Eutanásia

Quando quiseres tentar ganhar pontos, não uses dinossauros médicos católicos. Só te fica mal.
Quando quiseres dizer alguma coisa, usa o contraditório e apresenta médicos igualmente reputados a defender o contrário. Tentar menosprezar com base na idade e religião só te fica mal.

Edit: e além de ficar mal, mostra bem o nível em que estás a discutir o assunto.

Última edição:
Quais são as razões apresentadas?

Que não é a escolha individual de cada um que está em causa? que é apostar nos cuidados paliativos? Que havendo a possibilidade de escolher a morte medicamente assistida deixa de haver aposta nos cuidados paliativos? Que a aposta é na vida e não na morte (frase bonita mas que não diz nada)? Que havendo possibilidade de escolha todos vão optar por morrer e que irá ser imposto pela sociedade?
Procura a opinião deles.

Aliás, qualquer pessoa antes de decidir algo deveria participar activamente numa discussão sobre o assunto com uma comunidade médica diversificada.

Procura a opinião deles.

Aliás, qualquer pessoa antes de decidir algo deveria participar activamente numa discussão sobre o assunto com uma comunidade médica diversificada.

Por isso é que perguntei, quais são as razões apresentadas? Não esquecer que foste to que trouxeste essa discussão para aqui.

É uma questão religiosa? é uma questão de exclusividade (ou cuidados ou morte certa porque é a opção facil a tomar) não é uma escolha pessoal? Quais foram as razões apresentadas?

mostra bem o nível em que estás a discutir o assunto.

Não há nível quando se tentam limitar as liberdades individuais de cada um, quando essas não colidem de forma alguma com os direitos e liberdades de terceiros.
Se não há bom-senso para perceber algo tão elementar, não há bases para qualquer discussão.

Creio que quando chegamos a uma fase da vida todos acabamos por passar por situações semelhantes.

Não julguem que tudo o que parece generalidade vem de um contexto genérico. Já passei por um par de situações complexas que me fizeram assumir a posição que tenho em relação ao assunto.

Mas é daqueles assuntos em que respeito qualquer opinião, porque entendo que é esse o nível de discussão. Posso discordar, mas respeito.

Subscrevo. Seria bom esfriar os ânimos, sairmos das zonas de conforto das nossas convicções e falar abertamente do assunto. Ninguém tem de mudar de posição, mas encostar ou outros às boxes da forma que já aqui vi fazer revela tanta intolerância...
Cumpts,

Não há nível quando se tentam limitar as liberdades individuais de cada um, quando essas não colidem de forma alguma com os direitos e liberdades de terceiros.
Se não há bom-senso para perceber algo tão elementar, não há bases para qualquer discussão.

Um dos problemas é mesmo esse. Tentar reduzir o assunto a uma mera liberdade individual, quando não o é.

Ou quando muito, duvidar que o seja. Nunca vai ser uma decisão isolada. Somos seres sociais e uns mais influenciáveis do que outros.

Não deixa de ser matar a pedido por mais voltas que sejam dadas.

Reduzindo a questão ao seu núcleo essencial, é isso mesmo.
A pergunta que se impõe é se uma comunidade, um Estado, deve conviver com uma tal realidade, a de antecipar a morte.
É aqui que eu tenho reservas, porque não tenho muitas dúvidas, quanto ao resto, que em causa está, essencialmente, uma questão iminentemente e primeiramente pessoal.
Queremos em Estado que não desiste nunca de ninguém e que faz tudo para tratar os seus cidadãos, ou queremos em Estado que aceite antecipar a morte?
É uma questão da maior relevância social, jurídica, ética, moral, filosófica.
Cumpts

Um dos problemas é mesmo esse. Tentar reduzir o assunto a uma mera liberdade individual, quando não o é.

Ou quando muito, duvidar que o seja. Nunca vai ser uma decisão isolada. Somos seres sociais e uns mais influenciáveis do que outros.

Eu quero poder decidir o que fazer com a minha vida e não quero que seja a sociedade a proibir-me disso, quando a minha escolha não colide com a liberdade dos outros de forma nenhuma.
Só por mim e pelo que eu quero, já fazia sentido aprovar a lei. Agora é só multiplicar.
Já viste como esta questão tão complexa tem uma base tão simples?

Lá isso são... muito distintas.
Uma delas é eutanásia.
Cumpts

Não podes pedir ao teu deus para impedir as pessoas de sofrerem, acamadas, sem qualquer necessidade? Ou com doenças incuráveis degenerativas e dolorosas?
Se ele as vai levar de qualquer forma, qual é o objetivo de as deixar sofrer? É um teste? Onde anda a misericórdia? Na inação?
Era importante ter o feedback dele. Depois coloca cá, que eu sei que tens o número dele.

Eu quero poder decidir o que fazer com a minha vida e não quero que seja a sociedade a proibir-me disso, quando a minha escolha não colide com a liberdade dos outros de forma nenhuma.
Só por mim e pelo que eu quero, já fazia sentido aprovar a lei. Agora é só multiplicar.
Já viste como esta questão tão complexa tem uma base tão simples?

Certo. E eu como cidadão não quero nenhum recurso nem terceiros a ajudarem de forma activa nessas vontades. Usa a tua liberdade sozinho e não envolvas mais ninguém.

