Dúvida código da estrada.

Touguinha

New member
Bom dia,

Aconteceu hoje pela segunda vez e tenho esta dúvida,

Desta vez não furou,como da primeira,arrebentou-me um pneu em auto-estrada,sem demais consequências.Encostei,colete,triângulo,trocar pneu e siga em frente.

A questão é que "ouvi dizer" que não se pode trocar pneus furados em auto estrada,tem-se que chamar o reboque para o tirar de lá ou chama-se a assistência da concessionária para dar "assistência".

O que diz o código em relação a esta situação??

Bom dia,

Aconteceu hoje pela segunda vez e tenho esta dúvida,

Desta vez não furou,como da primeira,arrebentou-me um pneu em auto-estrada,sem demais consequências.Encostei,colete,triângulo,trocar pneu e siga em frente.

A questão é que "ouvi dizer" que não se pode trocar pneus furados em auto estrada,tem-se que chamar o reboque para o tirar de lá ou chama-se a assistência da concessionária para dar "assistência".

O que diz o código em relação a esta situação??

Eu digo-te o que diz o CE:

Era só o que faltava eu estar à espera da Assistência para mudar um pneu !!!!

A quem é que "ouviste dizer" tal barbaridade?

sinceramente é parte que não me recordo do CE :sh)

mas tenho a ideia que realmente não se podem mudar pneus na AE, devido ao risco de acidente e no caso do condutor estar fora da viatura a mudar um pneu, aumenta o risco de morte também.

A quem é que "ouviste dizer" tal barbaridade?[/QUOTE]

Pois isso já não me recordo,mas lembro-me de qq coisa do género e fiquei com essa ideia.

Se Parares na Berma é C.o. Grave
Na faixa de rodagem é C.o. M.Grave.
E podes mudar um pneu, desde que o faças com a maior segurança!
Ter o carro o mais á direita possivel e bem sinalizado!

Se Parares na Berma é C.o. Grave
Na faixa de rodagem é C.o. M.Grave.
E podes mudar um pneu, desde que o faças com a maior segurança!
Ter o carro o mais á direita possivel e bem sinalizado!
Mas então não é permitido?

A C.O grave de parar na berma é se não tiver justificação para tal?
Ou parar para trocar pneu não há C.O.?

Que eu me lembre, o único sítio onde realmente não se podia trocar um pneu e tinha que se chamar a assistência era na ponte 25 de Abril.

Penso que mudar pneu não é C.o, pois o pneu Furou/Rebentou não foi pk tu quiseste e é uma emergência teres k mudar o pneu.

Na Ponte 25 de abril é k temos de esperar dentro do carro e se for fora dele que seja á frente do veiculo, e nem é preciso telefonar pk pelas camaras veem que está um veiculo parado e enviam logo um veiculo de assistencia.

Que raio de pergunta. É preciso usar o que temos entre as orelhas. Então se te furar um pneu ainda vais ser multado por issso.

Estamos todos imbuídos de burocraticite aguda.

Que raio de pergunta. É preciso usar o que temos entre as orelhas. Então se te furar um pneu ainda vais ser multado por issso.

Estamos todos imbuídos de burocraticite aguda.
Pois mas se houve alguém que escreveu no codigo de estrada que apesar de me ter furado o pneu eu não o podesse trocar em auto estrada,isso já não depende da nossa vontade e é isso que venho questionar.

essa da 25 de Abril é novidade para mim,,

isso está devidamente sinalizado !??!

um gajo do norte não sabe dessas coisas

Tens que saber! Tava no código!
É melhor dares uma vista de olhos pelo codigo outra vez....

Não é que eu me lembre de tudo...:sh) Mas existem regras especiais para a ponte 25 Abril e se saires do carro dá multinha.... A não ser que ele começe a arder claro... Aí que se lixe a multa e podes sair para a frente dele!!!![:D]

A BT já me ajudou a mudar o pneu na AE (era de noite, deu-me luz) mas era do lado do passageiro. Do outro lado não arriscava a não ser que estivesse minimamente protegido, i.e. a berma tinha que ser muito larga e haver outro carro a fazer sinalização

Vejam o artigo 72º e 87º e seguintes...

Apesar de não se poder parar nas bermas, 72º 2, em caso de avaria não se tem outro remédio, por isso é sinalizar e caso seja possível remover mais breve possível, se for possivel a reparação ráoidamente (87º 4).

O que se quer evitar é parar por qq motivo, a avaria não é controlável pelo condutor...

Voltar
Superior