Duvida - Rotações

Bioshock

New member
Boas, queria pedir desculpa se parecer muito novato (mas sou lol). Às vezes a passar de primeira para segunda, ou de segunda para terceira, enfim, "estico-me" um bocadinho, levando as rotações às 4rpm/5rpm. É muito prejudicial ao carro se o fizer com muita frequência? não é que o faça muitas vezes, até são raras, mas assim vou aprendendo, aos poucos, sobre carros.

Obrigado

Há três situações em que esse procedimento é prejudicial.
Quando o motor ainda não atingiu a temperatura normal de funcionamento,quando se ultrapassa o chamado Redline no mostrador do conta rotações (partindo do principio que o carro o possui),e quando a verba para combustivel é curta.[:D][:D]

Há três situações em que esse procedimento é prejudicial.
Quando o motor ainda não atingiu a temperatura normal de funcionamento,quando se ultrapassa o chamado Redline no mostrador do conta rotações (partindo do principio que o carro o possui),e quando a verba para combustivel é curta.[:D][:D]

Bem dito.[;)]

Mas Bioshock tb não precisas de andar sempre a rasgar.[:D][:D]

Tem especial atenção quando o motor está frio.[;)]

Se o fizeres a quente, se a manutenção estiver em dia (óleos, refrigerantes, correias, etc) não há qualquer problema.

Inclusivé, o motor agradece.

4 ou 5 rpm não faz mal. Seria pior se andasse mais nas 4000/5000 rpm. [:D]
Enganei-me, mas eu percebo, foi muito mais dificil dar a entender o que queria dizer porque não pus três 0's :rolleyes:

Bem dito.[;)]

Mas Bioshock tb não precisas de andar sempre a rasgar.[:D][:D]

Tem especial atenção quando o motor está frio.[;)]

Pois, não é hábito, mas por vezes lá vai [:p]

Outra coisa, como sei mais ou menos se atingiu a temperatura "de serviço", sem ser pelo tempo de andamento?

Se o teu carro não tiver ponteiro de temperatura nem computador de bordo, só lá chegas pelo barulho, e mesmo assim é preciso estar um pouco atento. É que a frio o gajo mama mais, portanto faz ligeiramente mais barulho.
Em relação ao tópico em si, vou dar a minha achega.
Como o amigo Cahib disse, às 4 ou 5 rpm não faz mal, porque a essa rotação o gajo já se calou[:D]
Fora de brincadeiras...
Se o esticares na temperatura de serviço e muito de vez em quando, o gajo até agradece, para não ganhar "calo" nas rotações intermédias.
Posso dizer que, de vez em quando, também estico quer o meu (Seat Ibiza 1.0 gasosa, ano 1997; por acaso o conta-voltinhas acaba às 5500) quer a carrinha da mãe (Opel Astra 1.7 CDTI, ano 2008, o conta acaba às 5000). Curiosidade: a Opel não tem ponteiro da temperatura, mas como tem CB, é fácil saber se o gajo tá frio ou não (vejo o gasto ao ralenti).
Nos dois, quando estão frios, passo de relação sempre em rotações acima daquelas em que mudaria a quente. Por exemplo, no Ibiza mudo às 3000 a frio e às 2500 a quente. Na Opel mudo às 2500 a frio e às 2000 a quente. E porquê? Porque assim, quer num quer no outro, o catalizador e filtro de partículas, respectivamente, atingem a temperatura ideal mais cedo, ou seja, é menos tempo que estão a "curar" mal os gases, bem como mais cedo o motor atinge a temperatura de serviço.
Passei a fazer isto porque vi, no manual de instruções da Opel, que a gaja, se tivesse Caixa Easytronic ou automática, procedia da mesma maneira. Ora, pensei eu, se com automática a gaja faz isto, é porque não estraga, portanto, com manual também não. E pumba.
É melhor ficar por aqui que o texto já vai longo...:sh)

Se o teu carro não tiver ponteiro de temperatura nem computador de bordo, só lá chegas pelo barulho, e mesmo assim é preciso estar um pouco atento. É que a frio o gajo mama mais, portanto faz ligeiramente mais barulho.
Em relação ao tópico em si, vou dar a minha achega.
Como o amigo Cahib disse, às 4 ou 5 rpm não faz mal, porque a essa rotação o gajo já se calou[:D]
Fora de brincadeiras...
Se o esticares na temperatura de serviço e muito de vez em quando, o gajo até agradece, para não ganhar "calo" nas rotações intermédias.
Posso dizer que, de vez em quando, também estico quer o meu (Seat Ibiza 1.0 gasosa, ano 1997; por acaso o conta-voltinhas acaba às 5500) quer a carrinha da mãe (Opel Astra 1.7 CDTI, ano 2008, o conta acaba às 5000). Curiosidade: a Opel não tem ponteiro da temperatura, mas como tem CB, é fácil saber se o gajo tá frio ou não (vejo o gasto ao ralenti).
Nos dois, quando estão frios, passo de relação sempre em rotações acima daquelas em que mudaria a quente. Por exemplo, no Ibiza mudo às 3000 a frio e às 2500 a quente. Na Opel mudo às 2500 a frio e às 2000 a quente. E porquê? Porque assim, quer num quer no outro, o catalizador e filtro de partículas, respectivamente, atingem a temperatura ideal mais cedo, ou seja, é menos tempo que estão a "curar" mal os gases, bem como mais cedo o motor atinge a temperatura de serviço.
Passei a fazer isto porque vi, no manual de instruções da Opel, que a gaja, se tivesse Caixa Easytronic ou automática, procedia da mesma maneira. Ora, pensei eu, se com automática a gaja faz isto, é porque não estraga, portanto, com manual também não. E pumba.
É melhor ficar por aqui que o texto já vai longo...:sh)

3000RPM a frio.......[s)]
2500RPM a frio....:(

Ate me parte o coração... ah dias de inverno que o carro parece que se parte todo a trabalhar, eu no meu logo que posso passo caixa, obvio que se for a subir... paciencia..!

Eu não tenho norma para passar de caixa. Faço sempre tudo de forma adequada às condições, seja de inclinação, velocidade, carga de acelerador, etc.

Depende.

Conheço quem, num 2.0 TDI 170cv, tinha o hábito de o levar às 5000rpm, bem como andar sempre na esgalha e agora aos 160 mil kms, 2000€ ficaram num Conc. Audi por causa de um turbo! [;)]
4000 rpm em Diesel é tolerável, mas 5000 rpm é um exagero na maioria dos Diesel...

A gasolina não deve haver muitos problemas nesses regimes... Como foi dito basta o carro estar em forma para não haver problema, além disso a rotação está lá é para se usar. [:D]

No meu a 1ª não passa das 2000. Só o levei às 3000 uma ou duas vezes em 1ª pois estava a arrancar numa subida puxada, e mesmo assim o motor já estava quente.

Depois, todas as outras, e em condições normais (ou seja, nada de subidas manhosas) faço passagens às 2000.

Se o motor for frio e apanhar uma subida.. Faço-a devagar às 2000 (altura em que o motor aguenta a pedalada, habitualmente).. Não me ponho a esgalhar..

Voltar
Superior