Esperam ou vão embora?

Talvez porque os médicos no publico habitualmente antes das consultas estão a trabalhar nas enfermarias e têm doentes internados, talvez porque os médicos no publico têm mais funções no hospital e no serviço em que trabalham que não o simples acto de comparecer às consultas como no hospital privado à hora X, talvez porque nos serviços em questão os pacientes têm a mania de ter intercorrências e necessitar da atenção do médico para além do tempo previsto..

Ou então claro tens toda a razão e talvez os médicos no publico passem amanha inteira na cafetaria e a comentar a casa dos segredos apenas para chegar tarde às consultas e "gozar com o povo"

Ui... enfiaste a carapuça cá de uma maneira!! Conseguiste depreender tudo isso daquilo que ele disse? Fantástico! Que poderes!!!

Ultimamente tudo quanto é questão de saúde tenho tratado no Hospital da Luz e de há uns tempos para cá noto que o serviço tem piorado e que cada vez mais se repetem as situações em que da hora marcada à hora a que efectivamente somos vistos vai uma distância grandinha. Até agora tenho "comifo e calado" mas acho que da próxima vez vai reclamação escrita.

Como é que sabias em que hospital eu estava? :P

A sair de uma consulta simples marcada para as 11h. Podia ser pior. Aqui não me apanham mais.

Imagina de outra forma.

Vais para a tua consulta, o médico detecta uma doença grave, estão os dois a ver a melhor forma de combater a doença e entretanto o médico diz:

Sr walkmen lamento mas tenho de atender a consulta seguinte, está na hora.

Infelizmente, o respeito nos médicos/clínicas privados pelo tempo do cliente, que está a pagar e bem paga a consulta, é nulo na sua generalidade.

Recentemente acompanhei a minha mulher a várias consultas na obstetra (estava grávida) e os atrasos eram de uma hora ou mais. Nisso, a experiência de espera que tenho no SNS é semelhante.

Evidentemente que simplesmente não virámos costas à consulta porque:
- O acompanhamento na gravidez é uma coisa continuada, não se pode ir a um médico diferente todos os meses;
- A minha mulher gostava muito do atendimento e dos cuidados da obstetra (há que reconhecer-lhe esse mérito) e portanto a espera era também, por assim dizer, um preço a pagar.

A minha "táctica" era fazer marcações ou para a primeira consulta do dia (é mais difícil haver atrasos) ou depois do horário laboral (onde o atraso incomoda mas não causa mais problemas além disso).

Como é que sabias em que hospital eu estava? :P

Intuição feminina! [:D]

Pior que esperar é teres um exame marcado há um mês... na véspera ligam a desmarcar, marcam para daí por 3 dias e é porque marcam na Clínica da Amadora, e no dia do exame ligam a querer desmarcar com a justificação de que "foi um erro na marcação e a Sra. Dra. não tem exames entre as 10h30 e as 13h30 - que era a hora do meu- e não lhe dá jeito ficar à espera). Obviamente que fiz um finca pé do caraças e lá tive o exame à hora marcada, mas não se livraram de um sonoro "vão pá p*** que vos pariu" mental.

Ui... enfiaste a carapuça cá de uma maneira!! Conseguiste depreender tudo isso daquilo que ele disse? Fantástico! Que poderes!!!

Estava no telemovel enganei-me no quote, era este post:

No público, em vez de uma hora, esperava-se duas. [:D]

Quando se vai a uma consulta no público, já temos de ir mentalizados que aquela manhã ou tarde é perdida.

Já para não falar dos médicos que marcam consultas para as 9:00 e só chegam lá para as 11:00. É gozar com o povo.

A sair de uma consulta simples marcada para as 11h. Podia ser pior. Aqui não me apanham mais.

Vais desculpar-me mas esse é o hospital que também frequento e tirando uma única vez nunca esperei muito.
Mas.... 1h47 minutos entre espera, atendimento, e dar saída do doente da consulta, até nem me parece muito. Além disso não referes a que horas fizeste a admissão à consulta marcada para as 11 h. [;)]

è que muitos se esquecem (não digo que é o teu caso) que se a consulta é ás 11h devem chegar com tempo para fazer a admissão e às 11 h estarem disponiveis para serem atendidos[;)] se chegam às 11 e a essa hora ainda vao tirar senha para pagar e o resto.... pois[;)]

Em qualquer lado, público ou privado, peço o livro de reclamações. Se tivesse pago antes da consulta (nunca o fiz, mas pronto) pedia o reembolso. Se não houvesse reembolso, ligava para a Deco. Apontar sempre as horas e identificar todo o pessoal com que se lidou.

