[Economia] empresas offshore

Portugal devia de ser o offshore da europa, dávamos emprego a toda a gente e lucravamos de diversas maneiras...

Bastava ter uma politica fiscal que não afugente as empresas nacionais... agora com impostos elevadissimos, e legislação a mudar de 6 em 6 meses.. não há milagres.

Emprego não gervava muito, porque essas sedes fiscais das grandes empresas não têm assim tantos funcionários. Muitas delas são um pequeno escritório de advogados :)

Última edição:
Vou dar um exemplo real duma empresa em Portugal: empresa produtora de componentes para automóvel.

Primeiro o governo PT negoceia a criação de 2000 postos de trabalho com uma multinacional com a contrapartida (não assumida) desta não pagar cá impostos.

Imaginemos que a Empresa produz em Portugal uma peça qq que custa 5€ à porta da fábrica c/ lucro zero ( ou seja não pagam impostos cá)
Imaginemos que o Cliente da Empresa é uma marca de carros Alemã que compra a peça por 10€

Então a empresa usa uma offshore de triangulação que compra a peça a Portugal por 5€ e vende à Alemanha por 10€.

O lucro é gerado na offshore e, como tal não, paga impostos cá.

Se o governo não quiser, então a multinacional vai embora para África ou para a Ásia transferindo para la os tais 2000 empregos: é pegar ou largar.

Os governos todos estão nas mãos das multinacionais e sem qualquer alternativa.

Isto das off-shore é algo que sei minimamente como funciona mas que me dá a volta à cabeça cá de uma maneira.
Vou dar um exemplo prático que me aconteceu com um cliente:
O cliente é um Português que vive e tem uma empresa em Oslo, que por sua vez tem outra empresa numa ilha qualquer off-shore, então a ideia do bicho era comprar-me os produtos com a empresa off-shore e envia-los para a Noruega... Conclusão, dá uma triangulação que o meu contabilista diz que não é legal e acabei por perder o cliente porque não queria pagar impostos na Noruega.
Eu fiquei a perder um cliente e nem sei bem porquê e nem sei bem se havia maneira legal de evitar esta situação.

Nem interessa ter alternativas, ao governo é mais interessante ter estes 2000 empregos a pagar impostos sobre rendimento e não receber a sua parte nos impostos sobre os lucros da empresa.

O que os governos espertos fazem/fizeram (como o Irlandês) foi negociar quotas de funcionários locais nos cargos de gestão, com isso impedem uma deslocalização rápida das empresas caso as coisas comecem a dar para o torto. Despedir e re-contratar 2000 funcionários de produção de um sítio para o outro é fácil, mas mudar 200 executivos de topo é muitíssimo mais complicado. Depois tens na Irlanda os HQ de EMEA das maiores multinacionais a pagar ~3% de impostos sobre lucros mas com centenas de milhares de funcionários altamente qualificados a pagar ~40% de impostos. Win Win Win.

Isto das off-shore é algo que sei minimamente como funciona mas que me dá a volta à cabeça cá de uma maneira.
Vou dar um exemplo prático que me aconteceu com um cliente:
O cliente é um Português que vive e tem uma empresa em Oslo, que por sua vez tem outra empresa numa ilha qualquer off-shore, então a ideia do bicho era comprar-me os produtos com a empresa off-shore e envia-los para a Noruega... Conclusão, dá uma triangulação que o meu contabilista diz que não é legal e acabei por perder o cliente porque não queria pagar impostos na Noruega.
Eu fiquei a perder um cliente e nem sei bem porquê e nem sei bem se havia maneira legal de evitar esta situação.

Se calhar o teu contabilista é deficiente mental.

mas isso que eu disse da starbucks da para qualquer ramo de empresa certo??

por exemplo a mcdonalds pode funcionar assim, diz que paga milhões para usar o logotipo e nome

mas tambem deve dar em empresas de contrução, hotelaria, transportes etc

no fundo só paga irc quem quer, porque 1 offshore não deve ser muito caro

ja agora outra questão que é muito falado devido hás low cost
elas operam e tem funcionarios ca em portugal, mas supostamente pagam os ordenados num pais diferente e ca o governo desses funcionarios recebe 0, ou pelo menos recebe menos

eu disse empresas reais e não virtuais, ou online

qualquer ramo da, hoteis, empresas de construção, empresas de camionagem

no fundo é só escolher 1 serviço para a empresa da offshore prestar ha empresa do pais

nem que seja uma auditoria etc etc

eu disse empresas reais e não virtuais, ou online

qualquer ramo da, hoteis, empresas de construção, empresas de camionagem

no fundo é só escolher 1 serviço para a empresa da offshore prestar ha empresa do pais

nem que seja uma auditoria etc etc

Eu não estou muito dentro da parte legal das coisas, mas pelo que sei criar uma off-shore não é difícil.

O problema é quando o Estado descobre porque não é legal (isto na prática é evasão fiscal pura). No caso das multi-nacionais é normal não acontecer nada porque:
1º - as off-shores estão escondidas e as voltas de sociedades são tantas que um gajo ao analisar aquilo perde-se lá no meio.
2º - porque os Governos não querem/podem andar a processar multinacionais.

Podes ter, obviamente, uma conta off-shore para guardar os teus rendimentos que já foram alvo de irc/irs

Agora a situação do allstarfabio não é legal porque é uma triangulação

Eu acho completamente moral e racional, escolher uma forma de fugir à chulisse dos impostos.

Sempre que posso fujo e recomendo a toda a gente que faça o mesmo.

Acho um piadão quando os políticos vem falar da "EVASÃO FISCAL" como se fosse uma coisa imoral. lol

Eu não estou muito dentro da parte legal das coisas, mas pelo que sei criar uma off-shore não é difícil.

O problema é quando o Estado descobre porque não é legal (isto na prática é evasão fiscal pura). No caso das multi-nacionais é normal não acontecer nada porque:
1º - as off-shores estão escondidas e as voltas de sociedades são tantas que um gajo ao analisar aquilo perde-se lá no meio.
2º - porque os Governos não querem/podem andar a processar multinacionais.

Podes ter, obviamente, uma conta off-shore para guardar os teus rendimentos que já foram alvo de irc/irs

Agora a situação do allstarfabio não é legal porque é uma triangulação

Criar uma empresa num dos chamados "offshore" não é ilegal.

O que é ilegal é não declarar rendimentos obtidos com essas empresas.

Assim como alguns negocios podem ter leituras menos legais pela forma como são feitos.

Tal como ter uma conta "offshore" não é ilegal desde que se declare ao fisco.

Voltar
Superior