Emel

não há problema nenhum, mas posso-te dar 2 exemplos meus que fui bloqueado em Abril:

1) 24 de Julho: chego, saio do carro e chego ao local, 15m depois percebi que me esqueci de colocar parquímetro, vou à app e coloco o mesmo. passado umas horas vou para o carro e carro bloqueado: fui verificar hora do parquímetro -12h20 a hora do auto era 12h19; isto depois do carro estar 15m sem parquímetro ativo.

Não entendi se as 12h20 são a hora de inicio do estacionamento, mas se sim, e se foste multado ás 12h19, está correto. Até porque, num sistema informático certamente a hora é a efetiva da passagem da multa, e não uma hora manual e conveniente ao autuante. Tiveste azar, mas estavas em infração.

2) Rua Latino Coelho - estaciono em local de cargas e descargas às 18h45 (termina Às 19h)... quando regresso ao carro o mesmo bloqueado às 18h52

isto não são os objetivos/ prémios a funcionar? não é excesso de zelo?

se calhar estou a ver mal ou estou pelo mal [:D]

Estacionaste numa zona proibida, dentro do período de proibição, a multa foi passada nesse período, qual é a questão? A fiscalização é que esteve mal?

Eu há muitos anos também estacionei o carro parcialmente sobre o passeio, em infração, mas na prática sem prejudicar ninguém dada a largura da via e do passeio. Sai e fui comer uma sopa rápida ao balcão de uma pastelaria. Na terceira colher disseram-me que o meu carro estava a ser rebocado. Evitei o reboque, mas não o pagamento do dito e da multa. Custou-me, claro, mas se estava em infração qual era a minha legitimidade para contestar? Há que assumir os nossos erros.

Com isto não digo que fiscais da EMEL e agentes da autoridades sejam anjinhos e atuem sempre bem, mas sinceramente esses exemplos não são os melhores.

Não entendi se as 12h20 são a hora de inicio do estacionamento, mas se sim, e se foste multado ás 12h19, está correto. Até porque, num sistema informático certamente a hora é a efetiva da passagem da multa, e não uma hora manual e conveniente ao autuante. Tiveste azar, mas estavas em infração.

Estacionaste numa zona proibida, dentro do período de proibição, a multa foi passada nesse período, qual é a questão? A fiscalização é que esteve mal?

Eu há muitos anos também estacionei o carro parcialmente sobre o passeio, em infração, mas na prática sem prejudicar ninguém dada a largura da via e do passeio. Sai e fui comer uma sopa rápida ao balcão de uma pastelaria. Na terceira colher disseram-me que o meu carro estava a ser rebocado. Evitei o reboque, mas não o pagamento do dito e da multa. Custou-me, claro, mas se estava em infração qual era a minha legitimidade para contestar? Há que assumir os nossos erros.

Com isto não digo que fiscais da EMEL e agentes da autoridades sejam anjinhos e atuem sempre bem, mas sinceramente esses exemplos não são os melhores.

Não achas estranho ser multado as 12:19 e ter parquímetro a partir das 12:20?

O auto estava escrito à mão por acaso

um deles estava numa zona proibida de estacionamento e não sem pagar.
mas eu paguei e não insultei, mas estou no meu direito de achar excesso de zelo o "1m".

infelizmente já trabalho há vários anos em zona de emel e no passado recente quando não se pagava parquímetro havia um envelope laranja (pagavas o máximo do dia), envelope encarnado (multa 30€), bloqueio e reboque.
agora 1m dá direito a bloqueio... 100 paus, é óptimo [:)]

se queremos ser rigorosos estava 1m atrasado, mas como não estava lá para ver a multar estou no meu direito de achar excesso de zelo, além disso com 1m de diferença quem me diz se não houve má vontade e adulteraram a hora, com objectivos e prémios faz-se de tudo, não é?

continua a ser mais asquerosa empresa municipal lisboeta.
se tens a sorte não teres de usar a emel. és um sortudo

Dizes que tinhas o carro estacionado há 15 minutos sem pagamento.
eles podiam muito bem tambem estar lá a esse tempo a ver se aparecia o condutor com distico, verificar a app e entretanto proceder ao bloqueamento e escrever a papelada que por acaso coincidiu com a diferença de 1 minuto em que efetivamente te lembraste de pagar.

