Eutanásia

Não entendo pq tem de haver mais um "grande debate nacional" sobre este tema.
Que eu saiba, desde o último, não se encontrou a cura para a morte nem houve grandes avanços na cura das opiniões que cada um tem.

Seja como for acho que é melhor haver um referendo pq caso vença o sim à eutanásia não dá pra mais tarde vir argumentar que foi feito "à pressa e sem ouvir os portugueses".
Se perder....é a democracia a funcionar anyway.

porque há enorme confusão entre recusar a distanásia e aceitar a eutanásia
porque há um enorme desconhecimento de que com cuidados paliativos adequados muitos casos de grande sofrimento deixam de o ser

e porque poucos percebem que entre a eutanásia ser um direito e passar a ser um dever moral há uma linha muito ténue

porque há um enorme desconhecimento de que com cuidados paliativos adequados muitos casos de grande sofrimento deixam de o ser

e porque poucos percebem que entre a eutanásia ser um direito e passar a ser um dever moral há uma linha muito ténue

e se depois disso o senhor(a) ainda quiser a eutanásia, pode?

tenor.gif

Dá-lhe ditadorzeco!

E voltamos ao mesmo. A eutanásia não é uma questão individual porque querem meter profissionais de saúde ao barulho.

Então para começar excluam qualquer profissional de saúde das decisões.

E claro que é uma questão cultural. Eu quando penso na Holanda não olho para o país como tendo grande liberdade individual de fumar ganza. Mas sim como um país de ganzados. Porque fumam por todo o lado e até as crianças nos parques levam com fumo. A própria Holanda já percebeu que exagerou nessa liberdade e começou a criar zonas de contenção onde é proibido fumar.

O três paus já explicou várias vezes a caixa de pandora que é mas parece ser difícil de entender. Tu és um ser social e tudo o que faças, mesmo dentro da tua liberdade, pode mudar a sociedade e Cultura de um país.

A decidir neste momento, eu estou fora.

Então que sugeres? Que deixemos as pessoas morrer em total sofrimento e que as tentemos manter vivas o mais tempo possível só porque nos dá prazer olhar para elas e ver elas a sofrer e mesmo elas a pedir para morrer por saberem que não tem outra saída?

Eles existem mas não são abrangentes, o que significa que não chegam a todos.

Conheci uma médica que trabalhou na Bélgica é que acompanhou vários casos de eutanásia, e em que teve muitas situações de desistência quando as pessoas tiveram acesso a cuidados de qualidade.

Tu nem a porra de um serviço de saúde tens que assegure urgências de qualidade, quanto mais. Vê o testemunho de uma médica ali no tópico ao lado...

Se o SNS poderia ser melhorado? Claro que sim...

Desistiram? Então ainda há pouco dizias que os casos têm vindo sempre a aumentar e aumentar... Decide-te.

Eu senti vergonha alheia do post que foi dirigido a ele...

Eu sinto vergonha alheia das pessoas que acham que devemos de deixar os outros a sofrer após eles pedirem para morrer e sabendo que não tem hipótese alguma.

Também sinto vergonha alheia de viver num mundo onde (e isto é off-topic) em que se acha que aborto é algo pior que abusus sexuais de menores.

Passam só a ser vidas com menos sofrimento e com um bocadinho menos de "desvida".....Já foste perguntar a quem tem a capacidade económica de acesso aos melhores cuidados mas se encontra em situações miserável, se gostavam ou não de ter a opção?

Continuam a olha para os cuidados continuados como associação e desculpa para a eutanásia! Teóricos

Em relação à associação entre doença psiquiátrica e eutanásia nem comento como alguém da área da saúde se atravessa assim:sh)
É que apesar da sua cronicidade em muitos casos, tal como outras doenças, é possível viver sem sofrimento muitos e longos anos com o devido apoio....por outro lado, outros há (que até podem ser portadores de doença psiquiátrica), que com os devidos cuidados continuados lá vão sofrendo menos um bocadinho, "desvivendo" ano após ano, penando até ao dia em que entra em vigor o ONR (e esperando que o encontrem), numa certeza e convicção de anos, que dada a opção, a tomavam no imediato.

