Eutanásia

Alegadamente estarão milhares de holandeses a fugir da Holanda exactamente com medo que outros decidam por si.

Das duas uma, ou realmente terceiros podem decidir ou a simples existência da eutanásia provoca este medo de viverem no seu próprio país.

Se é alegadamente não é certo, mas parece uma daquelas notícias falsas que aparecem no Facebook e "toda" a gente partilha como se fosse a maior verdade do mundo.

Estás errado e não existe sofrimento nenhum.

A ortotanasia pode implicar na mesma cuidados paliativos.

Quando falamos de terceiros é numa intervenção activa no processo de morte.

Se eu deixar de dar de comer aos meus gatos, participei na morte deles, fui eu que a provoquei/causei.

Logo se alguém mesmo que a pedido, tenha desligado alguma coisa que tenha levado a pessoa a falecer é a mesma coisa que lhe darem uma injecção para lhe provocar a morte quase imediata.
O fim é exactamente o mesmo, o contexto é o mesmo a única diferença é que num caso tens uma morte rápida e limpa, na outra podes durar mais uns dias, semanas, meses e poderá não ser uma morte tão limpa.

Se as pessoas têm medo da eutanásia, então também deveriam de ter medo dessa, pois na verdade alguém pode vir a decidir por eles.

Se eu deixar de dar de comer aos meus gatos, participei na morte deles, fui eu que a provoquei/causei.

Logo se alguém mesmo que a pedido, tenha desligado alguma coisa que tenha levado a pessoa a falecer é a mesma coisa que lhe darem uma injecção para lhe provocar a morte quase imediata.
O fim é exactamente o mesmo, o contexto é o mesmo a única diferença é que num caso tens uma morte rápida e limpa, na outra podes durar mais uns dias, semanas, meses e poderá não ser uma morte tão limpa.

Se as pessoas têm medo da eutanásia, então também deveriam de ter medo dessa, pois na verdade alguém pode vir a decidir por eles.
Na verdade todos vamos morrer e ninguém sabe bem como. Porque não marcar já a eutanásia para um momento de saúde? Faz sentido esperar pelo sofrimento para morrer? Assim não haveria dúvidas sobre a decisão.

E ortotanásia nada tem a ver com o que referes. Se confundes conceitos é natural que ainda não tenhas percebido as diferenças.

Não não tenho, vivo demasiado bem com a opinião dos outros desde que a mesma não seja abominável... Aliás sou um ávido defensor da liberdade individual de cada um, desde que essa liberdade não influencie a vida de terceiros.

Por exemplo, em condições muito restritas sou a favor da eutanásia, não influencia nada na minha vida nem na de terceiros.

Sou a favor do aborto, em determinadas condições... Comprovadamente a mãe/pai não tem condições, feto mal formado, violações, abusos de menores ou até mesmo menores armados em adultos.

No entanto há uma coisa que abomino mais que tudo, são os abusos de adultos sobre menores, se me falares em pancada, epah era dar no adulto e prender, se me falares em abusos sexuais de menores, nem a castração química pois para mim é solução demasiado branda, se me disserem, prender, privar de liberdade para o resto da vida e umas torturas aqui e acolá, para se lembrar do tipo de ser humano que falamos...

Mas isto sou eu e os meus valores éticos e morais.

Tens razão Turboyoda... tens razão... todo o teu post foste tu a falar dos teus valores éticos e morais...
Cumpts,

Na verdade todos vamos morrer e ninguém sabe bem como. Porque não marcar já a eutanásia para um momento de saúde? Faz sentido esperar pelo sofrimento para morrer? Assim não haveria dúvidas sobre a decisão.

E ortotanásia nada tem a ver com o que referes. Se confundes conceitos é natural que ainda não tenhas percebido as diferenças.

Respondendo a tua pergunta, porque não estamos numa situação de sofrimento constante e sofrimento esse que sabemos que iremos levar à cova.

Para além disso, consigo fazer a minha vida normalmente e se achar que me devo de livrar dela, também o consigo fazer.

Estão a generalizar e a levar os casos ao extremo, assim nem vale a pena contra argumentar porque vai tudo ser respondido com um "porque não".

Legalizar não é praticar à balda, não é por a Bélgica fazer X que em Portugal se tem de fazer X, tirar ilações e adaptar à nossa realidade, ver o que funciona e o que não funciona, rever a lei as vezes que forem necessárias.

Parece a história ali da churrasqueira do vizinho.... se eu não posso, mais ninguém pode[8b]

Há 5 (cinco!) projectos de lei para serem discutidos e aprovados ou não na nossa AR daqui a (agora serão...) dois dias!

Já alguém leu algum dos 5 projectos?

Eu também não... :sh)

Estamos aqui a discutir o quê? A morte do meu piriquito? Se eu lhe dei leite em vez de água caramelizada?

Estamos a falar de gente em sofrimento! Estamos a decidir se essa gente merece ter um fim condigno ou se merece continuar a sofrer! É só isso...

Há 5 (cinco!) projectos de lei para serem discutidos e aprovados ou não na nossa AR daqui a (agora serão...) dois dias!

Já alguém leu algum dos 5 projectos?

