Estacionamento

Bem, no meu caso concreto, quando terminei as aulas de condução fiquei com a perfeita noção de como fazer um estacionamento.[;)]

Tenho a agradecer muito ao meu instrutor que, apesar de às vezes ter uns ataques de loucura[8b][:D], acho que me ensinou bem.

É certo que quando fiquei aprovado no exame não era um às no estacionamento mas, se fizesse as manobras como me ensinaram, metia o carro no sitio que queria.

E acho que o problema está aqui.

Os instrutores ensinam as coisas como devem ser feitas mas depois a malta não põe a teoria em prática.
Faço as manobras tal como me ensinaram e, regra geral, não tenho grande dificuldades.

Façam as coisas como vos ensinam!

Por exemplo, quantas pessoas é que conduzem com as mãos na posição correcta? Quantas?
Pois...
E de certeza que na escola vos ensinaram a forma mais apropriada.[;)]

Então posso dizer-te que tiveste sorte. Eu não tive a mesma. Francamente, diria que pouco ou nada aprendi nas aulas de condução, excepto todos os passos necessários para passar no exame (ex. meter o cinto, ligar o carro, fazer pisca, meter a 1ª etc)

Digo mais, alguns dias antes de fazer o exame, agarrei no meu carro (sim, ja tinha carro, antes do exame), e fui para um parque pouco movimentado e pratiquei até à exaustão.

...e lá passei!

Então posso dizer-te que tiveste sorte. Eu não tive a mesma. Francamente, diria que pouco ou nada aprendi nas aulas de condução, excepto todos os passos necessários para passar no exame (ex. meter o cinto, ligar o carro, fazer pisca, meter a 1ª etc)

Digo mais, alguns dias antes de fazer o exame, agarrei no meu carro (sim, ja tinha carro, antes do exame), e fui para um parque pouco movimentado e pratiquei até à exaustão.

...e lá passei!
E já te passou pela cabeça que talvez tu é que tiveste azar?

Eu, a par do Agent, saí da escola de condução sabendo fazer as manobras na teoria e na prática. Obviamente que com o tempo fui aperfeiçoando o "jeito" e sendo mais rápida, mas as bases tive-as todas e pude praticar dezenas e dezenas de vezes até conseguir efectuar as manobras sem problemas, mesmo que devagar.

Fica o meu agradecimento aos 5 instrutores que me aturaram [:D]

Bem...eu não tive 5 instrutores, tive apenas um... e acho que ele já estava morto apesar de não saber! Ele depois dos 95, deve ter deixado de registar os anos...

Logo por ai, estão a ver a qualidade do instrutor.

Mas mesmo assim, na generalidade das pessoas que tiraram a carta +\- no mesmo período, o feedback é semelhante.

Aprenderam as "regras", mas não a conduzir. À semelhança do meu caso, nunca entraram numa auto-estrada, nem passaram dos 60km\h.

Mas tenho que admitir, que quando tirei a carta de moto, a história já foi bem diferente.

Bem...eu não tive 5 instrutores, tive apenas um... e acho que ele já estava morto apesar de não saber! Ele depois dos 95, deve ter deixado de registar os anos...

Logo por ai, estão a ver a qualidade do instrutor.

Mas mesmo assim, na generalidade das pessoas que tiraram a carta +\- no mesmo período, o feedback é semelhante.

Aprenderam as "regras", mas não a conduzir. À semelhança do meu caso, nunca entraram numa auto-estrada, nem passaram dos 60km\h.

Mas tenho que admitir, que quando tirei a carta de moto, a história já foi bem diferente.

Vês!! Tiveste azar com o instrutor [:D] (não te invejo a sorte!!)

Eu tive 5 instrutores porque para tirar a carta num mês eram aulas de manhã, à tarde e à noite. Tanto apanhei certinhos como marados da tola mas felizmente todos me ajudaram imenso. Podiam não ligar a coisas mais "triviais" como posição das mãos no volante mas em termos de ensino foram impecáveis.

Ao fim de 3 dias de aulas enfiaram-me no IC19. Tive aulas intensas de estacionamento (de todas as maneiras e feitios), ponto embraiagem, semáforos, prioridades, rotundas, pluralidade de vias, inversão de marcha, etc. Tanto tinha aulas no meio da cidade como ia para locais calmos.

No próprio dia do exame fui eu que levei o carro da escola de condução para o local do exame e em plena 2ª circular, a 70 km/h, ouço um "estou a ver que gostas de pisar ovos... acelera lá com esta m**** que ainda quero que a Maria (nome fictício da moça que ia fazer exame comigo) pratique no local do exame". Ou seja, em termos de regras por vezes não eram os mais cumpridores, mas ensinaram-me a conduzir, a fazer as coisas, a ser desenrascada, expedita e a não me assustar com o trânsito.

N existe uma formula milagrosa de estacionar vai treinando um pouco em sitios com pouco movimento que em pouco tempo ja vais ver que dominas a situação[;)]

Voltar
Superior