[Código da Estrada] Dúvida sobre prioridade

MrsX

New member
Faço regularmente o acesso dos Cabos d'Ávila para a A5 no sentido Cascais - Lisboa. O mais habitual, visto que normalmente há sempre algum transito, é fazer-se a entrada alternadamente, entre quem vem no meu sentido e quem vem da saída da A5 em direcção ao Restelo.

estrada nacional 117 - Google Maps

Quem vem dessa saída tem o sinal no chão em como tem que dar prioridade.

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-pt&geocode=&q=estrada+nacional+117&aq=&sll=39.639538,-7.849731&sspn=9.370683,14.128418&ie=UTF8&hq=&hnear=Estr.+Nacional+117,+2610+Amadora,+Lisboa&t=h&ll=38.72014,-9.209762&spn=0.009342,0.013797&z=16&layer=c&cbll=38.720048,-9.209705&panoid=LRARXkV2XwnudaG6lh3y1g&cbp=12,179.01,,0,26.84

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-pt&geocode=&q=estrada+nacional+117&aq=&sll=39.639538,-7.849731&sspn=9.370683,14.128418&ie=UTF8&hq=&hnear=Estr.+Nacional+117,+2610+Amadora,+Lisboa&t=h&layer=c&cbll=38.719399,-9.209474&panoid=WZy6LwbzwuI4hIVdJJplyw&cbp=12,180.27,,0,8.64&ll=38.71952,-9.209526&spn=0.009275,0.013797&z=16

A minha questão é (e aqui admito que o CE possa estar um nadinha confuso :sh)): eles têm que ceder dar prioridade a que entra na via deles (ou seja, a quem muda de direcção) ou apenas têm que dar prioridade aos que seguem em frente para poderem mudar para a via da esquerda que segue em frente? (Não sei se me fiz entender).

Não percebo onde está a confusão, quem segue na via mais á direita e se depara com o sinal de cedência de prioridade, tem que ceder prioridade. Ponto final. Não interessa se o outro veiculo está a mudar de via, ou se vai virar à direita mais à frente, quem segue naquela via e se depara com aquele sinal, tem que ceder prioridade a todos os outros naquele exacto ponto da estrada.

É como a entrada de uma auto-estrada, quem nela entra tem que ceder prioridade a quem nela já circula. No caso que apresentas, funciona da mesma forma.

Não percebo onde está a confusão, quem segue na via mais á direita e se depara com o sinal de cedência de prioridade, tem que ceder prioridade. Ponto final. Não interessa se o outro veiculo está a mudar de via, ou se vai virar à direita mais à frente, quem segue naquela via e se depara com aquele sinal, tem que ceder prioridade a todos os outros naquele exacto ponto da estrada.

É como a entrada de uma auto-estrada, quem nela entra tem que ceder prioridade a quem nela já circula. No caso que apresentas, funciona da mesma forma.

Eu também dizia o mesmo, não fosse no espaço de um mês já ter quase levado com 3 carros em cima [:D] É que há pessoal que vem no acesso, me vê de pisca feito e já a entrar na via deles e vai de me ultrapassar pela direita para se meterem à frente para a esquerda. Chego a um ponto em que questiono a minha interpretação do CE! :sh)

Eu também dizia o mesmo, não fosse no espaço de um mês já ter quase levado com 3 carros em cima [:D] É que há pessoal que vem no acesso, me vê de pisca feito e já a entrar na via deles e vai de me ultrapassar pela direita para se meterem à frente para a esquerda. Chego a um ponto em que questiono a minha interpretação do CE! :sh)

Mas nesse caso, deixa bater. Quem está a cometer uma infracção é o outro, não tu. [;)]

Se eu cedesse prioridade, podia estar la o dia todo que não avançava.[:D]

Eu normalmente costumo entrar à vez nesse local. Se alguém discordar: que bata.

De momento não consigo ver as imagens.
No entanto as marcas rodoviárias com a inscrição Stop ou o sinal de cedência de passagem, apenas tem validade quando acompanhadas do respectivo sinal vertical (artigo 60 ou algo parecido do Regulamento de Sinaliazação e Trânsito).

Dependendo do tipo de via poderá aplicar-se o 31 1 b) do CE.

Mas nesse caso, deixa bater. Quem está a cometer uma infracção é o outro, não tu. [;)]

Sim, sim! Até parece que deixar bater é das coisas que menos problemas dão! Obviamente que tento ao máximo evitar o acidente.

Se eu cedesse prioridade, podia estar la o dia todo que não avançava.[:D]

Eu normalmente costumo entrar à vez nesse local. Se alguém discordar: que bata.

