Duvida do mundo do trabalho.

l1nkk

New member
Boas pessoal.

Tenho 16 anos, tou acabar o estagio, e dps concerteza vou continuar a estudar tirando o 12º em curso profissional. Mas eu quero ja aprender alguma coisa do mundo do trabalho. Devo criar o meu proprio negocio ou trabalhar noutro sitio? Uma coisa que eu n percebo é os lucros das lojas etc... por exemplo, eu encomendo uma TV ao fornecedor, pago 120 €, e dps vendo-a a 120€ ( isto é o que acontece em qualquer loja) e agr pergunto.. O LUCRO? se é assim com qualquer objecto, como os chefes ganham gito e pagam aos trabalhadores?

cumps

N percebes portugues? -.-

Português sim...

Assumindo que queres mesmo uma resposta em relação a abrires um negócio, a minha é: Hein???

Então dizes que não percebes de onde vem o lucro de uma loja, e queres lançar-te no mundo dos negócios? E com 16 anos?

O que é que sabes de negócios próprios? Tens capital inicial? Tens ideia do tipo de negócio que pretendes?

Bem digo, a Silly season este ano começa mais cedo...

Boas pessoal.

Tenho 16 anos, tou acabar o estagio, e dps concerteza vou continuar a estudar tirando o 12º em curso profissional. Mas eu quero ja aprender alguma coisa do mundo do trabalho. Devo criar o meu proprio negocio ou trabalhar noutro sitio? Uma coisa que eu n percebo é os lucros das lojas etc... por exemplo, eu encomendo uma TV ao fornecedor, pago 120 €, e dps vendo-a a 120€ ( isto é o que acontece em qualquer loja) e agr pergunto.. O LUCRO? se é assim com qualquer objecto, como os chefes ganham gito e pagam aos trabalhadores?

cumps

Nenhuma loja vende ao mesmo preço que compra, há sempre uma margem e é desa margem que sai o lucro. Senão fosse assim seria como dizes, ninguém teria dinheiro para pagar salários.

Pelos vistos não percebes muito bem da coisa, portanto aconselho-te a estudar,tentar ganhar experiência e depois pensar lançares no mundo dos negócios.

Ah e não te esqueças do capital[;)]

Compras 100 berlaites, pelos 100 berlaites pagas 1000€ (10€ por berlaite). Pagas 50€ a um gajo para levar os berlaites do fornecedor para o teu armazem. Vendes cada berlaite a 20€, pagas 100€ ao vendedor e ficas com o resto. Voilá.

Boas pessoal.

cumps

Sinceramente devias preocupar-te em aprender a redigir em Português antes de te lançares no mundo do trabalho (quer seja por conta própria ou de outrem).

Quanto à dúvida, os "chefes" contratam estagiários a custo "0", logo não pagam remunerações a trabalhadores, e fogem a tudo quanto podem (IVA, IRC, SS, PEC, renda, água, luz, comunicações, etc..). Basicamente vivem de "ar e vento". O ideal é trabalhares para alguém tipo Gerónimo Martins que vende abaixo do preço de custo e assim obtém lucros elevadíssimos e por consequência disso ainda paga o feriado de trabalho a 5x.

[8b]

Português sim...

Assumindo que queres mesmo uma resposta em relação a abrires um negócio, a minha é: Hein???

Então dizes que não percebes de onde vem o lucro de uma loja, e queres lançar-te no mundo dos negócios? E com 16 anos?

O que é que sabes de negócios próprios? Tens capital inicial? Tens ideia do tipo de negócio que pretendes?

Bem digo, a Silly season este ano começa mais cedo...

god...

"Mas eu quero ja aprender alguma coisa do mundo do trabalho." acho que ta em portugues.

"e dps concerteza vou continuar a estudar tirando o 12º em curso profissional." resposta: e queres lançar-te no mundo dos negócios? E com 16 anos?" dafuq?