Então que sugeres? Que deixemos as pessoas morrer em total sofrimento e que as tentemos manter vivas o mais tempo possível só porque nos dá prazer olhar para elas e ver elas a sofrer e mesmo elas a pedir para morrer por saberem que não tem outra saída?

Que sejam aplicados cuidados paliativos com qualidade e se a pessoa quiser, cancelar todos os tratamentos ou prolongamento da vida, ou seja, que se aplique a ortotanásia.

Daqui até à eutanásia vai uma grande distância.

Se o SNS poderia ser melhorado? Claro que sim...

Desistiram? Então ainda há pouco dizias que os casos têm vindo sempre a aumentar e aumentar... Decide-te.

Claro, primeiro oferecemos norte e depois quando tivermos tempo logo vemos se dá para melhorar o serviço.

Sim, desistem. Isso em nada invalida os números aumentarem.

Eu sinto vergonha alheia das pessoas que acham que devemos de deixar os outros a sofrer após eles pedirem para morrer e sabendo que não tem hipótese alguma.

Também sinto vergonha alheia de viver num mundo onde (e isto é off-topic) em que se acha que aborto é algo pior que abusus sexuais de menores.
Como o teu post nada tem a ver com o observado e do tipo de linguagem e postura usada, não será de dar sequência.

aquilo que estás a fazer é recusar é a distanásia e recusar a distanásia não é a coisa que aprovar a eutanásia

o grande problema de aprovar a eutanásia é que entre ser um direito e passar a ser uma obrigação é uma questão de tempo

Eu não sei se vocês já tiveram pessoas familiares muito próximas que viram sofrer durante 2-3 anos sem qualquer esperança de novos tratamentos e a verem esse familar a definhar progressivamente durante esses largos anos (para nós, poderá parecer pouco tempo!) e a sobreviver cheio de dores apesar do ópio e morfina que entrava via venosa.

Há uma altura em que o ser humano, conscientemente, deve poder ser dono do seu corpo, da sua vida! Quando já nada mais lhe resta.

Cada um sabe até onde vai a sua ética. Esta não se legisla, apenas se pratica.

Tu, sendo médio (não sei a especialidade nem interessa), se visses um paciente teu em claro sofrimento, sem hipótese de tratamento e este te pedisse para lhe fazeres uma morte assistida, não te sentirias no "dever" (não como médico mas como ser humano) de acabar com o seu sofrimento?

É um tema com pano para mangas, mas há casos tão óbvios que a eutanásia é o caminho.

Quanto à despenalização, acho que deve ser feita e cada médico escolher se a pratica ou não

Tu, sendo médio (não sei a especialidade nem interessa), se visses um paciente teu em claro sofrimento, sem hipótese de tratamento e este te pedisse para lhe fazeres uma morte assistida, não te sentirias no "dever" (não como médico mas como ser humano) de acabar com o seu sofrimento?

É um tema com pano para mangas, mas há casos tão óbvios que a eutanásia é o caminho.

Quanto à despenalização, acho que deve ser feita e cada médico escolher se a pratica ou não

Se visse um paciente em claro sofrimento, quer dizer que estava mal tratado. Ponto.
O resto são líricos que ou não lidam com este tipo de doentes (eu lido) ou andam em busca do "progresso social".
Não percebo porque é que os suicidas que se querem matar e vêm parar à urgência psiquiátrica também não podem ser ajudados com isso. É rigorosamente a mesma coisa. Curiosamente continua este ponto sem ninguém comentar.

Se visse um paciente em claro sofrimento, quer dizer que estava mal tratado. Ponto.
O resto são líricos que ou não lidam com este tipo de doentes (eu lido) ou andam em busca do "progresso social".
Não percebo porque é que os suicidas que se querem matar e vêm parar à urgência psiquiátrica também não podem ser ajudados com isso. É rigorosamente a mesma coisa. Curiosamente continua este ponto sem ninguém comentar.
A autodeterminação vai ser para alguns e decidida só por alguns.

E quem tiver dificuldades pega nessa petição e já sabe a lista onde pode ir bater à porta para pedir ajuda.

Uma bandalheira é o que vai ser. Não invalidado casos sérios, mas o problema é que levarão tudo de arrasto.

Voltar
Superior