Na mouche. Só quem não tem de lidar com isto diariamente ou semanalmente (compra de materiais) é que pensa que o WACC e as tretas que ensinam nas faculdades de economia nas cadeira de gestão financeira de curto prazo interessam para alguma coisa em termos práticos.
Pessoalmente pago sempre a pronto com desconto de 10%, mas só porque tenho uma confiança enorme no vendedor e já é o meu fornecedor à vários anos, porque senão borrifava-me para o desconto e preferia comprar com pagamentos a 30 dias, mesmo com um WACC próximo de 0%.
O problema é que a malta que ensina Análise de Investimentos nas escolas nunca comprou/vendeu nada na vida... Nunca lidou directamente com problemas de prazos de entrega, problemas de qualidade ou não conformidades...
Vou tentar dar um exemplo:
Imaginemos que o homem quer comprar fruta por ex. c/ desconto PP de 5%. O financeiro fica todo contente e o comprador tb pois, tendo em conta a tx referência e o custo do dinheiro ( bla bla wiscas saquetas) é realmente um excelente negócio apr

apr

Optimo, excelente, brilharete...
Depois...
Mercadoria na vez de chegar no dia 5 chega no dia 10. Um pequeno azar que se ultrapassa bem... next
A seguir: 30 % da fruta está já quase a ficar podre ( ainda não está ( o fornecedor é sério obviamente[

]) logo temos de apressar a venda para não ficar no prejuízo...)
Como é que funciona em termos práticos: se o produto está pago o poder está do lado do fornecedor que já tem o dinheiro do lado dele.
Se o material não está pago o poder está do lado do cliente que pode pagar... Ou entrar num processo negocial. ( eu já estive dos 2 lados e já paguei indemnizações como tb recebi...)
Bem sei que todas as empresa são sérias, que todos querem manter relações de longo prazo, que o serviço do fornecedor é de excelência, e que todos somos amigos dos nossos fornecedores mas para mim, um bom comprador é aquele que consegue reservar poder negocial do lado dele.