Diferença entre Vtec e turbo ?

Mario22

New member
Qual a diferença entre Vtec e um turbo ?

pois ouvi dizer que os Hondas nao tinham Turbo mas para compensar tinham Vtec .

Qual a diferença entre esses 2 ?

Qual a diferença entre Vtec e um turbo ?

pois ouvi dizer que os Hondas nao tinham Turbo mas para compensar tinham Vtec .

Qual a diferença entre esses 2 ?

Quem te disse isso é Burro...

Vtec, Vanos, VVT-I e afins são tudo sistemas de variação da abertura das válvulas...

Exemplo prático : Civic 1.5ILS Vtec - Abaixo das 2500rpm funciona a 12v, isto consoante a pressão no acelerador, sendo que passada esta rotação o motor passa a funcionar a 16v.

Isto sem grande explicação técnica.

O turbo enfim...acho nem sequer é preciso explicar o que é um turbo.

turbo

turbo

pois eu nao percebo muito de carros !
gostaria mesmo de saber a diferença entre os dois , pois os 2 dão mais potencia aos carros ...

vtec

vtec

"O sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control System, ou sistema de controle electrónico para tempos de distribuição e levantamento de válvulas) da Honda foi desenvolvido com o intuito de conseguir mais binário, mais potência, menores consumos e emissões, bem como elevada fiabilidade."

"Quanto maior fôr o levantamento das válvulas, mais potência se consegue obter"

retirado do wikipedia ...

aqui diz que dá mais potencia !

"O sistema VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control System, ou sistema de controle electrónico para tempos de distribuição e levantamento de válvulas) da Honda foi desenvolvido com o intuito de conseguir mais binário, mais potência, menores consumos e emissões, bem como elevada fiabilidade."

Não, aí diz que se consegue obter mais potência, não que "dá" mais potência. Podemos ter um motor VTEC e um sem variação da abertura das válvulas, mesma cilindrada, etc e com a mesma potência...

pois eu nao percebo muito de carros !
gostaria mesmo de saber a diferença entre os dois , pois os 2 dão mais potencia aos carros ...
Para perceber isto é necessário saber como os dois sistemas funcionam.

O VTEC apenas comuta a variação das valvulas dependendo da rotação, pressão no acelerador ou dos 2. Na prática alguns sistemas VVT tornam o carro mais utilizavel e eficiente no dia a dia uma vez que a baixa rotação os motores funcionam melhor a 8v e em altas com 16v mas não os faz necessáriamente mais potentes (principalmente a nível de potencia maxima).

O Turbo funciona aumentado a pressão dentro da camara de combustão e consequentemente a potência, sempre!

No dia em que a Wikipédia estiver certa...[:)]

O Vtec não aumenta nem binário nem potência. Até porque existem diversos tipos de Vtec.
É como disse, Vtec (como a Honda lhe chama) é apenas um sistema de variação da abertura das válvulas. Obvio que o rendimento é optimizado quando este sistema entra em funcionamento, mas não é por haver mais binário nem tão pouco potência/cavalos extra.

pergunta

pergunta

mas qual a principal diferença !
é que tamos aqui nun debate e ninguem sabe-me dizer !

exemplo se fixerem uma corrida ! carros iguais mesmo cilindrada mesmo peso ! quem ganhava o carro com turbo ou com o vtec ?

exemplo se fixerem uma corrida ! carros iguais mesmo cilindrada mesmo peso ! quem ganhava o carro com turbo ou com o vtec ?

ganha o melhor carro. não há respostas para perguntas como essa, que até não fazem sentido nenhum...

Embora não seja mesmo assim como vou dizer pensa no VTEC como uma especie várias afinações dos motores conforme a rotação praticada.
Em motores de corrida, se os afinares so para altas (que é onde apenas é necessário) obtens a mesma potencia com ou sem VTEC, em baixas é que o carro sem VTEC não faz um compromisso tão bom mas em competição também não importa. Sem VTEC um carro não responde tão bem em todo o regime como um COM.

O Turbo trabalha com gases de escape e aumenta a pressão da camara de combustão e a pontecia. E aumenta muito. Portanto com mesma cilindrada e peso consoante o Boost do turbo o carro atmosférico VTEC não tinha a minima hipotese. Fala-se que alguns motores Tubro de apenas 1500cc da F1 dos anos 70 conseguia potencia acima dos 1000cv! Algo impossivel para um motor atmosférico (com ou sem vtec).

