Emprego. Agricultor????

Emprego. Agricultor????

• sim

Votos: 23 62,2%
  • não

Votos: 14 37,8%

• Total de eleitores
    37

paralelo

Well-known member
Tenho andado a ver as noticias da crise e parece que depois de se ter andado 20 e tal anos a dar subsidios aos agricultores para nada plantarem, vem agora esta desgraça de politicos que temos com a história que temos de revitalizar a agricultura e mais não sei o quê...

A minha pergunta é a seguinte: Poderá nos dias de hoje um jovem viver financeiramente confortável vivendo exclusivamente da agricultura?

Quando digo confortavelmente é ter um nível de vida estilo classe média sustentando uma familia e respectivo(s) rebento(s).

É que sinceramente estou a ver que daqui a 3 anos não arranjarei nada na minha àrea. Para já tenho emprego mas só dura mais 3 anos. Sou um jovem licenciado e tenho consciência que isto está mesmo muito mau.

Tenho experiência em agricultura (não foi a minha àrea de estudo na universidade) e sei que estão a apoiar jovens agricultores que vivam exclusivamente da agricultura..

Qual a vossa opinião. Possibilidade de emprego ou mera perda de tempo e utopia?

Tenho andado a ver as noticias da crise e parece que depois de se ter andado 20 e tal anos a dar subsidios aos agricultores para nada plantarem, vem agora esta desgraça de politicos que temos com a história que temos de revitalizar a agricultura e mais não sei o quê...

A minha pergunta é a seguinte: Poderá nos dias de hoje um jovem viver financeiramente confortável vivendo exclusivamente da agricultura?

Quando digo confortavelmente é ter um nível de vida estilo classe média sustentando uma familia e respectivo(s) rebento(s).

É que sinceramente estou a ver que daqui a 3 anos não arranjarei nada na minha àrea. Para já tenho emprego mas só dura mais 3 anos. Sou um jovem licenciado e tenho consciência que isto está mesmo muito mau.

Tenho experiência em agricultura (não foi a minha àrea de estudo na universidade) e sei que estão a apoiar jovens agricultores que vivam exclusivamente da agricultura..

Não faltam histórias de sucesso de agricultores em Portugal. Espero é que não estejas a pensar em agricultura de subsistência, mas sim agricultura de especialização. No fundo, este agricultor é mais um gestor de uma empresa/espaço do que propriamente o lavrador do antigamente que trabalhava de sol a sol.

No nosso dia a dia nem todos precisamos diretamente dos serviços de policias, médicos, contabilistas, etc.. embora todos sejam essenciais para que a sociedade funcione.

...No entanto TODOS nós precisamos TODOS os dias de comer. E os alimentos vem da agricultura, pecuária, pescas/aquicultura.

É portanto um mercado gigantesco ( 100% da população mundial) e de grande frequência ( 100% dos dias de uma pessoa).

Posto isto, parece-me evidente que jamais deveriam existir apoios específicos a fundo perdido para o incentivo á produção, pois se há mercado garantido é o dos alimentos

Mas para que se possa retirar lucro destes produtos é preciso uma gestão administração, equipa técnica e de produção competente, profissional, qualificada.
Uma empresa desta área também precisa de DIMENSÃO! Não dá para tirar lucros para sustentar uma família explorando meia dúzia de hectares. Isto é inviável.

O que acontece no nosso pais é uma agricultura amadora, de subsistência, subsidio-dependente e de minifúndio, de pequenos terrenos agrícolas com produções ínfimas, pouco otimizadas e com pouca tecnologia e maquinaria agrícola, e sem logística de distribuição implementada.

A agricultura para poder ser explorada convenientemente não pode ser realizada a pensar pequenino, no imediato e no pequeno mercado de especialidade ( lojas gormet, produtos biológicos etc.. ) isso não dá em pequena escala.

A agricultura dá para fazer milionários sim senhor e há muitos milionários agrícolas, mas para isso é preciso ver a agricultura como uma grande empresa bem gerida e não como um pequeno café de esquina. Quem vê a agricultura como o café de esquina com um pequeno terreno, pequeno investimento, pouco mão de obra e nenhuma maquinaria está condenado ao fracasso.

Se em vez de batatas cultivares coisas especificas que têm muita procura, sim. É como tudo.
Conheço algumas pessoas que vivem muito bem á pala da agricultura.

