[Electrónica] Ligar LEDs a Pilhas

LiveFlesh

Active member
Boas!
Este Natal queria fazer um embrulho original para a minha amada. Estou a pensar em colocar estas lâmpadas no embrulho:
10 x 5mm 2 Pins Red LED Light Lamp Bright 6000 Mcd | eBay
Quero por as 10 lâmpadas. Pensei em pilhas AA de 1.5v por serem mais baratas e colocá-las nestas caixas para facilitar a tarefa e por já terem interruptor:
EE4070 4 AA 2A Battery Holder Box Case + On/Off Switch | eBay
Pelas minhas contas preciso de cerca de 14 pilhas. Posso ligar as caixas das pilhas em série? E depois basta ligá-las às lâmpadas?
Eu pensei em algo deste género:
testetgq.jpg

Não gozem com o meu esquema! lol. Vá ajudem lá pessoal!

E que tal ofereceres antes umas flores? [:D]

Bem, sobre o esquema, os leds estão ligados em paralelo, portanto funcionam +/- a 1,5V-2V.
A caixa das pilhas devem estar a ligá-las em série, portanto, 1,5x4=6V.
Ou seja, vais queimar os leds todos.
Também não percebi que contas fizeste para dar 14 pilhas. O consumo dos leds é mínimo.

Eu penso que ele fez contas do género - 10 Leds a 2 Volt cada um, ligados todos em série daria 20 Volts, e para ter os 20 Volts dariam as 14 pilhas de 1.5 Volts (daria 21). No entanto no esquema não é isso que está representado, até porque está tudo em paralelo - Não vai correr bem! E é tal como diz o blink.

Esta ligação não deixa de ser válida, mas dado o baixo consumo dos Leds tens hipóteses melhores. Eu se fosse a ti, agrupava conjuntos de 2 ou 3 Leds em paralelo, cada um ligado a uma pilha CR2032, que é de 3 Volt, a tensão ideal para os pores a funcionar (e atenção que o Led Branco e azul têm uma tensão de condução algo superior).

Com este esquema, as pilhas ocupariam muitíssimo menos espaço, e a autonomia seria interessante para o efeito.

Outra hipótese seria utilizares pilhas de 9 Volt, não são muito grandes, e aí conseguirias algo do género - todos os leds ligados em série (atenção à polaridade deles), e 3 pilhas em série. Ficarias com 2.7 Volt para cada led.

Ficaria algo deste estilo:

esquemaq.png

[;)]

Última edição:
Foi exactamente nisso que pensei quando contei as pilhas. E falei nas caixas por ser mais fácil substituir as pilhas se necessário e por já ter interruptor. Mas também posso comprar um interruptor à parte.
Quanto aos LEDs, serão esses vermelhos que vou (tentar) usar.
Assim já faz mais sentido? E posso por um interruptor para depois ligar as lâmpadas todas ou vou ter de por 5 interruptores? lol

Outra hipótese seria utilizares pilhas de 9 Volt, não são muito grandes, e aí conseguirias algo do género - todos os leds ligados em série (atenção à polaridade deles), e 3 pilhas em série. Ficarias com 2.7 Volt para cada led.

Ficaria algo deste estilo:

esquemaq.png

[;)]

Há uma coisa que ainda não percebi. Para ligar 10 lâmpadas de 2v, preciso de uma bateria com cerca de 2v ou de uma bateria com 20v?

No desenho que fizeste, a diferença para o meu 1º é só a alimentação? Não estou mesmo a perceber...

Depende da forma como ligues. Se ligares em série, a tensão divide-se por todas, e aí precisarás de um total de, pelo menos, 20 Volt, para que tenhas 2V em cada Led. Ligando em Paralelo, a tensão é a mesma para todos, e aí bastaria alimenta-los todos a 2v, ligados em paralelo, dado que a tensão seria comum a todos. No entanto, ao ligar em paralelo a corrente consumida por cada led soma, e por isso terias 10 vezes a corrente de um só, o que implicaria uma potencia algo elevada para uma pequena pilha.

Acho que já estou a perceber. Então pelo esquema que me mostraste, dá isto?:

Não será voltagem a mais? É que os LEDs têm um total de 20v e as pilhas ficam com um total de 27.

Foi exactamente nisso que pensei quando contei as pilhas. E falei nas caixas por ser mais fácil substituir as pilhas se necessário e por já ter interruptor. Mas também posso comprar um interruptor à parte.
Quanto aos LEDs, serão esses vermelhos que vou (tentar) usar.
Assim já faz mais sentido? E posso por um interruptor para depois ligar as lâmpadas todas ou vou ter de por 5 interruptores? lol

Assim não iria funcionar correctamente, teria que ser assim:

teste2kf.jpg

Ligado em Paralelo. E precisarias de um interruptor para cada conjunto. No entanto, pensa na hipótese das pilhas de 9 Volt, se calhar com Duas para os 10 Leds já seria suficiente, dado que daria 1.8 Volt a cada um. É uma questão de testares.