O que o teu amigo te disse é provocado pela conversa dos ZB's sobre o VTEC. Como andam sempre com a conversa do "abre o VTEC para aqui e para acolá", houve quem começasse a confundir essa tecnologia com um turbo.

O sistema já está explicado.

O turbo é um sistema de sobrealimentação, que aproveita os gases do escape para dar uma "força" extra ao carro. Basicamente, é isto.

resposta

resposta

olha que se a pergunta nao tem sentido a resposta tambem nao tem !
eu na pergunta referi carros iguais .

é a mesma coisa do que perguntar

o que é melhor o vtec ou o turbo ?

quero saber o que um tem mais do que o outro ?

nao quiz ofender ninguem

obrigado

obrigado

ok fiquei esclarecido ! ao ponto que isto é um tema algo confuso para mim , pois nao percebo muito de carros

pois aqui onde eu estou estavam a questionar isso !

como fomos ver ao wikipedia e dixia que poderia dar mais potencia ! tavam a afirmar que o vtec era como um turbo !

não escrevas tipo telemóvel ou em pitês porque isso é contra as regras.
Á partida se tiveres um mesmo motor com turbo e outro sem turbo o com turbo anda mais.

LOL, desde quando é que o VTEC não foi desenvolvido para dar mais potência? Não querendo discutir se dá mais ou menos que o turbo, mas obviamente o VTEC foi desenvolvido para conferir melhores performances quer a nivel de prestações quer a nivel de consumos, o que está na Wikipédia está correctissimo. O que voces tão a confundir é que o vtec é parte da tecnologia do motor (propriamente dito) enquanto o turbo não passa de um apendice...

Têm o exemplo do antigo civic 1.4 que tinha apenas 80 e pouco cavalos e agora o novo motor já com a tecnologia VTEC com a mesma cilindrada consegue chegar aos 100 cv...

Cumps...

Têm o exemplo do antigo civic 1.4 que tinha apenas 80 e pouco cavalos e agora o novo motor já com a tecnologia VTEC com a mesma cilindrada consegue chegar aos 100 cv...
e tens muitos outros que sem vtec nenhum já tinham 100cv ou mais. não foi o vtec que fez subir a potencia. ou estás a querer dizer que o novo motor teria na mesma 80cv se não fosse o vtec? [:D]

não querendo entrar em discussão contigo, porque vão surgir argumentos de alguém mais conhecedor da tecnologia vtec que eu, os teus argumentos têm falhas a começar que o motor 1.4 actual da honda é na realidade um 1.3 1339 [:p]

LOL, desde quando é que o VTEC não foi desenvolvido para dar mais potência? Não querendo discutir se dá mais ou menos que o turbo, mas obviamente o VTEC foi desenvolvido para conferir melhores performances quer a nivel de prestações quer a nivel de consumos, o que está na Wikipédia está correctissimo. O que voces tão a confundir é que o vtec é parte da tecnologia do motor (propriamente dito) enquanto o turbo não passa de um apendice...

Cumps...

Oh zedmamed ca granda posta...[:)][:)][:)][:)]

Acho que tens de pesquisar muito mais sobre VTEC pah...

Até te digo mais, e agora vou utilizar expressões á cromo...num D14a2 (1.4 de 90cv non vtec) é possivel montar Vtec...ou seja a tecnologia tá la...o VTEC é um apendice.

O Vtec não é mais que um sistema que varia a abertura das vávulas...obviamente que isto gera melhor rendimento, contudo não há incremento nenhum de cavalagem nem de binário.

Por exemplo o CTR tem o binário máximo ás 5600rpm, contudo o Vtec entra em acção ás 6400rpm...[;)]

Última edição:
e tens muitos outros que sem vtec nenhum já tinham 100cv ou mais. não foi o vtec que fez subir a potencia. ou estás a querer dizer que o novo motor teria na mesma 80cv se não fosse o vtec? [:D]

80 não...mas o recente 1.4 (ou 1.3) i-dsi (que havia no Civic antes de sair o i-vtec de 100cv's) tinha 80 e tal...

anyway, quando está o turbo a acabar está o vtec a começar... vou-te dar um exemplo entre um carro turbinado e um honda (ambos performantes): enquanto que no turbinado ele "dispara" por volta das 2mil e tal/3mil rpm's e acaba a brincadeira por volta das 6mil, no honda ele dispara lá para as 5400's e acaba por volta das 8mil.

Voltar
Superior