[Economia] empresas offshore

BrunoDias

Banido
não vou abrir nenhuma empresa, mas gostava de saber afinal o que é, e no fundo como funcionam

E ja agora que impostos pagam em portugal

pergunto isto porque vejo imensas criticas aos offshore, mas no fundo temos 1 na madeira e com empresas tipo continente etc la

O Pingo Doce acho que passou a sua sede e respectivos descontos para a Irlanda ou Holanda, para beneficiar dos baixos impostos offshore... Basicamente são contas "ocultas".

A maioria senão todas as empresas cotadas em bolsa têm sede fiscal na holanda, irlanda ou outros países. Pagam apenas os impostos que não podem fugir de cá, como a SS ou IRC.

Pensa em França que tem ou tinha umas taxas para os mais ricos completamente absurdas, se mudares para um offshore evitas essas taxas sobre os teus lucros. Um dos Enzos que avia em PT estava registado num offshore... Era como quem diz, não interessa saber se tenho um Ferrari de 1M de euros. [;)][:D]

Até onde sei se mudarem completamente para offshore ficam isentos do pagamento de impostos em PT neste caso. A tua empresa segue as normas do pais offshore. Claro que há despesas no(s) pais(es) em que operas, mas isso é como em tudo na vida. Mas com toda a certeza vem já alguém que saiba explicar melhor.

Tenho a ideia que nos off-shore não há pagamentos de impostos. No caso da Madeira, Malta, Holanda ou até mesmo Luxemburgo, falamos de Centros Internacionais de Negócios, com baixos impostos, para criar alguma atractividade para a fixação de empresas.

por exemplo tenho 1 empresa num paraiso fiscal, e compro em portugal 1 empresa, ou monto 1 empresa em portugal, terei de pagar sempre o irc em portugal, pelo menos, certo??

senão basta todas as empresas abrirem as suas sedes noutros paises e deixam de pagar impostos nos paises que operam

Terás de pagar IRC da empresa sediada em Portugal como terás de pagar impostos sobre todos os rendimentos que tenhas a nivel individual, mesmo que a empresa esteja localizada no estrangeiro.

Ao menos que mudes a tua residencia fiscal para outro pais.

Uma empresa nacional a operar em Portugal que tenha a sede do Grupo numa offshore continua a ter que pagar em Portugal os impostos relativos ao resultados gerados em Portugal. Só que na prática não paga, porque obviamente faz uma gestão fiscal de maneira a não ter lucros em Portugal! Há muitas formas de fazer isto. Além disso, se houver dividendos a distribuir pelos accionistas, e se os accionistas detiverem, não a empresa em Portugal, mas a empresa na Offshore (sendo que esta detém 100% da empresa em Portugal), então os accionistas vão pagar, sobre os dividendos recebidos, os impostos em vigor na offshore.
As offshore costumam cobrar impostos, mas são ridiculamente baixos quando comparados com os dos outros países.

mas assim não pagas 2 vezes??

por exemplo tens que pagar em portugal o irc, e chegas a 1 paraiso fiscal onde tem imposto e teras que pagar novamente certo??

eu li que a starbucks na inglaterra não paga impostos, porque não são contaveis os lucros, porque paga milhões para usar o nome starbucks há empresa mãe que tambem é a starbucks

mas assim não pagas 2 vezes??

por exemplo tens que pagar em portugal o irc, e chegas a 1 paraiso fiscal onde tem imposto e teras que pagar novamente certo??

eu li que a starbucks na inglaterra não paga impostos, porque não são contaveis os lucros, porque paga milhões para usar o nome starbucks há empresa mãe que tambem é a starbucks

Imagina que a Starbucks Inglaterra tem receitas de 50 milhões e despesas de 30 milhões. Como em Inglaterra a taxa de imposto ainda é significativa, o que ela faz é adicionar 20 milhões de despesas relativamente ao uso da marca Starbucks. Esses 20 milhões vão para a empresa mãe que está num paraíso fiscal qualquer, que paga menos impostos. A starbucks inglaterra no final do ano, não tem lucro nenhum logo porque:
Lucro = Receitas - Despesas, 50M - 30M - 20M = 0
O grupo starbucks não paga qualquer imposto em Inglaterra.

Todas as multi-nacionais fazem isto

ou seja imaginemos que eu em portugal tenho a bruno portugal, e por exemplo nas ilhas caimão tenho a bruno world, se eu na empresa de pt tiver um lucro de 1 milhão posso pedir 1 serviço há bruno world, e assim abater esse milhão?

Off-shore são "ramos" estrangeiros de entidades nacionais.
Mas o que se pensa em primeiro quando ouvimos esta palavra são os paraísos fiscais...
Basicamente há dois tipos de paraísos fiscais, aqueles que tem baixos impostos ou isenções, e aqueles que sacar informação necessária é difícil.
Por exemplo ninguém consegue saber informações acerca de navios com a bandeira da Libéria, quer seja para cobrar impostos quer seja para descobrir a quem mandar a conta por causa de o navio ter sido abandonado, após uma avaria, com a população escrava a bordo.
Se há uma pessoa com rendimentos no estrangeiro, em vários países pode pensar em ir para paises como São Vicente e Nevis (?) aonde mediante a compra de um terreno lá se obtém o estatuto de residente com isenções de Impostos.

Um artigo interessante que explica tudo
http://cosif.com.br/publica.asp?arquivo=parafiscal01

Voltar
Superior