Eutanásia

Meu caro,
No final, no final, estão tão grogue com morfina que só vegeta... às vezes é mais problemático quando a pessoa ainda se quer tratar... se quer agarrar á vida e precisa que o tratamento comece a fazer efeito para tirar as dores... o que até vem a acontecer, ainda que não a ponto de curar a doença de base.
Ou então quando os familiares entendem impor a sua vontade desrespeitando a vontade do doente. Foi o que aconteceu com a minha mãe e até hoje não me sinto confortável com as opções que foram tomadas. Foi um massacre. E a imagem da minha mãe a chorar (a única vez que a vi chorar) pedindo para que a deixassem morrer é algo que me pesa na consciência até hoje, passados que são 12 anos.

Mas uma coisa é certa, a vontade que prevaleceu até ao final foi sempre a minha.

Como disse, este é um assunto muito complexo.

edit: Peço desculpa por ter recorrido a um exemplo pessoal.

Última edição:
Ou então quando os familiares entendem impor a sua vontade desrespeitando a vontade do doente. Foi o que aconteceu com a minha mãe e até hoje não me sinto confortável com as opções que foram tomadas. Foi um massacre. E a imagem da minha mãe a chorar (a única vez que a vi chorar) pedindo para que a deixassem morrer é algo que me pesa na consciência até hoje, passados que são 12 anos.

Mas uma coisa é certa, a vontade que prevaleceu até ao final foi sempre a minha.

Como disse, este é um assunto muito complexo.

edit: Peço desculpa por ter recorrido a um exemplo pessoal.

Passei por algo muito semelhante ao teu caso.
É por isso que tenho a certeza que acreditas em mim quando te digo que, apesar da posição que tenho, compreendo as razões dos caos mais extremos.
É um assunto dificílimo.
A mim, o que me impressiona é a facilidade com que se dizem aqui generalidades e se encerra o assunto com tanta facilidade, quer para um lado, quer para o outro.
Cumpts,

Erradamente? Estás a brincar?
Então as propostas não são todas mais ou menos convergentes no processo passar por três profissionais de saúde, sendo um deles psiquiatra?

O único pato aqui foste tu, e o pior é que ainda te achas com razão.
Se meteste propositadamente erradamente as propostas é uma estupidez tua... simples.

Meu caro Illusion,
Este pato daqui diz-te que vives numa ilusão!
Cumpts,

Adoro todos esses "oboés da falácia e cornetas da indignação".

São apanhados a discutir coisas que nem sequer leram mas claramente o iludido aqui sou eu.

Facto curioso, todas estas pessoas são contra a liberdade individual de escolha.

Última edição:
Aconselho-te a pegares nesse conhecimento do mundo real e a confrontá-lo com a definição de eutanásia. Faz benchmarking legal, informa-te, antes de escrever coisas que te fazem parecer fracamente alienado e desinformado.

Daí o meu medo dos referendos.
O problema é que na questão da legalização do aborto passou-se o mesmo. Há até reportagens do Sexta às 9 sobre o assunto.
Nomeadamente pessoas que ultrapassam a data legal das 12 semanas e com conivência de médicos fazem abortos "legais", que caso não possa ser no hospital x vai à clínica do dr. coiso.

Ou seja: Como é que se vai distinguir uma situação real/legal de uma "martelada"?

São apanhados a discutir coisas que nem sequer leram mas claramente o iludido aqui sou eu.

Facto curioso, todas estas pessoas são contra a liberdade individual de escolha.
Estás a discutir os mensageiros e não a mensagem. Penso que já deu para perceber o nível onde estás.

Estás a discutir os mensageiros e não a mensagem. Penso que já deu para perceber o nível onde estás.
Bem acima de ti claramente.

A minha opinião sobre o assunto baseia se no que de facto esta em cima da mesa e não em historinhas inventadas por mentes tacanhas retrógrada "Não matem os velhinhos" e que acham que a liberdade de cada um, especialmente na morte deve ser manietada.

Basta que passassem uns dias como eu passei nos cuidados paliativos do IPO Porto para engolirem toda essa altivez moral fictícia de acharem que mandam na forma de como as pessoas querem morrer.

Se as coisas fossem assim tão simples... como se a liberdade de escolha fosse uma coisa objetiva. quem dera que fosse.

A minha opinião sobre o assunto baseia se no que de facto esta em cima da mesa e não em historinhas inventadas por mentes tacanhas retrógrada "Não matem os velhinhos" e que acham que a liberdade de cada um, especialmente na morte deve ser manietada.

Basta que passassem uns dias como eu passei nos cuidados paliativos do IPO Porto para engolirem toda essa altivez moral fictícia de acharem que mandam na forma de como as pessoas querem morrer.

Sim, porque os IPO têm acesso exclusivo para ti e a morte de pessoas com doenças terminais também só acontece ao outros.

Conheço bem um IPO, tive casos na família que acompanhei de perto, e tenho a minha opinião independente disso.

Tenho relações próximas com profissionais de saúde e isso permite ter acesso a informação que nem à minha família passo.

Esquece lá esse puxar de galões que eu é que sei o que é a vida e os casos complicados como se os outros fossem eremitas. Não és o único.

