Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Alguem aqui já provou isto?
![]()
Este sabado fez uma semana que fiz um treino de dorsal logo pela manhã, desde aí que apareceu me um calo (?) no osso da mão, ver imagem abaixo.
Sinto um relevo e ao calcar doi um pouco, alias, ao abrir totalmente a mão nota se o tal alto e a pele muda de cor, ou seja está algo a calcar na pele para fora.
![]()
Por acaso quando faço calos é na zona por baixo do anel... mas também uso "luvinhas".... como pianista que sou, tenho algum prezo pelas mãos bem cuidadas.
Update da forma física: depois de 2 refeições mais "livres" em toda a semana, menos 400g.... o que me parece uma perca de peso quase irrelevante. Tenho aumentado a dificuldade dos treinos aos poucos. Um pouco mais de cárdio, um pouco mais de peso nas máquinas ou mais algumas repetições. Para o final, já faço na máquina as repetições que ainda conseguir aguentar. Suponhamos que tenho 4 séries de 12, na 4ª série, se der para fazer mais, continuo até não conseguir fazer mais nenhuma repetição.
Quanto à alimentação, o habitual, tem sido gerida quase a conta-gotas. Não é que seja uma tarefa impossível, mas teria mais motivação se a balança começasse a "responder" de outra forma mais simpática.
Por acaso quando faço calos é na zona por baixo do anel... mas também uso "luvinhas".... como pianista que sou, tenho algum prezo pelas mãos bem cuidadas.
Update da forma física: depois de 2 refeições mais "livres" em toda a semana, menos 400g.... o que me parece uma perca de peso quase irrelevante. Tenho aumentado a dificuldade dos treinos aos poucos. Um pouco mais de cárdio, um pouco mais de peso nas máquinas ou mais algumas repetições. Para o final, já faço na máquina as repetições que ainda conseguir aguentar. Suponhamos que tenho 4 séries de 12, na 4ª série, se der para fazer mais, continuo até não conseguir fazer
Quanto à alimentação, o habitual, tem sido gerida quase a conta-gotas. Não é que seja uma tarefa impossível, mas teria mais motivação se a balança começasse a "responder" de outra forma mais simpática.
Continua. 400g hoje, 4kg amanhã.
A ideia é a ver se desta vez param as chatices e dores de cabeça e catadupa de coisas más na vida, para ver se tenho um pouco de paz para me concentrar em mim. Ainda que o peso fique aqui a incomodar, pelo menos, quero sentir-me activo, que me mexo, que não estou constantemente parado e sem fazer algo pelo meu estado físico. E isso tem de ser para a vida, bem sei, não uma coisa momentânea. A ver vamos.
Esta semana vou tentar um Detox à base de produtos naturais. Chás, gengibre, limão, etc... há uns anos lembro-me que quando entrei numa altura de dificuldade de perca de peso cheguei a tomar umas gotas na água que ajudaram a dar um "boost" nesse sentido e eram um desintoxicante do fígado.
O chá que vou bebendo é mesmo para a ingestão diária de água necessária. Se for só mesmo água, não bebo. A não ser a que bebo durante o treino. Mas sem exagerar nalgum tipo de substância. Uns dias verde, outros gengibre, outros limão, hortelã, menta, etc... Sou incapaz de beber essa quantidade de água. Tenho-me aproximado de 1L, 1,5L.... e mesmo assim é com esforço de pegar na água para beber.Detox é beber agua!
Chás é giro e tal, mas detox é nos rins, por isso bebe muita muita água.
4L por dia.
tens que recorrer ao "doping" já ouviste falar nuns comprimidos que se chamam "doce alivio" ? [:d]
O chá que vou bebendo é mesmo para a ingestão diária de água necessária. Se for só mesmo água, não bebo. A não ser a que bebo durante o treino. Mas sem exagerar nalgum tipo de substância. Uns dias verde, outros gengibre, outros limão, hortelã, menta, etc... Sou incapaz de beber essa quantidade de água. Tenho-me aproximado de 1L, 1,5L.... e mesmo assim é com esforço de pegar na água para beber.
Faço um chá todos os dias e vou bebendo, mas a verdade é que bebo às refeições, seja almoço, lanche, jantar, antes de me deitar. O resto é água do treino e pouco mais.
Pela app, está me a faltar proteína no final do dia e sobretudo fibra.
Esquece a app.
Faz o seguinte:
- Quantas calorias queres comer por dia? Ou quantas calorias te disse o nutricionista pra comeres?
- Daqui resultam, digamos, 1800 calorias. Destas, 2x peso corporal, em gramas, será proteína. Se pesas 95kg (desculpa se estou errado, da 190g de proteína. Sendo que cada grama tem 4kcal, já ingeres 760kcal, só em proteína.
- Agora faltam hc e gorduras. Aqui é mais difícil ser exato, mas não há problema em ser flexível. Recomendaria no mínimo 45 gramas de gordura por dia. 45 gramas de gordura, 9kcal a grama, resulta em 405kcal.
- O que te sobrar se calorias, comes em hc. Ou seja, já tens 760kcal de proteína, 405kcal em gordura, se queres chegar às 1800 faltam te 635kcal. Os hc também são, como a proteína, 4kcal por grama, logo, dividindo por 4, resulta em 160g de hc por dia.
Isto foi um exemplo de cabeça que coincidentemente deu quase precisamente naquilo que eu próprio como/comia no dia a dia.
