ENIGMA - Pergunta de Gestão!

Imaginem a seguinte hipótese numa entrevista de trabalho.

O entrevistador descreve a seguinte situação, se a empresa paga a um fornecedor a 30 dias, e este solicita o pagamento a pronto, propondo um desconto de 5%, qual a variável que falta na equação para poder decidir?

Podem existir tantas variáveis, mas acho que a variável mais importante é a capacidade de cash flow e fundo de maneio da dita empresa.

A variável é o "discount rate" (não sei como costumam chamar em Português) ou WACC, que tem em conta a inflação, juros de financiamento e riscos específicos de projecto e indústria/mercado.
Na minha área costuma andar entre os 12~15%...

Essa parece fácil mas não é.
O mais importante, do ponto de vista do cliente, é ter garantias ( não vou dizer quais) que vai receber o produto comprado depois de ter pago.
Tudo o resto, taxas juros e blá blá é conversa de financeiros para boi dormir.

Depende do produto em causa.

Ora repara, se forem submarinos tens de contar com as contrapartidas.

Se forem casas de luxo para o visto Gold tens de incluir o preço das despesas de processo.

Portanto depende do que for.

(não resisti mas sempre me disseram que nas entrevistas era muito importante a criatividade)

O mais importante, do ponto de vista do cliente, é ter garantias ( não vou dizer quais) que vai receber o produto comprado depois de ter pago.

Pois, agora que falas nisso, falta saber o prazo de entrega do produto! Eu assumi logo entrega imediata, mas não dizem nada...

Imaginem a seguinte hipótese numa entrevista de trabalho.

O entrevistador descreve a seguinte situação, se a empresa paga a um fornecedor a 30 dias, e este solicita o pagamento a pronto, propondo um desconto de 5%, qual a variável que falta na equação para poder decidir?

A variável que falta é a taxa de juro de financiamento a curto prazo que a empresa paga para financiar o inventário ou a prestação do serviço (estou a assumir que não se trata de um fornecimento de imobilizado). Pode ser a taxa de juro de um descoberto ou de um crédito de curto prazo. No caso, pouco provável, da empresa não ter necessidade de financiamento de curto prazo, a taxa de juro a considerar é o custo de oportunidade de utilizar capital para o pagamento a pronto em vez de o aplicar; será, portanto, uma taxa de juro de aplicações financeiras de curto prazo.

Sabendo esta variável, compara-se o que se poupa com o desconto com o que se gasta no financiamento do montante a pagar durante 30 dias.

A variável é o "discount rate" (não sei como costumam chamar em Português) ou WACC, que tem em conta a inflação, juros de financiamento e riscos específicos de projecto e indústria/mercado.
Na minha área costuma andar entre os 12~15%...

Essa taxa de desconto, WACC (weighted average cost of capital) ou média ponderada do custo de capital, é utilizada na avaliação de projectos de grande dimensão, com períodos longos e de importância estratégica para a empresa. Esta taxa deve ser utilizada na análise de um projecto que não tenha um financiamento específico e que tenha um risco semelhante ao risco global da empresa.

Esta taxa é também utilizada na avaliação de empresas. O valor de uma empresa pode ser calculado como sendo o valor actual dos fluxos financeiros futuros descontado pelo WACC.

O WACC é o custo de financiamento global de uma empresa, não é o custo específico de financiamento do fundo de maneio (activos correntes menos passivos correntes).

Obrigado a todos pelas respostas.
A questão era mesmo simples, não adianta estar a complicar.
Prazos de entrega, produtos perecíveis, o custo, o modo de pagamento são tudo circunstâncias normais.

Na mouche. Só quem não tem de lidar com isto diariamente ou semanalmente (compra de materiais) é que pensa que o WACC e as tretas que ensinam nas faculdades de economia nas cadeira de gestão financeira de curto prazo interessam para alguma coisa em termos práticos.

Pessoalmente pago sempre a pronto com desconto de 10%, mas só porque tenho uma confiança enorme no vendedor e já é o meu fornecedor à vários anos, porque senão borrifava-me para o desconto e preferia comprar com pagamentos a 30 dias, mesmo com um WACC próximo de 0%.

Na mouche. Só quem não tem de lidar com isto diariamente ou semanalmente (compra de materiais) é que pensa que o WACC e as tretas que ensinam nas faculdades de economia nas cadeira de gestão financeira de curto prazo interessam para alguma coisa em termos práticos.

Pessoalmente pago sempre a pronto com desconto de 10%, mas só porque tenho uma confiança enorme no vendedor e já é o meu fornecedor à vários anos, porque senão borrifava-me para o desconto e preferia comprar com pagamentos a 30 dias, mesmo com um WACC próximo de 0%.

O problema é que a malta que ensina Análise de Investimentos nas escolas nunca comprou/vendeu nada na vida... Nunca lidou directamente com problemas de prazos de entrega, problemas de qualidade ou não conformidades...

Vou tentar dar um exemplo:

Imaginemos que o homem quer comprar fruta por ex. c/ desconto PP de 5%. O financeiro fica todo contente e o comprador tb pois, tendo em conta a tx referência e o custo do dinheiro ( bla bla wiscas saquetas) é realmente um excelente negócio apr:)apr:)
Optimo, excelente, brilharete...

Depois...

Mercadoria na vez de chegar no dia 5 chega no dia 10. Um pequeno azar que se ultrapassa bem... next
A seguir: 30 % da fruta está já quase a ficar podre ( ainda não está ( o fornecedor é sério obviamente[:D]) logo temos de apressar a venda para não ficar no prejuízo...)

Como é que funciona em termos práticos: se o produto está pago o poder está do lado do fornecedor que já tem o dinheiro do lado dele.
Se o material não está pago o poder está do lado do cliente que pode pagar... Ou entrar num processo negocial. ( eu já estive dos 2 lados e já paguei indemnizações como tb recebi...)

Bem sei que todas as empresa são sérias, que todos querem manter relações de longo prazo, que o serviço do fornecedor é de excelência, e que todos somos amigos dos nossos fornecedores mas para mim, um bom comprador é aquele que consegue reservar poder negocial do lado dele.

A variável que falta é a taxa de juro de financiamento a curto prazo que a empresa paga para financiar o inventário ou a prestação do serviço (estou a assumir que não se trata de um fornecimento de imobilizado). Pode ser a taxa de juro de um descoberto ou de um crédito de curto prazo. No caso, pouco provável, da empresa não ter necessidade de financiamento de curto prazo, a taxa de juro a considerar é o custo de oportunidade de utilizar capital para o pagamento a pronto em vez de o aplicar; será, portanto, uma taxa de juro de aplicações financeiras de curto prazo.

Sabendo esta variável, compara-se o que se poupa com o desconto com o que se gasta no financiamento do montante a pagar durante 30 dias.

Resposta certa.

Voltar
Superior