Diesel compensa. Até quando?

Essa conversa dos lobbys e das conspirações também já enjoa! [8b] Será que é o lobby petrolífero das berlengas?

Em Itália, Holanda, Alemanha, Suécia e França existem vários automóveis novos com instalações de GPL ou GNC. Nesses países a legislação é diferente, não existem dísticos descriminatórios nem proibições de estacionamento, em Inglaterra até existem parques subterrâneos que são gratuitos para quem usa GPL.

Eu já o disse noutro tópico, as petrolíferas têm interesses no GPL porque o que o torna mais barato é a sua reduzida carga fiscal logo para eles é lucro e para o consumidor é mais barato. Win-Win! [;)]

Existem cá várias marcas com carros a GPL e GNC (também já as indiquei noutro tópico sobre o assunto) mas a única que fez mais publicidade foi a Subaru e provavelmente a Fiat com a Multipla a GNC.

Podem existir vários automóveis novos a GPL, mas a grande maioria continuam a ser a Diesel. E não considero o dístico descriminatório, mas sim necessário tendo em conta a lesgislação que proíbe esses automóveis de estacionarem em parques públicos no nosso país.
As petrolíferas têm interesse no GPL? Talvez, mas há quem tenha poder para "mandar" nelas e não tenha interesse nisso.

Uma pergunta off-topic: Onde está o biodiesel?

O problema é que um carro com cilindrada equivalente gasolina/diesel gastará menos no diesel... Por isso, teoricamente, um diesel gasta menos e gasta mais barato... [;)]

Por exemplo, eu faço cerca de 300km por semana, ainda é bastante dinheiro que poupo...

eu faaço mais ou menos 300 tb e a gastar 9litros de gasolina...n la muito barato!

Compensa ate quando o preso do diesel ficar ao mesmo preço da gasolina, antes disso acho pouco provavel, ate porque no caso de vender do carro a diferença paga no acto da compra é recuperado.

fala-se tanto que o diesel vai ficar ao preço da gasolina mas o que é certo é que nao é isso que acontece(pelo menos em portugal) ainda á uns tempos a diferença andava ai nos +- 22 centimos, agora anda em +- 27centimos,e claro se vao ficar ao mesmo preço vai ser o gasoleo a aumentar e nao a gaso lina a baixar.

Isto é tópico para o barulho...

eu nao faço barulho, só escrevo!

para mim tanto faz a gasolina ou a gasóleo se a diferença entre os dois combustíveis a nível de preços nao for grande.

ainda dei por mim a pensar há bocado que o meu próximo carro ou o outro a seguir poderia ser a gasolina! 200cv ou 250cv a gasolina... ai, ai! [kiss]

Fala-se tanto de hibridos e tal. Mas uma dúvida que tenho e nunca vi ninguém falar nisso: As baterias duram para sempre? Não ficam "viciadas"?

Nalguns casos, a versão a gasolina já compensa face à versão diesel.

Fizeram aqui há uns tempos um teste entre a Touran 1.4 TSI e a Touran 2.0 TDI (ambas com 140 cv)

Resultados do teste: A versão diesel só compensa a partir dos 140.000 km e além disso a 1.4 TSI anda mais [;)]

Fala-se tanto de hibridos e tal. Mas uma dúvida que tenho e nunca vi ninguém falar nisso: As baterias duram para sempre? Não ficam "viciadas"?

Ora aqui está uma bela pergunta! Muita atenção às baterias..fala-se muito do petróleo mas estas baterias, assim como as dos carros eléctricos, além de caras são construídas com metais caros e raros. Ou seja, sai-se do Médio Oriente e vamos-nos meter em África e gerar mais guerras e conflitos.

Além disso, o motor de combustão interna é 100% reciclado...e as baterias? Pois é, mais problemas para o meio ambiente [;)]

Era mesmo aí que queria chegar. Fala-se tanto em poupanças mas ao fim de uns anos aparece uma grande despesa. E ninguém fala nisso. Já para não falar do impacto ambiental da produção das baterias.

Não há registo de problemas, nem na honda nnem na toyota tanto quanto sei, já me falaram de insights nos EUS com + de 300.000 kms e com as baterias ainda a 96%

de qualquer forma tanto a Honda como a Toyota garantem as baterias por 8 anos ou 160.000 kms

Era mesmo aí que queria chegar. Fala-se tanto em poupanças mas ao fim de uns anos aparece uma grande despesa. E ninguém fala nisso. Já para não falar do impacto ambiental da produção das baterias.

o curioso é que quando é para mudar de telele já ninguem que saber das baterias para nada [;)]

no caso do civic as baterias são baterias comuns de NiCd e como já disse estão garantidas por 8 anos, e até agora não há noticia de um hibrido ter trocado de baterias por causa desgaste prematuro destas

Muitas vezes põe-se a questão, com o mesmo dinheiro, não faria mais sentido um carro a diesel com 100 cv, que um a gasolina com 150? agora se o que se quer é potência aí é so olhar para o rácio potência/€, mas depois não venham dizer que o diesel com a mesma potencia custava mais não sei quantos € (óbvio).

eu antes queria o diesel de 100cv, mas cada cabeça sua sentença.

Muitas vezes põe-se a questão, com o mesmo dinheiro, não faria mais sentido um carro a diesel com 100 cv, que um a gasolina com 150? agora se o que se quer é potência aí é so olhar para o rácio potência/€, mas depois não venham dizer que o diesel com a mesma potencia custava mais não sei quantos € (óbvio).

eu antes queria o diesel de 100cv, mas cada cabeça sua sentença.

Ou seja, preferes pagar mais por menos para uma suposta poupança no combustível... [;)]

tens tambem o Pug 207 THP com o 1.6T de 150cv por 26.000€ e agora o novo RC com o mesmo motor do Cooper S o 1.6T com 175cv axo eu por 28.000€ grande carro, o Astra GTC 1.8T com 180cv nao anda nada, 8s dos 0-100, 223km/h devia de ser melhor e o Corsa Opc vai ser a mesma coisa

cumps ;)

Bem....o GTC de 180cv até tem uns dados bem bons!
O Clio 3 de 200cv promete 6.9s e faz 7,4s! e tb só tem 215 vel. max, por isso acho o GTC (que é maior e mais pesado) 180cv bem bom.

Ou seja, preferes pagar mais por menos para uma suposta poupança no combustível... [;)]
mais por menos como?
quanto muito o mesmo por menos (cv), o que acho é que quem quer cavalos baratos (lol) compra zagolina, quem quer consumos ou menor custo por km, fumarolas. isto gastando o mesmo (ou parecido).

da maneira que isto anda com as multas, esta-se a tornar complicado, pouco apetecível carros com grandes potencias. :(:(

Última edição:
mais por menos como?
quanto muito o mesmo por menos (cv), o que acho é que quem quer cavalos baratos (lol) compra zagolina, quem quer consumos ou menor custo por km, fumarolas. isto gastando o mesmo (ou parecido).

da maneira que isto anda com as multas, esta-se a tornar complicado, pouco apetecível carros com grandes potencias. :(:(

Quem quer menor custo por km compra máquina a gasolina e mete gás [;)] Feitas as contas é a melhor opção. [;)]

Voltar
Superior