EDP - Que potência devo contratar?

para um apartamento no mínimo 3,45 kVA (15A no diferencial EDP). 2,3 kVA não dá nem para uma máquina de lavar.

para uma vivenda é aconselhável 6,90 kVA (30A).

se os teus consumos forem a partir das 9 horas da noite pede um contador bi-horário. são + 2 euros por mês mas o consumo é a metado do preço das 21h às 9. compensa para consumos mensais a partir de 54 kWh

Obviamente que depende do uso...
Mas para uma casa com várias máquinas que podem estar a trabalhar em simultâneo, e mais o possível aquecimento, acho que o ideal são 30A (6,90kVA).

2,3 kva = 10 Amperes

3,45 kva = 15 Amperes

Uma máquina de lavar precisa de um disjuntor de 15 Amperes por exemplo.

Nem penses em colocar 2,3 kva. Não interessa se estás muito ou pouco tempo em casa, mas sim o que vais utilizar em simultâneo! Chegas a casa jantas, ligas a máquina de lavar loiça ou roupa, vais ver televisão ou para o computador e já não podes ter o aquecimento ligado. [:p]

Pois...
A questão é que não vou ter, para já, máquinas de lavar roupa ou loiça...

Vou ter placa vitro, combinado, lâmpadas economizadoras, tvs (máximo duas), eventualmente micro-ondas 900w e forno...

Pela experiência da casa dos meus pais, 3,45 kva chegam...

A minha dúvida é contratar já (apesar da diferença não ser muita) 3,45 kva ou 2,3 kva, por enquanto...

Alguém sabe quanto tempo demora a troca de potências por parte da EDP?

2,3 kva parece-me manifestamente pouco, mas tudo depende do uso que lhe vais dar.

Não te permite por exemplo, ter um aquecedor de 2500w ligado ou manter um aquecedor de 2000w, a TV e algumas luzes ligadas.

Na minha casa de férias tenho 3,45 kva e ainda assim, de Inverno, não é o mais agradável de utilizar. Há que ter cuidados redobrados e desligar os aquecedores ao ligar o microondas, o forno eléctrico ou o aspirador.
Mesmo em relação a aquecedores, impossibilita de ter 2 ligados no máximo. É uma vivenda de 2 andares, que mesmo tendo lareira na sala, no Inverno necessita de aquecer os quartos com aquecedor eléctrico.

Tem em mente que a maioria dos aparelhos eléctricos consome na casa dos 2000w (aquecedores, secadores, fornos eléctricos, máquinas de lavar, aspiradores, etc) fora o frigorífico que está constantemente a ligar / desligar, as luzes que eventualmente tenhas acesas, as televisões e o PC.

Boas,
Na minha casa em construção tinha uma certa potência contratada, nãome lembro, e utilizei-a duas semanas já a habitar na casa, e mal aguentava um aspirador (Rowenta 1100w) e uma máquina de lavar loiça (vulgar)....
Ao contratar a definitiva a Sra da Edp pôs-se a fazer contas a uma habitação normalissima, com os electrodomésticos normais (Cozinhar a gás) e voilá 6,9 Kvas....
E que não adiantava mais baixa pois iria ter problemas e até agora não teve problemas....(com 6,9 Kvas)....

Comprei agora uma casa e tenho de fazer contrato de electricidade...
... ...
A nível de valores falamos de uma diferença entre 3,96€ e 5,77€... (1,81€)

Economizar (ou não) 1,81 euros por mês...

...com iluminação a petróleo e máquinas de manivela, ainda és capaz de poupar mais um ou dois cêntimos mensais. [;)]

para um apartamento no mínimo 3,45 kVA (15A no diferencial EDP). 2,3 kVA não dá nem para uma máquina de lavar.

para uma vivenda é aconselhável 6,90 kVA (30A).

se os teus consumos forem a partir das 9 horas da noite pede um contador bi-horário. são + 2 euros por mês mas o consumo é a metado do preço das 21h às 9. compensa para consumos mensais a partir de 54 kWh

Olha que o horário não é bem esse.

Há várias opções e variam também com a hora de Verão e Inverno.

Está tudo explicado no site da EDP.

Para um apartamento (T2) em que tenho placa vitroceramica, micro-ondas, combinado, máquina de lavar roupa, maquina lavar loiça, exaustor, 3 AC's e mais umas coisas "normais" de uma casa acham 6.9kVA muito?

Última edição:
Para um apartamento (T2) em que tenho placa vitroceramica, micro-ondas, combinado, máquina de lavar roupa, maquina lavar loiça, exaustor, 3 AC's e mais umas coisas "normais" de uma casa acham 6.9kVA muito?

tenho o mesmo nº de electrodomesticos menos a placa, e
passei para os 6.9kva quando coloquei os 3AC's porque antes o passava a vida a disparar quando ligava o alguma maquina de lavar com algum aquecimento.desde lá nunca mais tive porblemas.
por isso não é ideal.

Quem compra casa nova e a está a equipar que pense é em comprar electrodomésticos eficientes, tal como lâmpadas de baixo consumo. Aí é que poupa-se uns euros por mês.

Potencia

Potencia

A potência funciona da seguinte forma:

P = U . I

Considerando U a tensão, temos U = 0,22 Kv
Considerando I a corrente, temos I = ?

Fazendo as contas:

3,45 / 0,22 = 16 A

4,60 / 0,22 = 21 A

5,75 / 0,22 = 26 A

6,90 / 0,22 = 31 A

30 A já é uma corrente razoavel. É óbvio que tudo depende daquilo que ligas em simultâneo.

A potência funciona da seguinte forma:

P = U . I

Considerando U a tensão, temos U = 0,22 Kv
Considerando I a corrente, temos I = ?

Fazendo as contas:

3,45 / 0,22 = 16 A

4,60 / 0,22 = 21 A

5,75 / 0,22 = 26 A

6,90 / 0,22 = 31 A

30 A já é uma corrente razoavel. É óbvio que tudo depende daquilo que ligas em simultâneo.

Tremendo...[:D]

O primeiro post a responder a uma questão técnica.

No caso, fiquei-me pelos 3,45 que, para já, chega perfeitamente.

Bem-vindo ao fórum e partilha aqui as tua sabedoria![;)]

Tenho neste momento na minha empresa 6.9Kva Monofasico, ou sejam 30A .

Acontece que neste momento chegavam-me 15A Monofasico.

Se fizer este downgrade, quanto pouparei por mês ?

Voltar
Superior