Essa tua diferença de um minuto pode muito b ter sido na ralidade 5, 10 ou mesmo os 15.

Nao vejo problema com os incentivos para multar.
Só é multado quem está errado.
Melhor assim do que depois haver carros todos mal estacionados porque "nunca ninguém multa nada"...

O trabalho da EMEL é como outro qualquer. Quem assina contrato tem obrigações e cumpre ou sofre consequências.

Era o que mais faltava os médicos terem de receber prémios para passar receitas ou os bombeiros para apgar fogos (e seriam certamente mais justos que os da EMEL).

O problema é que se calhar temos aqui uma ponta do iceberg, tal como na TAP (mas não tão grande, espero eu). Se não formos parvos, sabemos que para alguém dar 300€ a um funcionário é porque amealhou pelos menos 3.000€ (se não forem 30.000€). Por isso o problema aqui é saber como é gerido o dinheiro da EMEL e quem mete ao bolso o mesmo. Pelos visto, a CML não tem controlo nenhum sobre isso (nem o Ministério das Finanças, que não é empresa pública, mas também não controlava nada na TAP).

É evidente que multar às 18h52 porque é para cargas e descargas até às 19h00 (é só um mísero exemplo) é de uma brutalidade própria de quem não tem qualquer formação humana e bem indicia motivos inconfessáveis. Embora admitindo possíveis exceções, acredito que a esmagadora maioria dos polícia de trânsito não faria figura tão ridícula e suscetível de desacreditar a existência de qualquer senso básico em quem se pretende que aplique a justiça e se espera que tenha mais que fazer.

Não achas estranho ser multado as 12:19 e ter parquímetro a partir das 12:20?

O auto estava escrito à mão por acaso

Coincidente, pelo menos, mas também ninguém garante que não acionaste a app á pressa quando os viste. Acredito que tenham muitos casos desses.

Imagina que eles chegam ás 12h15 e começam a bloquear, e quando terminam percebem que entretanto a app foi acionada. Tem lógica que indiquem uma hora anterior ao inicio.

É evidente que multar às 18h52 porque é para cargas e descargas até às 19h00 (é só um mísero exemplo) é de uma brutalidade própria de quem não tem qualquer formação humana e bem indicia motivos inconfessáveis.

Depende, se o gajo estava lá desde a hora de almoço, como muitos que vejo (ou então tenho a sorte de os ver sempre a descarregar quando passo).

Coincidente, pelo menos, mas também ninguém garante que não acionaste a app á pressa quando os viste. Acredito que tenham muitos casos desses.

Imagina que eles chegam ás 12h15 e começam a bloquear, e quando terminam percebem que entretanto a app foi acionada. Tem lógica que indiquem uma hora anterior ao inicio.

Onde estão os envelopes (laranja e vermelho) antes do bloqueio? A fúria, pelos vistos, é bloquear logo.
Se calhar Até me devia dar por contente (vulgar criminoso) não ter levado na tromba e ter o carro rebocado

Já agora tolerância de 30m sempre houve, no passado, e é o que me faz sentido, mas com esta gente cheia de objetivos parece que não

Ps: Por acaso estava longe do carro quando acionei estacionamento na app, esse é um dos propósitos e esse 1m da imenso jeito, pois inviabiliza qualquer reclamação e lá está ganha-se o prémio.

Dizes que tinhas o carro estacionado há 15 minutos sem pagamento.
eles podiam muito bem tambem estar lá a esse tempo a ver se aparecia o condutor com distico, verificar a app e entretanto proceder ao bloqueamento e escrever a papelada que por acaso coincidiu com a diferença de 1 minuto em que efetivamente te lembraste de pagar.

