[Duvida] FAP Ford FOcus

Quem tem diesel que me explique lá uma coisa afinal.

Então um gajo compra um diesel para poupar nos consumos e depois 2 vezes por mês tem que ir fazer 50km á auto-estrada em 4ª ?
moda, incapacidade de usar calculadora, acreditar mais na publicidade, no vendedor e no amigo que em qualquer informação tecnica que lhes apareça à frente, etc etc

A verdade é que, nos carros com este motor em particular (1.6tdci/hdi +- de 2006 a 2010), os que "só" fazem AE e estão carregados de kms, estão optimos. Os que andam menos e até vão à AE de vez em quando, dão raia a torto e a direito.

Uma coisa que muita gente não faz é ver o nivel do eolys, mas "ver com as mãos" mesmo. É MUITO frequente o indicador de nível não corresponder à realidade, e há muita gente a trocar ou anular o FAP à conta disso porque nem as oficinas se dão ao trabalho de ver. Os que tenho apanhado indicam todos que o nível está +- a meio, quando na realidade está vazio. é desmontar e ver, ou recarregar até não poder mais.

Boas.

Tenho um Focus de 2008 (109cv) com FAP novo instalado em agosto, há 10000km. Costumo fazer regenerações regulares (1 a 2x por mês) na AE a 130km/h em 4ª com cruise control ligado durante 30 a 40 minutos. Ando muito em circuito urbano e por isso vou á AE fazer essas regenerações, tal como me foi aconselhado na Ford após esclarecer algumas dúvidas antes de instalar o filtro novo. Acontece que agora, passados 10000km o filtro entupiu, ou seja, aparece-me a mensagem de "motor avariado" com o carro estrangulado, levei a um mecânico da esquina com computador para me diagnosticar a avaria e no computador dele diz "filtro de partículas obstruido". Liguei para uma empresa desses serviços onde removem o filtro e a pessoa disse-me que me podia empurrar o produto deles, mas como o meu carro tinha um filtro novo, para eu usufruir dele e falar com a Ford. Disse-me também que independentemente de ser circuito urbano ou extra-urbano que não é normal o carro fazer isto agora só com 10000km feitos após a instalação do filtro novo. Disseram que se tivesse já uns 50000, que sim, aí poderia ser normal (na ford aquando da instalaçaõ do filtro novo disseram que após 60000km eu tinha de o levar lá para uma revisão ao FAP) . O carro foi comprado usado e a garantia terminou no mês passado, foi a garantia do carro (de outro stand que não a Ford onde o levo) que pagou o filtro novo. Garantiram-me por boca que o carro tinha um filtro novo (isto garantido na ford e não no stand). No mecânico onde fui ontem diagnosticar a avaria, dissearm-me que tinham duvidas de ter levado um filtro novo, mas após analisarem melhor disseram que algumas peças tinham aparencia de novo, daí deduzirem que sim, talvez tenha levado um filtro novo. Acham isto normal estar a acontecer ao meu carro agora? Na empresa de onde removem os FAP dizem que 70% dos carros que lá vão são ford.

Cumprimentos

Se levou um FAP novo, então o dito ainda está em garantia, apesar da garantia da viatura em si, já ter terminado.

Quem tem diesel que me explique lá uma coisa afinal.

Então um gajo compra um diesel para poupar nos consumos e depois 2 vezes por mês tem que ir fazer 50km á auto-estrada em 4ª ?
Essa é fácil. Porque a maior parte dos compradores de carros a diesel não faz a mais pequena ideia de como aquilo funciona. Vão nas cantigas dos stands e pumba. Já está.

Já agora... se ele começar a regenerar na hora de almoço o que faço? Não posso faltar ao trabalho para o ir regenerar o filtro do carro...
Hahaha desculpa rir mas troquei por gasolina por esse motivo .
Nunca te esqueças ele regenera quando quer não quando tu queres.
Não sei se ligará os desembaciadores dos vidros como nos Peugeot.

Bom dia,

Vim desenterrar este post, não sei se existe algum outro, mas gostaria de perguntar a quem possui o Motor 1,5 D se me consegue indicar quais os sintomas que se nota mais quando o filtro está a regenerar?

Cumprimentos,

Penso que a resposta será algo nos termos deste post mais acima:

Consegues saber quando começa a regenerar de diversas formas, a mais óbvia e fácil é através do consumo do CB.
Se estiveres parado, com o carro a trabalhar e com o motor quente, se o consumo estiver acima dos 0.5L/h, está a regenerar, saliento que o consumo andará acima de 1L/h, ou se em andamento, quando desacelerares com o carro engatado, o consumo não descer para 0L/100, está a regenerar.

Penso que a resposta será algo nos termos deste post mais acima:

Ok Obrigado, nestes casos o que faço? esticar o carro acima das 3 mil rotações durante um período de tempo ou esperar que ele faça a regeneração por si?

Outra coisa que noto nele em trajectos curtos e que a ventoinha dispara me ... algumas das vezes só noto que a ventoinha está a funcionar quando paro o carro ... ou seja parado deixo ele regenerar por si? em andamento se disparar a ventoinha estico a mudança?

Agradeço algumas opiniões sff.

Cumprimentos,

Última edição:
No meu carro actual, o meu 1o diesel com FAP, noto regenerações a cada 300 kms. O trabalhar do motor é diferente, o relanti fica mas 1000 rpms, o S&S não tranalha etc.
Por vezes estacionou e sei que a regeneração ficou a meio. A ventoinha fica a trabalhar durante uns bons minutos. O que faço é tentar terminar o processo na próxima vez que usar o carro. Moro a cerca de 15kms do meu local de trabalho, uns 20 km se for por AE. Nessas situações aproveito e vou pela AE. Tem terminado sempre as regenerações. Vou normalmente, em 5a a 120 kms/h e na casa das 2200 rpms.

Neste momento o meu Stop & Go deixou de funcionar ... disseram me na Ford que é por a bateria ter atingido os 75% de capacidade e que por motivos de segurança desliga o Stop & Go.... e que no casa da ventoinha é um modo do carro compensar a temperatura que é perfeitamente normal.

Neste momento o meu Stop & Go deixou de funcionar ... disseram me na Ford que é por a bateria ter atingido os 75% de capacidade e que por motivos de segurança desliga o Stop & Go.... e que no casa da ventoinha é um modo do carro compensar a temperatura que é perfeitamente normal.

Isso da bateria, também o pode ser...

Agora a questão da ventoinha depois de desligar o carro, é que não me parecerá de todo (no caso da Ford)... aí sim, será certamente o FAP.

Voltar
Superior