Já perdi as contas às reclamações no livro que fiz...e à quantidade de vezes que já fui quase "ameaçado" ao escrever no livro em muitas situações (nem sempre em serviços de saúde, que felizmente não vou há bastante tempo). Uma vez até me recusaram o livro e liguei para a polícia à frente do balcão. Ficou tudo resolvido, como é óbvio (e a reclamação ficou lá na mesma).

Vais desculpar-me mas esse é o hospital que também frequento e tirando uma única vez nunca esperei muito.
Mas.... 1h47 minutos entre espera, atendimento, e dar saída do doente da consulta, até nem me parece muito. Além disso não referes a que horas fizeste a admissão à consulta marcada para as 11 h. [;)]

è que muitos se esquecem (não digo que é o teu caso) que se a consulta é ás 11h devem chegar com tempo para fazer a admissão e às 11 h estarem disponiveis para serem atendidos[;)] se chegam às 11 e a essa hora ainda vao tirar senha para pagar e o resto.... pois[;)]

Sortuda! A média de espera tem andado na meia hora... até se passa bem, mas recentemente já por duas vezes ultrapassou as duas horas de espera. E sim, chego sempre atempadamente para fazer a admissão.

Em qualquer lado, público ou privado, peço o livro de reclamações. Se tivesse pago antes da consulta (nunca o fiz, mas pronto) pedia o reembolso. Se não houvesse reembolso, ligava para a Deco. Apontar sempre as horas e identificar todo o pessoal com que se lidou.

Já perdi as contas às reclamações no livro que fiz...e à quantidade de vezes que já fui quase "ameaçado" ao escrever no livro em muitas situações (nem sempre em serviços de saúde, que felizmente não vou há bastante tempo). Uma vez até me recusaram o livro e liguei para a polícia à frente do balcão. Ficou tudo resolvido, como é óbvio (e a reclamação ficou lá na mesma).

O problema é que se há de facto casos em que falta algum respeito pelo cliente, há outros imprevisíveis. Muita gente não compreende que as consultas médicas não demoram todas o mesmo tempo, e há casos em que se ultrapassa e muito o tempo previsto para tal. Eu por exemplo tenho uma médica de clínica geral que costumo frequentar, e ela passa literalmente horas a falar com os pacientes, e quando chega a minha vez é igual. Nunca vi uma médica tão atenciosa, mas por outro lado já sei que se for um dos últimos do dia, terei sempre um atraso de mais de uma hora, já que os atrasos nas consultas vão acumulando ao longo da tarde. Além disso, há uma série de outras situações que podem fazer um médico atrasar as consultas, que não vale a pena enumerar mas que penso ser do conhecimento geral. Em certos casos pode haver um certo desrespeito pelo paciente, mas também há muitos casos em que os atrasos são imprevisíveis. Não se pode ver uma consulta médica como um outro serviço qualquer, e é preciso ter um bocado de bom senso [;)]

Estão no vosso horário de trabalho e têm uma consulta marcada, num hospital privado, para determinada hora. Pagaram no acto da inscrição. Estão à espera há uma hora e têm trabalho a acumular. Esperam ou vão embora? E o dinheiro já pago?

Fui uma vez à Clinica de Santo António e tive de pagar logo no acto da inscrição. Achei aquilo muito estranho. Perguntei à recepcionista os impressos para enviar para a seguradora ao que ela me responde "o valor que lhe cobramos já inclui desconto da seguradora, ainda queria receber mais dinheiro?", ao que lhe tive de explicar que independentemente do valor que o hospital me cobre pela consulta, eu só pago 15€ e a minha seguradora devolve sempre a diferença por transferência bancária, mas para isso preciso do impresso médico. Ela disse que nunca ouvido falar de tal coisa. Barafustei, mas não me serviu de muito e fui sentar-me na sala de espera. Esperei 2 horas, perdi a paciência e pedi o dinheiro de volta e fui ao hospital da luz. Esperei 10 minutos, fui muito bem atendido, fizeram-me montes de análises e só paguei no final (que é o que faz sentido) e a recepcionista deu-me os impressos (sem eu ter de os pedir!!!) e disse-me "sabe que a sua seguradora devolve-lhe 80% do valor dos exames médicos e a diferença do preço da consulta e 15€? Se não sabe eu explico-lhe o processo". Super simpatia de todos os funcionários. Nessa clinica da Amadora nunca mais me apanham!

