Es.col.a

nathaniel

New member
575068_429030983776930_100000100973789_1851866_290466733_n.jpg

Homem regou-se com combustível no Porto, polícia evitou o pior - Local - PUBLICO.PT

É com força e prepotência que no Porto se matam os sonhos - O que é o Jantar?

ES.COL.A da Fontinha

http://www.jn.pt/multimedia/galeria.aspx?content_id=2429565

Ativistas do Es.Col.A decidem reocupar espaço a 25 de abril - Portugal - DN

Última edição:
bem, eu tenho muitas muitas dúvidas que temas como estes sejam prestar um serviço público, mas pronto

365dias.jpg

o que me parece ser é usar espaços públicos para formar mais ocupas, e não sei se é isso que a sociedade precisa

Para além que:
Es.Col.A não quis formalizar contrato e pagar renda de 30 euros

A Câmara do Porto revelou, esta quinta-feira, que estava disponível para permitir a ocupação da Es.Col.A até ao fim de junho, desde que fosse formalizado um contrato de cedência e o pagamento de uma renda simbólica de 30 euros.
Foi perante "a incompreensível recusa do grupo em aceitar estas condições mínimas exigidas por lei" e "aplicadas a qualquer cidadão ou instituição" que se procedeu ao despejo coercivo, explica a autarquia, em comunicado.
"Perante a incompreensível recusa do grupo em aceitar estas condições mínimas exigidas por lei e, por isso, aplicadas a qualquer cidadão ou instituição, resta-nos lamentar que os ocupantes tenham obrigado as autoridades a intervir coercivamente", refere o comunicado do município.
A Câmara questiona ainda "se o movimento estará realmente interessado em promover qualquer atividade comunitária ou apenas em provocar distúrbios e desafiar as instituições", lembrando o "vídeo ameaçador que, entretanto, divulgaram através da internet".
Em março, a autarquia informou os representantes do projeto Es.Col.A da disponibilidade para "prorrogar o prazo de ocupação até 30 de junho de 2012, mas que era necessário aplicar a legislação em vigor".
A Câmara "comunicou que deveria ser formalizado um contrato de cedência temporária", dispondo-se "a aplicar a situação regularmente mais vantajosa para os ocupantes": uma "renda simbólica de 30 euros, que coincide com a renda mínima cobrada nos bairros municipais tipo IV e IV".

....

Foram apresentadas soluções, no meu entender muito boas, não as quiseram, não têm o direito de lá estar.. simples

A ideia de dar explicações e aulas de música ao putos é boa.
A ideia de lhes lavar o cérebro contra os papões do capitalismo, fazendo dali uma madrrassa do BE é má.
A ideia de que é tudo para ocupar à grande, que é tudo nosso é má.

Sinceramente ainda não percebi porque não acederam em pagar 30€ mês, não aceito a desculpa de não terem esse valor pois se era um projeto benéfico para a comunidade facilmente arranjariam esse dinheiro.
Parece-me mais um caso de teimosia do que bom senso, mas... posso estar enganado

cmps

Sinceramente ainda não percebi porque não acederam em pagar 30€ mês, não aceito a desculpa de não terem esse valor pois se era um projeto benéfico para a comunidade facilmente arranjariam esse dinheiro.
Parece-me mais um caso de teimosia do que bom senso, mas... posso estar enganado

cmps

muito enganado

Queriam aquilo que não era deles! Querem passar por cima da lei. E fazerem-se de vitimas. O que falta cá, é o modus operandi policia dos anos 80 para distribuir umas bastonadas! [:D][:D]

