Electrodomésticos

Foi essa que estive a ver, a BOSCH WNG25400ES, e pareceu-me bem ao nível das caraterísticas técnicas apesar de existir uma diferença de 150€ para o modelo equivalente da LG. O que parece justicável uma vez que os utilizadores têm um excelente opinião acerca deste modelo da Bosch.

Estás satisfeito? Tens há muito tempo? Na secagem da roupa é superior ao modelo da LG?

As minhas recomendações:

1 - Com bomba de calor? Sim, sem qualquer dúvida, a poupança energética é apreciável.

2 - Marcas: LG ou Samsung. Os Coreanos são os novos alemães nos eletrodomésticos, mas a um preço razoável.

A minha maquina de secar da Samsung com bomba de calor, com apenas 5 anos de uso está avariada, liga, parece normal, mas quando começa o programa a funcionar deita o quadro da luz abaixo.

O técnico que veio cá a casa ainda abriu para verificar se era algo simples que pudesse reparar no local. E enquanto abria eu estive a espreitar e ele explicou-me algumas coisas e honestamente, do que vi, fiquei muito desiludido com a concepção da máquina.

Logo para começar, fiquei muito mal impressionado com a quantidade de cotão que passou para fora do tambor, embora por fora a maquina estivesse bastante limpa e temos o cuidado de aspirar a zona do permutador de calor quase todas as semanas além de limpar o filtro no fim de TODAS as secagens, todo o sistema interior, estava absolutamente inundado por uma camada com vários centímetros de cotão, isto não devia acontecer porque o ar deveria circular sempre em circuito fechado entre o tambor e os elementos de condensação, passando pelo filtro. Se o cotão andava fora desse circuito, naturalmente também é expelido para o resto da casa, o que não devia acontecer. Até porque, uma das razões que inicialmente nos levou a comprar a maquina de secar foi precisamente o facto de a minha mulher ter alguma alergia a cotão e nesse aspecto as maquinas de secar reduzem brutalmente os problemas.

Depois a cereja em cima do bolo, foi quando o técnico inclinou a maquina e do interior saíram sem exagero uns 2 ou 3 litros de agua que estavam acumulados no fundo da máquina. A minha maquina de lavar louça da Bosch por erro nosso (detergente manual) há dias ficou cheia de espuma e agua por todos os lados e tem um sensor no fundo, que simplesmente dá um erro, desliga os sistemas da maquina para que os componentes não queimem, bastou inclinar 45º, tirar a agua, deixar umas horas a secar e quando liguei de novo estava como nova, esta não, estava a trabalhar com o fundo absolutamente cheio de agua...

A avaria mais provável (ainda aguardo orçamento final) é compressor ou motor queimados, porque havia componentes submersos e o fundo da maquina estava cheio de cotão ensopado em agua.

Se o orçamento for superior a 200 ou 250€ não estou a pensar reparar, e decididamente não será substituída por outra Samsung. A minha mulher por ela é para trocar por uma Bosch, que é a marca dos eletrodomésticos da cozinha e com dez anos de uso ainda não desiludiram, mas eu estou mais numa de cometer uma loucura e comprar Miele. É que detesto mesmo quando estas porcarias avariam porque é sempre um transtorno brutal. E a acreditar na propaganda, pelo menos as Miele são concebidas para durar mais uns anos.

Os grandes eletrodomésticos do grupo Bosch, Siemens, são para mim a melhor escolha, Miele é muito mais caro e no meu ver não se justifica, ainda tenho em casa o frigorífico, forno, microondas, fogão encastrados de 2000 quando foi construída a casa. Máquina da roupa e loiça foram trocadas ao fim de 20 e 22 anos. Para mim é uma excelente longevidade, são modelos de gama média alta, série 6.

Os grandes eletrodomésticos do grupo Bosch, Siemens, são para mim a melhor escolha, Miele é muito mais caro e no meu ver não se justifica, ainda tenho em casa o frigorífico, forno, microondas, fogão encastrados de 2000 quando foi construída a casa. Máquina da roupa e loiça foram trocadas ao fim de 20 e 22 anos. Para mim é uma excelente longevidade, são modelos de gama média alta, série 6.

Tenho quase tudo da Bosch, só na lavandaria na altura fui para a Samsung não sei bem porque, e compartilho contigo a opinião positiva sobre a Bosch. O único problema é o preço das peças quando é preciso substituir algo. No meu microondas de encastrar, partiu um botão e por uma porcaria de plástico do tamanho de uma moeda de 50 cents, paguei mais de 25€...

Mas por comparação com o que conheço em outras casas a performance destes eletrodomésticos é de topo, comparar por exemplo a qualidade com que a minha maquina lava a loiça e outras que conheço é como da noite para o dia. Ou por exemplo, a forma como funciona um micro-ondas com inverter, em vez de um a funcionar por modulação pulsada, muda totalmente a minha relação com o micro-ondas, o meu micro-ondas é o único onde consigo aquecer alimentos como arroz, sem que fiquem absolutamente intragáveis,

A ideia da Miele surge porque já não é assim tão diferentes os preços e quem conheço que tem, diz maravilhas... Mas para já ainda não vi nada, nem modelos nem preços concretos, ainda estou com esperança que baste reparar a atual Samsung e faça mais uns anos.

Última edição:
Eu após alguma pesquisa acabei por encomendar a série 6 da Bosch, modelo WNG 25400ES. Foi o modelo que obtia as melhores avaliações/ satisfação por parte dos proprietários.

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

Preciso da vossa ajuda.