Se as coisas fossem assim tão simples... como se a liberdade de escolha fosse uma coisa objetiva. quem dera que fosse.
Se estivéssemos a falar de uma questão meramente individual seria simples. Mas não estamos. Não só não é uma questão meramente individual mas visa também a alteração cultural de um país. E eu tenho muitas dúvidas nesta alteração.

Provavelmente a mais de metade dessas pessoas nem sequer podia ser aplicada eutanásia... lá se vai a tua teoria.

Quanto aos projectos de Lei, só encontrei o do PS:

(PROJETO DE LEI N.º 832/XIII/3.ªProcede à 47.ª alteração ao Código Penal e regula as condições especiaispara a prática de eutanásia não punível)
http://app.parlamento.pt/webutils/d...6b755a47396a&fich=pjl832-XIII.doc&Inline=true

Os restantes 4, não faço ideia onde andarão.

Entretanto, a Ordem dos Médicos chumba todos os projectos, baseados enstas leis:

(Lei consolidando a legislação em matéria de direitos e deveres do utente dos serviços de saúde)
::: Lei n.º 15/2014, de 21 de Março

(REGIME DAS DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE (DAV) - TESTAMENTO VITAL)
::: Lei n.º 25/2012, de 16 de Julho

(Lei de Bases dos Cuidados Paliativos)
https://www.sns.gov.pt/wp-content/u...ca-–-Lei-de-Bases-dos-Cuidados-Paliativos.pdf

(Direitos das pessoas em contexto de doença avançada e em fim de vida)
https://dre.pt/pesquisa/-/search/115712240/details/maximized

Conselho de Ética reafirma decisão de há dois anos e chumba os projetos de BE, PS, PEV e PAN sobre morte medicamente assistida. Os quatro pareceres já foram entregues à Assembleia da República e a conclusão é a mesma: "ferem princípios éticos e deontológicos" e "não são uma solução ajustada". Mais. "A eutanásia e o suicídio assistido não se enquadram na prática da medicina."

Passei por algo muito semelhante ao teu caso.
É por isso que tenho a certeza que acreditas em mim quando te digo que, apesar da posição que tenho, compreendo as razões dos caos mais extremos.
É um assunto dificílimo.
A mim, o que me impressiona é a facilidade com que se dizem aqui generalidades e se encerra o assunto com tanta facilidade, quer para um lado, quer para o outro.
Cumpts,

Creio que quando chegamos a uma fase da vida todos acabamos por passar por situações semelhantes.

Não julguem que tudo o que parece generalidade vem de um contexto genérico. Já passei por um par de situações complexas que me fizeram assumir a posição que tenho em relação ao assunto.

Mas é daqueles assuntos em que respeito qualquer opinião, porque entendo que é esse o nível de discussão. Posso discordar, mas respeito.

Quanto aos projectos de Lei, só encontrei o do PS:

(PROJETO DE LEI N.º 832/XIII/3.ªProcede à 47.ª alteração ao Código Penal e regula as condições especiaispara a prática de eutanásia não punível)
http://app.parlamento.pt/webutils/d...6b755a47396a&fich=pjl832-XIII.doc&Inline=true

Os restantes 4, não faço ideia onde andarão.

Entretanto, a Ordem dos Médicos chumba todos os projectos, baseados enstas leis:

(Lei consolidando a legislação em matéria de direitos e deveres do utente dos serviços de saúde)
::: Lei n.º 15/2014, de 21 de Março

(REGIME DAS DIRETIVAS ANTECIPADAS DE VONTADE (DAV) - TESTAMENTO VITAL)
::: Lei n.º 25/2012, de 16 de Julho

(Lei de Bases dos Cuidados Paliativos)
https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2016/09/Lei-n-52-2012-%E2%80%93-Assembleia-da-Rep%C3%BAblica-%E2%80%93-Lei-de-Bases-dos-Cuidados-Paliativos.pdf

(Direitos das pessoas em contexto de doença avançada e em fim de vida)
https://dre.pt/pesquisa/-/search/115712240/details/maximized

Basta ver que essa última lei, publicada há menos de 2 anos, está muito longe de ser cumprida efectivamente.

Querer avançar para uma iniciativa legislativa de eutanásia, neste momento, é só ridículo.

As leis existentes não são cumpridas, mas querem ter fé que uma nova lei, de importância extrema, será cumprida escrupulosamente e com falhas mínimas.

Da minha parte, não tenho qualquer fé nisso.

Basta ver que essa última lei, publicada há menos de 2 anos, está muito longe de ser cumprida efectivamente.

Querer avançar para uma iniciativa legislativa de eutanásia, neste momento, é só ridículo.

As leis existentes não são cumpridas, mas querem ter fé que uma nova lei, de importância extrema, será cumprida escrupulosamente e com falhas mínimas.

Da minha parte, não tenho qualquer fé nisso.
Por isso é que defendo que não há necessidade de "novas leis", seja neste tema ou noutro... Basta fiscalizar/fazer cumprir as existentes.

Malta contra a eutanásia. Não se preocupem. Parece que vai ter que haver uns requerimentos e umas coisas assim.

Assim, quando os funcionários saírem das pastelarias e os processos estiverem transitados na nossa eficiente administração, juntando à lista de espera para consulta de especialidade, já o gajo que queria morrer está morto.

Voltar
Superior