Estores / Persianas

É um trabalho que evito fazer e até me arrepia um pouco de pensar que um dia terei de faze-lo[:blush:] atrofio um bocado com estores e fios e fita.

Eu troquei as fitas todas de casa e fiz sempre com o estore todo enrolado, para conseguir mante-lo todo em cima enrolado, usei uma chave de fendas numa das ranhuras das tiras de plastico, e de facto é um processo intuitivo, o maximo que pode acontecer é na primeira vez a coisa nao correr bem e enrolar para o lado contrario da vez seguinte.

Agora tens de comprar fita, montar o enrolador lá no encaixe, suponho que isso estivesse encaixado, certo? Depois tens de rodar o enrolador até ao máximo, não sei se rodas para cima se rodas para baixo, mas tens de o rodar para ficar em tensão, seguras muito bem o enrolador senão bye bye dedos[:D] e colas lá a fita, por fim é só montar tudo.
Ok?[;)]

e onde compro a fita ??? montar no encaixe do enrolador onde ???

Colada ??? Não, a fita tem um buraco que encaixa numa parte saliente do enrolador....

????? eu não vejo buraco na fita

2nurdk6.jpg

a2rv7.jpg

343ql3p.jpg

Última edição:
Conhecem algum site ou video que explique melhor isto ??

eu nunca fiz mas não tenho medo de sujar as mãos
ainda tenho alguma fita

e como nunca fecho o estore todo por completo deixo sem sempre uma CRETA e os BURAQUINHOS também se calhar dá....... digo eu

2dgm3o9.jpg

Última edição:
Conhecem algum site ou video que explique melhor isto ??

eu nunca fiz mas não tenho medo de sujar as mãos
ainda tenho alguma fita

e como nunca fecho o estore todo por completo deixo sem sempre uma CRETA e os BURAQUINHOS também se calhar dá....... digo eu

2dgm3o9.jpg

Compra uma nova.

Compra uma nova.

onde compro ??? mas támbém queria saber como se monta

já agora tenho a persiana toda em baixo , há alguma de a puxar um pouco para cima??

é que estou habitado a ver sempre a luz da rua quando puxo a persiana deixo sempre ma greta

obrigado.

160et1w.jpg

Última edição:
Vá por favor !!! queria só por a persiana um pouco para cima estou numa de ABAFADO eu como sou gordissimo 140 kilos não seio se aguento....

desculpem a quem me ajudou a tratar desse assunto que nem sequer agradeci. a operação foi simples e correu tudo bem. aqui no Porto, na loja onde comprei a fita, o sr. começou-me a assustar e a dizer que era muito complicado, por 25€ faziam o serviço com deslocação incluída. mas fiz o trabalho todo sem qualquer dificuldade.
pifas: se fores daqui de perto, posso dar-te o contacto da loja onde vendem fita, se fores de mais longe, não te posso ajudar.
a forma de puxares isso para cima é sacares aquela tábua de cima, vais encontrar uma roldana. enrolas um bocado de fita nela e depois puxas com jeitinho, se tiveres alguém que possa ajudar a subir as ripas, melhor, que isso ainda é pesado. boa sorte.

E como é que eu tiro a fita na roldana de cima ??

tem lá uma chapa

eu já tirei o parafuso da chapa mas ela não sai tá agarrada ao veio

rj1sgw.jpg

Pifas, se quiseres apenas desenrascares com a fita velha coloca o enrolador no sitio...

Com uma faca faz um pequeno corte na extremidade da fita.

Enrola o enrolador como se estivesses a fechar os estores.

Cuidado, não dês voltas a mais senão podes parti-lo por dentro (nos meus a medida certa, se me lembro, são cerca de 8 voltas).

Depois de dares as tais voltas, basta colocares a fita enfiando a saliência do enrolador no corte que fizeste na fita.

Largas o enrolador de maneira que enrole devagar e em principio está desenrascado.

tens jeito para a bricolage, se não, então não te metas com isso.

o processo é simples, para quem já viu fazer isso, para quem nunca viu fazer e ainda por cima não se ajeita para estes trabalhos manuais vai-lhe sair um belo 31.

se tens jeito para a bricolage e paciência, para caso alguma coisa fique mal feita, teres que voltar a fazer tudo de novo, então escolhe uma manha fresquinha e avança com o trabalho.

e daquelas coisas que depois de estar feita, estarmos a olhar para ela com uma cerveja fresquinha nas mãos e a sala toda dessarrumada e a mulher a nos encher os ouvidos, nos faz sentir realizados enquanto homens [:)][:)][:)]

alguém te ideia de preços para colocação de persianas para 3 janelas de dimensões normais na zona de Lisboa? será muito caro? 300€ , 500 € 1000€? terá que ser com caixa exterior...desde já agradeço!

Eh pá, realmente arranjar estores é daquelas coisas...
Acho que prefiro desmontar um motor de um automóvel :(
Boa sorte com isso [;)]

Nesta foto, a parte saliente do enrolador está bem visível, é aquela espécie de pino saído. O buraco na fita está lá, a uns 2 cm do fim da fita. Não o vês?

Sim já vi , obrigado.

Pifas, se quiseres apenas desenrascares com a fita velha coloca o enrolador no sitio...

Com uma faca faz um pequeno corte na extremidade da fita.

Enrola o enrolador como se estivesses a fechar os estores.

Cuidado, não dês voltas a mais senão podes parti-lo por dentro (nos meus a medida certa, se me lembro, são cerca de 8 voltas).

Depois de dares as tais voltas, basta colocares a fita enfiando a saliência do enrolador no corte que fizeste na fita.

Largas o enrolador de maneira que enrole devagar e em principio está desenrascado.

Já me safei aproveitei a fita velha e cozi a unir a 2 depois cá em baixo no puxador tem uma espécie de SERRA CABOS que prendes a fita não deixando ir o estore para baixo , basta enfiar a fita aí

2mhskky.jpg

mas a solução MELHOR é uma fita nova , mas como a tiro da roldana de cima ???

Última edição:
A avaliar por esta foto:

rj1sgw.jpg

Quer-me parecer que tens de tirar a peça onde está a seta vermelha;
Tens de puxar para o lado se der ou desmontar a peça metálica, onde está a seta preta;
Ou então, e esta é a opção mais trabalhosa, tens de tirar a caixa do estore desapertando o parafuso do círculo azul e fazendo isso dos 2 lados.

A avaliar por esta foto:

Ver anexo 54766

Quer-me parecer que tens de tirar a peça onde está a seta vermelha;
Tens de puxar para o lado se der ou desmontar a peça metálica, onde está a seta preta;
Ou então, e esta é a opção mais trabalhosa, tens de tirar a caixa do estore desapertando o parafuso do círculo azul e fazendo isso dos 2 lados.

Pois só que a peça metálica está presa ao vão da persiana vou tirar mais umas fotos que é para ver se consigo
tenho que por uma fita nova embora me SAFE-SE mas mais dia menos dia vai partir outra vez a fita.

Última edição:
Pois só que a peça metálica está presa ao vão da persiana vou tirar mais umas fotos que é para ver se consigo
tenho que por uma fita nova embora me SAFE-SE mas mais dia menos dia vai partir outra vez a fita.

Já experimentaste puxar a fita toda, enrolando o estore, para veres como está presa?

Parece-me um buraco pequeno mas podias experimentar fazer o que escrevi em cima, depois uma pessoa agarra no "rolo" do estore enrolado para que este não caia e outro tenta desprender a fita por aquele buraco.

Provavelmente também estará colada...

Claro que tudo depende do real tamanho do buraco que é dificil de avaliar pela foto.

Voltar
Superior