ENIGMA - Pergunta de Gestão!

Eu, empresa, preciso de fundo de maneio. Tenho várias fontes para o ir buscar: disponibilidades (dinheiro em caixa e bancos); pagamentos a receber de clientes; financiamento bancário. Agora imaginemos que a caixa está nas lonas e a DO está a zeros e eu preciso mesmo realizar dinheiro. Um Cliente qualquer está a comprar-me 1000 euros de mercadoria e vai pagar-me a 30 dias. Mas eu, como preciso do dinheiro já, proponho que me pague a pronto pagamento e para o convencer ofereço-lhe um desconto de 5% (prática comum nas empresas. Quem diz 5%, diz 2% ou 10%, isso varia). O Cliente aceite e paga-me 950 euros.
Mas, se eu tiver linhas de financiamento na banca para utilizar, posso ir lá buscar os ditos 1000 euros, e por eles pago uma taxa de juro que se for, por exemplo, de 5% ao ano, me custará 1000*0,05/12 = 4,17 euros. Ou seja, na primeira solução recebo 950 euros, na segunda recebo 995,83 euros. Isto é, custa-me 12 vezes menos, daí que em termos de juros simples os 5% de desconto que dou a 30 dias se traduzem em 60% anualizados, ou 79,6% anualizados se considerarmos juro composto.

Edit: isto é um raciocínio do mais básico que há, mas ainda assim há muita gente que não pensa em nada disto quando define a sua política de descontos.

Ok. Com esta explicação percebo o raciocínio a 100%; não estava conseguir fazer a ponte para os 60% (estava completamente bloqueado!). Obrigado. Como dizes, é uma coisa tão simples e uma pessoa nem sempre se lembra disso..[:cool:]

Voltar
Superior