Essa tua diferença de um minuto pode muito b ter sido na ralidade 5, 10 ou mesmo os 15.

Tive o que merecia é isso 😂

Onde estão os envelopes (laranja e vermelho) antes do bloqueio? A fúria, pelos vistos, é bloquear logo.
Se calhar Até me devia dar por contente (vulgar criminoso) não ter levado na tromba e ter o carro rebocado

Já agora tolerância de 30m sempre houve, no passado, e é o que me faz sentido, mas com esta gente cheia de objetivos parece que não

Ps: Por acaso estava longe do carro quando acionei estacionamento na app, esse é um dos propósitos e esse 1m da imenso jeito, pois inviabiliza qualquer reclamação e lá está ganha-se o prémio.

estás enganado e podes reler o CE pois está lá explicado.

viaturas estacionadas em zona de estacionamento taxado sem pagamento algum ou com pagamento vencido há 2 horas são consideradas estacionamento abusivo e como tal bloqueadas e rebocadas. (foi o teu caso)
viaturas que pagaram a taxa mas ela expirou e ainda não passaram 2 horas, é que levas com o envelope com a coima.

Afinal valeu a pena darem um sovão no outro. Ficam sem prémios, mas o Coins já veio dizer que não serão prejudicados. Ou seja vão ganhar o mesmo a coçar a micose.[:D]

Qualquer fiscalização, mesmo agentes de autoridade devem usar de bom senso na sua actuação. Porque nem todas as situações podem estar previstas em leis e regulamentos.

Por exemplo se um gajo pagou um talão de duas horas, ser multado por 5 minutos é exagero. Se pagou um talão de 15 minutos, então já não será exagero. É questão de se analisar caso a caso.

Oh senhores não me tomem por 1 perfeitinho da internet.
Tanto é que ja levei com 3 multas de estacionamento.

Agora a questão é: quem é mais embirrante? o EMEL que multa por 1 min a mais, ou, o condutor que não quis pagar mais 10 ou 20 cent?

E depois, o EMEl vai a fiscalizar uma rua grande, passa por 1 carro que tá lá há 2 min a mais. Que faz ele? continua os outros e espera 10 min e volta atrás pa ver se o condutor já tá a chegar ou se ja retirou o carro/renovou, ou, multa e segue em frente porque tem mais que fazer que voltar atrás?

E se essa benesse for constante, já sabemos como as pessoas fazem: abusam dela. É certinho.

Já deu para entender que estás ligado à empresa.

Mas desculpa lá, aturar gente parva e mal educada acontece a todos o que têm de aturar pessoas nos seus trabalhos, desde chefes, a colegas, a clientes.
Chama-se a isso vida, planeta e seres humanos.

As agressões físicas como é óbvio são de condenar e há mecanismos para isso.

Agora o que é que isso tem a ver com incentivos para multar mais?

Não estou ligado à empresa, mas vou regularmente a Lisboa, em trabalho, e existe uma falta de respeito e civismo enorme.

A história é tão rebuscada e tão parcial, que não pode ser só isso, tem de existir mais por detrás e provavelmente existem desentendimentos anteriores entre eles.
Se justifica a agressão, não, não justifica de todo, mas não também acredito que se tenha passado como ele descreve.

Eu faço tantos km diariamente e estaciono tantas vezes em Lisboa e nunca fui multado nem nunca tive problemas com a Emel
E até já foram bem prestáveis e educados comigo, como uma vez que a máquina não estava a dar o papel, nisto aparecem eles ( e eu pensei porra deve ser a única vez que fico contente por estes artistas aparecerem ) e me explicaram o esquema dos mitras que ficam com as moedas, tiraram aquilo da máquina e e me disseram para deixar o carro sem papel que não era multado.

Essa história do foram só 5 minutos, ou foi só um minuto, é tudo treta, eu não sou nenhum santo nem exemplo nenhum e nunca me multaram por um minuto, nunca.

