás a assumir que a pessoa teria seguro de saúde... Talvez não seja assim tão linear, mas os actuariados já devem andar a navegar por esses xls a fazer continhas.

Eu sei.

Só entendo ser um sub-tema bastante importante que está a passar ao lado da discussão.

A nível de discussão pública, esta nem existe em escala adequada. Mesmo que venha a existir referendo, esta questão, como todas as outras tornou-se politica, e jamais será debatido com seriedade ao nível que merece.

Estás a misturar seguros de vida com seguros de saúde. Os tugas com empréstimo habitação tem todos seguro de vida. Já com seguros de saúde são menos.

Estás a assumir que a pessoa teria seguro de saúde... Talvez não seja assim tão linear, mas os actuariados já devem andar a navegar por esses xls a fazer continhas.

Obviamente que essas situações ficarão definidas na lei. O que fica claro é que, no limite da ética, a eutanásia é um bom negócio para as seguradoras, pelo que qualquer receio de estas não quererem pagar ou penalizarem os clientes é, à partida, completamente infundado.

Obviamente que essas situações ficarão definidas na lei. O que fica claro é que, no limite da ética, a eutanásia é um bom negócio para as seguradoras, pelo que qualquer receio de estas não quererem pagar ou penalizarem os clientes é, à partida, completamente infundado.

Depende... As seguradoras, por já andarem há muitos anos nisto, costumam precaver-se relativamente bem. acredito que em certas situações, elas próprias queiram participar na avaliação.

No limite poderão existir situações encapotadas de pedidos de eutanásia em consequência da situação financeira, obviamente alegando outros motivos... Epá, há literalmente gente para tudo.

Deve haver 30 ou 40 vezes mais pessoas com seguro de vida que com seguro de saúde. Sendo que há pessoas que até têm mais que um seguro de vida. Sendo que seguro de saúde muitos nem cobrem todas as doenças e todos os tratamentos.
Nem há comparação possível.

Depende... As seguradoras, por já andarem há muitos anos nisto, costumam precaver-se relativamente bem. acredito que em certas situações, elas próprias queiram participar na avaliação.

No limite poderão existir situações encapotadas de pedidos de eutanásia em consequência da situação financeira, obviamente alegando outros motivos... Epá, há literalmente gente para tudo.

Isso é a eutanásia das máquinas de vending. Eu sei que querem passar a ideia de que é assim que vai funcionar, mas...

Isso é a eutanásia das máquinas de vending. Eu sei que querem passar a ideia de que é assim que vai funcionar, mas...

Isto é alguém a subverter o sistema. E isso acontece todos os dias nas seguradoras.

Sou a favor do suicídio assistido, desde que comprovadamente não exista alternativa... Relativamente a desligar as máquinas a alguém que não se consegue expressar, apesar de não se encontrar em morte cerebral, sou mais cauteloso...

... Relativamente a desligar as máquinas a alguém que não se consegue expressar, apesar de não se encontrar em morte cerebral, sou mais cauteloso...
Ainda não li a proposta do BE, mas do que ouvi (ou li, já não estou certo), mesmo que o proposto a eutanásia "fique em coma" já depois de ter dado o sim, é para avançar... Enquanto que nos outros 4 projectos, o pedido, nessas circunstâncias, fica sem efeito.

Isto é alguém a subverter o sistema. E isso acontece todos os dias nas seguradoras.

Sou a favor do suicídio assistido, desde que comprovadamente não exista alternativa... Relativamente a desligar as máquinas a alguém que não se consegue expressar, apesar de não se encontrar em morte cerebral, sou mais cauteloso...

Que as coisas fiquem devidamente comprovadas é exactamente o que se pretende para a lei. As seguradoras vão equivaler a eutanásia, segundo condições devidamente comprovadas, à morte dita natural e o assunto fica resolvido.
A lei ainda não saiu. Calma.

Última edição:
Voltar
Superior