EDP - Que potência devo contratar?

mjm

New member
Comprei agora uma casa e tenho de fazer contrato de electricidade...

Mas, de momento, não irei a casa durante todo o dia, ou seja, devido ao trabalho, só estarei em casa:

- durante a semana: à noite
- ao fim-de-semana: todo o dia...

Pelo que acho que não tenho necessidade de muita potência, estando inclinado entre a 2,3 kva e a 3,45 kva.

A nível de valores falamos de uma diferença entre 3,96€ e 5,77€... (1,81€)

A questão é saber se aqui alguém tem a potência 2,3 kva e se tem ou teve problemas?

Cumps.

eu n sei mas cá em casa tenho 35A presumo que sejam os 3.45kva! mas tem de ser... 1º pais sempre em casa... pc + 4 a/c (é obvio que nc estão os 4 a trabalhar) no max 2 + placa vitroceramica + forno electrico...

mas aconcelho-te bi-horario noites e fds

Eu tenho mais baixo e chega pois a diferença (tenho tudo electrico na cozinha) de preço é enorme entre potencia contratadas.

É só fazer as contas.

Podes assumir que 1KVA = 1000 watts (não é bem mas podes assumir que é) e depois somas a potência dos aparelhos eléctricos que vais ter ligados ao mesmo tempo (TV, Frigorífico, ferro de engomar, máquinas de lavar e secar, aspirador, lâmpadas).

Divides o resultado da soma por 1000 e escolhes o valor mais próximo (de preferência superior) que a EDP disponibiliza.

1KVA = 1000 watts
VA não é igual a WAts

VA é potencia Aparente

W potencia activa

VA = volt amper

S = UxI
S = 230 X 15
S= 3450 Va
S= 3.45 Kva

Aqui o que interessa é os Amperes (intensidade de corrente) , as potencias dos aparelhos é só para calcular a intensidade de corrente.
total.

Simplificando é melhor os 3.45 Kva . se for utilizado mtas coisas ligadas ao mesmo tempo .

Última edição:
Se 1KVA = 1000 watts então 2,3KVA mal chegam para uma maquina de lavar.

Exactamente!!

Mas atenção, eu nao disse que 1KVA = 1000 watts. Disse que se pode assumir que é igual, mas na verdade não é. Tem de se considerar um factor de potência. Mas para o caso (precisão) não é importante.

Viva,

Eu vivo sozinho e faço o que se pode dizer da lida completa da casa, placa fogão, ferro, máq de lavar, aspirador, etc.. e no diferencial só tenho 15A...

Para já.. e para as minhas necessidades, chega e sobra..

1KVA = 1000 watts
VA não é igual a WAts

VA é potencia Aparente

W potencia activa

VA = volt amper

S = UxI
S = 230 X 15
S= 3450 Va
S= 3.45 Kva

Aqui o que interessa é os Amperes (intensidade de corrente) , as potencias dos aparelhos é só para calcular a intensidade de corrente.
total.

Simplificando é melhor os 3.45 Kva . se for utilizado mtas coisas ligadas ao mesmo tempo .

Como posso obter as potências dos aparelhos?
Nos manuais?

2,3 kva = 10 Amperes

3,45 kva = 15 Amperes

Uma máquina de lavar precisa de um disjuntor de 15 Amperes por exemplo.

Nem penses em colocar 2,3 kva. Não interessa se estás muito ou pouco tempo em casa, mas sim o que vais utilizar em simultâneo! Chegas a casa jantas, ligas a máquina de lavar loiça ou roupa, vais ver televisão ou para o computador e já não podes ter o aquecimento ligado. [:p]

Escolha a potência mais adequada às suas necessidades. Para além da iluminação e do número de aparelhos eléctricos, a forma de utilização desses equipamentos é muito importante, pois quanto mais equipamentos usar simultaneamente maior será a potência a contratar.

resumindo aconselho os 3.45Kva

Última edição:
Voltar
Superior