Não faltam histórias de sucesso de agricultores em Portugal. Espero é que não estejas a pensar em agricultura de subsistência, mas sim agricultura de especialização. No fundo, este agricultor é mais um gestor de uma empresa/espaço do que propriamente o lavrador do antigamente que trabalhava de sol a sol.

Mas uma boa parte, mesmo desta "nova" geração, continua a trabalhar (quase) de sol a sol. [;)]

Como sabes (muitos talvez não), a agricultura não é o ramo que abre ás 9, encerra ás 18 e ao sábado só abre de manhã.

Mas uma boa parte, mesmo desta "nova" geração, continua a trabalhar (quase) de sol a sol. [;)]

Como sabes (muitos talvez não), a agricultura não é o ramo que abre ás 9, encerra ás 18 e ao sábado só abre de manhã.

E eu que o diga! Não há feriados nem horas livres. Tens de gastar os teus dias na terra, e quando chegas ao terreno e vês um rebento do feijão por exemplo, ficas bastante feliz por ver que o teu esforço foi recompensado! [kiss]

Só tenho uma resposta possível. Façam uma viagem por essa Europa fora, entrem nos vários e diversos hipermercados, peguem na fruta/vegetais/carne/peixe, etc r vejam o preço praticado e o local de proveniência.

Comer lixo é muito mais barato do que comer produtos "orgânicos" de qualidade bem inferior aos que encontro em Portugal.

Bem então é assim. Desde que o meu pai se reformou dedicou-se a uma plantação de Mirtilos. Só produz mirtilos. Tem actualmente cerca de 700 arbustos e vai produzir umas toneladas anuais..

A ideia era aproveitar uns subsidios que andam a atribuir aos jovens agricultores e fazer uma plantação igual à do meu pai. Ou eventualmente plantar groselha ou framboesas que também têm um retorno porreiro.

É que o meu pai só do hectare que plantou gastou mais de 12.000€ (pagou tudo do bolso dele).. Mas como sou jovem poderia pedir uns subsidios comunitários e conseguir fazer uma plantação igual ou maior que a do meu pai...

Yes we can !

Tanto acredito que sábado tenho frequência de AGMA II - Agricultura Geral e Máquinas Agrícolas [;)]

E despeço-me para ir estudar mais umas horitas [:cool:]

Estás a brincar comigo?

Futuro na agricultura? É melhor procurar futuro no estrangeiro...

O vinho ninguém o quer, acham 5 litros por 5 euros caro. As cerejas são compradas a 1 euro kg e vendem-nas a 5 eur. As batatas compradas a 3 centimos e vendidas a verdadeiras fortunas.

Depois, isto de ser agricultor não é para todos... porque para ser agricultor, já tens de ter terrenos senão não tens hipótese.

Os grandes cada vez mais recebem os apoios e exportam com facilidade, ao pequeno cada vez mais apertam o cerco e cortam onde já se recebia pouco. Incentivos à produção nem se veêm.

Por cima disto tudo, o governo decide agora cortar o apoio às pequenas instalações porque precisam do dinheiro para pagar os contratos mal feitos e que afundaram o pais.

Bem então é assim. Desde que o meu pai se reformou dedicou-se a uma plantação de Mirtilos. Só produz mirtilos. Tem actualmente cerca de 700 arbustos e vai produzir umas toneladas anuais..

A ideia era aproveitar uns subsidios que andam a atribuir aos jovens agricultores e fazer uma plantação igual à do meu pai. Ou eventualmente plantar groselha ou framboesas que também têm um retorno porreiro.

É que o meu pai só do hectare que plantou gastou mais de 12.000€ (pagou tudo do bolso dele).. Mas como sou jovem poderia pedir uns subsidios comunitários e conseguir fazer uma plantação igual ou maior que a do meu pai...

Não penses duas vezes...
Avança já e aproveita os conhecimentos e a experiência do teu pai.

Se optares pela Web, não te esqueças de dedicar um «capítulo» do site ás vantagens do consumo de Mirtilo....

Boa sorte !

Depende do que estamos a falar. O "lavrador" que pratica agricultura de subsistência (até pode vender algumas coisinhas em lotes pequenos, mas essencialmente é para subsistir) trabalha no campo de sol a sol.

Aquilo que eu estou a falar, é de um empresário, um empreendedor. Esse pode trabalhar de sol a sol mas não é no campo! É a negociar condições, é a avaliar compras, é a contratar pessoas, etc. Este novo agricultor até pode nem chegar a sujar as mãos de terra durante um mês inteiro, e conheço alguns assim que até fazem um bom dinheiro!

