Estagiários..RUA !!

Axo bem..... é menos uma catrefada de xulos a biber à custa do ESTADO!!!
redface.gif

Generalizou-se tanto a ideia de que na função pública ninguém faz nada, que agora todos os males do país são derivados dos mesmos... enfim!

Na função pública há muitos que não fazem nenhum, é verdade! E, efectivamente, era necessário fazer algo quanto a isso. Mas tb há quem trabalhe bem... e acreditem quando vos digo que, provavelmente, muitos destes estagiários a "viver à custa do estado" trabalharam mais durante os 12 meses que lá estiveram do que alguns dos seus "orientadores" de estágio! E nesse caso, o dinheiro gasto com os estagiários é mais bem empregue que o de muitos funcionários já nos quadros.

Nada de novo, sempre foi assim e continua

A minha filha tambem esteve a fazer um estágio, a firma esteve a "mamar" o subsidio e findo o prazo,..."faz-te á vida...filha"

Eu ainda tive mais azar, fiz unicamente o pré-estágio que estava "implicado" no curso, depois mesmo com a possibilidade de fazer o estágio de 9 ou 12 meses não consegui nada... [s)]

As Firmas infelizmente só querem lá os estagiários porque recebem o subsidio, depois adeus! :rolleyes:

Expliquem-me só uma coisa que nao percebo..

Estágiario = a gajo que fica obrigatóriamente a trabalhar na empresa??

Não, pois nao?

Então.. acontece e é sempre um risco.
Sim fica obrigatoriamente trabalhar para a empresa enquanto durar o estágio e enquanto precisarem dos nossos serviços, porque quando não precisarem dão-nos um pontapé no "behind" e não nos renovam o contrato e nem sequer nos arranjam outra solução. Claro que é um risco, mas quando se precisa, temos que aceitar esse risco, agora acho que não nos devem, de forma alguma, usar e deitar fora... porque embora estagiários também somos profissionais, também temos o nosso valor e durante mais ou menos 6 meses demos o nosso contributo para a empresa, fizemos horas que supostamente deveriam ter sido feitas pelos efectivos e como tal acho que merecemos respeito. Nós também somos pessoas, também queremos trabalhar e ter os mesmos direitos que os outros têm.

Desculpa lá os trabalhadores necessários?! Explica-me lá []qual a lógica de se fazer um estágio profissional numa empresa, quando no teu curso já tiveste dois anos de estágio curricular e que ainda por cima contavam para a média final de curso?[/b] Porque é que então exigem os estágios profissionais, é para isto? Além disso quando se abre concurso público (porque é obrigatório) e se concorre nada nos garante que fiquemos com o lugar destinado e que não façamos um estágio, que por mero acaso nem sequer estava referenciado no dito concurso público. E agora, é preferível ficar com os estagiários ou abrir concursos públicos para admitir os tais trabalhadores necessários?!

Alguém foi obrigado a ir estagiar?

A vida do estagiário é mesmo assim, se não querem ser "explorados" não se candidatem a estágios. A minha irmã é bolseira (e licenciada em engenharia) num instituto público há uns 5-6 anos e ganha tanto como esses estagiários que se vão embora.

Já era esperado. Quando me candidatei perguntei se o estágio poderia ser uma porta de entrada na instituição ou se era apenas para tapar buracos com mão de obra qualificada e barata. Foram totalmente sinceros comigo e disseram-me para contar apenas com o ano de estágio, depois estava entregue aos bichos.

De qualquer maneira, posso dizer que estou a gostar muito do trabalho, sou muito bem tratado, é claro que não gosto do facto de produzir bastante e bem a troco de pouco (principalmente ao nível da Segurança Social) mas já sabia o que me esperava quando assinei o contrato.

Ainda ontem numa reunião, um dos presentes, que por acaso é Administrador de uma Empresa Pública afirmou que o Estado não tem 700 mil funcionários, mas sim mais de 1.5 milhões de gajos a viver à conta dele.

