Educação

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_n/a
  • Data de início Data de início
Eu não houvi a ministra a falar.
Mas o problema não é TODO dos professores.
é mais da educação que vem de casa.

e sim. os pais deviam avaliar os professores e os professores os pais.

mas á ums senão:

os pais obviamente vão avaliar um professor pelo que um aluno diz sobre ele. Então se um aluno for falador e mal educado logo o stor tem de apertar com ele. então vai ele para casa e vai dizer ao encarregado de educação que o professor ralha de mais e é exigente demais.

E eu sou aluno 9º

citação:Originalmente colocada por Renas

Mas porque raio é que os professores acham que são os unicos a compreender o ensino?

O básico fica para os professores do básico, 2º e 3º ciclo para as teorias e demagogias destes e universitário lançados aos cães.

E no meio disto o aluno que se lixe. Não tem metodos consistentes.

[8][8][8][8][8][8][8]

Os professores não são os únicos a compreenderem o ensino mas, são aqueles que o compreendem melhor fruto do contacto diário com ele.
É o mesmo que tu saberes que um Porsche 911 é um óptimo carro, mais eficaz que um M5, até sabes alguma teoria interessante e alguns tempos no circuito de Nurburing mas... nunca andaste em nenhum!!!

E quanto aos alunos serem sempre os lixados, não te admires. Cada ministro que vai para o poleiro tenta aplicar uma ideologia diferente.
Enquanto não houver uma estabilidade coerente a partir do próprio ministério, não esperes por grandes melhorias das coisas para os alunos.

citação:Originalmente colocada por RedHeart

É o mesmo que tu saberes que um Porsche 911 é um óptimo carro, mais eficaz que um M5, até sabes alguma teoria interessante e alguns tempos no circuito de Nurburing mas... nunca andaste em nenhum!!!
O problema é que nós todos PAGAMOS e ANDAMOS à Boleia e PODEMOS e DEVEMOS avaliar o condutor do autocarro[8D].
Pq mesmo que não saibamos conduzir;).... sentimos e avaliamos como o sr. Professor-condutor dirige:D.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

André
Queres que te mande PM...

Mas o que é que o meu último post pode mudar se me mandares a PM? ;)
(presumo que seja em relação aquilo da ministra sueca)

É por isso que vou deixar de achar que este país está afogado em corporativismo?

É por isso que vou deixar de lutar por AVALIAÇÃO PARA TODOS, EXIGÊNCIA e MÉRITO?

Na [8D];)

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por RedHeart

O problema é que nós todos PAGAMOS e ANDAMOS à Boleia e PODEMOS e DEVEMOS avaliar o condutor do autocarro[8D].
Pq mesmo que não saibamos conduzir;).... sentimos e avaliamos como o sr. Professor-condutor dirige:D.

Para já, isso de toda a gente pagar não é tão linear assim...
Depois, essa expressão de "andamos à boleia" não é certa pois quem anda à boleia são os alunos e não os pais...

Os pais, alguns, levam os alunos ao autocarro.
Como avalias então o condutor?
Falando com o filho ou quando o autocarro está parado...

Enfim.
E continuam com a história dos pais vs professores.
Tretas para entreter quando o que aí vem é muito pior.
Como diz a ministra, os pais terão uma posição minimalista...

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Aliás é professora Universitária... De letras...

A exigência, em teoria, será maior...

Mas, assim como o JR e muitos portugueses, exigir qualidade é só para os FPs...

Provavelmente se fosse um FP qualquer já teria sido linchado...

Exige-se aos FPs e à Ministra não se exige...[|)][xx(]
EXIGO QUE GOVERNE.
QUE É O QUE ELA ESTÁ A FAZER E BEM[^][^].

Eu acho que ela apenas tem de deixar ainda um pouco dos fantasmas lá do outro lado em relação à autoridade do professor.

A verdade é que a legislação não dá força nenhuma ao professor e a autoridade ainda é mal vista também devido a isso. Não fica bem.

De resto ela está a fazer o que já há muito devia ter sido feito, enfrentar a coorporação, os sindicatos e abandonar o eduquês [^][^]

citação:Originalmente colocada por André
...
De resto ela está a fazer o que já há muito devia ter sido feito, enfrentar a coorporação, os sindicatos e abandonar o eduquês [^][^]

Típica resposta de um português...

Os "outros" não me interessam e quanto pior, melhor...

Enfim...[8)]

citação:Originalmente colocada por mjm

Para já, isso de toda a gente pagar não é tão linear assim...
É ABSOLUTAMENTE LINEAR.
citação:
Depois, essa expressão de "andamos à boleia" não é certa pois quem anda à boleia são os alunos e não os pais...
Depende.
Os pais tb dão uma viagenzitas de vez em qd.
citação:
Os pais, alguns, levam os alunos ao autocarro.
Como avalias então o condutor?
Falando com o filho ou quando o autocarro está parado...
Pela forma como dá a ultima curva e trava na paragem[:p].
Limpeza a asseio do autocarro, etc.
citação:
Enfim.
E continuam com a história dos pais vs professores.
Tretas para entreter quando o que aí vem é muito pior.
Como diz a ministra, os pais terão uma posição minimalista...
Quem enfiou o BARRETE pais vs professores foram os Professores que RECUSAM a participação dos pais.
Assim, hostilizaram-nos e barricaram-se na vossa corporação.
Conforme eu te expliquei no tópico onde isto foi discutido de uma forma mais séria[:p][:p].