160g de hc é pouco. Pensa que isso da 4 x 40g por dia. E que um prato de arroz tem mais que isso. Um pão tem facilmente isso. 3 iogurtes têm isso.
45g de gordura é muito fácil de atingir. Claro que podes aumentar, como te disse é balancear gorduras e hc, mas se aumentares gorduras, tens de comer ainda menos hc, por isso cuidado.
Aqui tens de ser cuidadoso quanto a azeite, molhos, ovos, queijos.
Quando fores comer fora:
- Se for salada, pede sem tempero e temperas tu -> eu habituei me a não meter azeite, ao vinagre, pimenta preta e sal.
- Evita sopa, estão minadas de azeite geralmente.
- Evita carne de vaca, muitas das vezes é carne gorda. Há uns dias comi 300g de naco da vazia e de acordo com a App, só neste bife, eram 45g de gordura.
Repara que disse “evita”... tu fazes o que puderes e o que quiseres. Mas a comer fora deverias dar SEMPRE preferência a comidas com o mínimo de gordura (carne branca vs vermelha, peixe magro vs gordo), já que nos restaurantes o maior problema é SEMPRE a gordura.
Info peixes que parecem magros mas têm bastante gordura:
- Robalo
- Dourada
Se os fores comer, evita abusar na dosa.
Carrega em polvo, linguado, pescada, bacalhau, marisco...
A fazer contas assim de cabeca, sem saber quantidades, posso estar erradissimo, temos:Demasiada informação... []
A nutricionista não falou propriamente em calorias, mas suponho que a distribuição da alimentação tenha sido pensada em prol dos nutrientes a serem ingeridos diariamente. Já deixei atrás o tipo guia alimentar que ela me deixou...não é nada de novo, que eu não soubesse já antes, mas de uns para os outros acontecem pequenas diferenças. Mas como a consulta é gratuita no ginásio, aproveitei.
Basicamente:
PA: Pão escuro com 1 fatia queijo magro ou 2 fiambre de aves + café com leite magro -> 30g hc, 8g gorduras, 7g proteina
Meio da manhã: disse para comer fruta mas não faço porque me deito relativamente tarde e também costumo tomar o PA só pelas 10h.
Almoço: Sopa (só costumo comer em casa porque a fazemos sem batata e uma colher de sopa de azeite, fora não como) carnes de aves grelhada, peixe, 2 ovos + HC (4 colheres de arroz, massa, 3 batatas do tamanho de um ovo) salada à descrição sem molhos + fruta -> dificil sem saber quantidades, assumindo 100g de carne: 50-70g hc, 15g gorduras, 50g proteina
Meio da tarde: fruta e 1 iogurte ou pão escuro com fatia de queijo ou fiambre -> depende do iogurte, claro, mas pelos 50g hc, 5-10g gorduras, 7-15g proteina
2º lanche: (também não o costumo fazer) 1 peça de fruta (dependendo do que foi o lanche anterior) ou 7/8 frutos secos
Jantar: igual ao almoço -> dificil sem saber quantidades, assumindo 100g de carne: 50-70g hc, 15g gorduras, 50g proteina
Ceia: Evitar... no máximo chá, gelatina ou 5 frutos secos -> larga os frutos secos. Procura o que vou colocar abaixo nos comentarios, no Jumbo.
Ontem evitei HC... estou com dores de cabeça hoje, outra vez. [8b]
Já agora, tenho o 2º dia de treino (que fiz ontem) no ginásio, um circuito que não me agrada muito, mas também não sei bem como fugir para outros exercícios, pois os que gosto, já faço nos outros dias.
Basicamente:
Cárdio (20 minutos)
Prensa
Gémeos na Prensa
Shoulder Press
Abdutores
Adutores
(estes 2 não gosto de fazer)
Elevações laterais com halteres (magoam-me a ligação do ombro na clavícula)
Elevações com halteres (para os gémeos), mas parece-me muito pouco eficaz.
Cárdio (10 minutos de intensidade média, mas tenho feito 20/30 em que os últimos minutos são para queimar os últimos "cartuchos").
Na semana passada fiz agachamentos com barra fixa com 5 kg de cada lado, mas além de não conseguir fazer o agachamento completo por causa do tornozelo, andei com o pescoço dorido durante a semana toda. E bem tento colocar mais abaixo, mas ao fazer o movimento, a barra acaba sempre em cima do pescoço. Usei almofada, enrolei a toalha à volta, mas não adiantou.
Dado que costumo fazer peitorais e inclinado, dorsais à frente e atrás, pega larga e pega curta, biceps, triceps com corda, leg curl e extension, prensa, gémeos, que mais alternativas há? Pensando sempre na possibilidade das máquinas?
Abdominais e flexões no chão, alongamentos, não é bem para mim.
95Kg para mim já me dava por feliz neste momento.
Como pareço um yo-yo, há 5 ou 6 meses estava com 97KG, no período de férias (desemprego) fui até aos 106kg, e depois andei aqui a patinar entre os 104/105kg. Depois de duas semanas no ginásio fiz a consulta de avaliação e estava com 104,5KG. Na semana passada 103,5 e ontem 103,1Kg. O objectivo que queria ter atingido era até final de Agosto descer dos 3 dígitos. Vamos a caminho de final de Setembro e era esse novamente o objectivo.