Última edição:
Boas pessoal.

cumps

Isso não é nada assim. Se os bens fossem vendidos ao preço de custo (esse preço que pagas ao fornecedor) nunca haveriam negócios, uma vez que se andava a trabalhar para aquecer e a fazer trabalho de intermediário não remunerado.

Tenho mais ou menos a tua idade, e no teu caso preocupava-me em fazer o 12º nas calmas, e só depois pensava em, ou ir para a Universidade, ou ir trabalhar (por conta de outrém nos primeiros tempos, a não ser que tenhas pais ricos [:D])

hum... nunof, realmente n tenho nenhuma noção disto xD
deve ser memo complicado.. aqui na minha zona há uma loja de fotografia,video & publicidade, eles n teem trabalho nenhum, e o patrao tem um empregado e memo assim consegue pagar-lhe os 500€ sem trabalharem nada ... isso é que me deixa meio confuso :s
vou ter que aprender ainda muita cena no mundo do trabalho pa começar a ter noçao de como são as coisas

EDIT: Homer é isso mesmo o que vou fazer.. tirar o 12º ano e dps logo se ve :D

Se queres realmente lançar-te no mundo dos negócios investe na formação. Tira um curso superior de Gestão ou Economia, trabalha uns tempos em empresas sérias e de sucesso para ganhares experiência a aprenderes a mover-te no "meio", vai lá fora ver o que se faz e como se faz, e, depois sim, quando tiveres "a ideia" lança-te por conta própria.
Sem isso nada feito... o tempo dos restaurantes e snack-bars já lá vai. Isto agora é apenas para profissionais a sério, empreendedores, bem formados e com boas ideias.

Compras 100 berlaites, pelos 100 berlaites pagas 1000€ (10€ por berlaite). Pagas 50€ a um gajo para levar os berlaites do fornecedor para o teu armazem. Vendes cada berlaite a 20€, pagas 100€ ao vendedor e ficas com o resto. Voilá.

Tive que ir ao google pesquisar o que é um berlaite :sh)

Se queres realmente lançar-te no mundo dos negócios investe na formação. Tira um curso superior de Gestão ou Economia, trabalha uns tempos em empresas sérias e de sucesso para ganhares experiência a aprenderes a mover-te no "meio", vai lá fora ver o que se faz e como se faz, e, depois sim, quando tiveres "a ideia" lança-te por conta própria.
Sem isso nada feito... o tempo dos restaurantes e snack-bars já lá vai. Isto agora é apenas para profissionais a sério, empreendedores, bem formados e com boas ideias.

Infelizmente aqui no monte não há nada disso xD apenas posso tirar o curso de electricidade (para o 12º ano) e começar a trabalhar. Mas por um lado é bom pq fico com 2 formaçoes que são muito "juntas" canalização(tou acabar o estagio), e dps electricidade.. just my opinion ;D

Essa questão que colocas sobre o lucro é realamente complexa.

Tenta ver no chupz, pode ser que alguém saiba[:D]

Boas pessoal.

cumps

A loja compra a televisão ao fornecedor por 100€ e vende-a ao cliente por 150€. 150€-100€ = 50€

Resposta: O lucro é de 50€ (ignorando uma eventual depreciação da televisão, gastos em electricidade caso seja uma televisão de demonstração, etc.)

Sinceramente devias preocupar-te em aprender a redigir em Português antes de te lançares no mundo do trabalho (quer seja por conta própria ou de outrem).

Quanto à dúvida, os "chefes" contratam estagiários a custo "0", logo não pagam remunerações a trabalhadores, e fogem a tudo quanto podem (IVA, IRC, SS, PEC, renda, água, luz, comunicações, etc..). Basicamente vivem de "ar e vento". O ideal é trabalhares para alguém tipo Gerónimo Martins que vende abaixo do preço de custo e assim obtém lucros elevadíssimos e por consequência disso ainda paga o feriado de trabalho a 5x.

[8b]

Não podes criticar o português dele quando não sabes que se escreve Jerónimo.

Voltar
Superior