...

Enfim...[8)]
Tens uma falha na lógica.... algures[:p].

...

Enfim...[8)]

Típico português é coisa que de certeza eu não sou, mas ok :D[:p]

Pior do que está, é difícil [:p]

Este país é tão averso à mudança que até dói [xx(] Não é por acaso que aguentamos 40 anos de fascismo e o Portugal fechadinho e atrasadinho como poucos e continuamos a aguentar o facilitismo reinante, os discursos românticos e o igualitarismo maravilhoso [}:)]

Falta tanto sentido prático [8D]

...

Enfim...[8)]
Tens uma falha na lógica.... algures[:p].

Percebo o que queres dizer...

Mas, sei que sabes aquilo que eu quis dizer...:)

:D;).
mjm
Passa a mensagem aos teus colegas.
LUTEM por uma avaliação a sério, sem MEDOS.
Isso só é bom.
No limite passam a exigência tb para os alunos e pais;).
Que na actualidade despejam a responsabilidade em voçês.
Pq actualmente ninguém é responsável por nada, passe o exagero.
Já falámos sobre isso, abraço que vou almoçar.

...

Enfim...[8)]

Típico português é coisa que de certeza eu não sou, mas ok :D[:p]

Pior do que está, é difícil [:p]

Este país é tão averso à mudança que até dói [xx(] Não é por acaso que aguentamos 40 anos de fascismo e o Portugal fechadinho e atrasadinho como poucos e continuamos a aguentar o facilitismo reinante, os discursos românticos e o igualitarismo maravilhoso [}:)]

Falta tanto sentido prático [8D]

Concordo.

Agora, não me venhas convencer que só porque aparece alguém que "enfrenta" aquilo que chamas de corporativismo...
Então já é a maior.

É a maior m*rda, isso sim...
Porque demagogias baratas ando eu farto.

Querem mudar o ensino, então mude-se, mas que sejam sérios...
Coisa que não o são.

E o "salazarismo" está de volta. Não sei se já te apercebeste...

Mas vocês têm todos os mesmo discurso? ;)

Já a minha mãe é igual (ela é stôra), "se querem mudar, que se mude a sério" :D

E como é que se muda a sério? Diz-me lá uma mudança a sério que estejas de acordo que não implique mais dinheiro (nós gastamos proporcionalmente mais em ordenados dos professores do que qualquer país da OCDE) e mais direitos, sff ;)

É que eu gostava de saber :)

E o "salazarismo" está de volta. Não sei se já te apercebeste...

Se te referes à ordem, à hierárquia, é bom que essa parte do salazarismo esteja de volta, só te posso dizer isto, por muito politicamente incorrecto que possa parecer.

Não existe desenvolvimento com balbúrdia e sem hierárquia e...sem responsabilização.

Por muito que nos tenham vendido essa ideia desde o 25A, essa ideia não passa de um romantismo sem sentido prático [8)]

Sem duvida andré. O discurso não muda infelizmente. [xx(]

1º - O ensino está mal e se continuar assim a unica coisa que vai aumentar são as regalias dos professores.

2º - As escolas precisam de infra-estruturas com boas condições para professores, auxiliares e alunos.

3º - A escola tem de apoiar o aluno no sentido de o aproximar dos pais. E não atirar a responsabilidade para cima dos pais e alunso como se tem feito até agora.

4º - A escola tem de ser exigente e os professores ainda mais. A exigência começa em nós mesmos. Avaliam os alunos, avaliem os professores também. Métodos coerentes e qualitativos.

5º - A estrutura de ensino está corrompida por anos de corporativismo. Esta ministra teve a coragem de cortar com discussões absurdas e demagogias baratas. Poderá cometer erros mas será uma boa oportunidade para pedirem a demissão se estes forem graves.

6º - E ultimo. Não consigo entender porque é que nós povo continuamos a achar que temos direitos que dai venham deveres. Já o meu avô dizia: 'Atrás de um direito vem um dever'.

:D;).
mjm
Passa a mensagem aos teus colegas.
LUTEM por uma avaliação a sério, sem MEDOS.
Isso só é bom.
No limite passam a exigência tb para os alunos e pais;).
Que na actualidade despejam a responsabilidade em voçês.
Pq actualmente ninguém é responsável por nada, passe o exagero.
Já falámos sobre isso, abraço que vou almoçar.

É verdade que há muita falta de moralização no ensino...
Muita irresponsabilidade.
E que os verdadeiros professores(grande parte) querem que se aumente o controlo e a exigência...

De que maneira.
Avaliando as escolas, aumentando as responsabilidades às escolas, promovendo objectivos/recompensas...
Mas, criando condições para atingir esses objectivos.