Na minha opinião deviam multar muito mais, mas muito mais mesmo, e rebocar muitos mais carros, é apenas isso.
Os seres humanos têm de perceber que não têm só direitos, também têm alguns deveres, e é esse o problema maior, todos acham que não têm deveres.

Sim, mas mesmo que seja por 1 minuto, porra, a multa tb é mt baixinha.
bem diferente de n ter ticket nenhum.

Um gajo a 55 km/h reais tb pode ser multado numa zona de 50, azar.

Oh senhores não me tomem por 1 perfeitinho da internet.
Tanto é que ja levei com 3 multas de estacionamento.

Agora a questão é: quem é mais embirrante? o EMEL que multa por 1 min a mais, ou, o condutor que não quis pagar mais 10 ou 20 cent?

E depois, o EMEl vai a fiscalizar uma rua grande, passa por 1 carro que tá lá há 2 min a mais. Que faz ele? continua os outros e espera 10 min e volta atrás pa ver se o condutor já tá a chegar ou se ja retirou o carro/renovou, ou, multa e segue em frente porque tem mais que fazer que voltar atrás?

E se essa benesse for constante, já sabemos como as pessoas fazem: abusam dela. É certinho.

Nem mais, e eles demoram tanto tempo a bloquear o carro...

O outro dia estava na António augusto Aguiar, estacionado num lugar, dentro do carro mas à espera do cliente para ir largar as moedas para a "coima" do parquimetro, ( que estava a 1 minuto dali mesmo a chegar... ) e vi o processo todo e eles demoram largos minutos naquilo, passam várias vezes no carro e mais do que um vai confirmar.

E ontem chego a casa e estava lá uma cartinha da Emel... eu por acaso ri-me e pensei neste tópico... mas disfarcei antes de entrar e fiz uma cara séria, era para a minha senhora, uma prendinha de 30 aérios para pagar 😆
Claro está que ela não gostou nada...

Se for só carta, é só ignorar até prescrever....

Pior é quando bloqueiam [8b]

A última vez estava com um amigo (carro dele), estacionamos, fomos pagar parquimetro, voltamos e tinha o carro bloqueado... porque depois do local, num sítio onde não se podia ver, havia um sinal a dizer que só se podia estacionar para cargas e descargas por 15 minutos.... A malta das lojas em frente diz que aquilo é um corridinho todos os dias, é o papa multas... (Alvalade)

Estão a ver onde está aquele S1 ....

https://www.google.com/maps/@38.7556...8192?entry=ttu

Se há coisa mesmo frustrante, é pagar o estacionamento, e levar multa por cima.... e ninguém naquele carro (éramos 4) viu o sinal de tão bem vísivel que ele está... não foi maldade, até porque havia outros lugares.... [8b][8b]

Se for só carta, é só ignorar até prescrever....

Pior é quando bloqueiam [8b]

A última vez estava com um amigo (carro dele), estacionamos, fomos pagar parquimetro, voltamos e tinha o carro bloqueado... porque depois do local, num sítio onde não se podia ver, havia um sinal a dizer que só se podia estacionar para cargas e descargas por 15 minutos.... A malta das lojas em frente diz que aquilo é um corridinho todos os dias, é o papa multas... (Alvalade)

Estão a ver onde está aquele S1 ....

https://www.google.com/maps/@38.7556...8192?entry=ttu

Se há coisa mesmo frustrante, é pagar o estacionamento, e levar multa por cima.... e ninguém naquele carro (éramos 4) viu o sinal de tão bem vísivel que ele está... não foi maldade, até porque havia outros lugares.... [8b][8b]

Sinalização perfeitamente visível, não entendo a questão. Honestamente, não entendo...

Não estou ligado à empresa, mas vou regularmente a Lisboa, em trabalho, e existe uma falta de respeito e civismo enorme.