Eu também não... :sh)

Estamos aqui a discutir o quê? A morte do meu piriquito? Se eu lhe dei leite em vez de água caramelizada?

Estamos a falar de gente em sofrimento! Estamos a decidir se essa gente merece ter um fim condigno ou se merece continuar a sofrer! É só isso...
Não CL, estamos a decidir que se queremos atropelar a nossa constituição que diz que o direito à vida é inviolável.

E ainda estamos a decidir se queremos que seja a classe que defende a vida por todos os meios, que seja também carrasco nos tempos livres.

Se cortar nos salários dos funcionários públicos era inconstitucional, não estou mesmo a ver como a eutanásia pode passar no constitucional.

E ainda estamos a decidir se queremos que seja a classe que defende a vida por todos os meios, que seja também carrasco nos tempos livres.

também não se devia prolongar a vida a todo o custo

quando não havia máquinas as pessoas morriam, agora estão ali tipo vegetais durante meses ou anos...

Querem que eu viva!:

-acamado, mijando-me e cagando-me e ficar tudo sujo durante o tempo em que alguém me virá limpar e não me poder levantar para ir tomar um banho
-acamado cheio de feridas e dores no corpo porque há anos que estou assim (tomo um paliativo melhoral?)
-acamado e não poder sair para ir trabalhar, almoçar num restaurante indicado pelo sempreabrir ou ir beber um copo com os amigos (aqui onde estou, porque a minha velhota não pode cuidar de mim, há uma senhora muita boazona que me dá umas sopinhas de pão/bolachas à boca e que quando me babo dá-me uns tabefes)
-acamado só me resta olha para um tecto porque já estou farto das noticias da cmtv e afins
ou,
-acamado num hospital porque estou a respirar com ajuda de uma máquina
-acamado porque tenho cancro e estou cheio de dores pior causa disso (tomo paliativo morfina ou crac?)
-acamado e preso na cama porque já não sei quem sou e nem conheço ninguém e tenho a mania de cair quando tento sair da cama para ir não-sei-aonde.

E outros mais exemplos que não me recordo e nem quero imaginar!

É assim que querem que eu VIVA? É VIVER? Vivam assim o resto da vida, aqueles que querem que viva assim!

Felizmente e por enquanto ainda não estou assim, nem espero vir a estar graças ao direito de por termo à MINHA VIDA!

também não se devia prolongar a vida a todo o custo

quando não havia máquinas as pessoas morriam, agora estão ali tipo vegetais durante meses ou anos...

Altar,
São coisas diferentes e, pelo teor da tua resposta, até serás desfavorável à eutanásia.
A eutanásia não é evitar o prolongamento artificial da vida, mas induzir, antecipadamente, a morte.
Cumpts,

Querem que eu viva!:

-acamado, mijando-me e cagando-me e ficar tudo sujo durante o tempo em que alguém me virá limpar e não me poder levantar para ir tomar um banho
-acamado cheio de feridas e dores no corpo porque há anos que estou assim (tomo um paliativo melhoral?)
-acamado e não poder sair para ir trabalhar, almoçar num restaurante indicado pelo sempreabrir ou ir beber um copo com os amigos (aqui onde estou, porque a minha velhota não pode cuidar de mim, há uma senhora muita boazona que me dá umas sopinhas de pão/bolachas à boca e que quando me babo dá-me uns tabefes)
-acamado só me resta olha para um tecto porque já estou farto das noticias da cmtv e afins
ou,
-acamado porque tenho cancro e estou cheio de dores pior causa disso (tomo paliativo morfina ou crac?)
-acamado e preso na cama porque já não sei quem sou e nem conheço ninguém e tenho a mania de cair quando tento sair da cama para ir não-sei-aonde.

É assim que querem que eu VIVA? É VIVER? Vivam assim o resto da vida, aqueles que querem que viva assim!

Felizmente e por enquanto ainda não estou assim, nem espero vir a estar graças ao direito de por termo à MINHA VIDA!

Compreendo bem o que dizes.
E é para algumas das situações a que te referes que eu aceito a questão da eutanásia, enquanto um direito que radica na esfera do próprio, que respeita, primeiro e antes que tudo, ao próprio.
A minha dificuldade é, depois, a institucionalização na sociedade da antecipação da morte, como se de uma solução se tratasse.
Mas é precisamente por isto que é uma questão muito difícil e que me traz pensativo.
Cumpts,

Querem que eu viva!:

ou,

Nem mais, concordo inteiramente. Poderes por termo à tua vida quando quiseres. Penso que isso nem se discute.

A questão aqui é, na falta de o conseguires fazer a ti próprio, teres de pedir a alguém para te assassinar. E isso muda tudo, porque suicídio é muito diferente de homicídio.

Nem mais, concordo inteiramente. Poderes por termo à tua vida quando quiseres. Penso que isso nem se discute.

A questão aqui é, na falta de o conseguires fazer a ti próprio, teres de pedir a alguém para te assassinar. E isso muda tudo, porque suicídio é muito diferente de homicídio.

Se há médicos que o querem fazer, qual é o teu problema mesmo?

Voltar
Superior