Educação

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_n/a
  • Data de início Data de início
citação:Originalmente colocada por zerorpm

VAI DE TRANSPORTES!!! COMODISTA!

È o que costumo dizer às pessoas que se queixam do trânsito[:p]

Pois é, eu até ia. Mas para viver numa zona com bons transportes tinha de abrir os cordões á bolsa. Como não tenho tive de arranjar uma solução intermédia. Em vez de 2 horas passava a dormir no trabalho.

Vivi em Seia e Viseu. Vivia bem, empregos não há. Como já disse não se pode ter tudo. Não podemos é olhar para o umbigo com sentido de injustiça. [8)]

Para o Renas: Sinto que começamos a falar da mesma coisa!

Parabéns pelo desempemho da filha. Certamente o enquadramento familiar não será alheio a isso.

Quanto ao modelo de ensino, pessoalmente discordo dele. Marçal Grilo disse um dia aos pedagogos de gabinete ( que formam um dos maiores corporativismo deste país - as ciências da educação - no qual se insere como grande mentor Valter Lemos): parem de falar "eduquês" e falem português. Nuno Crato escreveu um livro com o qual me identifico em grande parte: "O Eduquês".
http://www.gradiva.pt/livro.asp?L=100254

Enquanto continuarmos a importar modelos desajustados à nossa realidade isto não avança. Veja-se o caso dos Finlandeses: são luteranos (essa questão da religião dominate já foi aqui abordada e é, de facto relevante) têm um sentido de dever diametralmente oposto ao nosso.

Enquanto não exigirmos trabalho e esforço aos alunos, e continuarmos a fazer manobras de engenharia estatística IMPOSTAS pelos diferentes governos ao londo de 3 décadas, isto não avança.

Uma nota: em 30 anos tivemos 24 ministros da educação.

Sobre o plano de recuperação a matemática que a ministra anunciou, já lá vamos...

Não é com paninhos quentes que se formam os melhores alunos. Não é com estudo acompanhado que os alunos vão aprender. Não é com a psicologia do coitadinho que eles aprendem...

O mundo tem a alcunha de mundo cão... E com estas políticas de ajudas e handicaps de alunos com dificuldades de aprendizagem que vamos a algum lado.

Antigamente se não sabia era reguada... À próxima já estudávamos mais...

Não é só uma questão de acompanhamento. É uma questão de substituição. É um ciclo vicioso. Os professores na minha opinião ainda não viram o quanto lhes vai facilitar a vida, senão vejamos.

1º Neste momento uma boa parte da população portuguesa ou tem alguns conhecimentos básicos e pode ensinar os filhos mas provavelmente trabalham. Ou até têm tempo para os filhos mas não têm como os ajudar. Ao abrir uma porta para os alunos permanecerem na escola vai aumentar a produtividade do aluno. E provavelmente de alguns pais que não podem pagar os chorudos ATL ou creches. Pois nas cidades não existem a não ser privados enquanto no interior a maior parte das aldeias têm gratuitos. Justiça=0.

2º Se os alunos têm menos dificuldades provavelmente obtêm melhores resultados. Facilmente os professores sairão como os 'bons desta fita'. Sem que provavelmente nada tenham feito para isso.

3º Quando forem avaliados facil será de ver que não será dificil demonstrarem maior produtividade.

4º Maior produtividade, estatisticas a favor. Poder de pressão sobre condições sociais e salariais.

Afinal onde é que neste esquema a vitima é o professor que eu não consigo entender. [8]

citação:Originalmente colocada por Manoel

Para o Renas: Sinto que começamos a falar da mesma coisa!

Parabéns pelo desempemho da filha. Certamente o enquadramento familiar não será alheio a isso.

Quanto ao modelo de ensino, pessoalmente discordo dele. Marçal Grilo disse um dia aos pedagogos de gabinete ( que formam um dos maiores cooporativismo deste país - as ciências da educação - no qual se insere como grande mentor Valter Lemos): parem de falar "eduquês" e falem português. Nuno Crato escreveu um livro com o qual me identifico em grande parte: "O Eduquês".
http://www.gradiva.pt/livro.asp?L=100254

Enquanto continuarmos a importar modelos desajustados à nossa realidade isto não avança. Veja-se o caso dos Finlandeses: são luteranos (essa questão da religião dominate já foi aqui abordada e é, de facto relevante) têm um sentido de dever diametralmente oposto ao nosso.