A história é tão rebuscada e tão parcial, que não pode ser só isso, tem de existir mais por detrás e provavelmente existem desentendimentos anteriores entre eles.
Se justifica a agressão, não, não justifica de todo, mas não também acredito que se tenha passado como ele descreve.

Eu faço tantos km diariamente e estaciono tantas vezes em Lisboa e nunca fui multado nem nunca tive problemas com a Emel
E até já foram bem prestáveis e educados comigo, como uma vez que a máquina não estava a dar o papel, nisto aparecem eles ( e eu pensei porra deve ser a única vez que fico contente por estes artistas aparecerem ) e me explicaram o esquema dos mitras que ficam com as moedas, tiraram aquilo da máquina e e me disseram para deixar o carro sem papel que não era multado.

Essa história do foram só 5 minutos, ou foi só um minuto, é tudo treta, eu não sou nenhum santo nem exemplo nenhum e nunca me multaram por um minuto, nunca.

Na minha opinião deviam multar muito mais, mas muito mais mesmo, e rebocar muitos mais carros, é apenas isso.
Os seres humanos têm de perceber que não têm só direitos, também têm alguns deveres, e é esse o problema maior, todos acham que não têm deveres.

Claramente que deve ter havido uma troca de palavras entre o cliente e um funcionário e a coisa escalou.
Agora como disse, há testemunhas e a policia foi chamada. Por isso há de haver uma verão mais oficial da coisa.
A verdade é que pelos vistos acabou com uma pessoa no hospital e não era ninguém da Emel.

Eu sei que há muitos abusos, nisso não há dúvida.
Mas ai está é inerente à profissão, é uma profissão chata, e tem as suas condicionantes. A minha profissão também é chata porque estou sentado 90% do tempo... É o que é.

E claro que deve haver funcionários simpáticos e funcionários antipáticos.
Eu também nunca tive uma multa da Emel nem nenhum problema com funcionários. Mas isso também não quer dizer que não existam.

Aqui entra-se noutro campo que são até onde a Emel pode operar. Eu sempre fui contra a emel poder multar e bloquear carros mal parados nas zonas deles... Isso acho que foi uma entrega de poderes a uma empresa privada, algo parvo.
E por isso se chega a este ponto. Não sei até que ponto um funcionário da emel pode mandar alguém tirar o caro seja de onde for.
Ele deve ter pedido, o cliente respondeu mal, ele respondeu mal e pegaram-se. O cliente estava sozinho, ele tinha colegas. E a história foi-se desenrolando.

• Gosto
Reações: bg2
Claramente que deve ter havido uma troca de palavras entre o cliente e um funcionário e a coisa escalou.
Agora como disse, há testemunhas e a policia foi chamada. Por isso há de haver uma verão mais oficial da coisa.
A verdade é que pelos vistos acabou com uma pessoa no hospital e não era ninguém da Emel.

Eu sei que há muitos abusos, nisso não há dúvida.
Mas ai está é inerente à profissão, é uma profissão chata, e tem as suas condicionantes. A minha profissão também é chata porque estou sentado 90% do tempo... É o que é.

E claro que deve haver funcionários simpáticos e funcionários antipáticos.
Eu também nunca tive uma multa da Emel nem nenhum problema com funcionários. Mas isso também não quer dizer que não existam.

Aqui entra-se noutro campo que são até onde a Emel pode operar. Eu sempre fui contra a emel poder multar e bloquear carros mal parados nas zonas deles... Isso acho que foi uma entrega de poderes a uma empresa privada, algo parvo.
E por isso se chega a este ponto. Não sei até que ponto um funcionário da emel pode mandar alguém tirar o caro seja de onde for.
Ele deve ter pedido, o cliente respondeu mal, ele respondeu mal e pegaram-se. O cliente estava sozinho, ele tinha colegas. E a história foi-se desenrolando.

empresa pública e não privada [;)]

o próximo passo é armar os funcionários da EMEL, para aumentar o poder de persuasão faço aos prevaricadores [:D]

Voltar
Superior