[Electrónica] Ligar LEDs a Pilhas

Que prenda tão... geek :sh)

Olha que as mulheres não gostam nada dessas coisas. Elas adoram é surpresas: que tal um jantar romântico num restaurante de luxo ou até umas simples flores, mas oferecidas de forma surpreendente?

A resistência serve para quê?
Para limitar a corrente que passa no circuito, a resistência interna dos LEDs é muito baixa por isso todo o circuito, por muito elaborado que o faças, é na prática um curto-circuito, com a particularidade de dar luz [:D]

Claro que vai depender da corrente que as pilhas conseguem fornecer antes de danificarem, mas esta será provavelmente superior à que é segura para os LEDs. A coisa até pode funcionar, mas provavelmente não funciona durante muito tempo, o melhor mesmo é meter uma resistência.

Já decidiste como é que vais montar o circuito? Quando decidires posso-te dizer um valor de resistência apropriado.
O objectivo era uma tentativa fracassada de fazer humor, mas tu estragaste tudo com pormenores técnicos... [:D]
My bad :sh)

Para limitar a corrente que passa no circuito, a resistência interna dos LEDs é muito baixa por isso todo o circuito, por muito elaborado que o faças, é na prática um curto-circuito, com a particularidade de dar luz [:D]

Claro que vai depender da corrente que as pilhas conseguem fornecer antes de danificarem, mas esta será provavelmente superior à que é segura para os LEDs. A coisa até pode funcionar, mas provavelmente não funciona durante muito tempo, o melhor mesmo é meter uma resistência.

Já decidiste como é que vais montar o circuito? Quando decidires posso-te dizer um valor de resistência apropriado.

My bad :sh)

Pelas opiniões que pedi aqui no forum, esta parece-me ser o mais simples e indicado:
Serão usados 20 LEDs, 5 pilhas 9v e 1 interruptor.

teste3v.jpg

E porque não usar uma faixa de leds deste género?

Flexible Car Strip Light Bulb Red Waterproof 24 LED N | eBay

Funciona com pilha de 9v tambem, assim não andavas com ligações manhosas [:p]

Também era uma hipótese... Posso usar duas fitas dessas de 48cm e 3 pilhas de 9v.
Já mandei vir 50 LEDs por 1 dólar. As fitas ficavam bastante mais caras. 2 fitas de 48cm já custam 5.70 dólares. E tem os LEDs muito poucos espaçados... Tenho de pensar melhor nisso

Última edição:

Provavelmente ele não irá precisar de resistência alguma.

Se me falasses de ligar um único LED a uma fonte de tensão, eu diria que estás coberto de razão porque, a partir de um certo valor de corrente, a resistência dinâmica do LED é baixa (daí a subida abrupta da corrente com a subida da tensão). Olha este gráfico:

led_vf.gif

Assim avaliado a olhómetro, um LED vermelho, na zona de condução, tem uma resistência dinâmica da ordem de 50 ohm, o que é baixo.

Mas se o LiveFlesh colocar 20 unidades em série, então as resistências dinâmicas de todos os LED somam-se, resultando nuns mais simpáticos 1000 ohm.

Imagina que usa as 5 pilhas de 9V em série. Se as pilhas, o melhor dos casos, puserem 0.5V a mais cá fora, isso traduz-se num aumento de corrente de deltaI = 5*0.5/1000 = 2.5mA extra. Ora, os LEDs estarão muito longe de "tossir" com este aumento...

Desculpem o off-topic, mas o SRLA com certeza compreende o que estou a dizer (o SRLA e mais alguns) e o LiveFlesh tb fica mais descansado que não irá fazer asneira... :)

50 ohm parece-me muito generoso para um LED...mas mesmo aceitando isto como um valor típico, deixa-se aqui uma janela aberta a muitas variáveis, como a temperatura, o fabricante dos LEDs e respectivo controlo de qualidade (LEDs baratos do ebay são sempre uma incógnita, e penso que nestes mais baratos a corrente máxima indicada costuma andar nos 20mA), a tensão das pilhas que não será exactamente 9V...

Ele até pode funcionar sem resistências, mas acho que é contar com o ovo no cu da galinha, pode não correr bem. Eu metia uma resistênciazita de 100 ohm só para o caso, até porque resistências são ao desbarato.

... e penso que nestes mais baratos a corrente máxima indicada costuma andar nos 20mA), a tensão das pilhas que não será exactamente 9V...

20 mA é um valor típico para corrente nominal de um LED. A corrente nominal dos LEDs encomendados é 25mA (segue o link postado). A corrente máxima há-de ser razoavelmente maior...

Do link:
Current: 25mA.
Forward voltage: 1.9V.
Reverse voltage: 5V.

Colocares uma resistência mal não há-de fazer (à-parte o desperdício de energia) mas é um chover no molhado. O que eu faria, dado o Vf=1.9V anunciado, era não colocar 5 pilhas em série mas apenas 4 (4*9V/20=1.8V por LED). Ou então aumentar ao número de LEDs.

Em todo o caso, para:

N = 20 LEDs
Vf = 1.9V (tensão por LED)
In = 0.025A (corrente nominal nos LED)
Vb = 9V (tensão por pilha)
Nb = 5 (número de pilhas)

Pode-se colocar uma resistência dada por

R = (Nb*Vb - N*Vf) / In = 280 ohm.

Diga-se que, neste arranjo, 7 volt irão cair na resistência, o que leva ao que eu disse anteriormente: mais vale retirar uma pilha, porque a tensão extra que esta fornece está a ser quase integralmente desperdiçada na resistência...

Só para aproveitar o tópico que é sobre leds, queria colocar uma questão:

para uma fita de leds de 5m (led 5050) que transformador usar? a fita não traz terminais em nenhuma das pontas... numa das pontas, basta uni-las? e não outra é que ligo ao transformador?

tem que ser transformador à prova de àgua.

Voltar
Superior