Enquanto não exigirmos trabalho e esforço aos alunos, e continuarmos a fazer manobras de engenharia estatística IMPOSTAS pelos diferentes governos ao londo de 3 décadas, isto não avança.

Uma nota: em 30 anos tivemos 24 ministros da educação.

Sobre o plano de recuperação a matemática que a ministra anunciou, já lá vamos...

Concordo com tudo e subscrevo em dobro. Não consigo é colocar este governo nessa posição. Não por enquanto. Serei o primeiro a apontar o dedo se assim for.

1.Como professor, sou a favor da avaliação!
2.Se os pais avaliarem, eu também quero avaliar o papel dos pais!
3.A educação começa em casa e as crianças para terem sucesso a base encontra-se em casa! Sabem qual foi a minha maior frustração o ano passado? Foi ver um aluno a chumbar porque os pais estavam presentes mas ausentes! Cabe na cabeça uma criança às 23 estar no café?
4.Como em todas as áreas, há bons e maus e os professores não são excepção!
5.A Ministra só vê um lado como a culpa daquilo que se passa e que, na opinião dela, são os professores! Esquece-se que a Educação tem sido feita de remendos de políticas sucessivas!
6.Quer melhorar a educação, mas não há investimento em estruturas e equipamento! Experimentem dar aulas numa sala que no Inverno é o Polo Norte e no Verão é o Sahara! Retroprojectores que parecem o TDI 3 cilindros da VW ou mesmo a ausência de portas nas salas....
7.Agora é o concurso que está mal! O que vai ser a seguir? Os professores têm que ser loiros e de olhos azuis?
8.O que se nota acima de tudo é um desnorte completo de uma pessoa que veio abalar certas estruturas(o que acho bem), mas que no entanto quer deitar o prédio todo abaixo!

citação:Originalmente colocada por Jota17

1.Como professor, sou a favor da avaliação!
2.Se os pais avaliarem, eu também quero avaliar o papel dos pais!
3.A educação começa em casa e as crianças para terem sucesso a base encontra-se em casa! Sabem qual foi a minha maior frustração o ano passado? Foi ver um aluno a chumbar porque os pais estavam presentes mas ausentes! Cabe na cabeça uma criança às 23 estar no café?
4.Como em todas as áreas, há bons e maus e os professores não são excepção!
5.A Ministra só vê um lado como a culpa daquilo que se passa e que, na opinião dela, são os professores! Esquece-se que a Educação tem sido feita de remendos de políticas sucessivas!
6.Quer melhorar a educação, mas não há investimento em estruturas e equipamento! Experimentem dar aulas numa sala que no Inverno é o Polo Norte e no Verão é o Sahara! Retroprojectores que parecem o TDI 3 cilindros da VW ou mesmo a ausência de portas nas salas....
7.Agora é o concurso que está mal! O que vai ser a seguir? Os professores têm que ser loiros e de olhos azuis?
8.O que se nota acima de tudo é um desnorte completo de uma pessoa que veio abalar certas estruturas(o que acho bem), mas que no entanto quer deitar o prédio todo abaixo!

Concordo com tudo exceptoo ultimo. No momento em que vivemos é impossivel não olhar para o défice orçamental. Ela tem que forçosamente fazer alterações e 'remendos'. Se não os fizer fará o mesmo que os outros todos. Além disso ela disse no telejornal que já está um projecto em curso para avaliar estruturas deficitárias. E consequentemente resolver os problemas existentes. Eu acho que vão surgir problemas decorrentes das alterações mas com força de vontade e no sentido correcto e em alguns anos melhoramos as condições dos professores e dos alunos. ;)

Não vi as declarações da Sra, mas espero que haja investimento nas estruturas! Alguns pais que aqui passam, se fossem ver as condições em que os filhos estudam, pensavam duas vezes!

citação:Originalmente colocada por Renas

Pois é, eu até ia. Mas para viver numa zona com bons transportes tinha de abrir os cordões á bolsa. Como não tenho tive de arranjar uma solução intermédia. Em vez de 2 horas passava a dormir no trabalho.