Além disso podes comprar fichas próprias para ligar as pilhas de 9 Volt, que acabam por ser as mais praticas para ligar os terminais.

Acho que já estou a perceber. Então pelo esquema que me mostraste, dá isto?:

Nem mais, nem menos! É Exactamente isso! [;)]

Parece-me o mais prático! E conseguirás um brilho muito bom nos Leds.

Como estão em série, a corrente consumida é baixa, e terás 2.7V em cada led. O que é impecável! Consegues boa luz, boa autonomia (baixo consumo), é prático, e em termos de custos até me parece baixo.

Última edição:
Desculpem a minha ignorância, mas um LED funciona directamente ligado á corrente? Pensava que precisa de estar ligado a uma placa de circuitos qualquer. Como vêm, não percebo mesmo nada disto!

Desculpem a minha ignorância, mas um LED funciona directamente ligado á corrente? Pensava que precisa de estar ligado a uma placa de circuitos qualquer. Como vêm, não percebo mesmo nada disto!

Um Led é basicamente um Díodo emissor de luz, ou seja, a partir do momento que lhe aplicas, aos terminais, tensão suficiente para que comece a conduzir (acima de 1v penso que já conduz, e acima dos 3,5 ou 4 frita [:D]), (e correctamente polarizado), ele brilha. Apenas conduz num sentido (daí a importância da polarização).

O Led, que agora está tão em voga, é algo vulgar, e muito, muuuuito antigo. [;)]

Mas os LEDs dizem que são entre 2 e 2.2v. Não vão queimar com 2.7v?

Não necessariamente.
Acho que o que está especificado no site como "Forward Voltage (V) : 1.8 ~ 2.2", é a quebra de tensão que ocorre nos terminais do LED quando está a funcionar (alguém me corrija por favor se estiver a dizer alguma asneira).
Por outras palavras, para que o LED funcione (passe lá corrente e emita luz) é preciso ter uma tensão aplicada aos terminais de pelo menos 1.8~2.2V. Se aplicares mais tensão simplesmente vai passar mais corrente (e se calhar emite mais luz).
É claro que depois existe um limite de corrente máxima admissível (acima do qual aquilo frita...[:D]), mas para saber exactamente qual a tensão máxima que podes aplicar seria preciso saber a curva tensão/corrente do díodo.
No entanto, com os dados que estão no site dá para ter uma ideia do limiar de segurança: 80mW de potência máxima e 20mA de corrente contínua máxima, significa que até ~4V deve estar tudo OK.
Mas é melhor experimentares para ver. Depois volta cá para contar o que aconteceu (se sobreviveres, é claro [:)])

Desculpem lá estar a chatear outra vez. Não ficará melhor assim?

E assim dá mais trabalho mas caso se funda uma lâmpada, as outras continuam ligadas. certo?:

Desculpem lá estar a chatear outra vez. Não ficará melhor assim?

E assim dá mais trabalho mas caso se funda uma lâmpada, as outras continuam ligadas. certo?:

Parece-me que a primeira não vai funcionar pois está-se a aplicar apenas 9V a toda a cadeia de LEDs. Não é tensão suficiente para vencer a quebra de tensão dos 10 LEDs em série. Para essa funcionar terias de ligar as baterias em série também, de modo a ter 27V aplicados à cadeia inteira (como está no post #8).

Relativamente à segunda, tens razão em dizer que se uma lâmpada fundisse todas as outras ficariam acesas, mas na prática, como estás a aplicar 9V a cada um dos LEDs individualmente, acho que isso vai fritar tudo à mesma. [:D]

Eu vou fazer algo semelhante, mas para dar à minha sogra. Ora, consiste numa pilha de 9V aplicada no secundário de um transformador de 220v / 9V com cada fio do primário ligado a um castiçal em ferro. O transformador e a pilha vão estar num falso no fundo da caixa, assim fica mais arrumado. Mal posso esperar para ver a alegria nos olhos dela.

Última edição:
Não te esqueças é de meter uma resistência nisso (tens que te decidir quanto à forma como os vais ligar para depois calcular o valor) senão arriscas-te a queimá-los enquanto esperas que ela pegue no presente.

Eu vou fazer algo semelhante, mas para dar à minha sogra. Ora, consiste numa pilha de 9V aplicada no secundário de um transformador de 220v / 9V com cada fio do primário ligado a um castiçal em ferro. O transformador e a pilha vão estar num falso no fundo da caixa, assim fica mais arrumado. Mal posso esperar para ver a alegria nos olhos dela.
Qual é o objectivo exactamente? É que o transformador não vai transformar nada com corrente contínua.

Voltar
Superior