embraiagem patina.

A repro apenas colocou a disponibilidade do motor que antes era das 3000 rpm até red line 4500 rpm, para as 2000 rpm até sensivelmente 3500 com melhorias nas recuperações mas obviamente mais abusivo para o conjunto embraiagem volante do motor, em condução normal a embraiagem não dá de si mas se abusar no pé já se nota, não está assim "patinar" á muito tempo uns 2000 kms.

Morreu, deu hoje o seu ultimo suspiro, nem consigo com que as mudanças entrem, sorte foi acabar de estacionar e... :sh) lá vou eu largar os cordões á bolsa, sabia que tinha que ser mas estava á espera lá mais pro verão pois o meu mecanico não está com muita disponibilidade, agora é o kitt embraiagem, o termostato que tambem não está famoso e soldar a ficha do acelerador ou lá o que seja que provoca o acendimento da luz de injectores.

Pois sim, mas é da familia é de confiança e sendo mecanico da fiat e sendo proprietário de duas carrinhas identicas há minha, conhecedor daquilo que está a fazer e do material que vai colocar na carrinha, e acessivel se é que me estás a entender, eu prefiro esperar e ter a certeza que vou ser bem servido!!![kiss]

Já agora, como já disse tenho repro que me acrescenta uns 20 ou 25 cv á potencia nominal da máquina, que foi feita á base de algumas alteraçôes no software da centralina, mas pelo que sei a centralina não controla a pressão do turbo esta é feita através da chamada "torneirinha", e penso que esta deveria ser aumentada ligeiramente para acompanhar o débito de gasoleo, e tornar o aumento de potencia mais linear, haver melhor combustão e consequentemente menor fumo , alguem sabe qual a pressão original do turbo da marea jtd 105 cv e já agora quanto aguenta de aumento sem perder fiabilidade, e por ultimo estará o meu raciocinio certo:para melhor rendimento terei obrigatoriamente que ao ter mais débito de gasoleo ter também que aumentar o débito de ar (pressão)?

Boas.
o problema nao sao os mais vinte ou 30 cavalos.
O problema é o Binario a mais q vai provocar o desgaste nos componentes da transmissao.
Se uma caixa de velocidades, diferencial, embaiagem foi concebido p aguentar x de binario,(Nm) o "chipador" ao aumentá-lo, vai fazer com q os componentes se desgastem mais rapidamente.

Entao as embraigens começam a vidrar e a empenar os pratos ou volantes bimassa q é um instante, quando damos carga a baixas rotaçaoes.

Cumptos

Já agora, como já disse tenho repro que me acrescenta uns 20 ou 25 cv á potencia nominal da máquina, que foi feita á base de algumas alteraçôes no software da centralina, mas pelo que sei a centralina não controla a pressão do turbo esta é feita através da chamada "torneirinha", e penso que esta deveria ser aumentada ligeiramente para acompanhar o débito de gasoleo, e tornar o aumento de potencia mais linear, haver melhor combustão e consequentemente menor fumo , alguem sabe qual a pressão original do turbo da marea jtd 105 cv e já agora quanto aguenta de aumento sem perder fiabilidade, e por ultimo estará o meu raciocinio certo:para melhor rendimento terei obrigatoriamente que ao ter mais débito de gasoleo ter também que aumentar o débito de ar (pressão)?

Essa torneirinha de que falas deve ser a wastegate, que regra geral, não se mexe. (posso estar enganado, até porque os carros não são todos iguais)

Que eu saiba (não sou expert) quando se reprograma a centralina mexe-se em vários parâmetros incluindo o turbo. Nos casos em que não é possível alterar os valores do turbo a centralina faz isso sozinha, ajustando aos valores de débito de gasóleo.

Noutros casos ainda é possível (ou necessário) mexer na wastegate fechando-a um bocadinho para manter mais pressão dentro do turbo.

"Noutros casos ainda é possível (ou necessário) mexer na wastegate fechando-a um bocadinho para manter mais pressão dentro do turbo. "

Pois ai está amigo bezugo1 era isso que eu me referia de maneira a compensar o débito de gasoleo que foi colocado com a reprogramação e como a centralina não comanda a pressão do turbo este mantem a pressão para o débito original fazendo com que não haja uma correcta mistura diesel/ar potenciando uma "má" combustão originando mais fumo "no meu caso nem por isso, um bocadito mais" e não obter o maximo da repro.No meu caso fiquei em relação ao original com "mais motor" entre as 2000 rpm e as 3000 rpm perdendo gradualmente força apartir daí quando antes era um motor morto até ás 3000 rpm notando-se o turbo atuar apartir dessa rotação.

No manual do carro fala que a pressão do turbo é de 1 bar o que eu acho demasiado, 0,8 ou 0,9 talvez, não consigo encontrar informação fiável e suficiente para saber o que posso fazer ou não, pois ás vezes mais vale estar quieto, gostava saber que turbo tenho, qual a pressão que tem de origem e qual o limite fiável, e se vale a pena aumentar a pressão, quais os ganhos ou perdas, enfim para mim parece-me que mexer nas configurações da centralina e manter o fluxo/pressão de ar não será o mais indicado.
Ps:gostava de manter o folego que ela tinha apartir das 3000 rpm, parece que chega a essa rotação e não entra ar suficiente para que esta ande com vigor,

Voltar
Superior