JN disse:
Ódio à diferença

É em momentos como o ontem vivido no Alto da Fontinha que Rui Rio revela o seu rosto de autocrata e a sua aversão a tudo o que lhe cheire a diferença, particularmente a todas a formas de cultura e cidadania que escapem à Kultura, ao papel "couché" e à rotina institucional.
No edifício da antiga Escola da Fontinha, há cinco anos ao abandono, nascera espontaneamente, por iniciativa dos moradores e outras pessoas, um projecto cívico autónomo que, durante um ano, sem mendigar subsídios, fez a "diferença", infeccionando de vida comunitária e, sobretudo, de esperança, o resignado quotidiano de uma das inúmeras zonas degradadas que, longe do olhar dos turistas, persistem no coração da cidade.
Uma ilha de iniciativa, de partilha, de democracia participativa? Era de mais para Rui Rio. Ateliês de leitura, de música, de teatro, de fotografia?, formação contínua?, apoio educativo?, aulas de línguas?, xadrez?, yoga?, debates?, assembleias? - Intolerável!
De nada valeu ao movimento Es.Col.A constituir-se em associação, como lhe exigira a Câmara com a promessa de um contrato que nunca chegaria. Como os "Blue Meanies" de "O submarino amarelo", as retinas de Rui Rio não suportam as cores vibrantes e indisciplinadas dos sonhos. Ontem, por sua ordem, a Polícia cercou o bairro, invadiu armada a Escola da Fontinha, prendeu pessoas e destruiu e pilhou as instalações. E Pepperland voltou de novo a ser cabisbaixa e cinzenta.

Manuel António Pina

Engraçados os comentários que por aqui já se podem ler... À conta de um workshop que até dá alguma vontade de rir, esquece-se tudo o resto que por lá se fazia de positivo. Sem subsídios nem compadrios nem roubos legais de milhares de milhões. É para acabar, claro!

Cada vez mais me convenço que esta porcaria de políticos e governantes é bem merecida por muitos portugueses. É tal o atraso cultural que nem percebem, por vistas curtas, a dinâmica que este tipo de gente imprime em cidades desenvolvidas onde formas de cultura alternativa são bem-vindas. Veja-se Berlim...

Os outros, os que não se limitam a postas de pescada criticando quem ainda tem alguma iniciativa, esses estão condenados à bastonada. "Cidadãos" portugueses querem-se mansos e estupidificados.

Durante 5 anos, o abandonado edifício foi ocupado para fins de “casa de chuto” não supervisionada, sem que o impacto de tal actividade económico-social (ilegal em Portugal) preocupasse as autoridades policiais e camarárias.

No entanto, bem mais perigoso do que uma pandilha de zombies adormecidos pela heroína, é um grupo de gente inteligente, activa, empreendedora, criadora de sonhos, fabricante de asas que fazem as crianças voar. Gente que consegue fazer o que as escolas públicas não fazem (nem foram desenhadas para tal).

@ O Dr. Rui Rio não é fascista, é só um grunho delinquente e inseguro « Merditações de Joe Médicis

Ódio à diferença

É em momentos como o ontem vivido no Alto da Fontinha que Rui Rio revela o seu rosto de autocrata e a sua aversão a tudo o que lhe cheire a diferença, particularmente a todas a formas de cultura e cidadania que escapem à Kultura, ao papel "couché" e à rotina institucional.
No edifício da antiga Escola da Fontinha, há cinco anos ao abandono, nascera espontaneamente, por iniciativa dos moradores e outras pessoas, um projecto cívico autónomo que, durante um ano, sem mendigar subsídios, fez a "diferença", infeccionando de vida comunitária e, sobretudo, de esperança, o resignado quotidiano de uma das inúmeras zonas degradadas que, longe do olhar dos turistas, persistem no coração da cidade.
Uma ilha de iniciativa, de partilha, de democracia participativa? Era de mais para Rui Rio. Ateliês de leitura, de música, de teatro, de fotografia?, formação contínua?, apoio educativo?, aulas de línguas?, xadrez?, yoga?, debates?, assembleias? - Intolerável!
De nada valeu ao movimento Es.Col.A constituir-se em associação, como lhe exigira a Câmara com a promessa de um contrato que nunca chegaria. Como os "Blue Meanies" de "O submarino amarelo", as retinas de Rui Rio não suportam as cores vibrantes e indisciplinadas dos sonhos. Ontem, por sua ordem, a Polícia cercou o bairro, invadiu armada a Escola da Fontinha, prendeu pessoas e destruiu e pilhou as instalações. E Pepperland voltou de novo a ser cabisbaixa e cinzenta.
Tenho a certeza que isto vai cair bem no sentimento geral aqui do fórum. Só pode.