Agora o que se está a passar é que os bons são tratados como se fossem maus.
Tudo é incompetente...

Mas, esta mudança deve também passar pela sociedade, os pais serem mais exigentes, mas infelizmente isto parece que não interessa...

Com estas ideias cegas, sem ter em conta os professores, estaremos como em inglaterra entre outros, onde não há "ninguém" para o ensino...

Ou melhor, estarão os de sempre, os "abutres" exteriores ao ensino (peço desculpa, pois sei que muitos destes são melhores do que muitos dos que são formados para professores...), aqueles que parasitam o sistema.

Nestes últimos anos, as qualificações dos professores têm aumentado, mas, infelizmente, muitos dos que continuam no sistema têm os vicíos do passado e isso não favorece a nossa imagem...

Enfim...
Respeitem os professores.

Eu respeito os professores, agora não considero falta de respeito exigir-vos exigência (passe o plenonasmo) e vocês parecem ofendidos cada vez que se fala na vossa avaliação.

Simplesmente esse comportamento é inadmissível no mundo actual. Inadmissível.

A exigência deve existir para todos, alunos e professores.

E a exigência e a recompensa pelo mérito vai fazer inevitavelmente que muitos sejam penalizados por não serem bons profissionais ou serem piores que outros. Porque é a vida!

Porque só assim nós chegamos a algum lado...responsabilizando!

Mas vocês têm todos os mesmo discurso? ;)

Já a minha mãe é igual (ela é stôra), "se querem mudar, que se mude a sério" :D

E como é que se muda a sério? Diz-me lá uma mudança a sério que estejas de acordo que não implique mais dinheiro (nós gastamos proporcionalmente mais em ordenados dos professores do que qualquer país da OCDE) e mais direitos, sff ;)

É que eu gostava de saber :)

Não é fácil, mas tem de passar por
avaliar as escolas, enquadradas no seu contexto sócio-cultural, criando objectivos/recompensas...
E dando condições para que esses objectivos possam ser alcançados.

Em relação aos gastos pelo PIB, diz-se que se gasta muito...
Não te esqueças que ao nível da educação, estamos muito abaixo da média europeia(como quase tudo...)
nestes últimos anos investiu-se muito em novas escolas e outras infras-estruturas. E mesmo assim, ainda há muita miséria nas escolas.
Daí que seja necessário investir mais que os outros...

Ms sendo uma comparação do PIB, não te esqueças que o nosso é muito baixo, daí não ser difícil as despesas serem elevadas...

Anyway,
há muitos gastos que devem ser racionalizados...
Os ordenados representam uma grande parte do orçamento o que é natural numa actividade centrada na mão-de-obra.
E não me parece que o problema sejam os ordenados pois são baixos...(apenas os mais velhos podem dizer que ganham bem)
Os novos ganham pouco.
O problema está nos resultados, culpa do facilitismo e pouca exigência da nossa sociedade, onde não se valoriza o conhecimento.
:(

Eu respeito os professores, agora não considero falta de respeito exigir-vos exigência (passe o plenonasmo) e vocês parecem ofendidos cada vez que se fala na vossa avaliação.

Simplesmente esse comportamento é inadmissível no mundo actual. Inadmissível.

A exigência deve existir para todos, alunos e professores.

E a exigência e a recompensa pelo mérito vai fazer inevitavelmente que muitos sejam penalizados por não serem bons profissionais ou serem piores que outros. Porque é a vida!

Porque só assim nós chegamos a algum lado...responsabilizando!

Lá está...
Há muitas contradições quando se fala em professores.
Primeiro diz-se que são importantes e depois diz-se que não prestam...

Vou repetir, pela n-ésima vez, há muita irresponsabilidade no ensino, com culpa directa dos professores.
"Nós" deveriamos ser os primeiros a dar o exemplo, no entanto, culpa do sistema/sociedade isso não acontece. Não deveriam de haver certos comportamentos de certos professores que não dignificam a nossa classe.

As pessoas que estão no ensino pelo ensino não se sentem valorizadas.

Nestas últimas décadas, tudo podia ser professor, qualquer pessoa, mesmo que não percebesse nada do ensino...
Compreendo até certo ponto, pois havia falta de professores.

Agora, pagam todos pelo facto de haver maus professores(nas outras profissões não os há? Os políticos são bons?!)...
Como se a culpa do insucesso fosse exclusivamente nossa(como afirmou a senhora ministra)...

Quem criou o facilitismo no ensino?
Quem disse que "não se pode" reprovar os alunos mesmo que não saibam nada, criando para tal montes de burocracias?
Quem dá educação aos filhos fora da escola?

Enfim...
Tanta coisa que deveria ser mudada e parece que os professores são os únicos responsáveis.

Nem tudo o que a senhora ministra diz é mau, há ideias boas, agora não se convencam que está no caminho certo...
Penalizar os professores é contibuir para o insucesso a longo prazo...

E enquanto profissional não me sinto respeitado, daí "perder" algum tempo a defender a minha dignidade profissional...

(Quem não conhece irresponsáveis no seu local de trabalho?)

Voltar
Superior