Passei alguns anos ligada ao sector.

O dificil não é produzir frutas ou legumes, quer sejam convencionais ou biológicos, o dificil mesmo é conseguir vender a preços razoáveis.

Assisti a muitas produções cujo rendimento apenas pagava a despesa.

Por essa razão muitos abandonam a agricultura.

O sectror agricola e' tao vasto, que me parece que quando se opina sobre a agricultura, se esquece a imensidao deste sector.

Cada sub-sector, tem as suas particularidades, que os torna incomparaveis, de forma que dizer que a agricultura compensa ou nao compensa, e' abrangente demais, para classificar a agricultura.

Quem tem 1 ha de cereais ou de olival, nao pode ter a mesma rentabilidade que quem tem 1 ha de producao de tomate em estufa, por exemplo.

Ou seja: o tipo de investimento, a area agricola, o produto, a qualidade, a produtividade, a tecnologia, a aptidao dos terrenos, o clima...tantas condicoes, que podem ditar o sucesso ou o fracasso da "agricultura".

A agricultura e' viavel, sim. Desde que seja bem projectada e bem executada.

Emprego de futuro? Emprego de futuro não me parece, agora negocio de futuro sem duvida que sim!

Como disse o Foliv precisamos comer todos os dias, e com a crise energetica que se vislumbra no horizonte vamos asistir muito provavelmente o colapso da agricultura moderna, os transportes, etc, muitos entendidos acreditam que nos proximos decadas vai haver um retorno massivo a agricultura.

Acho que a maior parte das pessoas tem uma ideia muito limitada dos produtos agrícolas disponíveis. Existem algumas culturas que têm venda garantida a bons preços.

A Agricultura em geral tem 2 problemas grandes: produtividade; valor acrescentado dominado pelos canais de distribuição.

A produtividade consegue-se com tecnologia, know-how, capacidade de gestão, etc. Isto já não vai lá fazendo-se as coisas como os nossos avós faziam.

A questão do valor acrescentado é mais sensível. O que se verifica é que o produtor recebe preços muito baixos, ficando o grosso do preço que o consumidor paga nas mãos dos distribuidores. Isto sucede porque a distribuição tem muito poder de mercado, e regra geral os produtores agrícolas não estão vocacionados para essa parte do negócio. Há 2 maneiras comprovadas de resolver a questão (haverá mais certamente): Associações de produtores para ganharem mais poder negocial; sosfisticação do produto para ganhar valor acrescentado. Quanto à primeira, um bom exemplo são as cooperativas agrícolas. Há algumas excelentes cooperativas agrícolas em Portugal. Quanto à segunda, trata-se de, por exemplo, em vez de vender a alface em molhos directamente arrancada da terra, vendê-la já devidamente limpa e desinfectada, em embalagens standardizadas.

Resolvidas estas questões, a agricultura pode ser um excelente negócio.

A Agricultura em geral tem 2 problemas grandes: produtividade; valor acrescentado dominado pelos canais de distribuição.

A produtividade consegue-se com tecnologia, know-how, capacidade de gestão, etc. Isto já não vai lá fazendo-se as coisas como os nossos avós faziam.

A questão do valor acrescentado é mais sensível. O que se verifica é que o produtor recebe preços muito baixos, ficando o grosso do preço que o consumidor paga nas mãos dos distribuidores. Isto sucede porque a distribuição tem muito poder de mercado, e regra geral os produtores agrícolas não estão vocacionados para essa parte do negócio. Há 2 maneiras comprovadas de resolver a questão (haverá mais certamente): Associações de produtores para ganharem mais poder negocial; sosfisticação do produto para ganhar valor acrescentado. Quanto à primeira, um bom exemplo são as cooperativas agrícolas. Há algumas excelentes cooperativas agrícolas em Portugal. Quanto à segunda, trata-se de, por exemplo, em vez de vender a alface em molhos directamente arrancada da terra, vendê-la já devidamente limpa e desinfectada, em embalagens standardizadas.

Resolvidas estas questões, a agricultura pode ser um excelente negócio.

E basicamente é isto! Bom post[;)].

Atenção que agora já vão aparecendo agricultores que tão a apostar na internet e a ter algum sucesso a vender online...Espero que essa "onda" aumente.

Voltar
Superior