E Portugal assim caminha imparável para o futuro radioso... [kiss]

Realmente, já não chega as regalias todas que têm entre horários maravilha, não pagamento de SS, ordenados nada maus para estagiários, formação, etc etc etc

Não querem mais nada não? Nós os contribuintes estamos cá para pagar... é só dizer
Se te informasses em vez mandares palpites tinhas feito melhor figura.

Qual foi a parte dos fundos comunitários que não atingiste?

Não descontei este ano para a SS? Deixa lá, descontei 4 anos dos 5 em que tive actividade aberta. Não tive e vou continuar a não ter direito a subsídio de desemprego, mas podes ficar descansado que ajudei a pagar as tuas baixas por doença. E os meus impostos (do tempo dos recibos verdes e deste ano) ajudam a pagar as comparticipações dos medicamentos que tu compras.

Portanto, faz o favor de não me ofenderes, ok? Se calhar até paguei mais eu para ti.

Já era esperado. Quando me candidatei perguntei se o estágio poderia ser uma porta de entrada na instituição ou se era apenas para tapar buracos com mão de obra qualificada e barata. Foram totalmente sinceros comigo e disseram-me para contar apenas com o ano de estágio, depois estava entregue aos bichos.

De qualquer maneira, posso dizer que estou a gostar muito do trabalho, sou muito bem tratado, é claro que não gosto do facto de produzir bastante e bem a troco de pouco (principalmente ao nível da Segurança Social) mas já sabia o que me esperava quando assinei o contrato.

Concordo contigo, e acredita que se te aplicares no estágio no final consegues uma boa carta de recomendação, que te vai valer muito na procura do próximo emprego.Para mim os estágios são uma medida muito positiva e que permite aos recém lic. uma mais fácil integração no mercado de trabalho...pena que muitas empresas só aproveitem os estágios só pra poupar$$, tb é preciso ter sorte na empresa onde vais estagiar...

A ver se a gente se entende:

O Estado tinha fundos comunitários para nos formar e dar experiência durante um ano.

1 - Não devemos um cêntimo a nenhum outro contribuinte português, antes pelo contrário até contribuimos para o Orçamento de Estado, por mais que isso custe a algumas alminhas deste rectângulo que gostam de mandar bojardas.

2 - Os fundos foram usados e acabaram. Agora temos um CV melhorado para nos (re)integrarmos no mercado de trabalho.

Enquanto as pessoas não compreenderem que o estado não tem a obrigação de empregar ninguém, vão continuar a haver estas indignações!

Mas está visto que muitos pensaram que um estágio a trabalhar para o estado era meio caminho andado para o emprego garantido!

A ver se a gente se entende:

O Estado tinha fundos comunitários para nos formar e dar experiência durante um ano.

1 - Não devemos um cêntimo a nenhum outro contribuinte português, antes pelo contrário até contribuimos para o Orçamento de Estado, por mais que isso custe a algumas alminhas deste rectângulo que gostam de mandar bojardas.

2 - Os fundos foram usados e acabaram. Agora temos um CV melhorado para nos (re)integrarmos no mercado de trabalho.

Va la .
1 opinião bem fundfamentada[;)]

A grande questão é q durante um ano os serviços investiram tempo na formação das pessoas. Agora q já estavam na altura de colher o q semearam as pessoas vão-se embora. Parece-me lógico q os melhores funcionários deviam ser mantidos a bem do serviço q as emprega. (Tenho imensas dúvidas nos critérios de selecção para a função pública e empresas públicas mas enfim)

Não é verdade q os estagiairios andem a viver á custa do contribuinte sem darem nada em troca. O estagiário q eu saiba é pago para trabalhar e foi isso q mais de 3000 deles fizeram. Se fôr por essa ordem de ideias todos os funcionários públicos vivem á custa do contribuinte.

Segundo o dicionario da lingua portuguesa:

estágio| s. m.
estágio
transparent.gif

do Fr. stage < b. Lat. stagiu

s. m., tirocínio;
aprendizagem.
Portanto um estágio é uma aprendizagem (fugindo de filosofia..) é suposto ficaram à aprender para sempre?

Voltar
Superior