E tu, compras o que é nosso?

Tem 10€ no bolso para comprar fruta para o mês. Fruta portuguesa custa-lhe 14€, fruta estrangeira custa-lhe 9€, qual "prefere" ? Acha que há hipotese de escolha ? Acha que é uma questão de preferência ?
Felizmente não me falta o que acho necessário para ter uma vida desafogada, mas sei ver(passa-me pelas "mãos") que há efectivamente pessoas que não têm sequer para escolher o que podem comer ! Comer, repito !
Pois, infelizmente o problema de muitas familias são as limitações economicas. Eu próprio que levo uma vida mais ou menos desafogada por vezes sou forçado a optar por alguns produtos importados mais baratos e de qualidade razoável (LIDL por ex.) para poupar uns trocos.

A vida custa a todos, sobretudo nos tempos que correm... [8b]

Tenho aqui uma camisa Quebramar feita nas Maurícias. Tenho outra da Lee fabricada em Portugal e outra Puruficacion Garcia também fabricada em Portugal. E agora, qual é a opção patriótica? [:D]

Nem por acaso, hoje de manhã lembrei-me de levar camisa, vi agora o teu post, despi a camisa para vestir o pijama e o que vejo: "Fabricado nas Mauricias" [:D] :sh)

Ainda assim, entre comprar uma marca portuguesa que fabrica as suas peças lá fora e uma marca estrangeira que opera também lá fora, a primeira opção é melhor.

Ainda assim é óbvio que o ideal é comprar produtos portugueses feito em Portugal.

Permitam-me deixar aqui uma provocaçãozinha: comprar nacional quando há alternativas importadas de qualidade semelhante e preço inferior é o mesmo que subsidiar empresas pouco produtivas e incentivá-las a não se esforçarem por fazer melhor.

Infelizmente não somos suficientemente competitivos em todas as áreas

Infelizmente não somos suficientemente competitivos em todas as áreas

Confesso que tenho preferência por produtos de origem portuguesa se constituírem opção válida a "outros".

Digo mais, eu tenho uma empresa e esforço-me por "utilizar" toda a economia local, porque sou bastante adepto destes micro-negócios e ficaria satisfeito se todos fizessem o mesmo.

Portugal é reconhecidamente competitivo em determinadas áreas (TI, Calçado, etc), mas ainda somos muito adepto do produto "estrangeiro" - porque é melhor!!

Permitam-me deixar aqui uma provocaçãozinha: comprar nacional quando há alternativas importadas de qualidade semelhante e preço inferior é o mesmo que subsidiar empresas pouco produtivas e incentivá-las a não se esforçarem por fazer melhor.

Eu tentei escrever o mesmo que tu, mas usei vários parágrafos [s)]

Parabéns pelo poder de síntese, é mesmo isto!!! Tirando os casos onde os produtos são únicos por serem portugueses (Pastéis de Nata, Vinho do Porto, etc.), preferir produtos nacionais SÓ por serem nacionais e não por serem melhores é contribuir para o decréscimo de qualidade de TODOS os produtos!

Voltar
Superior