Há 5 (cinco!) projectos de lei para serem discutidos e aprovados ou não na nossa AR daqui a (agora serão...) dois dias!
Já alguém leu algum dos 5 projectos?
Eu também não... :sh)
Estamos aqui a discutir o quê? A morte do meu piriquito? Se eu lhe dei leite em vez de água caramelizada?
Estamos a falar de gente em sofrimento! Estamos a decidir se essa gente merece ter um fim condigno ou se merece continuar a sofrer! É só isso...
Eu, num dos posts que fiz só encontrei o do PS que está no site da Assembleia da República.
Os outros 4, sinceramente, não encontrei... Não fui aos sites dos partidos confirmar se lá estão.
O que está em questão é que, desses 5 projectos de lei, provavelmente só será chumbado o da IL.
E, por outro lado, a lei passará de qualquer forma... Do que ouvi no Contraditório (coloquei aqui também o link do programa), mesmo que Marcelo vete a lei, vai passar obrigatoriamente na AR com os votos da maioria de esquerda.
Hoje, por seu turno, deu uma grande reportagem na Antena 1 (repete daqui a nada às 19 horas) sobre este tema... Ainda que focalizado na doença de ELA:
"Diálogos entre a vida e a morte" - Grande Reportagem - Os Dias da Rádio - Antena1 - RTP
Nessa medida, a minha opinião é que, os deputados estão a levar esta questão como um berrinche sem querer informar minimamente as pessoas.
A esquerdalha quer que quem tem doenças do caraças possa morrer na boa. Mas isso também não é bem assim...
Dois exemplos: No programa Antena Aberta da semana passada, uma senhora portuguesa na Bélgica disse que a filha quando lutava contra um cancro a certa altura lhe saiu pela boca o que deveria sair "por baixo". E que nesse dia pediu para ser eutanasiada. E que, até à hora do dia em que levou as 2 injecções, teve sempre uma folha com 1 caneta para parar o processo assim que quisesse. No programa E Deus Criou o Mundo, também na Bélgica, 2 irmãos gémeos surdos, quando souberam que iriam ficar cegos, também pediram eutanásia quando o dia da cegueira chegasse.
Hoje, na reportagem que aqui coloquei, um dos senhores diz que: Só há uma morte digna, se a vida for digna.
Ora, se nem a porra de uma boa rede de cuidados continuados temos. Também duvido que a grande maioria das pessoas saiba que Portugal tem a lei do testamento vital, como querem meter uma lei da eutanásia às 3 pancadas?
Sinceramente? Estou como esta miúda: