Este sinal é válido?!?

Se o segurador do pesado pagar e conseguir provar que o acidente foi por causa do álcool, pode exercer o dto. de regresso sobre o condutor.

E até aqui as coisas são complicadas pois o ónus da prova recai sobre a seguradora, sendo a esta que compete provar que a responsabilidade do seu condutor no acidente teve como causa a TAS positiva que acusou......o que é muito complicado.

Mas influencia e bem o resultado final disso tudo. se ele viesse completamente sóbrio podia eventualmente (e digo eventualmente pois é um pesado) ter conseguido evitar o embate..

Estava bem atestado e estava na estrada.. Não vos percebo ...

Mas influencia e bem o resultado final disso tudo. se ele viesse completamente sóbrio podia eventualmente (e digo eventualmente pois é um pesado) ter conseguido evitar o embate..

Não é a nós que tens que perceber, tens que perceber a Lei.

...
O Valium já deu um exemplo, que por acaso é o que costumo usar.

Copião... [:D]

E até aqui as coisas são complicadas pois o ónus da prova recai sobre a seguradora, sendo a esta que compete provar que a responsabilidade do seu condutor no acidente teve como causa a TAS positiva que acusou......o que é muito complicado.

Por isso escrevi se o segurador conseguir provar [;)]

Não sei se é o caso, mas neste exemplo se ele vai a passar e a sra. sai do stop e bate por ex. na traseira do camião, ele é culpado do que? Como evitava, estando sóbrio ou não?

Isso do evitar o embate não depende só do álcool, eu posso ter mais ou menos reflexos do que tu, ser melhor ou pior condutor, etc.
Por isso terá sempre que provar a influência da taxa de alcoolemia no caso em concreto. [;)]

Embora a minha mulher não seja conhecedora do local, já lá tinha passado uma ou duas vezes, e reparou que se tratava de um STOP e parou como manda o código, só que para ver toda a extensão da estrada tanto para um lado como o outro, tinha de avançar, que foi o que fez, tornando a parar novamente, momento em que é abalroada pelo pesado. Se o STOP não está legal, é como se lá não estivesse e como tal a minha mulher apresenta-se pela direita. A grande questão aqui é : somos obrigados a parar no STOP, não há dúvidas quanto a isto, mas, e como é quando, não temos vibilidade da estrada numa extensão de pelo menos 50 metros para uma lado e para o outro? Temos de sair do carro e verificar se não vem ninguém? Eu acho que não, e a minha mulher também, por isso ela fez o que qualquer pessoa faria, avançou até ter visibilidade e voltou a parar. Não nos vamos esqueçer que o fulano vinha com 0,75 g/l e isto aconteceu às 13h30 no pico do calor (6 de julho de 2010). Ainda há outra coisa, o limite é 50 km/h e o camião está equipado com tacografo digital, mas não sabemo a que velocidade seguia, a minha mulher acha que ele vinha bem a mais do limite. Penso que só no limite será solicitada a apresentação do tacografo.

Última edição:
Embora a minha mulher não seja conhecedora do local, já lá tinha passado uma ou duas vezes, e reparou que se tratava de um STOP e parou como manda o código, só que para ver toda a extensão da estrada tanto para um lado como o outro, tinha de avançar, que foi o que fez, tornando a parar novamente, momento em que é abalroada pelo pesado. Se o STOP não está legal, é como se lá não estivesse e como tal a minha mulher apresenta-se pela direita. A grande questão aqui é : somos obrigados a parar no STOP, não há dúvidas quanto a isto, mas, e como é quando, não temos vibilidade da estrada numa extensão de pelo menos 50 metros para uma lado e para o outro? Temos de sair do carro e verificar se não vem ninguém? Eu acho que não, e a minha mulher também, por isso ela fez o que qualquer pessoa faria, avançou até ter visibilidade e voltou a parar. Não nos vamos esqueçer que o fulano vinha com 0,75 g/l e isto aconteceu às 13h30 no fico do calor (6 de julho de 2010).