Vivi em Seia e Viseu. Vivia bem, empregos não há. Como já disse não se pode ter tudo. Não podemos é olhar para o umbigo com sentido de injustiça. [8)]

Mas com o fecho de escolas, maternidades, seremos todos obrigados a viver na cidade... Contradição?

Mas com o fecho de escolas, maternidades, seremos todos obrigados a viver na cidade... Contradição?

Espero que não. Não foi com esse objectivo que fizeram alterações. Mas vamos ser correctos. Se eu me apetecesse construir uma casa no meio dum penhasco isolado 20km em toda a área. Seria justo criar estruturas para essa familia quando eles ao fazerem uma casa com custos muito mais baixos vão usufruir do dinheiro dos outros?

Tem de haver um equilibrio. ;)

citação:Originalmente colocada por Manoel

Há quem diga as coisa de forma simples e profunda. Se tiverem tempo e paciência leiam:http://pascal.iseg.utl.pt/~ncrato/Recortes/GMithaRibeiro_Publico_20031230.html

Embora alguns dogmas sejam um pouco confusos. Talvez por estarem pouco desenvolvidos enquanto conteudo do texto. Este senhor apontou o dedo ás feridas. Pode não ser o dono da razão mas parece-me ser uma pessoa coerente e com 2 olhos na cara.

Deixo aqui o texto final e o agradecimento ao amigo Manoel. Excelente texto.

Todos devem ler, talvez assim se compreenda melhor o que muitas vezes em tópicos de educação tenho tentado defender. Nunca resumi assim e não faria melhor. Além disso é de um professor commaior conhecimento de causa.

Texto final do link postado pelo Manoel.

citação:Nota final / Advertência: Não há reforma nenhuma sustentável se os professores não exigirem de si próprios algo. Seria demagógico pensar que tudo mudaria para melhor apenas mudando o que existe, isto é, abandonando a "pedagogice". É preciso dar outro e decisivo passo: que os professores invistam no conhecimento científico ou académico da área em que se formaram. Esse tem de ser um compromisso não só do professor, mas da pessoa pela vida fora. O que se exige é que ele seja racionalmente direccionado para a Literatura e Língua Portuguesas, para as Línguas Estrangeiras, para a História, Filosofia, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Informática, Artes, Educação Física, Educação Musical e outros domínios do saber. O bom professor é o que domina o conhecimento e, no estado actual, além disso é recomendável que deite para o lixo a pedagogia hoje dominante.

Não quero entrar muito nesta discussão, pois ouvi pouco do que a Ministra disse.

Concordo no entanto que alguns professores, algumas escolas e alguns pais se esqueceram realmente dos seus poderes de autoridade....do pouco que ouvi da ministra, concordo com o que ela disse!

Digam-me uma coisa: No resto da Europa os professores são avaliados ou não ?

citação:Originalmente colocada por Butio

Liguem agora na RTP e vejam a ministra da educação a «lavar a roupa suja»

Cometem á vontade

Também estive para vir postar sobre essa senhora mas, em vez disso, fui defecar porque estava com vontade.
Cada vez que ela agora aparece na televisão ou mudo de canal ou, se não estiver eu com o comando, levanto-me e saio da divisão.

Só gostava era de ver uma aula dada por essa senhora... ou então não!

Em respota ao Renas:

É exactamente isso que eu sustento: ninguém é dono da verdade. É necessário fazer alterações. Mas não aceito a apostura da ministra que remete para os docentes toda a responsabilidade. O Ministério da Educação tem que ser também responsabilizado. Aquela pesada máquina está enferrujada!

E por aqui me fico que a noite de S. João vai começar!

Fiquem bem.

(...)
Eu e a minha mulher passamos 2 horas em trânsito todos os dias numa cidade onde vivem 4 milhões de pessoas. E estamos preocupados com os alunos deslocarem-se até á escola? Maternidades? Centros de Saude?
Obvio que temos de nos preocupar com isso tudo, pq é com a melhoria de condições que as sociedades e países evoluem, mas há quem goste mais de futebol.