Já conheço bastantes serviços públicos de saúde e todos falham redondamente na questão social. Aprovar a eutanásia seria excelente para muitos problemas.

Não podes pedir ao teu deus para impedir as pessoas de sofrerem, acamadas, sem qualquer necessidade? Ou com doenças incuráveis degenerativas e dolorosas?
Se ele as vai levar de qualquer forma, qual é o objetivo de as deixar sofrer? É um teste? Onde anda a misericórdia? Na inação?
Era importante ter o feedback dele. Depois coloca cá, que eu sei que tens o número dele.
E sabes porque muita gente sofre? Porque temos cuidados paliativos miseráveis. Isto quando existem.

Se nem sequer existe uma opção de dar as melhores condições possíveis de conforto a uma pessoa com necessidades muito menos faz sentido oferecer a eutanásia.

Isso seria o mesmo que uma criança entrar num bar e na falta de melhor bebida, lhe oferecerem uma aguardente.

Certo. E eu como cidadão não quero nenhum recurso nem terceiros a ajudarem de forma activa nessas vontades.

Eu faço descontos, por isso, se não quiseres correr o risco de pagar nada de que não gostes, não descontes.
E os terceiros têm liberdade de decidir se são objetores ou não. Ou agora também queres decidir pelos terceiros a sua orientação nessa matéria?

Confesso que estou um bocado desiludido com o teu nível de argumentação. Com o devido respeito, com posts desses torna-se fácil comer-te de cebolada.

E sabes porque muita gente sofre? Porque temos cuidados paliativos miseráveis. Isto quando existem.

No mundo ideal que estamos a falar qual é o nivel que estamos a falar?

E mesmo que sejam atingidos esses niveis, é possivel decidir pela eutanásia ou não? Já foi tudo feito e é sofrer até morrer

Amalgamut,
Andas a fazer-me marcação cerrada por causa da minha religiosidade? É que do nada, vê bem o comentário que fizeste. E neste contexto deste tópico já não é o primeiro deste tipo.
Porque te sentes tão acossado por malta que te parece que possa ser, ou que seja, religiosa?
Porque não te manténs no assunto ou não te limitaste a responder ao meu post?
Terei menos liberdade de expressar a minha opinião, ou serei destituído de uma inteligência arguta e sagaz como a tua porque acredito em Deus?
Revela-te menos intolerante comigo, que não te fiz mal nenhum.
Bom fim-de-semana

Se nem sequer existe uma opção de dar as melhores condições possíveis de conforto a uma pessoa com necessidades muito menos faz sentido oferecer a eutanásia.

Isso seria o mesmo que uma criança entrar num bar e na falta de melhor bebida, lhe oferecerem uma aguardente.

Começa a ser cansativo este assunto, por isso só vou escrever isto mais uma vez: Se houver APENAS UMA pessoa que, livremente (e vamos deixar os que não podem decidir de lado, porque para o que vou escrever não é relevante), por razões graves de saúde, decida que a vida que leva não é vida e que prefira, conscientemente, pôr término à mesma mas não o consiga fazer por si, essa pessoa deve ter acesso a uma opção legal, justa e misericordiosa, que lhe permita cumprir a sua vontade, sem penalização de terceiros.
Uma pessoa basta para que a lei faça sentido!
É isto que é a eutanásia.
Aprovem no geral e regulem na especialidade. Agora rejeitar só porque não concordam...bela comédia.

Amalgamut,
Andas a fazer-me marcação cerrada por causa da minha religiosidade? É que do nada, vê bem o comentário que fizeste. E neste contexto deste tópico já não é o primeiro deste tipo.
Porque te sentes tão acossado por malta que te parece que possa ser, ou que seja, religiosa?
Porque não te manténs no assunto ou não te limitaste a responder ao meu post?
Terei menos liberdade de expressar a minha opinião, ou serei destituído de uma inteligência arguta e sagaz como a tua porque acredito em Deus?
Revela-te menos intolerante comigo, que não te fiz mal nenhum.
Bom fim-de-semana

Quando o teu clube faz tudo o que pode para limitar e influenciar as liberdades dos outros e tu, como sócio, alinhas pelo mesmo diapasão, és um alvo a abater. Ideologias ditatoriais não têm lugar numa sociedade mais justa para todos.

Não vou atrás da caça mas se a caça se põe à frente dos pratos, arrisca-se a levar com o chumbo.

Se a religião não se tentar meter na minha vida, como tenta, eu não me meto na religião.

Por isso não leves a peito ou penses que é pessoal: simplesmente desprezo tudo aquilo que o clube de que fazes parte faz para tornar o mundo mais ignorante, injusto, xenófobo e ditatorial.

E agora vou dormir porque malhei o dia todo para, entre outros, dar dinheiro ao estado para que um dia possa, se assim desejar, exigir que o estado me ponha a dormir.
Um bem haja.

Eu faço descontos, por isso, se não quiseres correr o risco de pagar nada de que não gostes, não descontes.
E os terceiros têm liberdade de decidir se são objetores ou não. Ou agora também queres decidir pelos terceiros a sua orientação nessa matéria?

Confesso que estou um bocado desiludido com o teu nível de argumentação. Com o devido respeito, com posts desses torna-se fácil comer-te de cebolada.
Quero decidir o tipo de cultura para o meu país e não quero uma cultura de eutanásia.

Voltar
Superior