A tua esposa sabia que lá está um STOP, parou e avançou, entrando na outra via e sendo nesse momento abalroada.

A julgar pelo aspecto, o STOP estará lá há vários anos e tudo indica que esteja devidamente cadastrado e legal.

O facto de estar em mau estado acaba por ser "irrelevante". A tua esposa viu-o e tentou respeitá-lo, porquê agora tentar ignorá-lo?

O que não faltam por esse pais fora são cruzamentos e entroncamentos com STOP e reduzida visibilidade. Temos que respeitar ao máximo, mas se houver um azar, a culpa não pode morrer solteira e o STOP é um excelente casamenteiro.

Sim, a tua esposa fez o que qualquer pessoa faria, mas teve azar como qualquer pessoa teria.

Tal como já foi dito, a TAS do outro condutor é independente da responsabilidade no acidente.

Embora a minha mulher não seja conhecedora do local, já lá tinha passado uma ou duas vezes, e reparou que se tratava de um STOP e parou como manda o código, só que para ver toda a extensão da estrada tanto para um lado como o outro, tinha de avançar, que foi o que fez, tornando a parar novamente, momento em que é abalroada pelo pesado. Se o STOP não está legal, é como se lá não estivesse e como tal a minha mulher apresenta-se pela direita. A grande questão aqui é : somos obrigados a parar no STOP, não há dúvidas quanto a isto, mas, e como é quando, não temos vibilidade da estrada numa extensão de pelo menos 50 metros para uma lado e para o outro? Temos de sair do carro e verificar se não vem ninguém? Eu acho que não, e a minha mulher também, por isso ela fez o que qualquer pessoa faria, avançou até ter visibilidade e voltou a parar. Não nos vamos esqueçer que o fulano vinha com 0,75 g/l e isto aconteceu às 13h30 no fico do calor (6 de julho de 2010).

Como deves perceber estamos a opinar com base no que escreveste e essas fotos, que não se vê todo o cruzamento.
Agora pondo-se no lugar do camião, vem a circular, presumo que normalmente na via, na sua mão, e um carro coloca um pouco a frente e lá vai disto... o que é que ele (ou outra pessoa podia fazer para evitar?)
Dava para evitar?

Edit: Se calhar naquele poste de iluminação devia estar um espelho ou então buzinar à entrada do cruzamento (já que se buzina por coisas sem importância).

Efectivamente o sinal não está de acordo com o RST.

Sendo a condutora conhecedora do local, da existência do stop, como diz o Metal apesar de não estar nas devidas condições o seu formato (tal como o B1- cedência de passagem), servir para ser reconhecido mesmo de costas, duvido que a companhia do pesado não se "agarre" a isso para recusar qualquer responsabilidade.

Alias a própria condutora parou ao sinal e só depois avançou - que significa que o viu e pretendeu respeitar. [;)]

Muito bem dito, mas e o motorista do pesado é conhecedor do local? Ele sabe que está lá um STOP? Afinal, para todos os efeitos a minha mulher está parada e apresenta-se pela direita. Eu não referi isto mas a minha mulher está grávida de 8 meses e por acaso nem ela nem o bébé sofreram danos físicos, mas a minha revolta é pelo facto de um fulano que conduz um "monstro" de 32 Tons. ande a conduzir bêbado. Se o acidente fosse relatado exactamente da forma como o fiz, mas a minha mulher e o bébé tivessem morrido, qual seria a vossa reacção/comentários?

Muito bem dito, mas e o motorista do pesado é conhecedor do local? Ele sabe que está lá um STOP? Afinal, para todos os efeitos a minha mulher está parada e apresenta-se pela direita. Eu não referi isto mas a minha mulher está grávida de 8 meses e por acaso nem ela nem o bébé sofreram danos físicos, mas a minha revolta é pelo facto de um fulano que conduz um "monstro" de 32 Tons. ande a conduzir bêbado. Se o acidente fosse relatado exactamente da forma como o fiz, mas a minha mulher e o bébé tivessem morrido, qual seria a vossa reacção/comentários?

O motorista do camião não tem que saber que está lá um STOP, a tua esposa é que tem que saber, e sabia!

Ainda bem que o acidente não teve consequências físicas graves, mas se tivesse tido isso não influiria na análise objectiva das regras do CE! O máximo que se poderia fazer era lamentar as perdas humanas, e ainda bem, que não o estamos a fazer!

A mim tambem me choca que um profissional conduza com uma TAS superior á permitida por Lei, mas como garantes que o motivo do acidente foi esse e não a entrada inopinada da tua esposa na via de circulação onde ele seguia.

Se formos pelos "ses", a tua esposa está grávida em final de tempo e a temperatura era muito elevada, será que isso tambem não influiu na sua condição fisica e consequentemente no desrespeito do STOP?

Pensa nisto, vê as coisas objectivamente, sem subterfúgios.

Se ele conhece o local, sabe que tem prioridade e que não tem que ceder passagem à direita.
Para todos os efeitos a tua mulher apresenta-se pela direita sem prioridade.

Quanto à parte a bold ainda bem que assim foi, isso é o mais importante.
Se tivesse sucedido de forma diferente teríamos que lamentar, mas no que toca a responsabilidade civil, não me parece que teria alteração.
(com base nos elementos que há, com auto da polícia, medidas, etc, posso ter outra opinião).

Este fórum esta inundando de moralistas, é impressionante.
Quando pensava que já não dava mais. Há sempre algo novo.

Tivesse o rapaz dito que a sua mulher ignorou um sinal completamente ilegal (tendo ou não a forma de um testículo ou heptagonal) e apenas parou o carro porque, como ele referiu e bem, não conseguia ver toda a extensão da estrada, já tava tudo 5 estrelas.
Mas como ele caiu no erro de dizer que a mulher parou porque reconheceu um sinal danificado..

O sinal é ilegal, está danificado.
Ela apresenta-se pela direita, o bêbado tinha mais era de ter estudado. Ele também devia ter abrandado e parado, dado que era um cruzamento.

Hey, mas isto sou só eu que não vejo para aqui apontar dedos e dar lições de moral.

Jogue o jogo da seguradora. A sua mulher que diga que parou porque simplesmente não conseguia ver a extensão da estrada. E que se apresentava pela direita. O sinal é como se lá não estivesse.
Se tiver que pagar alguma coisa, é só enviar a factura para a autarquia ou quem deveria fazer a manutenção e não fez.
Por acaso a sua mulher teve sorte.
E eu no seu lugar também estaria piurso.

Este fórum esta inundando de moralistas, é impressionante.
Quando pensava que já não dava mais. Há sempre algo novo.

Tivesse o rapaz dito que a sua mulher ignorou um sinal completamente ilegal (tendo ou não a forma de um testículo ou heptagonal) e apenas parou o carro porque, como ele referiu e bem, não conseguia ver toda a extensão da estrada, já tava tudo 5 estrelas.
Mas como ele caiu no erro de dizer que a mulher parou porque reconheceu um sinal danificado..

O sinal é ilegal, está danificado.
Ela apresenta-se pela direita, o bêbado tinha mais era de ter estudado. Ele também devia ter abrandado e parado, dado que era um cruzamento.

Hey, mas isto sou só eu que não vejo para aqui apontar dedos e dar lições de moral.

Jogue o jogo da seguradora. A sua mulher que diga que parou porque simplesmente não conseguia ver a extensão da estrada. E que se apresentava pela direita. O sinal é como se lá não estivesse.
Se tiver que pagar alguma coisa, é só enviar a factura para a autarquia ou quem deveria fazer a manutenção e não fez.
Por acaso a sua mulher teve sorte.
E eu no seu lugar também estaria piurso.

Moralistas? [:D]

Estão aqui, pelo menos, 3 pessoas que trabalham há muitos anos diariamente com estas situações a tentar ser objectivos e a dizer com as coisas são á luz da Lei, mas vem sempre quem não perceba puto e se acha cheio de razão e a chamar moralistas aos outros, ok...

A realidade é dura, mas é a realidade!

Tu que és tão entendido, deves saber que neste caso há um ponto importante, objectivo e inegável que pode, esse sim, ser usado para tentar chamar a si alguma razão.

Mas tu, que és tão amigo do rapaz e nada moralista, deves com certeza saber e vais-lhe dizer, não vais?

Penso que já não há muito mais a dizer...
Condutora culpada, sem grande margem para duvidas!!!

Acho que alguns utilizadores aqui do fórum deveriam repensar a sua atitude em relação a determinadas situações, e, pensar que, se "não querem para eles", também "não deveriam querer para os outros".....
Provavelmente se fosse o condutor do camião a colocar a questão aqui no tópico, muitos diriam que a culpa era toda da condutora que sai de uma estrada sem prioridade....
Há que tentar ser o mais isento possível!![;)]

O motorista do camião não tem que saber que está lá um STOP, a tua esposa é que tem que saber, e sabia!

Não tem que saber? Essa é boa! Se não tivesse lá o sinal ele tinha que parar para ela seguir. Sempre me ensinaram isso. Os sinais de cedência de passagem tem formas únicas para quem vai na via com o mesmo e quem se vai cruzar nessa via o saibam.

Se eu não conheço um cruzamento e não sei quem tem prioridade no mesmo, vou passar à confiança?

Eu bater-me-ia até à ultima instancia para n ser minimamente responsabilizado pelo acidente ocorrido, por 2 razoes:O sinal, q apesar do seu formato lhe conferir unicidade, n estar nas condiçoes devidas, tanto em posicionamento como em conservaçao;O condutor do pesado, q estando alcoolizado estará inibido de conduzir-temporariamente inapto, pelo q a partir do momento em q circula está a cometer uma ilegalidade mesmo n tendo culpa no acidente.Sei q é um tema polemico de juristas e seguradoras, se bem q poderá haver argumentaçao plausivel dos primeiros(com base etica/moral/doutrinal) e dos 2ºs apenas explorando um vazio legal e meramente para sacudir a agua do capote.
Deixo um artigo q apesar de n ser actual reflecte as duvidas sobre este tipo de situaçoes.Boa sorte.

Alguém que seja apanhado com mais de 0,50 deveria instantaneamente ser considerado culpado, como acontece nos países escandinavos. Assim muita gente perceberia que conduzir com alcool é ainda mais perigoso. Espero que pelo menos estes 0,75 o venham a impedir de conduzir por uns bons pares de meses e lhe tirem ao condutor (sem qualquer ponta de bom senso) o seu meio de subsistencia. E admito que deveria ser automático a perca da carta a alguém que conduza de forma profissional com alcool. Porque se às 13h00 já vai com 0,75 imagino à noite. [8b][8b]

Para mim o alcool é algo que me enoja. Se vou para a noite e para beber, vamos vários mas pelo menoscalha a um que fica a beber refrigerantes ou então taxi. Estes conduzem monstros e fazem disso profissão e andam bebados na estrada. [8b] [8b]

Mas para mim a culpa é da autarquia. Se a zona não dá visibilidade suficiente que use espelhos, como se vêm por alguns lugares e muitos acidentes e mortes têm evitado, nos lugares onde se mostrem necessários, porque os carros têm uma frente e essa frente em certas ruas têm de se por "de fora" para termos visão do cruzamento. Depois que faça manutenção ao sinal (porque apesar de dar para reconhecer) à noite sem reflectir como vamos advinhar que ele lá está? Ainda por cima se não conhecemos a zona?

Depois o que considero é que aqui terá de ser o condutor do camião que tem que provar que o alcool não influenciou o desenlance do acidente. O que me parece quase impossivel. Neste caso, basta um bom advogado da seguradora da senhora para dizer que ele alcoolizado não conseguiu parar a tempo e provocou o acidente, (independentemente de ter ou não prioridade). Não comparar um carro parado e ser albarroado, qualquer advogado de esquina prova que o TAS aqui não influenciou o acontecimento.