Pessoas que meteram mãos à obra = empreendedoras
Não pediram subsidios = não tiveram o impulso xuxa
Ocuparam uma escola abandonada = usaram o que os outros nao queira e tiveram sucesso.
Ocuparam uma escola abandonada = normalmente edificios abandonados são antros de chuto.
Ocuparam escola publica abandonada = lutam contra o despesismo do estado.
Ocuparam escola publica abandonada = mostrando que o Estado nao sabe gerir e a inciativa privada é melhor.
.....
Mas não usavam gravata, não falavam economes, nao diziam players, soft skills, saldo orçamental primario, funding e essas coisas que os empreendedores dizem.
Não obedeceram às ordens. E as ordens são pra ser obedecidas. E Estado só dá ordens boas e cuida de nós. A autoridade( autoritarismo ) é boa. E o respeitinho é muito bonito.

Rui Rio já percebeu do que gosta o "povo".

E no fundo....aquilo é tudo uma cambada de dreads, gajas que abortam com dinheiro dos meus impostos, o BE e o PCP ainda iam pegar naquilo e tomar conta do país...

Queriam aquilo que não era deles! Querem passar por cima da lei. E fazerem-se de vitimas. O que falta cá, é o modus operandi policia dos anos 80 para distribuir umas bastonadas! [:D][:D]

Realmente ocupar uma escola abandonada á um par de anos, reabilita-la, e ajudar a população local, é algo gravissimo e que deveria ser punido com pena de prisão.
Ainda para mais quando o diferendo eram 30€uros/mes

Quanto á questão dos policias ali perante 20 ou 30 já se sabe que são os maiores, ainda para mais quando eram para ai 100, quando alguem foge para a cova da moura ou para o 6 de maio depois de ter cometido um crime(assalto, não paragem em operação stop) não vejo tamanha valentia em la ir de imediato.

Quanto ao tema em questão não faço a mais pequena ideia de como é gerido o apoio,e se o mesmo existe,as associações do concelho sejam elas de natureza culturais/sociais ou humanitarias.
Se de facto o mesmo não existe - então estou de acordo com a medida tomada, não podem as outras associações nada receber e pagar e esta não o querer fazer.

Se conseguirem mostrar e provar que o municipio do porto apoia atraves de subsidios como é regra outros municipios apoiar este tipo de associações, atraves de subsdios concedidos, então penso que tem que haver aproveitamento politico perante o ditador que por lá não continuara mas certamente tentará tomar de assalto outra autarquia,imagino que VNgaia.

Autarquias vizinhas ao Porto apoiam associações de cariz social/cultural e humanitario com varios milhões anulamente,e tal como o municipio do porto tambem outros municipios aceitaram atraves de contratos de comodato ceder as instalações das antigas escolas primarias a este tipo de associações perante o pagamento das despesas de agua e luz(como imagino que o rio quisesse fazer).

Para mim o que me intressa saber é:
Rui rio apoio associações?se sim , e senão deu um centimo sequer a esta porque motivo tudo isto quando estavam em causa pouco mais de.....300€ ano ?!
Rui rio e as politicas do seu executivo não apoiam as associações locais de forma alguma? Então a medida tomada pela camara foi a mais sensata.

Última edição:
Parasitas.
E tal como os ratos, quando invadem uma casa, têm de sair nem que seja à paulada.

Concordo.
Acho que deveriam ter feito o mesmo quando á cerca de dois anos estando na amadora vejo dois carros patrulha em perseguição de um fiat uno(dois para um) quando á entrada de um bairro que vim a saber chamar-se santa filomena um dos policias mete megafone de fora e diz apenas isto :
"ai não. ai não, deixa ir ,deixa ir", e o outro deixou-o ir tambem.E eram umas 19h da tarde.
100 para 10 é uma coisa, 7 para 10 que provavelmente teriam as mesmas "armas" literalmente que eles....quem tem cu tem medo.
Eu tambem teria confesso...mas não concorri á coisa, e tão pouco era incapaz de tar com um bastão juntamente com mais 50 e bater em dois ou tres quando com as mesmas armas se acobardam tal e qual os ratos.
A diferença é que aos ratos não pago, a esses pago.

Parasitas.
E tal como os ratos, quando invadem uma casa, têm de sair nem que seja à paulada.

Mas estes parasitas ou como lhe queres chamar ... fazem mais pela sociedade que muita instituição legal e bem patrocinada pelo Estado ...

A meu ver os 30€ eram simbolicos ... e deviam ter sido aceites ... mas pronto.

Voltar
Superior