Estore de aluminio "térmico" ou de plástico?

Cahib

Well-known member
Tenho (forçosamente) de remodelar dois estores que tenho em duas divisões da casa. Tenho orçamento na base dos 110€ para uma remodelação total dos dois estores em alumínio "térmico" e 80€ para estores de plástico idênticos aos que necessito substituir. Vale a pena o acréscimo de preço e ir para os de alumínio? Vantagens e desvantagens de cada tipo? Peço ajuda aos nossos peritos!

Muuuuito resumidamente, os de plástico têm a vantagem de serem mais baratos e o inconveniente de serem menos resistentes, os de aluminio é mais ou menos o inverso...

E o de plástico por si só já é isolante térmico. Isso de os de plástico serem menos resistentes, é verdade, mas também é verdade, que para o efeito, podem durar dezenas de anos sem dar problemas. A não ser que seja para andar a martelada. [:D]

E o de plástico por si só já é isolante térmico. Isso de os de plástico serem menos resistentes, é verdade, mas também é verdade, que para o efeito, podem durar dezenas de anos sem dar problemas. A não ser que seja para andar a martelada. [:D]

Dependerá sempre da zona do país e do grau de exposição ás intempéries e luz solar directa, mas sim, podem durar muitos anos, depende de pessoa para pessoa decidir se compensa a diferença monetária ou não...[;)]

As calhas dos de alumínio também parecem ser mais robustas e com uma "fita de pelos" para evitar entradas de ar. Serve de alguma coisa?

As calhas dos de alumínio também parecem ser mais robustas e com uma "fita de pelos" para evitar entradas de ar. Serve de alguma coisa?

Essa fita não é para o frio. É para o estores não abanar.

Em relação ao plástico/Alumínio, depende da zona, tive uns de plástico colocados ao mesmo tempo dos de Alumínio e foram trocados por terem ressequido e começado a estalar.

Aluminio sera sempre aluminio. Eu a cerca de 3 anos tive de colocar uns e deram me a hipotese entre os plasticos e os de aluminio e decidi os de aluminio... Saiu me mais caro, mas a propria resistencia entre 1 e outro nao tem nada a ver.

Tenho térmicos e antes tinha de plastico.
A diferença fica em vários aspetos:
Limpeza, basicamente não se sujam
Nota-se o efeito 'térmico', mais no verão.
Isolamento sonoro não notei diferenças.

Para mim, compensa.

O estore de Aluminio compensa sempre em relação ao plastico.

Então se algum dia tiveres uma tempestade de granizo contra os estores, os de aluminio nem se nota, os de plastico ficaram partidos, dás logo o dinheiro por bem empregue.
Para além da vantagem termica.

O estore de Aluminio compensa sempre em relação ao plastico.

Então se algum dia tiveres uma tempestade de granizo contra os estores, os de aluminio nem se nota, os de plastico ficaram partidos, dás logo o dinheiro por bem empregue.
Para além da vantagem termica.
A minha grande duvida prende-se mesmo com a existência dessa vantagem térmica.

Tenho de alumínio e posso deixar a porta da rua aberta apenas com os estores para baixo que não se notam muitas diferenças de barulho. Onde moro passam também helicópteros a cerca de 30/40 metros das minhas janelas que o barulho também não incomoda grande coisa. S>em duvida que pela diferença minima vale bem o investimento.

A minha grande duvida prende-se mesmo com a existência dessa vantagem térmica.

Gostava de saber como funciona a transferência térmica do alumínio em relação à do plástico. O plástico é de natureza isolante térmico, ao contrario do alumínio. A não ser do alumínio com corte térmico, mas isso já deverá ser muito mais caro. E quando falamos de estores em plástico, de que variante do plástico estamos a falar? Em casa dos meus pais tem estores em plástico, à 30 anos e ainda estão bons. Acho que as condições atmosféricas e as zonas do pais em que são montados, poderão fazer diferença na duração dos estores em plástico.

Os de alumínio são sempre melhores, mais que não seja por não ficarem tão baços e amarelados com o passar dos anos e exposição à luz solar directa.

Gostava de saber como funciona a transferência térmica do alumínio em relação à do plástico. O plástico é de natureza isolante térmico, ao contrario do alumínio. A não ser do alumínio com corte térmico, mas isso já deverá ser muito mais caro. E quando falamos de estores em plástico, de que variante do plástico estamos a falar? Em casa dos meus pais tem estores em plástico, à 30 anos e ainda estão bons. Acho que as condições atmosféricas e as zonas do pais em que são montados, poderão fazer diferença na duração dos estores em plástico.

Claro que a zona do Pais e a localização do estore tem influência na duração, muito Sol ou Gelo numa serra, provoca um envelhecimento mais acelerado e ficam quebradiços.

Quanto ao isolamento termico é obvio para os entendidos em transmissão de calor que um estore de aluminio que tem espuma no seu interior é melhor que um de plastico que tem ar no seu interior, ainda por cima as "tiras" de estore não são fechadas nos topos.

Tenho de alumínio e posso deixar a porta da rua aberta apenas com os estores para baixo que não se notam muitas diferenças de barulho. Onde moro passam também helicópteros a cerca de 30/40 metros das minhas janelas que o barulho também não incomoda grande coisa. S>em duvida que pela diferença minima vale bem o investimento.

A diferença de preço é assim tão mínima como dizes que é?

Claro que a zona do Pais e a localização do estore tem influência na duração, muito Sol ou Gelo numa serra, provoca um envelhecimento mais acelerado e ficam quebradiços.

Quanto ao isolamento termico é obvio para os entendidos em transmissão de calor que um estore de aluminio que tem espuma no seu interior é melhor que um de plastico que tem ar no seu interior, ainda por cima as "tiras" de estore não são fechadas nos topos.

Não são fechadas quando os estores não estão completamente fechados.

Voltar
Superior