É o habitual e raramente há stress. Mas quando está menos trânsito, mesmo chegando eu primeiro, de pisca feito e já com a rodinha direita na outra via, há alguns energúmenos que têm muita pressa, não podem esperar e passam pela direita.

De momento não consigo ver as imagens.
No entanto as marcas rodoviárias com a inscrição Stop ou o sinal de cedência de passagem, apenas tem validade quando acompanhadas do respectivo sinal vertical (artigo 60 ou algo parecido do Regulamento de Sinaliazação e Trânsito).

Dependendo do tipo de via poderá aplicar-se o 31 1 b) do CE.

Como raramento faço a saída da A5 para o Restelo não sei se há sinal vertical, mas julgo que não. Julgo que o único que há é de proibição de virar à esquerda (entrar em sentido contrário).

Como raramento faço a saída da A5 para o Restelo não sei se há sinal vertical, mas julgo que não. Julgo que o único que há é de proibição de virar à esquerda (entrar em sentido contrário).

Estás a falar de quem desce a EN117 e pretende apanhar a A5 para LX, que "cruza" com aquela saída em direcção ao Restelo?
Se for essa está lá o sinal vertical, para além da marca no chão - ou pelo menos estava.

A minha questão é (e aqui admito que o CE possa estar um nadinha confuso :sh)): eles têm que ceder dar prioridade a que entra na via deles (ou seja, a quem muda de direcção) ou apenas têm que dar prioridade aos que seguem em frente para poderem mudar para a via da esquerda que segue em frente? (Não sei se me fiz entender).

sim, a opção a negrito.

Estás a falar de quem desce a EN117 e pretende apanhar a A5 para LX, que "cruza" com aquela saída em direcção ao Restelo?
Se for essa está lá o sinal vertical, para além da marca no chão - ou pelo menos estava.

Sim, é aí mesmo.

As imagens que coloquei acima são as seguintes (acrescento uma onde se vê apenas o sinal de proibição).

Anexos

• Imagem 1.JPG
    Imagem 1.JPG
    92,3KB · Visualizações: 0
  • Imagem 2.JPG
    Imagem 2.JPG
    42,3KB · Visualizações: 0
  • Imagem 3.JPG
    Imagem 3.JPG
    54,9KB · Visualizações: 0
  • Imagem 4.JPG
    Imagem 4.JPG
    45,8KB · Visualizações: 0
pois, é o que eu penso... mas então para que diabo tem C um sinal de perca de prioridade?

É um bocado redundante, sim, mas mais vale a mais que a menos.

Estive a ver a imagem no google maps e ali, aparentemente, iria ser uma rotunda, talvez por isso a sinalização.

Última edição:
Mudança de via, perda prioridade = lei geral
Sinal aproximação de estrada com prioridade = hierarquicamente superior à lei geral

Logo, quem apanha o aprox. estrada com prioridade tem de ceder prioridade mesmo aos que mudam de direcção

pois, é o que eu penso... mas então para que diabo tem C um sinal de perca de prioridade?

Sem sinal teria que ceder passagem pela regra da prioridade ao A... é para compensar onde faltam [:D]

Eu ali em cima disse na teoria, incorrectamente, creio que nas escolas de condução ensinam que passam ambos em simultaneo.

Sim, é aí mesmo.

As imagens que coloquei acima são as seguintes (acrescento uma onde se vê apenas o sinal de proibição).

Se não tem agora, tenho quase a certeza que já lá esteve.

Então e não tendo? A marca rodoviária perde validade??:confused:

Como disse anteriormente, não estando, as inscrições "stop" ou desenho do "b1" são meramente indicativos.
A marca em si é a linha descontinua que separa as vias de trânsito, pois creio que também não tem a que define o local que obrigaria a ceder a passagem.[;)]

Sim, é aí mesmo.

Creio que o problema não é a interpretação do codigo, mas isso um erro de construção que leva a outras interpretações.
Quando existe uma entrada e uma saida logo a seguir, é mais facil determinar quem tem prioridade. Quando existe um "espaço superior" (como me parece ser o caso), o carro que "entra" tem de ceder prioridade ali, mas não significa que tenha (ou vá) ceder mais a frente, porque pode considerar que já está a circular na faixa de rodagem e qualquer manobra seria mudança de faixa.

E aqui é que muita gente se aproveita. Entra logo na faixa, porque não está "ninguem" e mais a frente (antes da saida), efectua uma mudança de faixa (e aproveita para passar uns tantos carros à frente).

Para mim, a solução passava por "pintar" umas raias a sinalizar a faixa de aceleração (na entrada) e a faixa de desaceleração (na saida).

E infelizmente, isto é como as rotundas. Ninguem sabe como se faz e quando se bate vai se andar os centrimetros para ver quem tem razão ou não.

Voltar
Superior