Quem tem uma taxa elevada de TAS é que tem de reverter o onus da prova.

Última edição:
Eu bater-me-ia até à ultima instancia para n ser minimamente responsabilizado pelo acidente ocorrido, por 2 razoes:O sinal, q apesar do seu formato lhe conferir unicidade, n estar nas condiçoes devidas, tanto em posicionamento como em conservaçao;O condutor do pesado, q estando alcoolizado estará inibido de conduzir-temporariamente inapto, pelo q a partir do momento em q circula está a cometer uma ilegalidade mesmo n tendo culpa no acidente.Sei q é um tema polemico de juristas e seguradoras, se bem q poderá haver argumentaçao plausivel dos primeiros(com base etica/moral/doutrinal) e dos 2ºs apenas explorando um vazio legal e meramente para sacudir a agua do capote.
Deixo um artigo q apesar de n ser actual reflecte as duvidas sobre este tipo de situaçoes.Boa sorte.

erc sabes quantos acidentes "iguais" a este há em que nenhum dos intervenientes tem álcool? E nesses casos como seria a responsabilidade?
Caso se prove que o álcool teve influência contribui para a responsabilidade, caso contrário não.

Também já o disse atrás que podem tentar responsabilizar a entidade competente pela sinalização no local, mas terão que provar igualmente que foi a falta de sinalização a causa do sinistro.

Acho piada a quem vem apelidar os outros de moralistas, quando a maior parte dos comentário não tece comentários sobre a conduta, não diz que a sra. entrou à maluca, foi inconsciente, apenas limitaram-se a comentar pela VERSÃO ÚNICA apresentada.

erc sabes quantos acidentes "iguais" a este há em que nenhum dos intervenientes tem álcool? E nesses casos como seria a responsabilidade?
Caso se prove que o álcool teve influência contribui para a responsabilidade, caso contrário não.

Também já o disse atrás que podem tentar responsabilizar a entidade competente pela sinalização no local, mas terão que provar igualmente que foi a falta de sinalização a causa do sinistro.

Acho piada a quem vem apelidar os outros de moralistas, quando a maior parte dos comentário não tece comentários sobre a conduta, não diz que a sra. entrou à maluca, foi inconsciente, apenas limitaram-se a comentar pela VERSÃO ÚNICA apresentada.

Ela tem culpa sim, e era automáticamente culpada (apesar do sinal estar como está) se o condutor do pesado não tivesse TAS.
Mas neste caso legalmente o condutor do pesado tem TAS, e assim ele é que tem que reverter o onus da prova, porque tem TAS, a sua segguradora é que tem de provar que ele não tinha maneira de evitar o acidente porque conduzia com taxa de TAS. O que neste caso é dificil. Porque se for a julgamento os juizes nestes casos são particularmente duros (questão moral) para quem tenha TAS (ainda para mais um condutor profissional).

Não estamos a ser moralistas. Em certos países este condutor do pesado nunca mais fazia disto profissão. [:)]

Ela tem culpa sim, e era automáticamente culpada (apesar do sinal estar como está) se o condutor do pesado não tivesse TAS.
Mas neste caso legalmente o condutor do pesado tem TAS, e assim ele é que tem que reverter o onus da prova, porque tem TAS, a sua segguradora é que tem de provar que ele não tinha maneira de evitar o acidente porque conduzia com taxa de TAS. O que neste caso é dificil. Porque se for a julgamento os juizes nestes casos são particularmente duros (questão moral) para quem tenha TAS (ainda para mais um condutor profissional).

Não estamos a ser moralistas. Em certos países este condutor do pesado nunca mais fazia disto profissão. [:)]

Gostava que me explicasses o que está a bold sff, e com os elementos que tens como consegues dizer que é dificil afastar neste caso.
ps- até te ajudo, em prinicpio existe uma presunção de responsabilidade.

Ele terá tido uma contra-ordenação muito grave. Se por acaso for a tribunal deveria ser sancionado por ser um condutor profissional, mas isso não quer dizer que lhe dê responsabilidade civil.

Última edição:
Voltar
Superior