Eixo Norte/Sul completo!

andred

New member
Já era sem tempo terem terminado esta obra, que vai escoar muito do trânsito da 2ª Circular.

Noticia de ontem:

"Lisboa: Eixo Norte-Sul fica hoje concluído, 15 anos após início da construção
10.10.2007 - 08h28 Lusa

O Eixo Norte-Sul fica hoje completo, 15 anos depois do início da construção, com a abertura do troço Lumiar-CRIL, que se espera que facilite a vida aos automobilistas em vários acessos de Lisboa.

Com 4,3 quilómetros de extensão, o troço entre o Lumiar e a Circular Regional Interior de Lisboa deverá descongestionar os acessos do IC-22, A-1, A-8 e Nacional 8, vias responsáveis pela entrada de cerca de 200 mil automóveis por dia na capital.

A conclusão do Eixo Norte-Sul, que começa após a Ponte 25 de Abril, deverá desviar trânsito da Segunda Circular e contribuir para a redução em 0,8 por cento das emissões de dióxido de carbono em Lisboa, baixando ainda os tempos de atravessamento da cidade.

Do lanço Lumiar/CRIL fazem parte quatro viadutos, oito passagens superiores, três inferiores, o Túnel do Grilo junto ao Forte da Ameixoeira e quatro nós de ligação desnivelados: Ameixoeira, Alto do Lumiar, Camarate e CRIL.

Os alegados problemas de segurança no Eixo Norte-Sul apontados pelo Observatório de Segurança das Estradas e Cidades (OSEC), que identificou perigos no traçado e dirigiu uma queixa à Procuradoria-Geral da República, estão ainda sem resposta."

Agora é esperamos pela conclusão da CRIL e da IC16!!

Última edição:
(...)
A conclusão do Eixo Norte-Sul, que começa após a Ponte 25 de Abril, deverá desviar trânsito da Segunda Circular e contribuir para a redução em 0,8 por cento das emissões de dióxido de carbono em Lisboa, baixando ainda os tempos de atravessamento da cidade.
(...)

É bom que se comece a pensar assim, redução de custos para o consumidor e redução de emissões porque os carros parados no transito não vão a lado nenhum mas continuam a poluir, salvam-se os híbridos e os outros equipados com sistema start-stop.

É bom que se comece a pensar assim, redução de custos para o consumidor e redução de emissões porque os carros parados no transito não vão a lado nenhum mas continuam a poluir, salvam-se os híbridos e os outros equipados com sistema start-stop.

É verdade. Agora é esperar que as pessoas comecem habituar-se a utilizar o Eixo N/S em vez da 2ª Circular, para distâncias maiores.

Ouvi ontem nas noticias, de que a 2ª Circular ao fim do dia estava cheia e o novo troço do Eixo N/S estava vazio. E pelo menos ainda não houve acidentes lá.

Hoje passei no túnel do Grilo e já está a sinalização para o Eixo N/S e a respectiva entrada.

Por exemplo, uma pessoa mora em Alverca e necessita trabalhar nas Torres de Lisboa, é melhor utilizar o Eixo N/S do que a 2ª Circular durante o dia.

Ou quem vem da A5 e tem de ir para o Montijo... and so on...

Moro perto de Camarte e para ir a Almada ter com a minha cara metade, demorava 40 a 45 minutos isto se a 2ª Circular estivesse sem trânsito; apenas apanhava fila antes da P25Abril.

Ontem fiz o percurso pela nova estrada e demoro cerca de 20 a 25 minutos!!!!apr:)

Menos tempo e menos combustível!![:cool:]

Finalmente! Agora aposto um braço (de alguém [:p] ) que naquela parte final de ligação ao IC17 vai ser palco de muitos acidentes. É um bocado perigosa aquela separação de vias numa descida, acho que a separação do trânsito A8/CRIL ou A1/VDG devia ser feita mais cá em cima, antes de começar a descer, até porque deve acumular algum trânsito ali quando mais pessoal começar a utilizar o eixo norte-sul, principalmente na saída para a A8/CRIL já que a entrada na CRIL fica uns 200 metros antes da saída para a A8.

Ontem uma carrinha mandou-se para a minha frente pisando o traço contínuo mesmo antes da bifurcação porque ainda devia estar a ler as placas e a tentar perceber para onde queria ir.

Just my 2 cents.

Já experimentei ontem e hoje, e posso dar as primeiras impressões:
- Ontem - sentido sul-norte: foi um espectáculo. Pouco trânsito, o pessoal nas calmas a apreciar a paisagem. Fui desde a entrada das Forças Armadas até à CRIL em aproximadamente 6 minutos.
- Hoje - sentido norte-sul: entrei no Eixo Norte-Sul a partir da CRIL, e só parei no fim do novo viaduto, ou seja, o troço novo foi sempre a andar... só que o trânsito que antes estava mais próximo da segunda circular, começou na entrada a partir da Padre Cruz.

As minhas conclusões: para sair de Lisboa para Norte, não podia haver melhor. Vai facilitar imensamente o trânsito. Para entrar em Lisboa, parece-me que se ganha tempo em relação à Calçada de Carriche, mas depois apanhas sempre trânsito. Mas mais estradas nunca vão resolver este problema. Se temos várias estradas que vão dar a uma só, se meterem mais uma ainda vais trazer mais carros... Mas para sair de Lisboa vai melhorar e muito.

Isso então será a loucura. [kiss] [kiss] [kiss]

Acredita rapazolas...
Este troço ja vai dar um jeitao... depois quando finalizarem a CRIL... vamos tar a grande!!
[;)]

Podem crer que vai ser o "paraíso" na condução em Lisboa e arredores.

A grande mudança vai ser a Cril completa. [kiss]

Mas o estado já anda com ideias de estragar as nossas poucas alegrias, é colocar portagens nas SCOUT's. :(

A CRIL também me vai ajudar bastante.

Vou todos os dias para Algés e acabo por perder montes de tempo na 2ª Circular, desnecessariamente.

Existem movimentos contra a CRIL em túnel porque dizem que, como o túnel é aberto por cima em alguns pontos vai aumentar a poluição sonora e ambiental no local [:D]

Voltar
Superior