Estou comprador de uma máquina a vapor/aspirador que dê para limpar tecidos (especialmente para estofos de automóveis e sofás).
Será para uso esporádico, portanto não seria necessário algo de tamanho (e preço) industrial.

Estava a pensar no seguinte aspirador:
https://www.kuantokusta.pt/p/9968681/bissell-spotclean-plus-3724n

É algo assim que queria, mas também com a função de vapor para permitir uma limpeza e secagem mais eficiente-
Alguém sabe de alguma máquina que tenha as duas funções? Experiências?

Como anda atualmente a zanussi?

Isto para frigorífico, forno, placa de indução e ambas as máquinas de lavar.

Infelizmente em conectividade e tecnologia já vi que pararam no tempo. A concorrência já faz imensas máquinas de lavar com ligação wi-fi e via smartphone e a Zanussi parece-me muito datada neste aspeto e mesmo em termos estéticos.

Qual é o posicionamento da marca atualmente?

Afinal os eletrodomésticos para a casa que aguardo vão ser da Electrolux em vez de Zanussi.

Fico bastante mais satisfeito...

Eu após alguma pesquisa acabei por encomendar a série 6 da Bosch, modelo WNG 25400ES. Foi o modelo que obtia as melhores avaliações/ satisfação por parte dos proprietários.

tenho precisamente este modelo em casa, estou bastante satisfeito.

O termo de comparação que tenho é uma Samsung que tinha anteriormente, que no modo de centrifugação parecia um comboio, não dos novos, mas daqueles a vapor. Até fazia o chão tremer todo [:D][:D][:D] E de uma forma geral, fazia imenso barulho.

Esta, pelo contrário, é super silenciosa. Tenho dentro de uma lavandaria, e praticamente não a ouço a trabalhar. Podem estar pessoas na sala, que fica próxima, a ver TV, e a máquina não interfere em nada.

Pessoal, a ver se alguém sabe.

Só notei agora, não sei se começou a fazer agora ou se já faz há mais tempo, a máquina de lavar roupa está a deixar alguma espuma no óculo e na borracha depois de terminar a lavagem, mas o caso ainda é mais grave depois de ficar a ver quase todo o ciclo.

Por exemplo, uma toalha de banho com 15 ml de detergente em pó e escolhendo o ciclo mais curto + um enxaguamento extra, com temperatura a 60º, duração de 1h e 15m, no último ciclo de lavagem a água ainda está cheia de espuma, depois centrifuga e termina...

Qual será o problema?

Já limpei o filtro e já lavei sem nada na máquina a 90º.

Desculpa mas onde viste essas avaliações? Foi apenas pesquisa na internet ou algum estudo em concreto?

Na América do Norte há muitos estudos sobre o assunto e a LG está sempre entre os primeiros lugares. Por exemplo:

The 5 Most Reliable Washer Dryer Brands
​

5 Most Reliable Brands of Washers and Dryers, According to Repairmnen (familyhandyman.com)

Com a Bosch não tenho boa experiência mas é na área do frio, vários problemas antes dos 10 anos e assistência muito cara mas marcas premium alemãs já se sabe como são, aproveitam-se o mais possível, nos automóveis é exactamente igual.

Uma marca com excelente relação qualidade/preço é a Beko.

Desculpa mas onde viste essas avaliações? Foi apenas pesquisa na internet ou algum estudo em concreto?

Na América do Norte há muitos estudos sobre o assunto e a LG está sempre entre os primeiros lugares. Por exemplo:

The 5 Most Reliable Washer Dryer Brands
​

5 Most Reliable Brands of Washers and Dryers, According to Repairmnen (familyhandyman.com)

Com a Bosch não tenho boa experiência mas é na área do frio, vários problemas antes dos 10 anos e assistência muito cara mas marcas premium alemãs já se sabe como são, aproveitam-se o mais possível, nos automóveis é exactamente igual.

Uma marca com excelente relação qualidade/preço é a Beko.

Inicialmente, a minha ideia era comprar a máquina de lavar e secar da LG mas como vi alguns comentários "menos bons" de alguns compradores desta marca (aqui no forum, em sites como o da worten e do mediamarkt.es), resolvi ir para o modelo da Bosch WNG25400ES. Adicionalmente, li na proteste de Setembro/ Outubro de 2023 que a maquina de secar roupa Bosch era das melhores do teste.

Isto tudo, vale o que vale...E muitas das vezes é como nos carros e rezar para que não nos saia um "limão"!

Por exemplo, uma toalha de banho com 15 ml de detergente em pó e escolhendo o ciclo mais curto + um enxaguamento extra, com temperatura a 60º, duração de 1h e 15m, no último ciclo de lavagem a água ainda está cheia de espuma, depois centrifuga e termina...

Qual será o problema?

O problema poderá ser o detergente que usas. Qual é a marca?

O problema poderá ser o detergente que usas. Qual é a marca?

Skip, estou a colocar doses bastantes reduzidas, 15ml de detergente em pó para uma toalha grande de banho, não me parece um exagero, ainda por cima lavada a 60º.

Outra coisa que reparei hoje, na penúltima passagem por água fica a ideia de que a coisa vai bem, há alguma espuma mas a água é mais ou menos clara por baixo da espuma, só que... depois de escoar essa água e voltar a encher com oura nova, o último ciclo é pior que o anterior, mais espuma, parece que se colocou detergente nessa água, ou seja, no último ciclo de água antes da centrifugação, há muita espuma, a água está longe de estar limpa. As lavagens que a máquina vai fazendo não retiram totalmente o produto da roupa. E a quantidade de roupa que eu lavo é sempre pouca, acho que nunca chegou aos 3Kg de peso sequer.

Voltar
Superior