É normal? C3 inside

1º isso não é nada fiável para se concluir os consumos

2º se queres saber mesmo quanto ele gasta enche o deposito , anota os litros, anda com ele uns 300/400km e volta a encher, vê quanto gastou e faz a média

isso dos tracinhos é sempre muito subjectivo

Exacto !

Essas contas a martelo dão dúvidas destas.

Para além do mais, nos citroen essa história dos tracinhos e das bolinhas não funcionam muito bem com pouco combustível.

Já experimentei no C4, e se fizermos abastecimentos a gotas (como foi o caso) a medição que aparece é muito pouco fiável.

Atesta o carro e quando chegar à reserva voltas a atestar.

Vais ver que ele está bom.

1º isso não é nada fiável para se concluir os consumos

2º se queres saber mesmo quanto ele gasta enche o deposito , anota os litros, anda com ele uns 300/400km e volta a encher, vê quanto gastou e faz a média

isso dos tracinhos é sempre muito subjectivo

Está tudo dito.

Não te fies no ponteiro/tracinhos. É um mero indicador grosseiro, não é um instrumento de medida.

Mesmo o nível em que acende o indicador é diferente do nível em que apaga (sendo este mais elevado).

Boas, hj apagou-se o 2º tracinho do deposito e ficou so o 1º e a bolinha acessa. Andei +/- 15km e abasteci com 6€ (4litros) e continuou na mesma! Andei mais 15km +/- e abasteci com 5€ (3litros e qlq coisa) e continuo na mesma. Andei 20km e apagou-se o ultimo tracinho!!!!!!! Ficou so a bolinha acessa! Ora, o carro em 40km gastou-me 7litros! Isto é normal? foi a 1ªvez que deixei ir mm ate a reserva, mas acho estes valores fora do normal.
O motor é um 1.1i.

Tenho um c3 diesel e já tive a mesma impressão, na reserva não é fiável.
Vamos a contas: o depósito tem 42l, dá 7 litros por cada "traço". No último traço, a meio da capacidade fica só a luz de reserva (aos 3,5l +/-).
Se andaste no total 15+15+20 = 70km, e abasteceste 11€/8l, dá 11l/100km. Quanto consome o carro habitualmente? Ou então andaste mais que 70km...

Tenho um c3 diesel e já tive a mesma impressão, na reserva não é fiável.
Vamos a contas: o depósito tem 42l, dá 7 litros por cada "traço". No último traço, a meio da capacidade fica só a luz de reserva (aos 3,5l +/-).
Se andaste no total 15+15+20 = 70km, e abasteceste 11€/8l, dá 11l/100km. Quanto consome o carro habitualmente? Ou então andaste mais que 70km...
15+15+20 = 50, ai essa matemática :P mas so andei 40km no máximo 45,
No manual do meu vem la escrito que o deposito tem 47l, o que dá 8l por cada traço. Eu antes do que aconteceu ontem tinha andado a fazer a media com os tracinhos... um tracinho apagava, punha os km a 0 e via quantos km dava ate apagar esse tracinho. O que dava 8l/100km (a marca anuncia 7.5l). Mas a partir de agora vou fazer como disseram já a trás.

Última edição:
...
No manual do meu vem la escrito que o deposito tem 47l, o que dá 8l por cada traço...

Esse é logo um dos primeiros erros dessa abordagem.

Os depósitos têm formatos estranhos, não são figuras geométricas simples.

Mesmo nos carros com ponteiro, nota-se que este normalmente desce mais depressa a partir de um determinado ponto.

Por exemplo, nos 2 hondas que tenho, descem sempre mais depressa do meio da escala para baixo do que do topo da escala para meio. Ou seja, mesmo quando marca meio, estará na realidade a menos de meio depósito.

Depois os carros nos últimos anos têm sistemas algo diferentes do que existiam há umas décadas atrás.

Um alfa 33 (por exemplo) variava o ponteiro em tempo real. Se acelerasses muito ou travasses forte, vias o ponteiro a subir e descer. O mesmo acontecia nas curvas devido à movimentação do combustível no depósito.

Os actuais são mais estáveis, demorando mais tempo a reagir, mas também me parecem menos eficazes quando há pouco combustível.

No C4 já me aconteceu entrar na reserva e meter o combustível necessário apenas para chegar a casa. A luz não apagou da reserva nunca apagou, apesar de o combustível que meti ser o suficiente para que apagasse.

Exacto, na fabia ao meter 20€ (que dá uns 14,5 litros), o ponteiro vai ao meio...até passa um bocadinho...

Concerteza que o depósito não tem 14,5 x 2 = 29 litros né? [;)]

yap, confirmei hoje ao por gasolina que afinal tinha mais gasolina que aquela que ele dizia.[8b][8b]
Saudads do corsa que nunca me enganava e dizia sempre quanta gasolina tinha :sh)

15+15+20 = 50, ai essa matemática :P

De facto... :sh) [:D]
Não ligues aos traços, faz a média com depósitos cheios, e não ligues à luz de reserva, abastece!
No fundo a culpa é do preço da gasolina...

P.S. - 15+15+20=50km e não 40km, ai essa matemática...

Boas, hj apagou-se o 2º tracinho do deposito e ficou so o 1º e a bolinha acessa. Andei +/- 15km e abasteci com 6€ (4litros) e continuou na mesma! Andei mais 15km +/- e abasteci com 5€ (3litros e qlq coisa) e continuo na mesma. Andei 20km e apagou-se o ultimo tracinho!!!!!!! Ficou so a bolinha acessa! Ora, o carro em 40km gastou-me 7litros! Isto é normal? foi a 1ªvez que deixei ir mm ate a reserva, mas acho estes valores fora do normal.
O motor é um 1.1i.

Última edição:
De facto... :sh) [:D]
Não ligues aos traços, faz a média com depósitos cheios, e não ligues à luz de reserva, abastece!
No fundo a culpa é do preço da gasolina...

P.S. - 15+15+20=50km e não 40km, ai essa matemática...
[:)]
se é para ser rigoroso então é 15+20=35 porque os primeiros 15 não contam, só abasteci após os primeiros 15. Mas pronto é um mais ou menos e temos todos as contas bem[;)]

Voltar
Superior