[Economia] Dúvida liquidação do empréstimo da casa

lol eu não fiz falcatrua nenhuma!! O valor do apartamento sempre foi o que paguei por ele, não tenho é culpa do banco ter avaliado o mesmo acima do que paguei por ele, alias o banco nem precisava de fazer uma avaliação tão alta uma vez que o valor que eu pedi emprestado foi bem inferior ao valor pelo que paguei pelo apartamento!

Não estou a dizer que tu fizeste falcatrua :) o valor que o banco avaliou a tua casa não conta para nada, até podias ter comprado uma casa de 10.000€ e o banco avaliar por um milhão, que neste caso não interessa. O que interessa é o valor da escritura ou o valor com que as finanças depois avaliam a tua casa, que antigamente as finanças até costumavam avaliar por baixo mas agora normalmente fica no minimo pelo valor da escritura, para depois chularem no IMI.
Declarar valores mais baixos na compra era prática comum, para os construtores era optimo e como o pessoal poupava tambem uns euros nos impostos tambem iam na onda.

Não estou a dizer que tu fizeste falcatrua :) o valor que o banco avaliou a tua casa não conta para nada, até podias ter comprado uma casa de 10.000€ e o banco avaliar por um milhão, que neste caso não interessa. O que interessa é o valor da escritura ou o valor com que as finanças depois avaliam a tua casa, que antigamente as finanças até costumavam avaliar por baixo mas agora normalmente fica no minimo pelo valor da escritura, para depois chularem no IMI.
Declarar valores mais baixos na compra era prática comum, para os construtores era optimo e como o pessoal poupava tambem uns euros nos impostos tambem iam na onda.

Pois acredito que sim...

As mais valias é fácil: foi declarado um valor de compra na altura, certo. Agora é declarado outro, aparentemente superior. A diferença é taxada com o imposto de mais valias. Mas não sei tecnicamente como se processa esse pagamento.
Existindo ganho é 50% desse valor, deduzido das despesas, que entra para IRS.

Edit: Mesmo não ocorrendo pagamento de mais-valias o valor da compra e venda é sempre declarado no IRS. Exemplo: A venda de um imóvel adquirido atá 31 de dezembro de 1988 não paga mais-valia, mas ainda assim tem de ser declarada no modelo de IRS.

Última edição:
Existindo ganho é 50% desse valor, deduzido das despesas, que entra para IRS.

Então se por exemplo tivesse pago 80000 pela casa e agora vendesse por 100000 teria que "dar" 10000 ao banco???
Se assim for coitados dos que fizeram aquele sistema falado acima, de comprar por menos do que vale!!

Então se por exemplo tivesse pago 80000 pela casa e agora vendesse por 100000 teria que "dar" 10000 ao banco???
Se assim for coitados dos que fizeram aquele sistema falado acima, de comprar por menos do que vale!!
Sobre os 10.000 iria incidir a taxa resultante do englobamento com os restantes rendimentos declarados.

Edit: Despesas dedutíveis:

• as despesas suportadas para comprar o imóvel (como o IMT, o custo da escritura e do registo);
  • os custos de obras realizadas nos últimos 5 anos, desde que este custo esteja documentado;
  • as despesas suportadas para vender o imóvel.

Última edição:
Sobre os 10.000 iria incidir a taxa resultante do englobamento com os restantes rendimentos declarados.

• as despesas suportadas para comprar o imóvel (como o IMT, o custo da escritura e do registo);
  • os custos de obras realizadas nos últimos 5 anos, desde que este custo esteja documentado;

Ahhhh, muito se aprende neste fórum ;) obrigado a todos

Hoje à hora de almoço já vou pedir no banco para me darem tudo direitinho do que tenho a pagar!
Já agora por quanto tempo acham que a Euribor vai continuar por baixo?
Subirá facilmente para mais 3 pontos percentuais? Uma subida tão grande a acontecer deve demorar muitos anos, não?

Apenas metade desses 10.000€.[;)]

Eu acho que compensa fazer um bocado de "Bluff" no banco para ver as condições oferecidas oferecidas pela amortização antecipada do financiamento. Embora as taxas pela opção de call estejam definidas contratualmente e limitas por lei, o que é certo é que neste tipo de financiamentos o Spread praticado junto dos clientes é inferior ao de mercado para o banco atualmente, por isso eles têm todo o interesse na amortização antecipada. Ou seja, essa penalização pode converter-se em redução do capital em dívida se tal for negociado. Vale a pena ir ao banco e em vez de dizer que se quer proceder à amortização do empréstimo, perguntar quais as vantagens pela liquidação antecipada. [;)]

Eu acho que compensa fazer um bocado de "Bluff" no banco para ver as condições oferecidas oferecidas pela amortização antecipada do financiamento. Embora as taxas pela opção de call estejam definidas contratualmente e limitas por lei, o que é certo é que neste tipo de financiamentos o Spread praticado junto dos clientes é inferior ao de mercado para o banco atualmente, por isso eles têm todo o interesse na amortização antecipada. Ou seja, essa penalização pode converter-se em redução do capital em dívida se tal for negociado. Vale a pena ir ao banco e em vez de dizer que se quer proceder à amortização do empréstimo, perguntar quais as vantagens pela liquidação antecipada. [;)]

Hhhhmmmm vou por esse teu conselho em prática ;)
Não perco nada com isso! Thanks

Hhhhmmmm vou por esse teu conselho em prática ;)
Não perco nada com isso! Thanks

No teu caso não tens muitas condições para isso. Segundo percebi vais amortizar o empréstimo com o dinheiro da venda da própria habitação, o que implica a presença do banco na escritura, certo?

Se tivesses o cash já disponível, aí sim, poderias negociar um descontozito e a não aplicação da comissão sobre amortização antecipada.

Ainda há dias vendi uns apartamentos que estavam hipotecados... Foi caso para dizer: Do dinheiro nem lhe vi a cor! [:D]

Ninguém adivinhava que o imobiliário vinha por aí abaixo. E mesmo assim não desceu o que esperava.[;)]

Investe em Vinho do Porto Vintage 2011. Parece que foi um ano excepcional e vai valorizar.[:D]

Ninguém adivinhava que o imobiliário vinha por aí abaixo. E mesmo assim não desceu o que esperava.[;)]

Investe em Vinho do Porto Vintage 2011. Parece que foi um ano excepcional e vai valorizar.[:D]
Por acaso naquele apartamentos ainda ganhei, mas como antes gastei na compra e reabilitação doutros... É o princípio dos vasos comunicantes! [:D]

Voltar
Superior