Mas que raio de democracia é esta em que não há dinheiro para alargar um IC19 ou acabar um IC17 que serve milhares de pessoas e há dinheiro para pagar a um professor e toda a estrutua como eu encontrei em algumas escolas do interior. 1 aluno.
O se deve perguntar é pq raio se paga tanto imposto e não há dinheiro para o elementar, pq raio se paga tanto imposto e nunca há dinheiro para nada mas os jobs para os amigos do partido vão aumentando sempre.

E será benefico para o aluno a nivel social?
É melhor haver turmas de 30 e mais alunos, quer a nivel socila quer pedagogico?

Eu já vivi no interior. Quando andava no ciclo tinha que me levantar mais cedo para ir para a escola. Custava é verdade.
Lá está, pq se continua a sujeitar os alunos a isto quando está provado que é motivo de abandono escolar e de um baixo rendimento?

Mas chegava a casa e tinha espaços verdes e outras coisas que o dinheiro não paga. Não se pode ter tudo e muito menos há custa dos outros.
Concordo, pq há cada vez menos dinheiro neste país mesmo de os impostos aumentam todos os dias e mesmo assim se pede cada vez mais sacrificios a população?

citação:Originalmente colocada por Nthor

(...)
Eu e a minha mulher passamos 2 horas em trânsito todos os dias numa cidade onde vivem 4 milhões de pessoas. E estamos preocupados com os alunos deslocarem-se até á escola? Maternidades? Centros de Saude?
Obvio que temos de nos preocupar com isso tudo, pq é com a melhoria de condições que as sociedades e países evoluem, mas há quem goste mais de futebol.

Mas que raio de democracia é esta em que não há dinheiro para alargar um IC19 ou acabar um IC17 que serve milhares de pessoas e há dinheiro para pagar a um professor e toda a estrutua como eu encontrei em algumas escolas do interior. 1 aluno.
O se deve perguntar é pq raio se paga tanto imposto e não há dinheiro para o elementar, pq raio se paga tanto imposto e nunca há dinheiro para nada mas os jobs para os amigos do partido vão aumentando sempre.

E será benefico para o aluno a nivel social?
É melhor haver turmas de 30 e mais alunos, quer a nivel socila quer pedagogico?

Eu já vivi no interior. Quando andava no ciclo tinha que me levantar mais cedo para ir para a escola. Custava é verdade.
Lá está, pq se continua a sujeitar os alunos a isto quando está provado que é motivo de abandono escolar e de um baixo rendimento?

Mas chegava a casa e tinha espaços verdes e outras coisas que o dinheiro não paga. Não se pode ter tudo e muito menos há custa dos outros.
Concordo, pq há cada vez menos dinheiro neste país mesmo de os impostos aumentam todos os dias e mesmo assim se pede cada vez mais sacrificios a população?

Desculpa nthor nas tuas palavras epenas vejo sentido destrutivo. Parece-me que é mais uma critica e não mais uma solução. O Manoel postou um link que acho que toda a gente deveria ler. É mais provido de contextualização. Eu sou um nabo comparado com o autor desse texto. Mas o que defendo e tenho defendido é muito semelhante. E sinceramente não me parece que a ministra da educação esteja a caminhar no sentido inverso.

sou estudante..
inda ontem antes de adormecer pensei pk é ke se passa tantos anos na escola.. kdo se podiam fazer as coisas andar mais rapido..

estudo a noite o ano que chumbei foi pk estupides minha.. agr tou no ensino recorrente e foi a melhor coisa ke me aconteçeu.. pk lá se tenho alguma problema o prof vira se para mim e diz.. então veio a caça sem a caçadeira?

pois.. com muito menos apoio e facilidade, tornei me num aluno melhor..

engraçado ñ é?

As melhores notas da minha vida foram do curso que tirei. Trabalhava das 1 ás 7 da manhã e estudava das 8:30 ás 6 da tarde. Nunca na vida tive tão boas notas. Mas a isso deveu-se sacrificio. Porque a maior parte dos professores para variar queriam despejar o programa como se fossem computadores. Felizmente não eram todos.;)

Voltar
Superior