Fui uma vez à Clinica de Santo António e tive de pagar logo no acto da inscrição. Achei aquilo muito estranho. Perguntei à recepcionista os impressos para enviar para a seguradora ao que ela me responde "o valor que lhe cobramos já inclui desconto da seguradora, ainda queria receber mais dinheiro?", ao que lhe tive de explicar que independentemente do valor que o hospital me cobre pela consulta, eu só pago 15€ e a minha seguradora devolve sempre a diferença por transferência bancária, mas para isso preciso do impresso médico. Ela disse que nunca ouvido falar de tal coisa. Barafustei, mas não me serviu de muito e fui sentar-me na sala de espera. Esperei 2 horas, perdi a paciência e pedi o dinheiro de volta e fui ao hospital da luz. Esperei 10 minutos, fui muito bem atendido, fizeram-me montes de análises e só paguei no final (que é o que faz sentido) e a recepcionista deu-me os impressos (sem eu ter de os pedir!!!) e disse-me "sabe que a sua seguradora devolve-lhe 80% do valor dos exames médicos e a diferença do preço da consulta e 15€? Se não sabe eu explico-lhe o processo". Super simpatia de todos os funcionários. Nessa clinica da Amadora nunca mais me apanham!

Mesmo no hospital da luz há consultas em que pagas à entrada e não à saída.

Sortuda! A média de espera tem andado na meia hora... até se passa bem, mas recentemente já por duas vezes ultrapassou as duas horas de espera. E sim, chego sempre atempadamente para fazer a admissão.

Eu por norma prefiro as consultas de manhã, tenho essa possibilidade e portanto é sair de lá directa para trabalhar depois. Será daí? Não sei.
Já me aconteceu chegar para um exame e pedirem desculpa porque estavam atrasados uns 15/20 minutos pois o sistema tinha ido abaixo e era preciso algum tempo. Por mim tudo bem. Esperei.

Eu por norma prefiro as consultas de manhã, tenho essa possibilidade e portanto é sair de lá directa para trabalhar depois. Será daí? Não sei.
Já me aconteceu chegar para um exame e pedirem desculpa porque estavam atrasados uns 15/20 minutos pois o sistema tinha ido abaixo e era preciso algum tempo. Por mim tudo bem. Esperei.

Eu prefiro ao fim dia (fora do horário laboral). Pode ajudar a que com o acumular de atrasos eu acabe prejudicada. Mas uma das consultas em que esperei mais de duas horas foi perto da hora de almoço.

Última edição:
Já o estive para fazer, no HPP da Boavista, no Porto.

Só não o fiz, porque a patroa estava grávida e era um foco de stress também para ela!

mais de uma hora atrasada e a Srª Doutora chega com toda a tranquilidade e ainda vai falar com o Médico do gabinete ao lado [8b]

questionei a administrativa, respondendo que era normal [:)]

passado uns tempos, foi a patroa que propôs mudar para o Centro de Saúde, facto que mais tarde reconheceu, ter tomado a decisão certa!...

esperar por esperar, então que seja no sitio mais barato!

Sb

Eu acho muito. Se estivesse de férias até nem era por aí. No horário de trabalho é que me chateia mais.

Entrei às 10:30 no parque de estacionamento e só consegui estacionar o carro às 10:50. Uma fila enorme para entrar no parque. Fiz a admissão às 10:55. E depois foi esperar. Entrei às 12:30, mais ou menos e a consulta nem durou 10 minutos. 1h30 de espera para quem está a trabalhar é muito tempo.

Mas não é exclusivo dali. É muito frequente neste tipo de serviço. O que me parece é que é um hábito instalado entre a classe médica. O que a mim me parece soa a alguma prepotência. Mas posso estar enganado.

Voltar
Superior